Lobo Alpha

Lobo Alpha Helena Gomes

Resenhas - Lobo Alpha

thass 08/03/2011

confesso que o livro não superou todas as minhas expectativas.
Se bem que... acho que o que me deixou mais empolgado para lê-lo, foi o fato do acabamento do livro, das ilustrações, ficou realmente muito, muito bom! (Parabéns Alexandre Barbosa!)

Mas enfim, as primeiras páginas, são muito boas, te prendem facilmente no livro, no entanto, quando a mocinha "Amy" é atacada pelos lobos - e não lobisomens! -, e o denominado Lobo Ômega - que no caso seria, o mais fraco da matilha - resolve protegê-la dos outros dois "carnívoros" a história meio que perde aquela excitação toda.
Por que, de uma hora para outra Amy vai de Hong Kong para Roma com seu pai, e coincidentemente os dois lobos que a atacara, mais Wolfang - o lobo ômega - também vão.
E de repente, ela começa a se apaixonar por ele.
Eu, particularmente, achei fantasioso demais, nesse ponto.

Eu também não gostei do personagem da Amy, sei lá, não gostei da personalidade dela. Porém, por outro caso, gostei bastante de Tayra. Mesmo aparecendo um pouco depois do início da leitura. hehe.

Outro ponto super positivo que adorei no livro, é o fato dele se passar no Brasil.
Gosto bastante quando os livros se passam no Brasil, me sinto, de certo modo, confortável. I'am odd, kkk
O livro possui também um ala egípcio! Coisa que achei bem legal, misturar lobisomens x mitologia egípcia.
A história, as vezes é narrada em 1 pessoa pelo próprio Wolfang, e as vezes em 3ª pessoa. Coisa diferente em um livro - pelo menos para mim -, e mesmo sendo assim, você não se perde na leitura...

Mas, agora, resumindo tudo. A história, tem pontos positivos e negativos...Lutas, um pouco de sangue, mortes, revelações, mentiras e algumas reviravoltas. Se bem que achei o final bem meloso. haha Partes legais, e partes confusas, mas tudo se resolve se você ler com atenção!
Eu achei o livro bom. :)

Jade Amorim 27/03/2009

Decepcionante
De primeira eu achei que o livro iria ser ótimo, era pelo menos o que a sinopse indicava. Mas no fim foi uma grande decepção.A narrativa não tem uma boa qualidade, isso irrita! Mas a história em si, apesar de fantasiosa ao extremo, é legal.

Letícia 29/03/2012

Tive a alegria de conhecer a autora do livro, Helena Gomes. Ela foi no meu colégio e pude conversar com ela sobre escrita e tudo o mais. Porém, isso foi antes de eu ler qualquer livro dela, o que me deixa muito triste por não poder falar pessoalmente minhas impressões sobre esse livro.

O primeiro ponto importante pra ressaltar: Santos aparece na história. E como eu sou de Santos, foi maravilhoso imaginar todos aqueles personagens em lugares que eu realmente conheço. Além disso, adoro como ela critica os americanos e sua geografia falha (por exemplo, brasileiros falam espanhol e Buenos Aires é no Brasil).

Mas, sobre o livro, quando comecei a ler não estava dando tanto pela história. Lobisomens, grande coisa, tem muito disso por aí. Só que, de repente, Helena mexe o tapete e nós tropeçamos em um pequeno mistério; depois, quando você acha que já está tudo certo e vai ser aquilo mesmo, ela coloca outra coisa na nossa frente e nós quase caímos. Ela adiciona obstáculos e mais obstáculos e nós ficamos nessa montanha-russa de místério e resolução até um ponto em que eu pensei “pronto, agora acabou né?”.

Não tinha acabado.

Isso é muito bom, porque prende o leitor e faz com que ele queira engolir o livro, no seu desespero em saber o que raios está acontecendo.

