Sereia

Sereia Tricia Rayburn

Resenhas - Sereia

Luana Pires. 28/09/2012

Sereia – Tricia Rayburn.
Esqueça-se da pequena sereia. Aqui, elas não têm um peixe como amigo, ou se apaixonam por príncipes encantados. Na verdade, está bem longe disso...

Vanessa Sands tem medo de tudo, tudo mesmo. Escuro, altura, até de monstros esperando pra atacar quando apagamos nossas luzes, porém, quando sua irmã Justine morre, o que ela acha que não foi um simples acidente, tudo muda.

É claro que a solução do mistério e dos segredos é bem óbvia por causa do titulo do livro, mas a história não deixa de ser boa. Vanessa não é aquela personagem chata, e eu consegui até me identificar com ela (sou muito medrosa também), e até o romance da história não é aquela coisa melada.

Confesso que fiquei bem confusa no começo da história, porque, após o termino do primeiro capitulo, o segundo já começa mais pra frente e perdemos toda a cena que acontece entre o fim do primeiro e o começo do segundo capítulo, mas tudo bem.

No geral, o livro é ótimo, a narrativa é muito boa, e a capa... Nossa! Passei um bom tempo admirando esses olhos da capa! Recomendo!
Alysson 28/09/2012minha estante
Ótima resenha! Não senti muita vontade de ler quando vi a sinopse, mas agora estou suuper a fim de ler! Acho que vou pedir emprestado à uma amiga minha, que tem um...

Iris 01/11/2021

Lembro do quanto gostava desse livro na adolescência, agora relendo para relembrar antes de ler os outros dois volumes percebi que ainda gosto muito dele. É uma trama previsível, mas nem sempre para ser bom precisa ser necessariamente surpreendente, né?

Arroz Leitor 25/07/2022

História de filme de Sessão da Tarde, mas me surpreendeu
(Sem spoiller)
Bem, devo dizer que li o livro com nenhuma espectativa, pois foi doação de uma pessoa que nunca chegou a finalizar e a temática sereias já foi muito explorada em todas as mídias possíveis.
Imaginei que não teria como inovar e realmente a não ser que pra época que tenha sido lançado tenha sido visionário, atualmente me soou clichê.
A protagonista assustada, o par romântico nerd e sereias sedutoras me parece um roteiro de filme genérico de Sessão da Tarde, tipo um daqueles aleatórios mesmo que a amizade/amor salvam o dia.
Mas isso não significa que é ruim, como eu não tinha espectativa, me surpreendeu positivamente. É um pão com ovo incrementado, a história é simples mas a narrativa contagia e os protagonistas intretem.
Não vai ser o livro da sua vida, mas é um livro bom, então se você quiser ler algo para passar o tempo eu recomendo.
E é uma trilogia, mas pelas críticas das continuações não sei se vale a pena continuar.

Obs:
-Galera, não consigo não imaginar o Simon como o Simon de Alvin e os Esquilos, foi cômico kkkkk
-Não consegui fazer nenhuma citação legal do livro, parece que não tem nenhum diálogo que me chame muito a atenção, mas num contexto geral o livro é bacana.

Vitória Moreira 31/05/2021

Até os 30% tive dificuldade, tava muito enrolado e não tava entendendo onde as sereias entravam na história mas dps as coisas ficaram mais interessantes e gostei muito do meio pro final, nunca esperava essa mitologia a respeito das sereias

Tatianegusmaoo 13/02/2021

Não era o que eu esperava, mas é muito bom.
O começo estava tentada a desistir da história, o nome sereia faz remeter a uma outra história, que senti o começo um pouco parado, mesmo no começo tendo a morte, foi muito jogada. No entanto, depois das páginas 130 o história começa a tomar outro rumo, começa às investigações de fato, trazendo aquele verdadeiro suspense e ali em diante você quer saber como é o final e não quer parar de ler. O livro terminar com poucas coisas em abertas, mas não faço ideia de como será as continuações, mas quero muito ler.

Vanessa 07/07/2012

Durante as férias, Vanessa Sands e sua família voltam para a cidade de Winter Harbor como fazem todo ano. Tudo ia bem até que, após saltar de um penhasco, Justine Sands, irmã de Vanessa, aparece morta na praia. A partir daí todos voltam para Boston para tentar se recuperar da perda, mas Vanessa acaba voltando para Winter Harbor pouco tempo depois para descobrir o que realmente aconteceu com sua irmã. Nesse meio tempo coisas estranhas começam a acontecer. O clima começa a agir de forma estranha e Vanessa começa a ouvir vozes. Assustada e curiosa Vanessa tenta obter respostas, mas o que ela não imaginava era que sereias realmente existem e estavam envolvidas na morte de Justine.

