A Morte dum Caixeiro Viajante

A Morte dum Caixeiro Viajante Arthur Miller

Resenhas - A Morte dum Caixeiro Viajante

Clau Melo 11/01/2024

Peça teatral
Literatura americana, 1949/1958. Peça teatral.

Escrita em 1949, A morte de um caixeiro-viajante subverte a clássica história da queda trágica do herói para contar a história de Willy Loman, um vendedor de sessenta e poucos anos que vê sua vida familiar e profissional sucumbir à revelia de sua ilusão de grandeza. Willy crê representar o típico herói do sonho americano, por mais que o relativo fracasso de sua vida deponha em contrário.

A ambígua relação de dependência com o filho Biff, no qual projeta o sucesso que ele próprio gostaria de ter alcançado, é o principal conflito da trama. Em sua estreia em 1949, a peça teve 742 apresentações e garantiu a Miller um Pulitzer e um Tony, entre outras premiações.

Também assisti a adaptação de 1951, com Frederic March. Ótima!

Desafio Hard 10 - Batatas Literárias 2024: que ganhou o prêmio Pulitzer.
Desafio Skoob 2024 - novembro: peça teatral.
LC Falando de Clássicos - Outubro/2023

mateusin18 16/11/2022

o fracasso pessoal moldando uma família
Cara, que livro bom!
o livro não tem nenhum acontecimento grandioso, e foca mais em diálogos entre a família, e seu fracasso, e como a cegueira egocêntrica de um destrói os sonhos de todos. SENSACIONAL DE BOM.
não vamos entra muito quanto ao autor né, abafa um pouco.

dmassler 12/09/2022

pra falar a verdade, A morte do caixeiro viajante é
uma peça, então esse "livro" é basicamente uma trilha teatral.
Mas não deixa de ser bem maneiro.

É basicamente uma crítica cáustica bem ácida
do "sonho americano de sucesso através do
empreendorismo.
Eu imagino que como peça ela deva ter sido até bem engraçada, pq eu achei o livro muito fluido, como quem lê uma crônica.
Bem zica ok, recomendado!

o Willy é um vendedor de sessenta e poucos
anos que vê sua vida familiar e profissional
sucumbir à sua ilusão de grandeza. Willy
acredita representar o típico herói do sonho
americano, por mais que o relativo fracasso
de sua vida deponha em contrário
COMPLETO. É real massa
2ª crítica top

Anderson 09/01/2022

A ilusão do esforço
Uma obra que retrata de maneira translúcida a ilusão do sucesso. Muitas vezes somos levados a crer que o esforço individual e o trabalho duro são os únicos elementos necessários ao sucesso profissional/financeiro. A verdade é que para a maioria dos trabalhadores isso é apenas um prêmio de loteria em que se aposta a vida toda sem ganhá-lo. A ilusão da riqueza é a cenoura do capitalismo na frente de seus cavalos de corrida.

Jean 03/01/2017

“ O teatro está escuro e silencioso. Como que escoando-se a própria atmosfera, ouve-se a melodia duma flauta- é uma ária delicada que fala das ervas, das árvores, do horizonte. O pano sobe. ”

Morte dum caixeiro Viajante (título em português de Portugal) é uma peça de teatro escrita por Arthur Miller. Conta a história da família Loman, onde Willy Loman é o patriarca que sustenta a casa sendo um caixeiro viajante.

Linda Loman é a esposa de época, está sempre ao lado do marido e cuidando da casa e dos filhos, mas ultimamente anda preocupada, pois o marido está passando por momentos difíceis e está reagindo de uma forma suicida.

Os filhos do casal são Biff (o mais velho) e Happy (o mais novo), Biff descobriu algo sobre seu pai e o relacionamento dos dois ficou muito abalado durante anos.

Durante a peça, Willy muitas vezes se vê arrependido por não ter seguido para o Alasca junto com seu irmão Ben.

“Quando um homem sabe o que quer só tem um caminho a seguir – atirar-se para a frente. ”

Esse foi o primeiro livro em formato de peça que li.

A descrição de cena é ótima, muitas vezes você se sente dentro de um teatro assistindo à peça.

O livro possui uma forma de flashback bem interessante, onde Willy não sai de cena e fica preso em seus devaneios.

