Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

luiza3164 10/03/2024

Um romântico singular
Da primeira vez que me deparei com o livro eu achei que seria semelhante aos outros horrores góticos que eu tinha lido, mas não, foi uma experiência totalmente diferente e muito mais macabra em todos os sentidos possíveis.

A forma como o Álvares consegue transportar o romance e o horror para um livro tão pequeno e ironicamente tão vivo e de forma "leve" e poética é algo que sem duvida falta em muitos livros por aí. Parecia que ele escrevia com tanta naturalidades cenas tão absurdas que é até engraçado. Eu fiquei horrorizada e de boca aberta a cada capítulo que se passava, e meus amigos, mas que final maravilhoso é esse e o peso enorme que ele carrega "Último beijo de amor", sério, leiam se tiverem estômago!!!

Morena.1950 03/03/2024

Confesso...
Confesso que não foi uma leitura fácil, foi necessário reler para entender a riqueza em seu conteúdo. A primeira leitura não conseguiu me prender, fiquei decepcionada. Resolvi dar uma segunda chance, reli.
Meus caros, foi a melhor decisão!

Quantos ensinamentos tirei dele? Muitos!
Quantas linhas grifadas foram necessárias para afirmar que amei? Várias!

"A saciedade é um tédio terrível."

"O materialismo é árido como o deserto, é escuro como um túmulo!"

"(...) os lábios da garrafa são como os da mulher: só valem beijos enquanto o fogo do vinho ou o fogo do amor os borrifa (...)"

"Eleanora, aqui terás meu peito e meu amor, uma vida só para ti, um homem que só pensará em ti e sonhará sempre contigo, um homem cujo mundo serás tu, serão teus risos, teus olhares, teus amores (...)"

Love love ??

malu517 03/03/2024

Mais um livro que tenho que ler para o vestibular (não aguento mais, só queria poder ler meus livrinhos em paz ?).
Definitivamente o romantismo não é para mim ????

Denise.Marreiros 29/02/2024

SE EU MORRESSE AMANHÃ

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que amanhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! que céu azul! que doce n'alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o doloroso afã...
A dor no peito emudecera ao menos

Álvares de Azevedo

Anabanana:) 28/02/2024

Enredo
Um livro de contos fantásticos, construiu um dis mais significativo exemplos de literatura mal do século. É um livro de prosa onde seis estudantes, bêbados, narram sua aventuras mais estranhas: são histórias marcadas por sexo, incesto, assassinatos, traição, mistério e morte. A obra " noite na taverna" nos expõem um mundo decadente, movido por desejos carnais e a idealização da mulher.

Babi.Abreu01 22/02/2024

Trágico
É um livro clássico, com escrita robusta, oq pra mim atrapalha um pouco a minha leitura. eu fico bem confusa com essas escritas muito formais, eu me perco na história. mas de um modo geral, é um livro interessante, com bastante romance e tragédia.

Ian 18/02/2024

Esse livro desperta coisa tão diferentes, todas as histórias ficando cada vez piores e mais grotescas mas ao mesmo tempo prendendo cada vez mais o leitor, foi surpreendente em diversos aspectos. Contudo, é um livro pesado e exige estômago para tal.

arthurzito 14/02/2024

Eu gosto muito das obras de José de Alencar, Castro Alves e Álvares Azevedo, o que todos esses escritores têm em comum é serem grandes exemplos de literatura romântica no Brasil. Juntos eles traçam uma cronologia de duas fases desse movimento: o indianismo e o apelo social, mas falta uma outra fase, a ultrarromântica e pensando nisso eu decidi ler "Noite na taverna" para conhecer melhor essa geração literária. Eu esperava uma mistura da fase urbana do José de Alencar com os trabalhos de Goethe (único escritor romântico europeu que conheço), mas o que eu recebi foi algo totalmente o que eu esperava e o que eu não esperava simultaneamente. A história se passa em uma taverna em que determinado momento um grupo de amigos, para se entreter, decidem cada um contar pequenas histórias sobre suas vivências. É uma coletânea de contos mas que na verdade são diálogos também; os temas centrais são amor e morte, mas sempre voltada para uma identidade mórbida. Eu achei somente a primeira história interessante, me lembrou muito o conto "Berenice" do Poe, o restante das histórias são meio forçadas para uma conversa, parecia meio artificial e com uma linguagem meio intragável. Nos dois primeiros contos eu me acostumei, mas depois eu fiquei meio enjoado com a repetitividade. Além disso, o final eu demorei a entender, tive que reler e procurar na internet uma resenha para conseguir realmente me situar no que aconteceu.

