Sereia

Sereia Tricia Rayburn

Resenhas - Sereia

Thailany.Silva 09/11/2021

Poderia ter sido melhor
Sinceramente, eu só li a continuação desse livro pq detesto deixar as coisas incompletas. Não sei o motivo, mas a história não me prendeu completamente. A protagonista poderia ter morrido e eu não sentiria falta. Não consegui me apegar aos personagens. Não foi uma leitura muito memorável

bis 04/12/2021

O livro não conseguiu me prender , não seguirei com a continuação, talvez apenas não.me identifiquei no momento com ele .

sof 06/01/2021

sereia
achei o livro muito bom,teen, místico e com uma escrita bem fluída!Triste que o final acaba meio aberto hahaha, mas gostei bastante

Karol 05/01/2012

Sereia- para Livros em Série.com.br
Com toda a sinceridade, não sei o que falar desse livro. Gostei dele mas, não gostei ao mesmo tempo, e sim isso é possível. Vou tentar colocar o mais claro possível o porque nessa resenha.

Vanessa é a típica garota de 17 anos, cheia de problemas. Só que ao invés dela ser do tipo feinha, sem graça e apaixonada pelo melhor amigo, ela é do tipo medrosa, que não se cuida e é apaixonada pela irmã, Justine. Os garotos não fazem tanta parte dos pensamentos dela. O livro já começa mostrando a conexão das duas irmãs e o carinho e admiração da irmã mais nova pela irmã mais velha que, além de ser super corajosa e ousada, é extremamente preocupada com Vanessa. Com a morte de Justine, Vanessa se vê meio perdida e aos poucos vai percebendo que a morte da irmã não faz sentido algum; é então que ela toma um pouco de coragem e volta a Winter Harbor disposta a chegar à conclusões que a deixem mais em paz com o fato da sua irmã ter morrido.

Chegando em Winter Harbor, ela espera encontrar Caleb, namorado de Justine, mas descobre que ele desapareceu. No começo do livro, achei que Caleb seria o par romântico de Vanessa- ele é o típico bonitinho, engraçado e bacana, típico de todos os livros- mas quando descobri que ele namorado de Justine, vi que, então, o que restava para Vanessa era o irmão nerd de Caleb, Simon. Só o fato de Vanessa não ser a típica garota que se acha feia e que é apaixonada pelo cara mais popular do lugar, e do seu par romântico não ser o tipo forte e herói, mas sim um nerd que deu uma encorpada nos últimos anos mas que, continua vidrado nas suas ‘nerdísses’, o livro já se mostra diferente.

E é isso que ele é: DIFERENTE! Tricia pegou uma criatura mística que ainda não estava saturada- como os vampiros e lobisomens-, montou uma história bem diferente e resolveu lançar. Achei que apesar de ter uma base naquela estrutura básica de livros, a autora conseguiu pensar em algo bem original. É isso que pega você e que o faz devorar o livro. Você não sabe exatamente o que vai acontecer mas, acho também, que é nisso que a autora acabou pecando.

Ao meu ver, a tentativa de criar tanto mistério em cima da história para ela ficar super interessante, fez com que algumas situações e algumas narrativas ficassem meio perdidas e mal acabadas. Muitos capítulos levam cerca de 10 páginas para desenvolver uma cena que quando chega ao clímax e você fica cheia de perguntas sobre o que está acontecendo, o capítulo acaba e no próximo, já começa uma narrativa totalmente diferente. Isso me deixou um pouco irritada e me fez pensar que talvez eu fosse burra demais para não tá entendendo alguma coisa da história. Só tirei essa idéia de burrice da minha cabeça quando, no meio da madrugada, intrigada com a minha falta de capacidade para entender algumas coisas, entrei na internet a procura de resenhas sobre o livro e vi que outras pessoas comentavam sobre essa confusão de sentenças e acontecimentos. Algumas frases desde o início do livro dão a dica do que vai acontecer, mas elas são jogadas tão no meio do nada que você acaba se perguntando se entendeu certo aquilo, se faz parte de alguma ilusão da personagem, se a Vanessa anda bebendo ou se você acabou deixando passar alguma coisa importante.

Sereia é um livro bom, com uma história bem legal, que prende você e dá várias brechas para a continuação da série, apesar de ter um final bem definido. Confesso também que até senti um medinho em algumas partes e me vi falando ‘ahhh tá bom que eu faria isso! Tenho certeza que ela vai morrer agora!’. O que peca é realmente a confusão da narrativa.