A protagonista Vanessa é surreal. A garota é extremamente medrosa. Ela tem medo de tudo, tornando-a uma personagem chata de se acompanhar. Seja tempestades, altura, ficar sozinha em casa ou mesmo escuro, lá está Vanessa tremendo de medo.
O “mistério” foi mal introduzido. Pense bem... Sua irmã super aventureira que vive pulando de penhascos e fazendo outras atividades radicais aparece morta por que pulou de algum lugar enquanto uma tempestade se aproximava. Você volta para a cidade achando que a coisa estava mal explicada e começa a procurar respostas em cada canto que encontra? NÃO! Você pensa “Poxa vida, ela estava movida pela adrenalina e a coisa não deu muito certo!” Você fica triste, mas a vida continua afinal sua irmã TINHA esse tipo de comportamento aventureiro e estava buscando por mais... Aventura!

Passado isso as buscas de Vanessa continuam de forma lenta. Precisei ler aos poucos, pois ficava irritada por ler tanta coisa e nada importante acontecer, parece que a história não desenvolvia de forma alguma, então eu acabava fechando o livro.
Quando as respostas começam a aparecer (um pouco depois do meio do livro) as coisas ficam mais movimentadas.
As sereias, o que elas fazem, como são e etc, são sim interessantes, não nego. Nesse ponto a autora soube escrever algo bem bolado, mas a forma como ela explorou as coisas até as sereias aparecerem e todo o resto da história ofuscou o brilho das sereias.

Como disse antes, a história não me deixou empolgada e achei a personagem principal irritante. A autora tinha um tema totalmente diferente para explorar e não soube fazê-lo muito bem. O tanto de coisa lenta e chata que aconteceu até as coisas ficarem melhores, em minha opinião, acabou tirando o foco do que deveria ser o principal, as sereias. No final, achei que os pontos negativos superam os positivos. Ainda assim, gostei do finalzinho, mas com certeza existem livros muito melhores que esse.

Como sempre digo... Gosto não se discute e certamente varia de pessoa para pessoa, então cabe ao leitor procurar outras resenhas e analisar os pontos positivos e negativos antes de comprar ou não o livro.

Douglas P Da Silva 02/04/2012

Não e um livro extraordinário !
"Gostei de algumas partes, odiei outras... esse livro me trouxe esses sentimentos.É bom e não!Infelizmente, o livro não mereceu uma nota maior em meu conceito porque a medida que a narrativa ia se desenvolvendo, alguns personagens foram perdendo importância e algumas situações foram resolvidas de forma muito “mágica”.Apesar de todas as críticas e pontos que levantei sobre “Sereia”,O livro não é de forma ruim, ele é bom e trás um tema interessante e que tem potencial. Talvez este primeiro volume não tenha sido tão satisfatório, mas, quem sabe o segundo não seja melhor?
Day! 24/06/2013minha estante
Também não achei esse livro grande coisa,achei ele bom, mas não aquele livro bom que eu recomendo para os amigos sabe. Eu quero saber como vai ser a continuação, mas ao mesmo tempo não me interessa saber como é a continuação. Mas pelo menos a capa do livro é bonita hahaha

Manuzinha 22/05/2020

Eu achei a historia bem interessante e envolvente mas o final aberto me deixou com muita curiosidade e saber que não tem continuação decepcionou
Carol 24/06/2020minha estante
Tem continuação, sim. É uma trilogia. O segundo chama ?Encanto? e o terceiro ?Profundezas?.

Delly 29/10/2011

Sereia é a história de Vanessa, uma moca medrosa que sempre viveu na sombra da irmã e que tem sua vida transformada depois que a irmã é encontrada morta em uma praia depois de um salto irresponsável de um penhasco para o mar. Então Vanessa começa a descobrir que não conhece a própria irmã.

Justine sempre fora a que mais gostava de fazer comprar, de namorar, de viajar, de... Bem, de tudo. Ela era o tipo supermodelo e estava com tudo pronto para ir à faculdade. Pelo menos foi o que Vanessa e os pais achavam antes de Justine morrer. Agora, ao que tudo indica, Justine nem chegou a se inscrever em uma universidade.

Como se não bastasse os sentimentos confusos por causa da irmã, Justine ainda tem que enfrentar novos sentimentos em relação ao seu velho amigo Simon e uma garota tão irritante que chega a dar dor de cabeça nela que fica dando em cima do irmão de Simon - e namorado (ou seria ex-namorado?) de Justine!

Vanessa terá que repensar tudo o que acredita sobre as pessoas, sobre o mundo e principalmente sobre as lendas. Principalmente as que envolvem as sereias.

