Sereia

Sereia Tricia Rayburn

Resenhas - Sereia

Vanessa Vieira 22/12/2011

Sereia_Tricia Rayburn
O livro Sereia, de Tricia Rayburn, no conta a estória da jovem Vanessa Sands, de 17 anos. Vanessa nutre medo por quase tudo, como altura, mar, escuridão, sendo totalmente o oposto de sua irmã mais velha, Justine, que é super destemida e possui espírito aventureiro. Durante uma temporada na casa de campo da família, em Winter Harbor, Justine resolve nadar em um precipício, e acaba falecendo.

A morte de Justine abala as estruturas da família, e eles acabam voltando para Boston. Vanessa sente em seu coração que a tragédia com a sua irmã não foi acidental, e resolve voltar para Winter Harbor, mesmo sozinha, para investigar a respeito. Ela descobre que Justine escondia vários segredos e fica ainda mais intrigada. Para solucionar suas dúvidas, ela decide ir atrás de Caleb, namorado de sua irmã, que estava junto com ela no precipício. Mas Caleb está desaparecido, sem dar o menor sinal de vida.

Nesse ínterim, várias mortes começam a ocorrer em Winter Harbor, e os corpos das vítimas surgem na praia, com um enorme sorriso no rosto. A cidade está em polvorosa, e Vanessa, junto com Simon, irmão de Caleb, decidem se aprofundar nesse grande mistério. A amizade entre os dois vai se mostrando cada vez mais forte, e quando eles menos imaginam, uma forte química acontece entre o casal. Enquanto tentam achar o paradeiro de Caleb e o responsável pelas mortes que ocorreram pela região, eles se vem envoltos em um romance arrebatador. E no meio de todo esse suspense, Vanessa descobre um segredo sobre si mesma que pode mudar a sua vida para sempre...

O livro de Tricia Rayburn é intenso em todos os sentidos. Ela já inicia a narrativa sob um clima de mistério e suspense, envolvendo o leitor até a última página. A amizade entre Justine e Vanessa é muito linda, e as irmãs possuem um elo muito profundo mesmo, tanto que quando Justine falece, Vanessa não se conforma, ao contrário de sua família, e sente que tem algo errado logo de cara.

Esse foi o primeiro livro que eu li que fala sobre sereias, e foi uma leitura muito prazerosa. Eu só achei que o titulo do livro, Sereia, acaba soltando spoiler sobre a estória, e tirando um pouco o clímax da trama. Fora isso, é um livro espetacular e intrigante. Os personagens são bem próximos do real, apesar da fantasia que ocorre. Recomendo, com certeza!

Ralf 26/09/2011

Já falei aqui que odeio livros que tenham títulos com um baita spoiler, mas enfim esse livro teve esse spoiler, mas até que não mudou muito do que eu esperava. Não falou tanto de Sereias, isso foi bom.

"Vanessa Sands, acaba de perder sua irmã e percebe que a morte da irmã não foi um acidente. Aí ela tenta descobrir o que aconteceu."
Eu poderia dizer isso, mas não vou dizer, porque é exatamente isso, mas de uma forma incrível.
A irmã de Vanessa, Justine gosta de esportes radicais e toma cuidado, e com isso ela (Vanessa) desconfia que tem algo por trás da morte da irmã. E com essa desconfiança ela parte em busca do namorado (acho que ex é melhor, né) dela (Justine) para descobrir certas respostas.

Até aí eu pensei que era um livro simples, mas eu descubro lendo o livro que o namorado está desaparecido. Nossa, a partir daí li que não parei mais.

Confesso que nas primeiras 30 páginas eu empaquei muito, mas quando passei delas, devorei tão rápido que quando vi já tinha acabado o dia e o livro. Confesso que esperava mais sobrenatural, e de uma forma diferente. Mas a autora quis explorar outros elementos da trama. Isso que me fez gostar mais do livro.

Vanessa é uma personagem que deixou a desejar? Sim, pois ela tem medo de tudo. Eu gostei dela? Sim, pois é o primeiro livro da série, então ela pode melhorar.
A capa é feia? Sim/não, a Verus tentou dar um ar de mistério mas não conseguiu mantendo a capa original. Porque a garota não tem pescoço, e o efeito que eles deixaram os olhos dela brilhando não ficou legal.
Tirando estes fatos gostei muito do livro, e que venha a sequência de Siren (Sereia).