Além do ritmo eletrizante, Helena criou personagens super carismáticos e nos faz sentir a repulsa, a simpatia, a dúvida e todos os outros sentimentos possíveis para com eles (além de puxar o tapete em alguns personagens, também; um em particular deu um puxão tão forte que eu caí de boca).

E tem toda a parte fantástica, que foi muito bem desenvolvida. Sai do clichê e tem um fundamento muito bom, sem ser absurdo ou manchar a imagem dos lobos originais, por exemplo.

A pesquisa dela foi realmente boa. Não podia ser diferente, já que ela me disse pessoalmente que pesquisava para escrever e que isso é uma parte importante da criação.

O livro é muito bom, tem comédia, leve romance (pode-se dizer sem nada de melodrama, bem realista e sobre determinado casal é até quente), muita ação, sangue na dose certa (a descrição do legista sobre os cadáveres é incrível e nauseante), mitologia e todo o resto.

Recomendo para quem gosta de histórias fantásticas e queira, também, prestigiar autores brasileiros.
Vinicius 19/07/2015minha estante
Amei sua resenha

Inlectus 16/04/2009

É um começo.
O texto deixa muito a desejar, mas diverte, a aventura tem pontos interessantes, se vê que autora, tem um pontêncial precioso, a ser lapidado.

CamiBrito 12/05/2010

Dá para ler até o fim.
Apesar da Narrativa não ser tão elaborada esse livro dá vontade de ler até o fim para saber como vai acabar. Sou fã de historias de lobisomens esperava mais sangue e um final menos romântico, entretanto os HQs são demais, eu acho mesmo que comprei o livro mais pelos desenhos.

danilo_barbosa 16/05/2011

O próximo passo da evolução
O bom de ler um livro do gênero fantástico - tão na moda atualmente e com um número cada vez maior de adeptos e fãs, é a capacidade de liberar a nossa imaginação para as mais loucas e maravilhosas viagens. E uma das melhores autoras atualmente no mercado nacional, na minha opinião, é Helena Gomes. Ela, como tantos outros autores e amo e me curvo, parece ter entre o teclar incessante dos dedos nas teclas do computador, criar mais que histórias, passaportes para este mundo deliciosamente insano. Cada vez que leio um texto dela, vejo algo muitas vezes já batido assumir uma nova roupagem.
Desta vez, brincando com a analogia do homem fera, que deu origem ao famoso mito dos lobisomens, ela criou Lobo Alpha (Rocco, 238 páginas), uma aventura extraordinária que nos transporta por uma jornada de ação pelos quatro cantos do mundo.
O leitor descobre que existe um universo secreto junto ao nosso, onde seres aparentemente humanos convivem com o seu lado animal melhor do que imaginamos. Entre criaturas que são a evolução dos répteis, leões, hienas e outros, você vai conhecer Wolfgang, o membro mais fraco da família dos lobos - o chamado Lobo Ômega. Desacreditado e ridicularizado por todo o bando e atormentado por fatos do passado, o nosso lupino personagem começa a virar o jogo ao seu favor em Hong Kong quando salva Amy, uma turista americana, das garras dos dois lobos mais crueis do seu bando.
Este encontro será decisivo para a fera entregar o seu coração nas mãos da bela moça. Mas eles, ao cruzarem os seus destinos, não imaginam como tudo vai se tornar especial...