Continue lendo: http://atravesdanevoa.blogspot.com/2011/09/sereia-de-tricia-rayburn.html

Thay 10/12/2020

Um livro muito bom pra passar o tempo, bem místico e misterioso.

Celly Williams 19/03/2012

Sereia
Vanessa é a irmã medrosa que teme tudo ao seu redor. Já Justine é corajosa e destemida. Tão destemida que, após um passeio pela região com a irmã, o namorado e o irmão dele, pulou para a morte de um penhasco. Seu corpo foi encontrado na praia mais tarde e o motivo do ocorrido foi dado como suicídio. Isso é tudo. Ela se foi, de uma hora para outra, sem muita explicação – porque essa história de suicídio não faz lá muito sentido – e Vanessa deve aceitar e seguir em frente com sua vida. O que não consegue. Ela amava demais sua irmã e esta a protegia de tudo que podia, sendo as duas muito unidas. Não pode aceitar esse atestado, não quer.

Por conta disso, parte de Boston, para Winter Harbor, onde fica sua casa de veraneio, à procura de Caleb, o namorado de sua irmã. Ela quer entender o que aconteceu com Justine e não pensa em outra pessoa que pode lhe explicar isso melhor do que o rapaz. Acontece que, chegando na cidade, só encontra o irmão mais velho, Simon. Caleb está desaparecido e ninguém tem pista alguma de sua localização. Sentindo-se atraída pelo rapaz nerd e centrado, Vanessa o ajuda na procura por seu irmão, após a qual espera encontrar respostas para o acontecido com Justine.

Entretanto, enquanto a dupla somente deseja encontrar o jovem sumido, vários outros assassinatos continuam a ocorrer na cidade, e todos com a mesma característica: as vítimas são encontradas na praia com um sorriso de orelha a orelha no rosto. Como se não bastasse, o clima está chuvoso e as marés altíssimas demais para aquela e outras épocas do ano. Algo de muito errado ronda Winter Harbor, algo que tem tudo a ver com Caleb e Justine, e algo que Simon e Vanessa vão acabar descobrindo…

O livro Sereia tem uma história super envolvente que prende o leitor capítulo após capítulo. Não só o tema, mas também o estilo que a autora explora é muito interessante, algo que realmente não tinha lido antes – as belas criaturas do mar. É realmente uma prova de que os próximos que vierem com essa temática valem a pena serem experimentados. Os personagens são bem interessantes, principalmente as sereias. A forma como Tricia as criou é muito bacana – pena que não posso dizer nada além disso, para não dar spoilers.

Um problema, porém, muito grave do livro, é que ele conduz o mistério de uma forma, aparentemente, muito simples para os personagens e nem tão clara para os leitores. Se algo de estranho aparece e o leitor está processando ou desconfiando – como, por exemplo, uma mulher brilhante pequenina de asas -, os personagens já concluem o que é aquilo – enquanto você raciocina, a personagem já diz fada. Isso incomoda, pois, muitas vezes, certas coisas são deixadas para trás ou pouco explicadas, pois os personagens parecem ter um sexto sentido que dispensa muitas reflexões. Li algumas resenhas que culpavam esse fator pelos capítulos que tem seu final cortado – os capítulos terminam com uma tensão e, no seguinte, pulam para outra cena. Acho que isso alimentaria o mistério se os personagens falassem mais do ocorrido, porém, em muitos trechos a cena passada é pouco relembrada.

Ju 16/10/2012

Resenha Sereia
Suspense, ação e romance. Adicione a esses uma pitada de drama, leve ao fogo, deixe a água ferver e adicione sal. Muito sal. E o resultado final, será Sereia.

Sereia narra em primeira pessoa a história de Vanessa Sands. Uma adolescente de 17 anos, que tem medo da própria sombra, que ao perder a irmã de forma trágica e um tanto misteriosa, e se vê envolvida em

Enquanto seus pais voltam para Boston, na tentiva de retomar suas vidas e superar a perda da filha mais velha, Vanessa_ após descocobrir que não conhecia sua irmã Justine, tão bem quanto pensava, retorna para Winter Harbor na esperança de que Caleb, namorado de sua irmã, possa ajudá-la a descobrir o que de fato ocorreu. No entanto, quando chega á cidade Vanessa descobre que Caleb está desaparecido. Agora ela e Simon_ irmão mais velho de Caleb, precisam encontrá-lo além descobrir o que está causando outras mortes relacionadas à agua aterrorizando a pequena cidade. E em meio a todos o caos, Vanessa e Simon veem sua amizade de infância se transformando em algo mais. À medida que vão encontrando novas pistas e detalhes sobre a morte de Justine, e a terrível ligação com as outras mortes por afogamento, Vanessa também descobre um segredo que vai mudar sua vida para sempre.