Não sei se escolhi o melhor exemplo dessa fase do romantismo, mas não pretendo ler outro trabalho desde período.

DayanePrincipessa 01/02/2024

Ressaca de Poeta
O livro traz diversas histórias de homens que se relacionaram com mulheres comprometidas e que confundiram desejo sexual com amor.
Ao descrever o suposto amor que sentiam falavam das feições físicas das mulheres e isso não é amor, a beleza em quinze, vinte anos se esvai e o que sobra? Os rapazes não conseguiam dizer nada sobre a essência dessas mulheres que diziam amar. Até me fez lembrar do filme 500 Dias Com Ela em que o protagonista estava morrendo por causa de uma garota que ele não sabia dizer nada da essência dela que justificasse o tal amor. Era falta de autoconhecimento e de inteligência emocional.
Em suma, o livro é bem ruim, não me agregou em nada, são só relatos de homens alcoolizados, que não sabiam dominar seus instintos, que infelizmente colheram na vida aquilo que plantaram e isso não é interessante.
Acho que o livro seria tolerável só se o objetivo do autor fosse justamente fazer uma crítica social a esse tipo de homens pela falta de caráter, promiscuidade, falta de inteligência etc., mas neste caso acredito que ele deveria ter narrado uma moral no final, o que não fez.
Vou dar uma estrela apenas pela boa escrita do autor, mas para a história dou 0.
Perda de tempo e de dinheiro esse livro.
Um clássico sem razão de ser kkkk.
Lido em 07/01/2024.
DayanePrincipessa 01/05/2024minha estante
voltei aqui para dizer que fui até o sebo vender esse livro e o sebo não quis comprar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
disse que ninguém quer kkkk

Salviarain 31/01/2024

Um clássico da literatura gótica
Este livro é essencial para todo mundo que tem interesse em conhecer um pouco da literatura gótica brasileira, com seus elementos mórbidos e em certos pontos, românticos de uma forma peculiar e macabra.

mari 31/01/2024

Completa loucura e maluquice, no melhor sentido.
Esse livro sintetiza o ultra-romantismo brasileiro, escancarando-o em narrativas dramáticas e surreais. A leitura desse livro foi fluída, mesmo que seja recheado de palavras e construções frasais antigas. Em contraponto, a narrativa em si, compensou qualquer dificuldade que eu possa ter tido durante a leitura.
Esse livro me surpreendeu do início ao fim.

Alexandra280 30/01/2024

Cara??? eu não sei muito o que dizer.
isso que eu acabei de ler foi tão.. surreal? bem, uma leitura boa, comentando sobre momentos em uma taverna.

ErreBC 28/01/2024

Eita nóis
Um livro meio perturbador na minha opinião, mas faz sentido já q é do romantismo e tals.
Eu n leria denovo.

Mas tem um plot que eu n esperava, achei isso legal.

Freddy Bacus 26/01/2024

Romântico
Bom, o que falar de clássicos... O que falar de Álvares de Azevedo? É um ícone...
Nesse romance acompanhamos os colegas de "bar" ébrios, contando suas histórias relacionadas ao amor e ao prazer carnal, e elas envolvem a violência, o libido, o adultério, incesto e vários outros temas que são abordados majestosamente por Azevedo, e narrados naquela estética secundária do romantismo, o que deixa tudo mais lúgubre e sofrido... Interessante ver como o autor tão jovem conseguiu imaginar sobre a vida e sobre o amor e sobre a Europa... Enfim, recomendo fortemente.
sosodecampos 26/01/2024minha estante
simmm! um dos meus favoritos da literatura brasileira ?