Artax 17/05/2017

Eu realmente senti muita agonia lendo esse livro. Não é aquela agonia legal de uma história agoniante bem escrita, e sim, de algo chato que não termina nunca.

Sim, Sereia é muito chato. A impressão que eu tive é que o livro não tinha história nenhuma, e que a autora passou as páginas todas enrolando com fatos sem graça e diálogos banais que não empolgam o leitor nem que ele esteja com a maior boa vontade. Eu consegui engolir goela abaixo enquanto pintava o cabelo pra não prestar atenção na conversa do salão. Passei boas horas descolorindo, tingindo, hidratando. Não tinha nada melhor pra fazer, então...Eu lia Sereia!

Uma pena, de verdade. Podia ter sido um livro legal, mas faltou (e muito) conteúdo. Faltou carisma dos personagens. Faltou um estímulo maior que eu tentei a todo custo procurar sem sucesso.

Pra variar, como é moda hoje em dia, a "história" não terminou. Mas pra ser sincera, vou passar longe dos próximos volumes, seja lá quantos forem. Só de pensar em continuar lendo eu já fico entediada.

Ah, achei esse post no Viagem Literária (http://www.viagemliteraria.com.br/2011/04/sereia-tricia-rayburn.html). Basicamente a autora tem a opinião oposta à minha! Então vale a pena ler pra ver o outro lado da moeda. Sinceramente, achei admirável ela ter escrito um texto tão grande sobre uma história que mal me inspirou uma linha!

gleicepcouto 03/04/2012

Legal, apenas. Tudo... Legal.
www.murmuriospessoais.com

***

Sereia é o primeiro livro de uma trilogia escrita pela autora norte-americana Tricia Rayburn, que já publicou diversos livros para o público teen. O livro, no Brasil, foi lançado pela Editora Verus e já foi publicado em quase 15 países.

Em Sereia, conhecemos Vanessa – uma jovem de 17 anos muito apegada à sua irmã mais velha, Justine. Apesar da ótima relação das duas, uma é o oposto da outra. Enquanto Justine é destemida, confiante e expansiva; Vanessa é arredia, e possui muitos medos, praticamente vivendo à sombra da irmã. Esse relacionamento, porém, é interrompido bruscamente quando Justine pula de um penhasco, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo é encontrado na praia no dia seguinte.

Em meio ao luto já esperado de uma situação trágica, Vanessa agora tem que tentar achar seu espaço no mundo sem a irmã, mas acima de tudo, tentar descobrir o que realmente aconteceu com Justine. Foi suicídio? Assassinato? Ou há algo mais?

Buscando respostas a essas perguntas, Vanessa volta para Winter Harbor sem os pais e conta com a ajuda de seu amigo Simon, para desvendar mistérios sobre ela mesma, sobre o lugar, a morte de Justine e de outras pessoas, que misteriosamente são encontradas na.

Confesso que comprei o livro porque estava barato. Nunca senti vontade de ler qualquer coisa sobre a lenda de sereias e afins. O máximo de contato cultural que tive com esse tema foi ter visto o filme Splash – Uma Sereia em Minha Vida (Quem é da minha época vai lembrar... E não, não vi A Pequena Sereia.). Então, já dá pra ver que minha empolgação não era tanta.

Mas o livro me surpreendeu – até certo ponto. É bonitinho. Nada de outro mundo, mas dá pra divertir, se você não estiver esperando muita coisa dele.

A narrativa de Tricia é bem desenvolvida e coesa, com pontos de virada nítidos. Claramente, percebemos que a história foi bem pensada: há inicio, meio e fim, mesmo se tratando de uma série. Nada acontece de modo corrido e as explicações são plausíveis.

Tudo bem, que senti um pouco de incoerência em determinados assuntos... Várias coisas acontecendo e a polícia era praticamente inexpressiva. Se ainda estivéssemos no Brasil... E também: Pais: pra que servem, não é mesmo? Parece que ali ninguém tem pais. Nem Vanessa, nem Simon. Ou estão viajando ou deixam os filhos soltos, quando uma jovem apareceu morta recentemente. Fico imaginando que pais no mundo teriam uma atitude dessas. (Enfim, lembre-se de que a sua expectativa pro livro é zero.)

Por outro lado, é interessante perceber que, apesar do livro ser escrito em 1ª pessoa – ponto de vista de Vanessa -, não é enjoativo, nem cheio de mimimi. Isso porque a mocinha é uma garota bacana, bem comum e agradável, com a qual qualquer jovem se identifica; e isso por um simples motivo: ela sente medo. Adoro quando a fragilidade das mocinhas é exposta. Na vida real não é assim? Mocinhas corajosas ao extremo me irritam, me passam a impressão de personagens artificiais.