O começo do livro, é um tanto confuso. E parado. E sem emoção. Mas a segunda metade, recompensa todo o esforço de ler as primeiras cem páginas. A cada parágrafo a imagem imagem da Ariel_ que vem a nossa mente quase que involuntariamente, quando ouvimos a palavra sereia, vai dissipando, e o livro se mostra cada vez menos, como uma estória para crianças.

Ficou curiosa (o)? Leia a resenha completa Aqui>> http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

Nicole.Vieira 07/08/2021

Esse livro prendeu totalmente minha atenção. Eu não consiga terminar só um capítulo e parar de ler, precisava continuar lendo ateee acabar ele todinho.

Mari 08/09/2013

Sereia | Sem Querer me Intrometer
Antes de começar a falar sobre o livro, vou confessar para vocês que quando o peguei na mão, não pude evitar ficar olhando - e admirando - o efeito da luz refletida em vários ângulos nas partes destacadas da capa (os olhos e o título). A capa está maravilhosa, de verdade!

Mas vamos falar sobre a estória: Vanessa e Justine Sands são irmãs bem opostas. Enquanto Justine é corajosa e faz tudo aquilo que tem vontade sem pensar nas consequências, Vanessa tem medo de tudo. Devido à esse medo incontrolável de Nessa, Justine passa a vida toda cuidando dela, e fazendo com que ela se sinta mais confortável em situações que ela possivelmente piraria se tivesse que enfrentar sozinha.

Como todos os verões, a família das garotas vai para Winter Harbor, um local conhecido por sua belíssima praia. Só que nesse verão, as coisas ocorrem de maneira diferente, e após uma discussão com a família, Justine desaparece e, só no dia seguinte, é encontrada morta na beira da praia.

A família tenta seguir em frente, volta à sua casa em Boston e todos tentam agir como se perder Justine já estivesse sendo superado. Todos, exceto Vanessa, que acreditando que o que aconteceu com a irmã não foi acidente, volta sozinha à Winter Harbor para esclarecer as coisas.

Para Vanessa, o primeiro passo para entender o que houve com a irmã é procurar Caleb (o mais novo dos irmãos Carmichael, namorado de Justine que elas encontravam todos os verões), porém, ao chegar em sua casa, Simon, irmão mais velho de Caleb, comunica à Vanessa que ele havia desaparecido sem dar explicações à família.

A partir desse momento, muitas coisas passam a acontecer: A aproximação EXTREMAMENTE romântica entre Simon e Vanessa; Novas amizades (e inimizades, também) em Winter Harbor; e o estranho fato de mesmo depois de morta Justine conseguir se comunicar com a irmã.

No começo, o livro deixa algumas dúvidas, e até propõe alguns mistérios, que são facilmente deduzíveis, considerando que a estória corre em um ritmo inicialmente lento, dando tempo para o leitor tirar suas próprias conclusões, e fazendo com que sejamos pouco surpreendidos quando as coisas começam a, de fato, se esclarecerem. O título, por si só, já sugere (ok, sugere é bondade minha, o título CONTA) a resposta do maior mistério do livro.

Sereia tem cenas bastante surpreendentes até chegar em sua solução (não tão surpreendente assim). A leitura é bastante dinâmica e com mudanças de cenário tão constantes que as vezes fazem até com que nós nos percamos.
A única coisa que tenho a reclamar quanto ao texto de Tricia são os "cortes de cena". Sabe quando estamos assistindo à uma novela e algo espetacular acontece - ou é dito - e a tela rapidamente se apaga e os créditos começam a passar antes que possamos ver a reação das personagens que estavam em cena? Então, acontece exatamente isso no livro na passagem de um capítulo para o outro, com a diferença de que na novela, no outro dia, a estória volta ao mesmo ponto onde parou, e em Sereia, a situação interrompida simplesmente se perde para nunca mais voltar!

Mesmo assim, o livro é muito bom e o final é um dos mais interessantes que já vi, sério. Ao fim das palavras, imaginei como seria aquela cena em um filme, e posso garantir para vocês que a câmera focalizaria no rosto de Vanessa, os olhos dela brilhariam e começaria a tocar uma musiquinha digna de fim de primeira parte (assim saberíamos que o próximo filme viria em breve).

A minha vontade agora é começar imediatamente a ler Encanto (o segundo livro da série). Apesar de apenas alguns mistérios não terem sido resolvidos ainda, estou bastante ansiosa para ver como Vanessa se comportará nessa nova fase.

Enfim, para resumir, mesmo com toda a previsibilidade da estória, indico que vocês leiam Sereia! É realmente envolvente e com certeza quem curte ficção baseada em mitos vai adorar.

site: http://www.semquerermeintrometer.com