O documento R

O documento R Irving Wallace

Resenhas - O documento R

Magasoares 11/06/2023

O Documento R
Não gostei muito...passa o livro todo a falar do tal documento R! Mas desde o começo já desconfiava o que era essa "ponha" de documento R, só eles não sabiam!!
E no final não me surpreendeu ???

Priscilla 23/04/2012

“Quem cede a sua liberdade essencial em troca de um pouco de segurança temporária, não merece nem liberdade nem segurança.”
Benjamin Franklin – Frase exposta em O Documento R

Os Estados Unidos estão em uma crise criminal enorme. Há assassinatos, assaltos, até ataques à Casa Branca já ocorreram, feitos pelos próprios americanos.

Diante disso, o diretor do FBI, Vernon T. Tynan cria a Emenda 35 e a expõe ao presidente, que concorda ser a única solução. A Emenda 35 diz que, durante uma emergência nacional, que põe em risco a nação, a Declaração de Direitos pode vir ao chão, podendo o governo utilizar de todas as maneiras possíveis de acabar com o estado de emergência. Após solucionada, a Declaração de Direitos entra em vigor novamente. Parece exagerado demais, mas não vêem outra solução para o problema. A estatística de crimes cresce a cada dia.

Para fazer a Emenda ser lei, precisam da votação dos estados e se a maioria concordar, ela é aprovada.

Algumas pessoas não concordam com a Emenda e outras não sabem o que pensar. Uma delas é o Procurador-Geral dos EUA, Chris Collins. Ele acha a medida um tanto exagerada, que poderiam sim obter outras maneiras, mas confia no seu presidente e concorda parcialmente com a Emenda. Até que é chamado urgentemente para ver o Coronel Baxter no hospital. Baxter era o Procurador-Geral antes de Chris e estava em um estado de coma há algumas semanas. Infelizmente, Chris chega tarde demais e não pode ouvir a mensagem de Baxter. Porém, antes de morrer, ele se confessou ao padre e disse algo a respeito de um documento chamado Documento R, algo muito importante... e perigoso.

“Foi a 35... O Documento R... perigo... muito perigoso... Deve ser desmascarado a todo custo... O Documento R é...” – Pg. 80

Chris encabulado começa a pesquisar sobre o tal documento e acaba descobrindo uma grande conspiração que põe não só a sua vida em risco, mas a de todo o país.

O livro é muito interessante. Para quem não sabe o que é a Declaração de Direitos – só fui saber exatamente o que era lendo o livro – o livro nos expõe o que ela protege e como seria o país caso ela morresse:

A Emenda 1ª assegura liberdade de religião, de imprensa e de palavra, bem como os direitos de reunião e petição. O que aconteceria se isso acabasse? Existiria somente uma igreja e somente uma religião. Você seria obrigado a ir naquele local ou em nenhum. Existiria somente um jornal que publicaria somente o que o governo autorizasse. A televisão poderia transmitir só o que o governo assumisse como apropriado. Estações de rádio também seriam monitoradas. Falar mal do governo ou do que ele protege está fora de questão, você seria preso se o denunciassem. Isso entre outras coisas...

A Emenda 2ª dá ao cidadão o direito de possuir armas, a 3ª diz que nenhum soldado pode ser pego numa residência particular sem o consentimento do proprietário, a 4ª dá às pessoas o direito de viver a salvo de buscas absurdas e arbitrárias... Acho que já deu para entender como seria um país onde esses direitos não fossem existentes.

Então, o crime certamente acabaria e com ele, a liberdade.

A luta de Chris é constante durante todo o livro para fazer valer esses direitos e acabar de vez com a 35, o que não é fácil.

O livro é menos complexo – e menor – do que o último de Wallace que li – Os Sete Minutos. Porém o suspense que o livro carrega não é menor, há também frustrações que nos dão muita raiva...

A história em si me fez pensar bastante no crescente caso de censura que podemos ver na internet. É claro que é bem diferente do que aconteceria em um país, mas nos dá uma noção do grande buraco que a censura nos causa. Devorei o livro em poucos dias, a leitura é fácil e nos prende. Só achei que algumas coisas foram solucionadas fáceis demais, gostaria que os mocinhos sofressem mais um pouco hahaha, mas isso não tira o prazer da leitura em momento algum. Leiam O Documento R e dêem suas opiniões.