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Ray 19/01/2011

Lobo Alpha - Helena Gomes para Livros Me Mordam
Bem vindo a um mundo cheio de criaturas que você nunca viu antes. Lobisomens? Acha comum? Eu também. Mas você já ouviu falar de ‘’Homens-Leões’’ e ‘’Acquas’’? Se não, corra e procure sob o selo ‘’Jovens Leitores’’ da Editora Rocco, esse livro e saboreie uma nova idéia de mundo fantástico.
Você gosta de quadrinhos? Gosta de ler? Então saia já de casa e compre ‘’Lobo Alpha’’. Uma história que inaugura um novo tipo de livro, onde há a mistura de ‘’storyboards’’ com as páginas escritas. Nesse papo diferente, uma menina sonhadora cruza o caminho de três lobisomens famintos, mas um deles não a ataca, na verdade, a protege. Ela não entende o porque, mas naquele momento, seu destino mudou completamente.
Como num filme os destinos dos dois se cruzam mais uma vez e eu fiquei pensando: ‘’ Ah tá. Que clichê.’’ Mas conforme a história se desenrolou eu entendi que o fator que realmente une os dois é bem mais forte que destino ou amor. Amy e Wolfang devem ficar juntos para o futuro das criaturas e dps seres humanos.
Helena Gomes é parceira do blog, uma pessoa muito solícita e dona de características muito próprias de narração e isso é evidente na história. De um jeito muito instigante e divertido, as personagens foram trazidas a mim. Wolfmayer é o mal personificado, Wolfang é exatamente o oposto. Amy,nossa principal, é completamente cheia de vida, alegre e serelepe. Sem esquecer de Cannish (meu favorito), Gillian, Blöter, Anisa, Ingelise e Tayra, devo dizer que cada um desses personagens te faz reagir. Sim. Você sente o livro, a história, a agonia. Sente TUDO!
A autora reuniu os mais diferentes itens da fantasia nessa história, além de criar outros! hahaha. Incrível! Lobisomens, personagens egípcios e muita imaginação trouxeram o livro para a minha realidade e o tornaram mais querido ainda. Com alusões a coisas atuais como filmes, músicas e artistas eu podia ver cada cena se passando a minha frente como num filme.
Não. Lobo Alpha não é mais do mesmo. Como eu disse, esse livro inaugura uma nova possibilidade para as publicações nacionais, onde se aliam a criatividade do autor e os traços de um desenhista. Apesar de eu não gostar que os personagens recebam rostos e predam minha imaginação, nesse caso, eu apreciei a iniciativa. Os quadrinhos foram fieis as descrições e até melhores que minha imaginação.
O livro é fruto de uma parceria entre Helena Gomes e Alexandre ''Bar''. Ela escritora, ele desenhista. Os traços de Alexandre são excelentes. As linhas de Helena Gomes são amarras, como uma prisão. Não é possível deixar esse livro de lado sem que você chegue ao fim da história. Tudo é muito bem escrito e alinhavado. Ouça o que eu digo. Esse é o MELHOR livro nacional de fantasia que eu já li.

Bruno Leandro 14/04/2011

E se os Lobisomens existissem?
Lobo Alpha é um livro que segue na contramão das histórias fantásticas de uma época em que anjos e vampiros brigam por supremacia. O primeiro livro de uma série escrita pela autora brasileira Helena Gomes, neste livro conhecemos um pouco sobre um mundo onde várias criaturas míticas se cruzam, entre elas os lobos.
Wolfang é o protagonista de uma história que roda pelo mundo, um lobo menor que não é bem aceito em sua tribo. Tentando não chamar muita atenção para si, isso muda quando salva a vida de uma humana. E, por causa dessa humana, muita coisa vai acontecer na vida desse homem-lobo...
Lobo Alpha é diferente da maioria dos livros editados atualmente, mesmo os que são ilustrados, por um motivo: é uma mistura de livro clássico (ou seja, digitado, letra de imprensa e tal) com revista em quadrinhos. (Quadrinhos de verdade, pois a história conta com a participação de Alexandre Barbosa (Bar), que é chargista e ilustrador).
A história é agradável, bem contada e tem momentos de agitação. O final, que eu não conto para não estragar surpresas e o segredos que são descobertos ao longo do livro adicionam um tom muito interessante à história. Gostei muito.

Paola 02/06/2011

Resenha aqui:

druidadp 06/01/2011

Mais um presente da Helena Gomes que veio junto com Kimaera dois mundos.... que delícia... esse ano começou com muitos livros para eu ler... oba.
Obrigado Helena....