Os amigos de Vanessa e as pessoas que conhece na cidade também ajudam em se tratando de personagens: eles são palpáveis, pessoas que esperamos encontrar nas ruas (estranhamente, mesmo aqueles que são sobrenaturais).

O romance na história é leve e cadenciado. Nada acontece de supetão e gosto disso. Bacana.

Já percebeu qual o problema do livro até aqui? É que tudo é apenas... Legal. Nada se destaca ou salta aos olhos. Não há nada de significativo pra falar sobre o livro. Ele é morno. Legal.

Claro que, se formos comparar com outros livros pra adolescentes que fazem um sucesso absurdo por aí, Sereia é ótimo e imperdível, “esqueça da vida e leia hoje”. Mas não porque seja muito bom; os outros que são muito ruins. Mas não estou aqui pra comparar livros, estou aqui pra falar sobre esse, que é... Legal, apenas.

Assim como a capa, a revisão, a tradução... Tudo legal.

Vou esperar pela continuação da história. Quem sabe eu possa usar outro adjetivo para descrever a história, não é mesmo? Um “muito legal” já seria ótimo, pra variar.

O segundo livro da série chama-se Undercurrent, foi lançado em Julho do ano passado nos EUA e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O terceiro, Dark Water, tem data prevista para Julho deste ano nos EUA.

Sereia (Siren)
Autora: Tricia Rayburn
Editora: Verus
Ano: 2011
Páginas: 306
Valor médio: $20 a $30
Avaliação: Legal... É, legal.

Laisy 20/05/2012

"Sereia" de Tricia Rayburn
Como é bom ler um livro bom! Comprei esse livro a menos de um mês e acabei lendo-o antes dos outros que já estavam na lista de espera há um bom tempo e não me arrependi.

Nunca tinha lido um livro sobre sereias e acho que foi isso que fez com que eu quisesse ler logo. Não fazia a mínima idéia de como seria, já que a única referência que temos a respeito desse assunto é "A pequena Sereia" ou aqueles seriados e filmes um tanto toscos a respeito, e fiquei muito surpresa em ter lido um livro tão bom com esse assunto.

No livro temos duas irmãs, Vanessa e Justine. Vanessa, a irmã mais nova tem medo até da própria sombra e sua irmã mais velha, Justine, é o seu porto seguro. Porém, Justine morre num acidente na casa do lago onde elas sempre passavam todos os verões.

Logo após a morte da irmã, Vanessa e seus pais voltam para a casa deles em Boston para tentar seguir a vida. Porém, não conformada com a morte da irmã e na maneira como ela morreu, Vanessa volta para a casa do lago para tentar descobrir o que realmente aconteceu com Justine.

Quando volta, descobre que o namorado da sua irmã desapareceu logo após a sua morte, e várias coisas estranhas começam a acontecer na cidade. Além de pessoas começarem a aparecer mortas na praia, mas todas elas com um belo sorriso.

No meio da história desenrola um romance, porém não me incomodou em nada porque não é um romance chato, massante e nem aqueles tipos que começam do nada sem uma explicação.

Mesmo com o romance rolando entre a Vanessa o seu melhor amigo Simon, a escritora não perdeu o foco da história e nem deu uma ênfase além do normal ao romance, o que deixou tudo na dose certa e bem agradável.

O livro já começa com ação desde o início o que me fez ficar presa e não querendo parar de ler. Esse não é o tipo de livro em que as coisas só começam a acontecer na metade dele. Pelo contrário! Tudo já começa a acontecer desde o início, pois a irmã dela morre logo nas primeiras páginas e a história já começa a se desenvolver dali.

A leitura corre fácil e é um livro muito bem escrito. To super ansiosa pelo segundo para saber o que vai acontecer dali pra frente depois de tantas coisas que ela conseguiu descobrir. Espero que seja tão bom quanto o primeiro.

