Sereia

Sereia Tricia Rayburn

Resenhas - Sereia

Desi Gusson 29/08/2011

Ariel morreu.
Seria esse mais um teenagewaste?

Não, com certeza não.

Acontece que esse é um dos livros que fazem parte da galeria dos 'Te peguei!!'

Você achava que iria enveredar pelo mesmo caminho sórdido e monótono de tantos outros e já começa a leitura desanimé. Então a história te surpreende.

O ponto forte dele é que faz sentido. Tipo, do começo ao fim a autora vai te dando dicas e mais dicas que vão se encaixando perfeitamente fazendo você pensar 'Como não imaginei isso antes?!!' da metade em diante.

Adorei a Vanessa, ela é ligada, esperta e não tem tempo para 'ó céus,ó vida'. Ela corre atrás e pronto.
Simon (apesar do nome) é um ótimo mocinho, não é exessivamente meloso nem purpurinado, ele é real. Se expressa como um garoto de verdade faria e nem por isso é um chato.

As sereias?... vamos apenas dizer que a Ariel não tem mais vez. Olha que eu adorava a ruivinha, mas com elas jogando no time do mal a coisa ficou mais interessante.

Quero muito ler o próximo.Livro recomendadíssimo!
Obiwandre 08/09/2011minha estante
tinham me oferecido ele emprestado mas eu recusei, agora vou pegar =]

Nedina 10/09/2011minha estante
Eu comprei, eu comprei. Por sua causa rsrsrsrs

Caroline 15/09/2011minha estante
Vou comprar esse livro, só por causa da tua resenha.
Parece ótimo e_e

Desi Gusson 15/09/2011minha estante
Poxa gente, que bacana! Não vão se arrepender! =D

Beatriz 03/04/2013minha estante
tava em dúvida se comprava ou não. Agora com certeza vou comprar *---* muito obrigada :D

Camila.Costa 16/11/2016minha estante
Oiii. O pessoal que já leu pode me dizer se ele tem censura? Porque quero dar de presente pra minha priminha q vai fazer 10 anos. É recomendável?

Lizia.Yohanna 08/03/2021

Diferente e interessante
Achei o livro bem legal a história me prendeu e gostei muito dos personagens, mais achei o final do livro muito corrido o bom foi que deixou muitas pontas soltas para o próximo e tenho certeza que ainda veremos aquelas sereias de novo e estou contando com isso.

Bia09 26/04/2011

Quando começamos a voltar pela praia, tentei ignorar a sereia que gemia baixinho em algum lugar distante.
Eu tenho lido muitos livros com temas sobrenaturais, desde anjos a vampiros, passando por lobisomens, fadas e demônios, mas ainda não tinha lido um livro com o mote que "Sereia" nos apresenta. Confesso que a experiência foi muito boa.
Antes de começar a resenha, tenho apenas uma reclamação a fazer: Spoiler no título do livro é maldade! Não que isso tenha estragado a leitura ou comprometido meu interesse pela história, mas seria ainda mais interessante ler sobre todo aquele mistério e não fazer idéia do que se tratava. Mas não foi culpa da editora porque o livro em inglês já tinha o mesmo título, "Siren".
Bem, como eu disse acima, o livro me agradou. A história é contada de uma forma lenta, gostosa, vai ganhando forma e o mistério cresce e nos é explicado de maneira, embora absurda, pelo tema que aborda, mas ainda assim coerente. O livro tem fim, apesar de eu saber que há uma seqüência e fica uma dúvida no ar, tornando-se um gancho interessante para o volume II, que eu espero que a autora saiba aproveitar e que mantenha a história no mesmo nível.
Eu adoro praia... adoro o mar, e para mim, o livro foi também belo. Reforço o fato de que ele é lento, não há exatamente uma ação, embora seja composto por assassinatos e uma criatura maligna. O que o faz ser mais intenso é realmente a forma como os personagens descobrem tudo, a beleza da lenda e várias histórias de amor verdadeiro encaixadas. Por isso, não espere sangue, nem cenas de parar o coração porque não as encontrará. De qualquer forma, para mim funcionou, como já disse antes.
O romance, que é sempre o que mais me atrai, é bem fofinho. Simon é um personagem cativante, inteligente, protetor e corajoso. O fim dá uma raivinha de Vanessa, mas como ainda ficou em aberto um pequeno segredo do livro, eu lhe dou um desconto.
Recomendado! Tenho certeza que é um livro que pode surpreender a muitas pessoas. Dê uma chance a ele!

Para mais resenhas e promoções:
www.amormisterioesangue.com
Bárbara Machado 06/10/2018minha estante
Adorei sua resenha, concordo com seus pontos positivos sobre o livro, e putz, essa questão do spoiler do título você está coberta de razão, eu pensei a mesmíssima coisa quando li! Mas realmente o erro foi da autora. Fora que além de spoiler, esse título meio que te leva a esperar um livro diferente, mais focado em sereias, o que não é. Isso pode frustrar os leitores. Outro spoiler que levei e fiquei bem puta foi a sinopse do livro 2, Encanto. [SPOILER ALERT]

Eu ainda estava no comecinho de Sereia quando fui colocar no "Lendo" aqui do Skoob, daí Encanto foi relacionado. Eu não sabia que se tratava de uma série, então só passei o mouse pra ver se tinha algo a ver ou era só um livro com temática parecida (amo sereias!), mas aí ele já manda um "Nada tem sido normal na vida de Vanessa desde que ela descobriu que sua irmã foi morta pelas sereias". TÁ DE SACANAGEM, NÉ? Sério! Tá na sinopse! Fiquei muitooo bolada com isso! kkkk

Fernanda 26/02/2013

Resenha: Sereia - Tricia Rayburn
Resenha aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-sereia-tricia-rayburn.html

Sereia nos apresenta uma história intrigante e reveladora. Ao mesmo tempo nos passa um ar de suspense na trama, do início ao fim. Todo esse conjunto se mistura com muita fantasia e romance, e nos passa além de uma história mística sobre sereias, lições a respeito de dramas familiares, coragem, e muita superação.
Nesta trama, conhecemos logo no começo, a ligação forte entre duas irmãs: Vanessa e Justine. Enquanto Justine aparentava ser uma pessoa forte, segura e independente, Vanessa se mostrava o oposto e se mantinha agarrada a irmã de um modo único. Era a irmã que conseguia suavizar seus medos e inseguranças e ela sempre achou que a conhecia mais do que todos. Na verdade, achei isso um pouco demais na trama. Vanessa tinha medo de tudo mesmo e pelo que parece, todos achavam isso muito normal, inclusive Justine que adorava cuidar dela. Mas será que Vanessa conhecia tão bem a irmã? Todos tem um segredo a esconder ou a ser revelado e com Justine não era diferente. Até que o pior acontece...

Até que acontece uma tragédia na vida delas...Justine morre misteriosamente num acidente, mas que aparentemente ela teria cometido um suicídio. Todos ficam extremamente sem chão e é nessa hora que Vanessa se sente muito desamparada. Alguns fatos que me incomodaram nesta parte foi que parece que os acontecimentos a seguir aconteceram muito rápido e a narrativa ficou um pouco confusa. Em relação ao livro também destaco como ponto negativo, o fato de a própria sinopse apresentar vários pontos importantes da história. Por outro lado, é até interessante fazer essa resenha, pois é como se fosse um desafio para não ter que repetir todo o resumo da sinopse e ao mesmo tempo não ter que passar nenhum spoiler aos leitores.
Assim que Justine morreu, Vanessa começou a descobrir várias coisas a respeito da irmã, antes totalmente desconhecidas. Depois disso, a moça decidi investigar a fundo sobre a morte de Justine. Ela precisou enfrentar seus medos e receios para enfim desvendar os motivos reais dessa morte. Para piorar a situação, a última pessoa que viu Justine foi seu namorado Caleb, que agora se encontra desaparecido. Vanessa está cada vez mais assustada, mas é com a ajuda de Simon irmão de Caleb que ela vai juntar forças para seguir em frente.