Monica 26/09/2011

surpreendente
Provavelmente esse foi o meu recorde em tempo de leitura. Comecei no domingo a noite e terminei na segunda de manhã. É! Eu passei a madrugada lendo. Estava difícil largar, fiquei naquela historia de "ah só mais essa pagina e eu paro" quando dei por mim já tinha amanhecido e chegado no fim do livro.
No começo, confesso, que achei meio chato. Que seria só mais uma historia para adolescente água com açúcar. Mas muito se engana quem pensa assim. O livro realmente surpreende o leitor.
Uma mistura de mistério e suspense. A autora tem uma escrita constante, e a trama flui de um jeito simples e fácil. E o melhor é que a trama faz sentido do começo ao fim. A autora vai dando dicas que vão se encaixando, o que te faze suspeitar da resolução do mistério de cara na metade do livro.
A Vanessa é esperta e não para pra ficar se lamentando da vida, se ela quer uma coisa ela vai atras e pronto. Simon é o tipo de mocinho que agrada a gregos e troianos, ele se expressa como qualquer garoto normal que você conheça, ele é real. E as sereias... bem, essas tá cara que são do mal, mas nem todas claro. A lenda foi meio que posta ao contrario mas sem fugir da sua origem.

Mira 29/10/2011minha estante
Amei, comecei a ler na quinta a noite e só larguei agora. Definitivamente é uma leitura que te prende do inicio ao fim. vale a pena ler!

Bianca S. Bonatto 27/07/2011

Simon já de cara é meu personagem favorito!
Resenha completa aqui: http://noiterubra.blogspot.com/2011/05/resenha-sereia-de-tricia-rayburn.html

Começamos Sereia conhecendo Vanessa Sands, uma garota de 17 anos, que tem medo de tudo, do escuro, de altura, do mar... Porém sempre é tranqüilizada por sua irmã mais velha, Justine, que ao contrário dela sempre foi mais audaciosa. No Verão sempre vão para a casa do Lago em Winter Harbor, onde conheceram há alguns anos os irmãos Simon e Caleb Carmichael. Até então a vida deles era normal, como adolescentes normais. Porém tudo virou de cabeça para baixo quando em uma fatídica noite Justine foi mergulhar, pulando do precipício de Choine. Seu corpo sem vida foi encontrado na praia no dia seguinte.

Com esse acontecimento se seguem uma corrente de vários outros acontecimentos, Vanessa descobre que sua amada irmã não era quem ela realmente achava que conhecia tão bem, Caleb (que namorava Justine) desapareceu e ele estava com ela na noite quando ela pulou, estranhas mortes começam a acontecer em Winter Harbor, sendo apenas homens, encontrados quase sempre no mesmo local e em seus rostos um sorriso sinistro estava estampado e uma seqüência de tempestades aterrorizantes, isso em pelo Verão.
Vanessa volta para Winter Harbor atrás de respostar, alguma coisa que pudesse explicar o motivo de Justine ter aparentemente se matado, alguma coisa que poderia explicar por que ela não era a irmã que Vanessa pensava conhecer. E a única pessoa que poderia dar essas resposta estava desaparecida, Caleb.
Ela se junta a Simon a procura dele, pois havia desaparecido sem dar notícias, nem mesmo dizer para onde iria. Primeiramente Simon e seus pais achavam que ele precisaria de tempo, mas esse tempo foi se alongando demais sem ele dar nóticias.
Logo conhecemos Paige e sua família, Zara, sua irmã mais velha, que assim como Paige trabalham no Betty Chowder House, uma instituição de Winter Harbor. Mais adiante é a vez de conhecermos Raina, mãe de Paige e Zara.
Vanessa descreve Zara como uma beleza rara com seus cabelos negros e olhos prateados, assim como para a mãe dela. Em uma das visitas de Vanessa à casa de Paige ela conhece Betty, avó dela e de Zara.