Gostou da resenha? Ela também se encontra no blog Perdidas na Biblioteca. Fique a vontade para visitá-lo e conferir outras resenhas!!! (www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com)

Diego 27/09/2011

Sereia - Tricia Rayburn
Uma boa surpresa. A primeira impressão que a capa e o título do livro passam é de que se trata de um livro voltado quase que exclusivamente para o público feminino até com um certo apelo infantil (o interessante é que agora que eu já li o livro a capa me parece com um certo tom sombrio, tanto que ficou quase impossivel de lembrar exatamente o que eu pensava a respeito da capa antes da leitura), mas como já diz aquele ditado a respeito de julgar um livro pela capa... li a sinopse, gostei e comprei e não me arrependi. Durante uma boa parte do livro existe um clima de muito suspense no ar, muitos mistérios, algumas informações jogadas pela autora que só viriam a ser retomadas lá pelo final do livro. O livro é sobre sereias, mas até mais da metade da história mal se toca nesse tema, isso faz com que o título do livro em si, se torne meio que um spoiler, mais um spoiler necessário. Por que necessário? Pelo fato de que essa informação simplesmente não poderia ser escondida, corria-se o risco de se tornar uma surpresa desagradável para muitos leitores.

O livro conta a história de Vanessa, uma menina de 17 anos que tem medo de praticamente tudo, ela vive à sombra da sua irmã mais velha, Justine. Quando sua irmã morre o seu chão cai, ela fica perdida, mas ao descobrir que Justine escondia alguns segredos que ela nem desconfiava, ele decide voltar à cidade onde sua irmã morreu e procurar Caleb, o namorado de Justine, para descobrir mais sobre seus segredos. Lá ela conta com a ajuda do irmão de Caleb e seu amigo de infância, Simon, com quem ela se envolve em um romance. Na cidade estão ocorrendo misteriosas mortes por afogamento, e logo ela descobre que essas mortes tem ligação com o até então considerado suicídio de Justine.

Vanessa é uma personagem bastante paradoxal, e por isso nos desperta sentimentos paradoxais. Ela morre de medo do escuro e de ficar sozinha, mas foi para a casa do lago da família sozinha procurar informações sobre sua irmã, ta certo que perdeu algumas noites de sono por isso, poderia citar alguns outros exemplos a respeito da sua coragem e medo aqui, mas estaria falando demais, seria spoiler. Mas o fato é que ele algumas vezes toma algumas atitudes de extrema coragem mas logo depois se rende completamente ao medo, à insegurança, o que certas horas nos causa um certo aborrecimento. Vanessa descobre muitas coisas ao longo do livro, e nós descobrimos juntos com ela, mas fica claro que várias dessas coisas que ela não sabia eram simplesmente pelo fato de ela ser muito alienada, ela era muito cega para as coisas que estavam à sua volta (nesse aspecto, muitas pessoas podem se identificar com ela), dependia muito da irmã e fazia tudo para agradá-la. Por esse lado a morte de Justine serviu como uma forma de ela evoluir, se tornar uma pessoa mais forte, mais preparada para as dificuldades da vida. É justamente essa humanidade de Vanessa que faz com que gostemos dela, ele é real, em muitos aspectos certamente você era se identificar com ela. Simon, o amigo de infância de Vanessa que se torna seu namorado é um adolescente inteligente, responsável e estudioso, ele se torna o porto seguro de Vanessa, é um personagem fácil de gostar.

Temos vários outros personagens bem interessantes no livro, como Paige, Zara, Betty, Raina, Caleb, o pais de Vanessa (esses reservam muitos segredos, alguns revelados nesse livro, outros só na continuação).

É uma história de suspense sobrenatural muito boa e bem escrita, recomendo.

Para mais resenhas acesse: http://bookthat.blogspot.com/
CAMILA 04/10/2017minha estante
Ouvi Falar desta história... pela sua resenha o livro parece ser bom.

Livia 21/10/2020

Decepcionante
Confesso que tive muitas expectativas sobre o livro, principalmente por conter uma criatura mágica reimaginada e um possível mistério para desvendarmos, porém os personagens são fracos, o romance foi algo que me pareceu muito confuso e a protagonista não me cativou nem um pouco.

isabella767 01/02/2024

?????
Pensei que o livro isso ser horrível, mas até que foi um livro legalzinho de ler, li ele em apenas um dia pq eu queria saber oq tinha de fato acontecido com a irmã da personagem principal. Sinceramente não estou afim de ler o segundo livro, o primeiro livro já está de bom tamanho p mim

Gabi 20/12/2012

Diferente dos outros 'sobrenaturais'
É impressionante como esse livro me fisgou literalmente! Peguei pela manhã e só larguei quando tinha acabado, pela tarde.