(...) + aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-sereia-tricia-rayburn.html

Monique 08/02/2013minha estante
Muito bem escrita a resenha!
Concordo plenamente. Quase achei que era a única com essa opinião.

Blog MVL - Nina 05/05/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www.minhavidaporumlivro.blogspot.com
“Tudo o que eu via era ela – ele disse com voz hesitante. – Vanessa, ela tentou. Ela tentou me fazer reagir, responder a ela. E o que elas fazem é forte. Não se trata de um simples som ou música. Não tem nada a ver com as lendas que lemos na infância.”

Lendas. A obra “Sereia”, lançada em 2010 e escrita pela autora veterana Tricia Rayburn, explora ousadamente as lendas sobre os seres que na Mitologia Grega rondavam os Oceanos em busca de homens para devorar. Apesar da reputação negativa que esses seres fictícios possuíram há milênios atrás, na modernidade fomos influenciados pela imagem romântica e doce de Ariel, da obra cinematográfica de Walt Disney "A Pequena Sereia". Quase nos esquecemos da real origem das Sereias, mas Rayburn não só resgatou essa origem como também trouxe uma roupagem atual para sua estória.

Em Sereia, o primeiro volume de uma trilogia, o leitor é convidado a explorar o mundo das Sereias pelo ponto de vista de uma protagonista tímida e que demonstra claramente um comportamento comum às vítimas do que a Psicologia chama de Síndrome do Pânico. Vanessa é uma jovem de 17 anos que se vê quase sempre no centro de seus próprios medos, ela cresce na sombra de uma irmã forte e destemida, que a ajuda a enfrentar seus pesadelos. Até que Justine, sua irmã, morre tragicamente nas águas do local onde ambas passavam seus verões desde a infância.

Apesar de seu medo intrínseco, Vanessa resolve ir em busca dos verdadeiros motivos que levaram a morte de sua irmã e acaba descobrindo que Caleb,o namorado de Justine e última pessoa a vê-la ainda com vida,também está desaparecido. Unindo-se a Simon,irmão mais velho do rapaz e amigo de longa data,Vanessa começa a descobrir que existe um universo à parti daquele que conheceu por toda a sua vida e que talvez ela estivesse mais envolvida do que poderia imaginar.

Sereia é um daqueles livros que me capturam desde o início,a partir do momento em que virei a primeira página, não fui capaz de fechá-lo até decifrar todos os mistérios proporcionados pela estória. Eu levei menos de um dia para completar a leitura e quando terminei fiquei com aquela sensação de insatisfação por não ter o próximo volume ao meu lado.

A premissa da obra já me despertou o interesse,nunca havia lido uma estória sobre Sereias,principalmente aquelas que ficaram conhecidas como “Cantoras do Mar”,que atraíam os homens para o fundo dos Oceanos. Rayburn consegue desenrolar uma rede de acontecimentos e emoções que foram como uma turbulência para o meu sistema nervoso. Suspense,drama,horror e romance. Todos esses ingredientes formando uma receita muito interessante e atraente. Uma protagonista corajosa e determinada,Vanessa em momento algum se vê paralisada por seus próprios medos,ela os enfrenta com afinco. O romance com Simon é autentico e envolvente,porém não atrapalha o desenvolvimento da trama. O relacionamento entre ambas as irmãs,logo no início do livro é comovente e apesar de Justine não aparecer na maior parte da estória,sua presença é palpável. Principalmente nos momentos em que Vanessa é ameaçada.

Tricia Rayburn exibi todo o seu talento e habilidade narrativa em Sereia. A autora também deixa muitos aspectos vazios e perguntas não respondidas,o que é compreensível já que a estória só estará completa com mais dois volumes. O segundo livro da Trilogia está previsto para ser lançado dia 12 de Julho nos Estados Unidos.
Estarei aguardando o próximo capítulo dessa estória que já conseguiu me hipnotizar. Se Sereias existem ou não,eu não sei,mas que Tricia Rayburn escreve com o mesmo poder hipnotizante ...eu não tenho dúvidas.

