Revolta e Melancolia

Revolta e Melancolia Michael Löwy
Michael Löwy




Resenhas - Revolta e Melancolia


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Revolta e Melancolia: O Romantismo na contramão da Modernidade" de Michael Löwy é uma análise crítica do movimento literário e artístico conhecido como Romantismo. O autor argumenta que o Romantismo foi uma forma de reação contra a modernidade e sua racionalidade instrumental, buscando resgatar valores humanos que estavam sendo perdidos na sociedade industrial e capitalista.

O livro está dividido em cinco partes. A primeira parte, intitulada "Os Fundamentos Filosóficos do Romantismo", apresenta uma discussão sobre as raízes filosóficas do movimento, incluindo o pensamento de Rousseau e o idealismo alemão. A segunda parte, "O Romantismo e a Revolução", aborda a relação entre o Romantismo e os movimentos revolucionários, especialmente a Revolução Francesa. A terceira parte, "O Romantismo e a Cultura Popular", analisa a relação do movimento com a cultura popular, incluindo a música, a literatura e a religiosidade popular. A quarta parte, "A Melancolia Romântica", discute a natureza da melancolia e como ela é expressa na arte e na literatura românticas. Finalmente, a quinta parte, "Conclusão", apresenta uma avaliação geral do movimento e suas contribuições para a cultura e a sociedade.

O autor argumenta que o Romantismo foi uma tentativa de resistir à lógica da modernidade e da razão instrumental, buscando resgatar valores humanos como a emoção, a imaginação e a criatividade. Ao mesmo tempo, o movimento também expressou uma profunda crítica à sociedade industrial e capitalista, denunciando suas injustiças e desigualdades.

Löwy também destaca a relação do Romantismo com os movimentos revolucionários da época, especialmente a Revolução Francesa. Ele argumenta que o movimento romântico foi influenciado pela ideia de que a arte e a literatura poderiam ser usadas para transformar a sociedade, e que os artistas e escritores tinham um papel importante a desempenhar nessa transformação.

O livro é uma obra importante para entender o movimento romântico e suas relações com a sociedade e a cultura da época. A análise crítica de Michael Löwy contribui para uma compreensão mais profunda do Romantismo e de sua importância histórica e cultural.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR