Em torno de Marx

Em torno de Marx Leandro Konder

Resenhas - Em torno de Marx

Anaalmeida 21/02/2023

Sensacional! Se você procura um autor que não trate Marx como Deus, Profeta, esse é o livro.
Leandro Konder, esse respeitado pensador brasileiro, nos apresenta em seus textos as ideias de Marx enquanto ideias, geniais que foram, ainda que sujeitas a aprimoramentos. Nos apresenta um Marx pessoa e não semi Deus.
Esclarece conceitos básicos sem firulas e fala sobre os grandes sucessores de Marx enquanto pensadores.
Sensacional!!!!!!
?O marxismo brasileiro, cuja gênese procuramos reconstituir, tem - para o bem ou para o mal- um vínculo (de natureza não definida) com o humor de Machado de Assis, uma ligação (mal esclarecida) com o plebeísmo inconformista de Lima Barreto. Tem tendência a dispersão, a crises ?macunaímicas?. O que vai prevalecer, afinal?
Se o sentido da história não está predeterminado, se o processo depende de condições objetivas, mas também de iniciativas subjetivas, a resposta a essa pergunta depende de nós ?
Leandro Konder

Lista de Livros 10/01/2018

Lista de Livros: Em torno de Marx – Leandro Konder
“O pensamento de Marx precisa aproveitar as contribuições desses teóricos batalhadores, sem dúvida, pois são elas que o mantêm vivo; mas, para ser coerente com sua concepção da história, para ressurgir com toda a sua força no campo de batalha, ele precisa encontrar nos movimentos sociais seu “exército”, seus “portadores materiais”, aos quais ele leva sua perspectiva revolucionária. E tratar de desenvolvê-la em sintonia com a experiência que aqueles homens estão vivendo. É o encontro da ação com a teoria – aquilo que Marx chamou de práxis.
A práxis é o conceito central da filosofia de Marx, o que está mais vivo nela. É a matriz de uma concepção original da história, uma concepção que, sendo materialista, reconhece o poder do sujeito de tomar iniciativas, fazer escolhas. Por isso, precisa de uma ética. Depende de valores que lhe permitam empenhar-se em projetos de transformação do mundo, na criação de um tipo melhor de sociedade, num futuro pelo qual valha a pena lutar. São os valores – “vale a pena” – que fazem um operário politizado levantar da cama de madrugada para participar de uma greve.”
“O que “pedimos” a Marx? O que esperamos encontrar em seus escritos? De maneira geral, o que prevalece hoje, nas respostas a essas duas perguntas, tem a ver com nossa preocupação com a liberdade. O que entendemos por liberdade nas condições atuais, no Brasil e no mundo? A liberdade, tal como é vivida por indivíduos cada vez mais autônomos, é sempre prejudicada pelos movimentos que se insurgem contra a desigualdade social? Até quando os valores éticos, que só se realizam de modo significativo em ligação com autênticas comunidades humanas, conseguirão resistir ao bombardeio de cinismo e egocentrismo sofrido por nossas sociedades pulverizadas? Até quando a burguesia chorará sua incapacidade de impingir à sociedade os valores quantitativos – leia-se: o dinheiro – na função de valores qualitativos essenciais? E até quando os dominantes insistirão nas tentativas de convencer os dominados de que o valor de troca é mais importante que o valor de uso?
A concepção do homem em Marx é clara: o homem é o sujeito da práxis, que existe transformando o mundo e a si mesmo. É um ser que inventa a si mesmo, por isso às vezes nos surpreende e escapa. Na confusão criada hoje em dia pelo capitalismo, os indivíduos se libertam de grilhões envelhecidos, mas assumem outros vínculos, novos grilhões, que também os aprisionam. Bertolt Brecht, em sua Mãe coragem e seus filhos, põe em cena uma mulher do povo que descobre que pode fazer da guerra um bom negócio, porém a guerra vai lhe matando os filhos. Não foi por acaso que Brecht disse certa vez que Marx era o espectador ideal de suas peças.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2018/01/em-torno-de-marx-leandro-konder.html
CrisVieira~ 10/01/2018minha estante
Muito boa a resenha! O livro parece uma ótima leitura, e a resenha complementou isto de maneira perfeita.