“Tinha tudo a ver com ele e comigo. E a maneira como ele me ajudou a encarar a escuridão não como algo a temer,mas como algo que fazia com que a luz fosse muito mais brilhante.
Mas ele falou antes que eu pudesse encontrar as palavras certas.
- Eu amo você,Vanessa. Estarei esperando por você.
[...] Eu queria beijá-lo,sentir o conforto de seus lábios contra os meus,mas resisti. Apenas peguei a mochila quando ele a entregou a mim e continuei a trilha.” (Pág. 287)
Blog MVL - Nina 07/10/2011minha estante
Onde? Oõ

Livia 21/10/2012

É
Bom, antes de tudo eu gostaria de falar do título do livro. Ele simplesmente entrega toda a história! Todo o suspense que era para manter você presa a história, a curiosidade, tudo isso é dito somente lendo o título. Claro que eles fizeram isso para atrair diferentes pessoas buscando uma outra leitura, mais poxa... :/
Eu também não gostei muito da capa, os efeitos ficaram legais só que ela não me agradou muito.
Agora sobre a história: O começo foi incrivelmente chato. Para mim, o livro só ficou bom lá para a página 160, e depois dessa página realmente VALE A PENA LER O LIVRO. Como eu já disse em cima, as primeiras 160 páginas perdem a emoção só pelo título do livro.
Vanessa é uma pessoa legal, e eu gostei do ponto de vista dela, é tudo bem explicado, emocionante e que deixa um ar de curiosidade.
Eu pretendo comprar o segundo livro pois este deixa tantas duvidas que eu irei precisar ler. Só espero que o segundo não seja mais um
que fica enrolando e enrolando a história e acaba desmerecendo o primeiro.

Nalu 23/04/2020

Surpreendente
Achei o livro incrível e surpreendente, não é um romance bobo sobre sereias. A autora vai jogando as dicas desde o começo do livro e o desenrolar da história é realmente incrível. Uma leitura boa e fisgante. Ansiosa para ler o próximo.

sof 06/01/2021

sereia
achei o livro muito bom,teen, místico e com uma escrita bem fluída!Triste que o final acaba meio aberto hahaha, mas gostei bastante

gleicepcouto 03/04/2012

Legal, apenas. Tudo... Legal.
www.murmuriospessoais.com

***

Sereia é o primeiro livro de uma trilogia escrita pela autora norte-americana Tricia Rayburn, que já publicou diversos livros para o público teen. O livro, no Brasil, foi lançado pela Editora Verus e já foi publicado em quase 15 países.

Em Sereia, conhecemos Vanessa – uma jovem de 17 anos muito apegada à sua irmã mais velha, Justine. Apesar da ótima relação das duas, uma é o oposto da outra. Enquanto Justine é destemida, confiante e expansiva; Vanessa é arredia, e possui muitos medos, praticamente vivendo à sombra da irmã. Esse relacionamento, porém, é interrompido bruscamente quando Justine pula de um penhasco, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo é encontrado na praia no dia seguinte.

Em meio ao luto já esperado de uma situação trágica, Vanessa agora tem que tentar achar seu espaço no mundo sem a irmã, mas acima de tudo, tentar descobrir o que realmente aconteceu com Justine. Foi suicídio? Assassinato? Ou há algo mais?

Buscando respostas a essas perguntas, Vanessa volta para Winter Harbor sem os pais e conta com a ajuda de seu amigo Simon, para desvendar mistérios sobre ela mesma, sobre o lugar, a morte de Justine e de outras pessoas, que misteriosamente são encontradas na.

Confesso que comprei o livro porque estava barato. Nunca senti vontade de ler qualquer coisa sobre a lenda de sereias e afins. O máximo de contato cultural que tive com esse tema foi ter visto o filme Splash – Uma Sereia em Minha Vida (Quem é da minha época vai lembrar... E não, não vi A Pequena Sereia.). Então, já dá pra ver que minha empolgação não era tanta.

Mas o livro me surpreendeu – até certo ponto. É bonitinho. Nada de outro mundo, mas dá pra divertir, se você não estiver esperando muita coisa dele.