O drama do livro é bem legal, mesmo que se passe após a Grande Depressão de 29, muitas famílias hoje em dia ainda vivem com casos relacionados a traição, pouco mercado para emprego, depressão e suicídio.

Consegui analisar a obra com uma visão mais mercadológica, onde pude apontar alguns motivos de Willy ter uma queda em suas vendas.

O cenário era de crise, mas se ele disse que tinha vários amigos, então por que ele não vendia como antigamente?

A resposta é que os clientes fidelizados dele ou morreram ou se aposentaram deixando os filhos continuarem os negócios, e ele não se preocupou em ir atrás de um mercado que aos poucos foi surgindo, resumidamente, ele vendia bem e se acomodou, logo, quando o mercado mudou ele sentiu uma necessidade de ir atrás de novos clientes, mas já era tarde demais. O comodismo é um dos piores pecados que um empreendedor pode praticar.

“O mundo é como as ostras. Para apanhar as pérolas é preciso mergulhar! “

A obra é bem reflexiva, fazendo com que possamos pensar mais nossas atitudes e como eles repercutirão no futuro.

Espero que tenham gostado da resenha, curtam, comentem e compartilhem, assim o blog cresce e acaba nos dando um gás para que possamos escrever mais ainda para vocês.

Obrigado😉

site: https://leiturasdebrain.wordpress.com/2016/11/10/resenha-morte-dum-caixeiro-viajante-autor-arthur-miller/

Lucas 04/06/2014

Quase todas as críticas e resenhas limitam-se a reconhecer a aguçada sensibilidade da peça com relação aos temas sociais tão caros à vida política e econômica dos EUA. Prefiro observar o lirismo dos personagens, que têm seus idealismos trucidados pela realidade. O fato mais importante para compreendermos a família Loman é o de que já não bate sol na casa; desde que grandes prédios ergueram-se à sua volta, o lar foi tomado por sombras. O velho Wily Loman ainda tenta, por fim, deixar plantadas as sementes de uma nova vida - mas sabemos que o gesto será inútil. Biff ansia pelo vento, pelas pradarias, pelo sol e pelo suor de uma liberdade que não cabe no pátio de casa, nem nos escritórios daqueles prédios de rapina. É outro desejo que fatalmente irá definhar, lenta e melancolicamente, for falta de sol e de espaço. A vida é, de fato, esse caldo de ressentimentos e de frustrações, interrompidas de vez em quando por alegrias - geralmente enganosas. Ao final, a morte liberta, se não a si próprio, ao menos aos que restam vivos - "estamos livres... livres", são as palavras finais.
Aline 11/12/2017minha estante
Tb achei um livro lirico....emocionante.

L F Menezes 09/04/2013

Um teatro único sobre um tema universal
Já no começo do livro conseguimos ver o cansaço do personagem. Um cansaço diferente mas que não é estranho. O cansaço de um homem que não conseguiu realizar seus sonhos.
Arthur Miller escreve um dos teatros mais importantes do mundo, falando sobre temas que rematem a todos: o individualismo imposto no capitalismo, a rapidez com que as pessoas se esquecem das outras, frustrações por causa dos sonhos não realizados, traição e outros tantos; ou seja, o tema é a sociedade americana.
Mas não é só o tema que vive o teatro. "A morte do caixeiro viajante" enche os olhos também por dois aspectos: a linguagem, que Miller consegue usar com maestria, parecendo que os personagens são reais; e os recursos "modernos" usados na peça, como flashbacks e efeitos sonoros, calculados milimetricamente.
Além disso, a ideia que mais marca é a "você só tem aquilo que consegue vender", uma filosofia expressa no capitalismo, que transforma as pessoas em míseros vendedores e compradores (somos todos caixeiros viajantes nesse universo onde o que vale é o dinheiro). Uma das cenas que mais exprime isso é quando o personagem principal pensa em se matar para deixar o seguro de vida de vinte mil dólares para sua família.
É um teatro para se ver e refletir, com certeza. Defende muito o lado esquerdista, mas não deixa de ser essencial para todos os gostos. Aliás, se não fosse tão bom, como um teatro que fala do esquecimento com o decorrer do tempo, vive até hoje no hall da fama dos teatros mundiais?