Em alguns momentos Vanessa pode ouvir Justine falando com ela, principalmente quando estava na casa de Paige ou perto de Zara. No decorrer da história esse contato se intensifica, assim como há momentos em que Justine fica sem lhe dizer uma palavra.
Cada dia que passa mais mistérios cercam as mortes em Winter Harbor, as furiosas tempestades e o sumiço de Caleb. E uma forte ligação junta cada vez mais Vanessa e Simon.
Oliver, um morador de Winter Harbor e escritor pode ser uma peça chave na busca que começou com Caleb e que logo se transformou em algo muito maior. Mas não adiantaria apenas descobrir o que estava acontecendo, teriam que impedir que continuasse. E Vanessa acabou descobrindo muito mais do que havia esperado.

Ester Cazal 15/10/2020

Mar, Mistérios e Romances
Mesmo já fazendo um tempo que li, lembro que me apaixonei pela história.
Vanessa vê na sua irmã mais velha, Justine, um verdadeiro exemplo. Elas são próximas, porém um acidente leva a vida de Justine. Vanessa acha estranho e volta, sozinha (um grande passo para ela), até a cidade litorânea onde tudo aconteceu. E é a partir daí que tudo começa a se desenrolar.
Os mistérios são de sufocar até serem desvendados. O romance de Vanessa e Simon é lindo. O final me fez ficar ansiosa e ampliou as portas para o próxima livro que, até o momento, não tive a oportunidade ler.
No mais, eu amo mitologia envolvendo sereias, mar, mistérios e romances, o que me fez ficar instantaneamente interessada na trilogia.

Paty 29/04/2012

Uma idéia geral do livro:

O livro conta a história de Vanessa que tem 17 anos e é medrosa ao extremo( essa parte eu achei muito infantil pra idade dela) e venera sua irmã Justine por ser o seu oposto.
Justine sempre teve muitos namorados, muito bonita e sempre atraindo olhares, gostava de aproveitar a vida e viver aventuras. Mas Justine morre de uma forma misteriosa, e assim como ela muitos moradores de Winter Harbor começam a aparecer mortos, todos homens com exceção de Justine. E pra aumentar mais ainda o drama, seu namorado Caleb sumiu e o clima na cidade começa a mudar de forma repentina.
O livro se desenvolve em cima desses mistérios, onde Vanessa e Simon(irmão de Caleb) vão em busca de respostas.
O livro tem essa parte que eu adoro que é a mitologia, as sereias, esse é o primeiro que leio sobre elas e eu queria que essa parte fosse mais explorada e explicada pela autora. No livro as sereias são malvadas e não só encantam e enfeitiçam os homens com sua beleza e sua melodia, como também os matam.
O livro é até interessante mas você tem que persistir na leitura, porque nas primeiras cem ou cento e poucas páginas ele é confuso demais( confesso que lutei pra não desistir da leitura), mas depois, apesar de alongar demais alguns fatos e explorar menos outros ( que na minha opinião seria muito importante, como falar mais sobre as sereias) o livro até que consegue nos despertar a curiosidade pelo mistério que acontece naquela cidade, onde tem ocorrido muitas mortes inexplicáveis e onde o clima muda drasticamente.
Outra ponto negativo é quanto ao término de um capítulo e o início do capítulo seguinte que geralmente volta em outro assunto e as vezes a gente acaba perdendo o foco.
O livro não é dos piores mas também não está na lista dos meus preferidos.
Aconselho você a ler e tirar suas próprias conclusões, porque esse é um daqueles livros onde encontramos diferentes opiniões.

Jules 24/06/2011

“Sereia” – Tricia Rayburn [http://up-brasil.com/]
Capa diferente, título interessante e um enredo que promete. “Sereia” fisga o leitor pelo seu título e sua abordagem dos seres mitológicos conhecidos como “cantoras do mar”.

Tricia Rayburn nos trás uma temática completamente diferente da febre pop sobrenatural centrada nos vampiros e anjos, ela nos introduz ao universo das sereias. A Disney nos apresentou a Ariel, uma sereia boazinha, mas, os seres da mitologia não são nada parecidos com Ariel. As sereias são criaturas mortais e traiçoeiras, encantadoras e irresistíveis que atraem suas vítimas somente para mata-las depois.