A narrativa de Tricia é bem desenvolvida e coesa, com pontos de virada nítidos. Claramente, percebemos que a história foi bem pensada: há inicio, meio e fim, mesmo se tratando de uma série. Nada acontece de modo corrido e as explicações são plausíveis.

Tudo bem, que senti um pouco de incoerência em determinados assuntos... Várias coisas acontecendo e a polícia era praticamente inexpressiva. Se ainda estivéssemos no Brasil... E também: Pais: pra que servem, não é mesmo? Parece que ali ninguém tem pais. Nem Vanessa, nem Simon. Ou estão viajando ou deixam os filhos soltos, quando uma jovem apareceu morta recentemente. Fico imaginando que pais no mundo teriam uma atitude dessas. (Enfim, lembre-se de que a sua expectativa pro livro é zero.)

Por outro lado, é interessante perceber que, apesar do livro ser escrito em 1ª pessoa – ponto de vista de Vanessa -, não é enjoativo, nem cheio de mimimi. Isso porque a mocinha é uma garota bacana, bem comum e agradável, com a qual qualquer jovem se identifica; e isso por um simples motivo: ela sente medo. Adoro quando a fragilidade das mocinhas é exposta. Na vida real não é assim? Mocinhas corajosas ao extremo me irritam, me passam a impressão de personagens artificiais.

Os amigos de Vanessa e as pessoas que conhece na cidade também ajudam em se tratando de personagens: eles são palpáveis, pessoas que esperamos encontrar nas ruas (estranhamente, mesmo aqueles que são sobrenaturais).

O romance na história é leve e cadenciado. Nada acontece de supetão e gosto disso. Bacana.

Já percebeu qual o problema do livro até aqui? É que tudo é apenas... Legal. Nada se destaca ou salta aos olhos. Não há nada de significativo pra falar sobre o livro. Ele é morno. Legal.

Claro que, se formos comparar com outros livros pra adolescentes que fazem um sucesso absurdo por aí, Sereia é ótimo e imperdível, “esqueça da vida e leia hoje”. Mas não porque seja muito bom; os outros que são muito ruins. Mas não estou aqui pra comparar livros, estou aqui pra falar sobre esse, que é... Legal, apenas.

Assim como a capa, a revisão, a tradução... Tudo legal.

Vou esperar pela continuação da história. Quem sabe eu possa usar outro adjetivo para descrever a história, não é mesmo? Um “muito legal” já seria ótimo, pra variar.

O segundo livro da série chama-se Undercurrent, foi lançado em Julho do ano passado nos EUA e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O terceiro, Dark Water, tem data prevista para Julho deste ano nos EUA.

Sereia (Siren)
Autora: Tricia Rayburn
Editora: Verus
Ano: 2011
Páginas: 306
Valor médio: $20 a $30
Avaliação: Legal... É, legal.

Gabi 20/12/2012

Diferente dos outros 'sobrenaturais'
É impressionante como esse livro me fisgou literalmente! Peguei pela manhã e só larguei quando tinha acabado, pela tarde.

Vanessa é uma garota que vê sua vida toda mudar quando a irmã é assassinada, então ela volta para a misteriosa Winter Harbor para investigar a sua morte misteriosa. Durante esta investigação ela não vai descobrir apenas o que e quem matou sua irmã, mas também vai desenterar segredos sobre su família e sobre sua própria existência.

Duas coisas sobre a capa:
* A imagem é um GRANDE spoiler (leia os olhos da figura)
* O nome é um outro spoiler revelado propositalmente

O livro na verdade é totalmente diferente desses sobrenaturais, não tem nada a ver com um mocinho 'estranho' que chega na escola e é um vampiro ou algo do tipo. É mais maduro, apesar da personagem ter 17 anos.

NÃO tem foco no romance
NÃO tem triângulo amoroso

Na verdade acho que foi intenção da autora deixar claro desde o início qual a 'criatura' responsável pelos crimes deixando o foco não no que, mas sim em quem. Sem contar que ao longo da trama descobrimos muito mais 'segredos' que nem imaginávamos que ocorreriam. No mais não é um livro comum, com romance meloso e 80% dos pensamentos da menina redirecionada ao ser par e etc, é um livro realmente bom com suspense, mistério e um toque de sobrenatural. Não ouvi falar de nenhum comentário do segundo livro e nem sei se vou lê-lo, mas nunca se sabe...

