Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

eduarda 09/10/2023

Tenebroso
Narrativas insanas insalubres e cabulosas

Fiquei chocada maior parte do tempo, mas o que mais me surpreendeu foi como (apesar de tratar de temas sensíveis e perturbadores) o livro me manteve presa do início ao fim, a vontade de saber o quão longe e o quanto a mentira se perpetuaria dentro da taverna me pegou bonito

Luiz.Goulart 08/10/2023

Romantismo não é minha xícara de chá
Nunca havia lido nada de Álvares de Azevedo, mas não gostei da estética rebuscada dos dois livros, mesmo adorando histórias de terror. No primeiro, cinco amigos se reúnem para contar histórias envolvendo eventos sobrenaturais. Azevedo foi expoente da geração romântica do “mal do século”, conhecida pela melancolia e pelo tédio. Obras póstumas impactantes quando lançados no século XIX, mas que envelheceram mal. O segundo livro me desagradou ainda mais e, mesmo sendo curto, quase desisti da leitura várias vezes. Uma peça de teatro sobre um jovem que encontra com o diabo. Chata como a mente de um terraplanista.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5248677325871008951

S RAGS BLOODSCAR 04/10/2023

A Exploração dos Lados Sombrios da Alma Humana
"Uma Noite na Taverna" é uma coleção de contos que mergulha nos recessos mais obscuros da psique humana, explorando temas como amor, morte, erotismo, violência e decadência. A narrativa se desenrola em uma taverna sombria onde os personagens compartilham histórias macabras e experiências que desafiam a moralidade convencional.

Os contos são repletos de personagens trágicos e romances condenados, muitas vezes ambientados em cenários noturnos e lúgubres. A atmosfera gótica permeia toda a obra, contribuindo para uma sensação de melancolia e morbidez.

Um dos temas recorrentes é a dualidade do desejo humano, especialmente o desejo sexual, e as consequências perturbadoras que podem surgir quando ele é reprimido ou mal direcionado. Os personagens de Álvares de Azevedo frequentemente enfrentam dilemas morais e psicológicos intensos em relação ao amor e à luxúria.

Cada conto é como um mergulho profundo em emoções sombrias e pecaminosas, forçando os leitores a confrontar aspectos obscuros da condição humana. As histórias são frequentemente narradas por personagens embriagados, reforçando a sensação de desordem e transgressão.

A escrita de Álvares de Azevedo é rica em imagens poéticas e linguagem descritiva, evocando uma atmosfera carregada de tensão emocional. Seus contos desafiam as convenções morais da sociedade da época, tornando-os uma obra precursora do Realismo e do Simbolismo na literatura brasileira.

Em resumo, "Uma Noite na Taverna" é uma obra literária que explora os cantos mais obscuros e inquietantes da alma humana.

Eduarda.Paiva 04/10/2023

Meu deus, tem de tudo
O livro gabaritou o código penal, meu senhor, cada capítulo um choque diferente!!! Estou com medo das próximas leituras obrigatórias da unicamp.

Elizabeth210 29/09/2023

O bêbado Álvares de Azevedo
Noite na taverna é um livro de contos, se passa em uma taverna - uau - onde amigos bêbados se encontram e começam a contar as histórias de suas vidas, antes guardadas a sete chaves.
Álvares de Azevedo te prende com uma leitura rápida, dinâmica e profunda.
Os temas abordados são estranhos de início, mas levando em consideração a escola literária do autor, dá pra entender o porquê.
Valeu a pena conhecer mais uma obra nacional.

Anne331 24/09/2023

Álvares me surpreende
Não é uma leitura simples com a linguagem utilizada no dia-a-dia, mas pra quem gosta de contos um tanto quanto obscuros é uma ótima pedida, conheci esse livro no ensino médio durante uma atividade de literatura e com isso acabou se tornando um dos meus queridinhos. Por mais que seja um livro curto, é um livro que te prende desde a primeira página.

EuKimie 23/09/2023

Meu Deus do céu! É uma história mais macabra que a outra!
Esse livro é realmente muito bom!
É uma leitura bem rapidinha, o livro não chega nem a ter 100 páginas, só a linguagem que é mais complicada por ser um clássico, mas a partir do segundo capítulo já dá para ir se acostumando.
Essas histórias são bem doidas e você com certeza vai ficar com raiva dos personagens durante a leitura. É cada merda que Jesus Cristo!
Recomendo para todos que gostem de ler livros mais macabros ou, só queiram ler um clássico nacional muito bom.

otixxss 20/09/2023

Surpreendentemente bom. é uma experiência um tanto insólita esse mergulho na escrita desses poetas ultrarromânticos. a vida parece que sem fim em si. os atos autodestrutivos, essa paixão pela pulsão da morte, pela embriaguez, pela paixão sexual são uma maneira de evadir-nos de uma certa vida que não tem tempo de sentir o que é viver.

há, claramente, aspectos defasados nessa obra. mas, naturalmente, deve-se relegar ao senso crítico de cada leitor julgá-los.

MJGalvão26 20/09/2023

Este livro fala sobre as histórias contadas pelos visitantes de uma taverna, cada um conta sua história de amor nem sempre belas e sempre muito pesadas.

vale refeição 19/09/2023

Uma leitura rápida e divertida, ótima para passar o tempo. Tem uma escrita bem rebuscada, é bonita mas geralmente desnecessária.
Os contos são rápidos e, talvez por ser ultra romântico, são um pouco repetitivos.

Murilo 13/09/2023

Estranho
Que livro bizarro. Uma história pior que a outra. Porém, bem marcante as características da segunda fase do romantismo.

Luiz484 11/09/2023

Me desculpem, mas o fato de ser um clássico da literatura não muda o fato do livro ser extremamente desagradável.

Se fosse pra eu ler algo desse nível seria mais fácil ler marques de Sade ou 50 tons de cinza. Tempo e psicológico perdidos, mas triste mesmo é saber que ainda é incentivada a leitura de algo tão horrível

Luana 10/09/2023

O duro de se matar
A história do livro pode ser renomeado como duro de se matar,pois a personagem tenta se matar e acaba matando as outras pessoas.