O livro é trabalhado num mix de mistério e suspense. Apesar de se tratar de um Young Adult Book, “Sereia” não é uma trama adolescente maçante e manjada, mas peca quanto ao desenvolvimento, que é contraditório, inicialmente lento e às vezes, um pouco confuso. A obra possui alguns “furos” e situações não explicadas e apesar de se tratar de uma trilogia, não vi ligação das falhas com os próximos volumes. Mas claro, a autora deixou alguns pontos a serem explicados nas continuações de “Sereia”.

Rayburn possui uma escrita constante, o que torna a leitura agradável. Há elementos que atiçam a curiosidade do leitor e o levam a querer desvendar os mistérios da obra, mas não a ponto de “não querer largar o livro”. A estória tem personagens interessantes, mas alguns poderiam ter sido melhor trabalhados. Um em especial é Olivier, um velhinho que sabe muito e que seria uma das chaves para desvendar a série de mortes em Winter Harbor, mas que acabou ficando em quarto plano e tendo uma participação ínfima no enredo.

Vanessa tem 17 anos e acaba de perder a irmã mais velha – Justine, que aparentemente, cometeu suicídio. Aqui, a autora trabalha o sentimento de perda e o luto de Vanessa, que sempre teve a irmã como ícone e objeto de adoração. Justine era a mais corajosa, a mais descolada, a mais bonita e atraente, enquanto Vanessa era a mais tímida e a mais boba, além do fato de possuir uma fobia de absolutamente… Tudo. Esta introdução do livro é um tanto “arrastada”, onde a autora procurou fazer com que o leitor entendesse e sentisse o luto de Vanessa. Não foi uma tentativa muito feliz, uma vez que se tornaram cansativas as primeiras 80 páginas.

Inconformada com a morte – suicídio – da irmã, Vanessa volta à casa de praia no Maine para tentar descobrir o que realmente aconteceu. E para isso, ela vai atrás de Caleb – namorado da irmã – com a esperança dele possuir as respostas para as suas perguntas. Entretanto, Caleb está sumido e agora, Vanessa só pode contar com Simon, irmão mais velho de Caleb e amigo de infância de Vanessa.

Uma sequencia de mortes esquisitas – e sem qualquer relação – aterroriza a população de Winter Harbor, que com mais frequência perde moradores do sexo masculino. Os corpos são encontrados sempre a beira da praia e as vítimas estão com um sorriso no rosto.

A fim de não ficar com a cabeça vazia e com tempo ocioso, a medida que Vanessa tenta descobrir o que houve com sua irmã – e encontrar o desaparecido Caleb – ela trabalha como garçonete em um restaurante famoso da cidade e conhece a jovem Paige, que imediatamente cria um vínculo com Vanessa. Contudo, a irmã mais velha de Paige – Zara – causa uma reação estranha em Vanessa, que sempre sente fortes dores de cabeça quando a moça está próxima.

Além de toda a série de mortes em Winter Harbor, a cidade esta sofrendo constantes mudanças climáticas. Algo que nem os meteorologistas conseguem explicar. Aqui temos um pouco de ciência envolvida na trama.

À medida que sua amizade com Paige aumenta, Vanessa começa a descobrir coisas que jamais considerou serem reais. Além do fato de Justine sempre falar em seus pensamentos. Apesar de morta, a personagem é presente durante toda a estória e essencial para que Vanessa consiga seguir com sua investigação.

Há resenhas bastante positivas com relação a “Sereia”, mas infelizmente, o livro não mereceu uma nota maior em meu conceito porque a medida que a narrativa ia se desenvolvendo, alguns personagens foram perdendo importância e algumas situações foram resolvidas de forma muito “mágica”.

Gostei da forma como Rayburn trabalhou o mito das sereias, mas, achei que ela poderia ter nos dado um pouco mais de material para pensar e esperar para o próximo volume. Uma ressalva foi a cauda das sereias, que não foi citada em nenhum momento. Isso meio que desmistificou o ser que eu tinha em mente. Afinal, todo vampiro tem presa, todo anjo tem asas e toda sereia deveria ter uma cauda, não?

Existe um romance na trama, onde Vanessa passa a ver Simon não só como o amigo de infância e vice-versa. Mas isso não compromete o foco da estória, e devo ressaltar – novamente – que senti falta de um pouco mais de envolvimento do casal. A paixão adolescente é abordada mas penso que a autora poderia ter atribuído mais sentimento ao romance, que ao meu ver, ficou um pouco superficial.