Fabricio~Raito 16/10/2011

Afundei e nao voltei~
Okay, vou ser sincero. Quando vi esse livro em uma livraria, a primeira coisa que eu disse foi: "Que horror, que capa feia!". Achei o trabalho ruim, nao gostei do acabameno, mas devo admitir que o titulo ficou muito bom, com um efeito laminado. Mas infelizmente, so isso foi legal.
A autora tem uma escrita tranquila e de facil leitura, mas peca muito na narracao dos fatos. A sua pior "marca" é de NUNCA terminar as passagens que narra, o que me irritou bastante.
Enfim, o enredo tenta ser misterioso, mas nao passa disso. Os personagens sao pessimamente trabalhados, chatos e sem carisma algum. A segunda metade do livro é praticamente vomitada, pois os fatos vao sendo jogados, sem aprofundamentos, para trazer o desfecho obvio, cliche e tao ruim que nem me deu muita vontade de escrever essa resenha. Digitei a mesma pelo celular. Dei 2 eatrelas! Eca!
Fabricio~Raito 16/11/2011minha estante
Sammy, infelizmente no mundo da leitura é assim: existem bons livros e existem péssimos livros. Sereia é um dos "péssimos". Pra mim não tem meio termo: ou é legal, ou não é. Achei a história muito ruim, e esta foi minha opinião. Você deu 5 estrelas para Formaturas Infernais, outro livro que achei extremamente ruim. É só questão de opinião ^^

Carol 23/12/2011minha estante
Realmente gostos não se discutem, mas dar 5 estrelas é demais para um livro desses, 5 estrelas para mim são para Carlos Ruiz Zafon, uma leitura sim digna de tudo que possa imaginar ;)
Mas voltando para Sereia, concordo com você em vários pontos, uma parte que não tinha como passar em branco, foi a parte que Zara está com Caleb no penhasco, do nada Caleb já está dentro de uma caminhonete embaixo dos cobertores, até voltei a página anterior para ver se eu tinha perdido alguma coisa e fui até conferir se meu livro estava faltando alguma página... mas enfim, um livro de suspense que cria um clima, mas o clima mesmo não revela muita coisa.
E já que estou aqui, mais uma vez concordo com você que Formaturas Infernais é muito ruim, peloamordeDeus! Leia a minha resenha dele para você ver...rs.

Momo 17/05/2017

Eu realmente senti muita agonia lendo esse livro. Não é aquela agonia legal de uma história agoniante bem escrita, e sim, de algo chato que não termina nunca.

Sim, Sereia é muito chato. A impressão que eu tive é que o livro não tinha história nenhuma, e que a autora passou as páginas todas enrolando com fatos sem graça e diálogos banais que não empolgam o leitor nem que ele esteja com a maior boa vontade. Eu consegui engolir goela abaixo enquanto pintava o cabelo pra não prestar atenção na conversa do salão. Passei boas horas descolorindo, tingindo, hidratando. Não tinha nada melhor pra fazer, então...Eu lia Sereia!

Uma pena, de verdade. Podia ter sido um livro legal, mas faltou (e muito) conteúdo. Faltou carisma dos personagens. Faltou um estímulo maior que eu tentei a todo custo procurar sem sucesso.

Pra variar, como é moda hoje em dia, a "história" não terminou. Mas pra ser sincera, vou passar longe dos próximos volumes, seja lá quantos forem. Só de pensar em continuar lendo eu já fico entediada.

Ah, achei esse post no Viagem Literária (http://www.viagemliteraria.com.br/2011/04/sereia-tricia-rayburn.html). Basicamente a autora tem a opinião oposta à minha! Então vale a pena ler pra ver o outro lado da moeda. Sinceramente, achei admirável ela ter escrito um texto tão grande sobre uma história que mal me inspirou uma linha!