Vanessa é uma garota que vê sua vida toda mudar quando a irmã é assassinada, então ela volta para a misteriosa Winter Harbor para investigar a sua morte misteriosa. Durante esta investigação ela não vai descobrir apenas o que e quem matou sua irmã, mas também vai desenterar segredos sobre su família e sobre sua própria existência.

Duas coisas sobre a capa:
* A imagem é um GRANDE spoiler (leia os olhos da figura)
* O nome é um outro spoiler revelado propositalmente

O livro na verdade é totalmente diferente desses sobrenaturais, não tem nada a ver com um mocinho 'estranho' que chega na escola e é um vampiro ou algo do tipo. É mais maduro, apesar da personagem ter 17 anos.

NÃO tem foco no romance
NÃO tem triângulo amoroso

Na verdade acho que foi intenção da autora deixar claro desde o início qual a 'criatura' responsável pelos crimes deixando o foco não no que, mas sim em quem. Sem contar que ao longo da trama descobrimos muito mais 'segredos' que nem imaginávamos que ocorreriam. No mais não é um livro comum, com romance meloso e 80% dos pensamentos da menina redirecionada ao ser par e etc, é um livro realmente bom com suspense, mistério e um toque de sobrenatural. Não ouvi falar de nenhum comentário do segundo livro e nem sei se vou lê-lo, mas nunca se sabe...

Fabricio~Raito 16/10/2011

Afundei e nao voltei~
Okay, vou ser sincero. Quando vi esse livro em uma livraria, a primeira coisa que eu disse foi: "Que horror, que capa feia!". Achei o trabalho ruim, nao gostei do acabameno, mas devo admitir que o titulo ficou muito bom, com um efeito laminado. Mas infelizmente, so isso foi legal.
A autora tem uma escrita tranquila e de facil leitura, mas peca muito na narracao dos fatos. A sua pior "marca" é de NUNCA terminar as passagens que narra, o que me irritou bastante.
Enfim, o enredo tenta ser misterioso, mas nao passa disso. Os personagens sao pessimamente trabalhados, chatos e sem carisma algum. A segunda metade do livro é praticamente vomitada, pois os fatos vao sendo jogados, sem aprofundamentos, para trazer o desfecho obvio, cliche e tao ruim que nem me deu muita vontade de escrever essa resenha. Digitei a mesma pelo celular. Dei 2 eatrelas! Eca!
Fabricio~Raito 16/11/2011minha estante
Sammy, infelizmente no mundo da leitura é assim: existem bons livros e existem péssimos livros. Sereia é um dos "péssimos". Pra mim não tem meio termo: ou é legal, ou não é. Achei a história muito ruim, e esta foi minha opinião. Você deu 5 estrelas para Formaturas Infernais, outro livro que achei extremamente ruim. É só questão de opinião ^^

Carol 23/12/2011minha estante
Realmente gostos não se discutem, mas dar 5 estrelas é demais para um livro desses, 5 estrelas para mim são para Carlos Ruiz Zafon, uma leitura sim digna de tudo que possa imaginar ;)
Mas voltando para Sereia, concordo com você em vários pontos, uma parte que não tinha como passar em branco, foi a parte que Zara está com Caleb no penhasco, do nada Caleb já está dentro de uma caminhonete embaixo dos cobertores, até voltei a página anterior para ver se eu tinha perdido alguma coisa e fui até conferir se meu livro estava faltando alguma página... mas enfim, um livro de suspense que cria um clima, mas o clima mesmo não revela muita coisa.
E já que estou aqui, mais uma vez concordo com você que Formaturas Infernais é muito ruim, peloamordeDeus! Leia a minha resenha dele para você ver...rs.

Leticia 18/04/2012

Podia ser melhor
Com tantos livros sobre vampiros e lobisomens, estava na hora de alguém ressuscitar as sereias. Porém, apesar do enredo ser interessante e tal, a questão das serias cai de paraquedas na narrativa e só a partir da metade do livro. Não há muita contextualização sobre elas(origem, história, intenções, etc), o que enfraquece o enredo. Outra coisa repentina é o romance, por parte da protagonista, que se vê quase que de uma hora para outra apaixonada pelo vizinho e amigo de infância.
Quero ler a continuação porque gostei da temática, mas o livro poderia ter sido melhor escrito e estruturado.

Manuzinha 22/05/2020

Eu achei a historia bem interessante e envolvente mas o final aberto me deixou com muita curiosidade e saber que não tem continuação decepcionou
Carol 24/06/2020minha estante
Tem continuação, sim. É uma trilogia. O segundo chama ?Encanto? e o terceiro ?Profundezas?.