Apesar de todas as críticas e pontos que levantei sobre “Sereia”, estou curiosa para ver a continuação da estória. O livro não é de forma alguma ruim, ele é bom e trás um tema interessante e que tem potencial. Talvez este primeiro volume não tenha sido tão satisfatório, mas, quem sabe o segundo não seja melhor?

Natália 28/01/2012

"Sereia" é um romance diferente. Na época da bienal, quando o comprei, esse foi o único livro sobre o tema que eu sabia da existência. Fiquei animada, pois ao dar uma folheada, ele parecia super bem escrito. Apesar disso, vi muitas resenhas elogiando a história, mas tirando pontos da forma como foi narrada. Aqui vai minha opinião:

Tricia narra tudo do ponto de vista de Vanessa, a garota mais medrosa do mundo. Bom, essa é a descrição, mas por que ela não age dessa forma? Quem tem medo até da própria sombra não pega um carro sozinha e sai dirigindo pela interestadual, depois da morte muito estranha da irmã, até uma casa de veraneio vazia. Depois não se mete a fundo em um mistério sem fim, cada vez mais perigoso, contando somente com a ajuda de um universitário nerd e lindo. A descrição da personalidade de Vanessa não condizia com suas atitudes. Tricia quis que nós leitores acreditássemos nas fobias da gariota, mas criou uma personagem muito corajosa pro meu gosto.

Além disso, a narrativa em primeira pessoa não está em sintonia com o leitor. Vanessa está fazendo suas ponderações e de repente faz uma pergunta completamente nada a ver com o assunto discutido anteriormente. Aí você pensa "WTF? Por que ela perguntou isso?!" e precisa se virar pra entender a linha de pensamento dela nos momentos seguintes. Isso me irritou muito porque depois de ler Suzanne Collins e estar completamente a par dos planos de Katniss na trilogia de "Jogos Vorazes", não me senti a vontade com a confusão criada não na vida de Vanessa Sands, mas na minha cabeça. Não me senti nadinha próxima da protagonista.

Pra dar uns pontinhos a mais a Tricia, podemos falar da trama, que é muito boa. Não só porque as sereias não estão saturadas no mercado como vampiros, mas também porque essas sereias, as de Tricia, são clássicas com uns toques modernos. Achei muito interessante toda a situação envolvendo as criaturas, mas só o título já deu muitas dicas sobre os porquês. Um deles é desvendar as sereias, mas o leitor já está ciente delas porque bom, OLHA O TÍTULO. Tá na cara, né. E não é só isso. Muitas situações são previsíveis. Já dá pra sacar qual é o desfecho de algumas e suas ligações com o resto da história de primeira. Não é uma coisa clichê, só óbvia demais. No começo, todas as coisas estranhas de Winter Harbor parecem não ter ligação nenhuma, mas você, experiente leitor, sabe muito bem que tratam-se de um problema só.

Então se a história é previsível, por que ler? Porque nem todas as respostas são respondidas. Lá bem pro meião, quase chegando na parte final, começam a vir mais e mais perguntas em torno de Vanessa. A trama é organizada em cima do problema central, que envolve toda a Winter Harbor, e tem os mistérios paralelos, que envolvem somente a Vanessa. O livro termina com parte de tudo resolvido e deixa muitas brechas interessantes para a continuação, ainda não tem previsão para ser lançada no Brasil, até onde sei.

Enfim, "Sereia" é bom, mas não é. POLÊMICA PRAS VOCÊS.

Alice 09/11/2020

Ta aí um livro que eu não tinha muita fé mas me surpreendeu bastante, além de ser sobre um ser sobrenatural que eu ainda não tinha lido, ele me envolveu com o suspense que te faz querer ler o mais rápido possível para descobrir. Como é uma trilogia ele deixa bastantes coisas em aberto para as continuações, mas sinceramente estou ansiosa para continuar para ver com tudo vai se desenrolar.

Natalia 03/11/2012

(http://www.paginas-encantadas.blogspot.com)
A primeira vez que fui saber desse livro foi em uma passada rapidinha pelo Submarino, e ele estava a um preço alto na minha opinião: trinta reais. O exemplar já tinha me interessado bastante por sua capa maravilhosa, que é muito mais bonita ao vivo. Devido ao bom trabalho do capista, me vi fascinada por Sereia e queria tê-lo a todo custo. A oportunidade chegou quando minha madrinha pediu que eu selecionasse alguns dos livros que eu queria para que ela pudesse me presentear com eles. Quando fui ver os livros em promoção no Submarino, Sereia estava entre eles, pelo maravilhoso preço de nove e noventa. Eu não podia deixar de aproveitar né? Comprei junto com os três primeiros volumes de Vampire Academy, e Um dia. Estava cheia de expectativas e o passei na frente de um monte de livros. Não podia estar mais certa.

O começo do livro é meio parado e enjoativo, mais ou menos até a metade. Sim, tenho pego muitos livros parados recentemente, o que tem me desanimado bastante. Como sempre, continuei, e não me decepcionei quando as coisas começaram a ficar interessantes. Simon é um doce de personagem, o tipo de namorado que toda a garota quer. Paige é adorável e inocente, enquanto Zara deixa um rastro de força e sensualidade incomparável. Porém, achei alguns personagens um tanto superficiais. Não pude sentir a essência de Jonathan e de Justine o suficiente para sentir a perda deles e ficar excessivamente preocupada com Caleb.

Sereia contém uma história intensa, capaz de te fazer olhar para trás repetidas vezes enquanto lê, mas se você analisar bem, personagem por personagem, percebe que eles são um tanto artificiais. As partes criadas para prender o leitor cumprem seu objetivo com perfeição. Não conseguia tirar o olho do livro até terminá-lo, queria saber o final da história e como Vanessa iria poder lidar com tudo que acabava de descobrir. Estou achando muito engraçado o fato de que acabei de ler três livros seguidamente, com o mesmo tipo de revelação no final. É impressão minha ou isso está virando um clichê? Humm.

Enfim, livro recomendadíssimo, a resenha saiu curtinha porque não encontrei muito o que falar mesmo, mas é um livro ótimo! Um dos meus preferidos, e mal posso esperar por Encanto, o segundo livro da série que consequentemente traz uma capa tão linda quanto à primeira. A Verus ganhou meu coração bookaholic.

Stella 24/04/2012

No Fundo do Mar
Vanessa Sands tem medo de tudo enquanto sua irmã, Justine, está sempre procurando novos desafios e aventuras, mesmo que perigosas. Em um dia de verão perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor é encontrado na praia o corpo sem vida de Justine.
Mesmo tentando voltar a normalidade da cidade de Boston Vanessa não acreditava que a morte de sua irmã fora um mero acidente de estar no lugar errado na hora errada, então antes do verão acabar Vanessa volta a cidade litorânea em procura de respostas e a primeira pista é o namorado de Justine que é seu amigo de infância, mas ele está desaparecido.
Com Caleb, namorada de Justine, desaparecido e Vanessa querendo encontra-lo Simon, irmão mais velho de Caleb, decide ajudar na busca. Enquanto Simon e Vanessa iniciam a busca mortes estranhas tem acontecido com mais frequência na cidade e o mais inquietante é que todas elas tem em relação a água e o horrível sorriso encontrado no rosto de todas as vítimas.
Algo de estranho acontecia naquela cidade e examinado a fundo não parecia ser a primeira vez...
Mesmo rondada de tanto terror, suspense e incertezas algo mexe com Vanessa cada vez que ela vê Simon, algo que quando criança nunca sentira e ela tenta ao máximo nega-lo.
Essa história foi algo novo. A mitologia, um tanto perturbadora, era interessante e instigante ao ponto de não me deixar largar o livro quando a ação começou só que ela demorou um pouco para tal...
Vanessa se tornou uma personagem única e querida. Ela em busca das respostas sobre sua irmã acabou encontrando mais do que pretendia e descobriu um segredo que muda sua vida completamente.
O romance foi sendo desenvolvido de maneira simples e doce, do modo que ficamos fascinados com os outros pontos da história, mas ao fundo sempre dá para se notar o quanto os dois se aproximavam a cada capitulo.
A autora realmente vez algo único, novo e apaixonante acompanhado de um final surpreendente e com gosto de quero mais pelas perguntas não respondidas.
Recomendo o livro para aqueles com gosto de um mistério inteligente e um tanto de curiosidade sobre essas criaturas do mar tão perturbadoramente lindas.

@depoisdokindle 07/06/2020

Sereia
Esse livro eu não dava nada pra ele, porém me surpreendeu com sua história, instigante e eletrizante, me prendeu a atenção de uma forma que não imaginava, um suspense incrível e com um final muito bom!!!

Man 23/07/2019

Achei o começo do livro confuso, não entendia o que estava acontecendo porque a personagem tinha tanto medo, mas conforme fui lendo fui entendendo.
O livro não é bem amarrado, algumas coisas ficaram dispersas mas espero que no próximo isso seja arrumado.
Gostei da relação de Simon e Vanessa e espero que ela se desenvolva.

Marcos Ogre 13/12/2013

Como pôde ser visto na sinopse, Vanessa é uma garota bunda mole. Sua autoestima não é lá essas coisas e ela está sempre se escondendo por trás da asinha de sua bela irmã mais velha, Justine. Até que sua irmã bate as botas, aparentemente vitima de uma idiotice radical. Claro que não seria bem assim. Além de tudo isso, a cidade de Winter Harbor ainda sofre com uma medonha onda de mortes misteriosas, em que homens são encontrados mortos próximos ao mar, sorrindo que nem o gato de Lewis Carroll. Mistérios são o que não faltam neste livro. Mistérios demais pra coitada da covarde resolver sozinha, o que leva a Simon, o amigo de infância, agora mais forte - a justificativa é plausível - e menos tímido. É interessante que ele não embarca nessa jornada ao desconhecido com Vanessa apenas por termos de amizade, já que seu irmão caçula. Caleb, antigo namorado de Justine, também está sumido. Isso faz com que as coisas façam mais sentido dentro da história.

O livro se desenvolve muito bem, mesmo que hajam horas um tanto quanto desnecessárias - o que eu não afirmaria, já que, como disse, romance não funciona comigo -, mas nada que não se possa relevar. Tricia escreve grandiosamente bem, com uma narração bem informal, nos dando as informações da maneira que se esperaria que se saísse da cabeça de uma jovem de 17 anos. Isso é muito positivo. Adorei diversos momentos apenas pelas reflexões da jovem Sands.

Conforme vamos ganhando pistas vamos nos apegando mais à história, que tem uma base demasiadamente interessante, podem crer. Os personagens secundários também ajudam muito, como a amigável e atrapalhada Paige, o misterioso e calado Oliver, a megera nojenta Zara, e, claro, o roqueiro mais problemático do mundo, Caleb. Como não querer ouvir Green Day depois de ler sobre Caleb? O mocinho também não é enjoativo, sendo realista e útil, acima de tudo, o qe hoje em dia é raro em livros com mulheres no comando.

E as sereias... Gente...

Confesso. Desde pequeno sou fascinado em sereias - não confundam com tarado, como meus amigos. SE for pra eu morrer, que seja afogado por uma sereia. Rs. E tenho pavor do mar. Me digam, então, como encontrar um outro livro que navegasse tão profundamente em minhas emoções? Sereia resgatou o verdadeiro espírito das malditas predadoras do mar, dando sentido e razão a elas e a seus atos. Permitiu que nos afastasse daquela velha historinha digna de Disney - não me julguem, amo A Pequena Sereia - e submergiu nossas cabeças rumo às profundezas verdadeiras. Sereias matam.

O livro também tem seus probleminhas, como todos. A escrita de Rayburn em vezes me deixou confuso, não sendo muito clara e me fazendo voltar para reler, mas nada que tenha me feito gostar menos.

O final é eletrizante, me levou a tremer e a roer as unhas, me deixando faminto por mais um livro da serie, enlouquecendo meus pobres e maluquinhos neurônios. A última frase é quase que mágica!

Espero que tenham apreciado, e, quando forem à praia, não se enganem pelo fato de o sol estar brilhando.
Porque as profundezas e as trevas ainda estarão lá, apenas te esperando.

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/ meu blog ;)