Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

Leticia 19/01/2024

Zeraram o código penal
Melancólico e sombrio demais, um clássico byroniano

foi uma leitura interesante, pois a fiz com o olhar do ultrarromantismo que aprendi na escola, mas ainda assim não passou disso: interessante e ligeiramente desconfortável

no entanto, eu amei a proposta de amigos bêbados em um bar contando histórias da sua vida, exceto que eles pareciam contar com o código penal na mão como se fosse um bingo

Cenouraaa 19/01/2024

Mistura de muito bom com que desgraça é essa
é bem interessante como os contos se desenvolvem mas a leitura é um pouco cansativa
Cenouraaa 19/01/2024minha estante
mds o skoob me censurou

clara2026 18/01/2024

Meu deus foi cada história doida que eu li que a cada coisa que os caras falavam eu me surpreendia com os horrores

yasmin 16/01/2024

Sombrio, não diria que e um suspense, realmente um livro de contos de terror/horror, bem escrito, por mais que antigo não e uma linguagem impossível de ler, um livro curto da pra tranquilamente ler em uma tarde

milena.momo 15/01/2024

EOQQ MLK DOIDO, perdi 10 anos de vida kkkkkkkk
Livro mais diferente que pude ler
* tem umas partes que dão nojo

J. Silva 14/01/2024

Noite na Taverna
Noite na Taverna é uma coletânea de narrativas construída em sete partes. A curta obra traz em seus títulos cada um dos narradores como subtítulos, antecedendo as histórias. Cada capítulo é uma história contada dentro de outra história, de sorte que são contos ligados entre sí. Cada conto tem um narrador diferente, que conta a sua história medonha e inverossímil, afirmando que ?não é um conto, é uma lembrança do passado?.

O grupo de amigos que está reunido em uma taverna, resolve depois de tanta bebedeira resolvem contar suas histórias, que cuidam de temas do amor e da morte e, que são relacionados pela presença de momentos de necrofilia, incesto, assassinatos, canibalismo, loucuras várias, precedidos sempre por um debate filosófico.

As histórias de Noite na Taverna são carregadas de fantasia. São homens devassos que se apaixonam por mulheres perdidas ou virgens misteriosas que terminam por perder-se. A sexualidade é sempre punida com a loucura e com a morte e o amor jamais se realiza plenamente.

Dani 13/01/2024

Excelente. A leitura é um pouco mais lenta em razão da linguagem da obra. Mas tendo em vista a idade do livro, é totalmente compreensível. História bastante dramática e com reviravoltas inimagináveis.

Annes 07/01/2024

Um clássico! Mas uma leitura bem pesada pela idade do livro, a história é muito boa, apesar de tudo!

adorablegirlll 07/01/2024

Esse livro é surpreendente! Um clássico de horror romântico digno de choques literários com um toque de reflexão profunda, é um pouco complicada a linguagem mas recomendo, pois ajuda a melhorar o vocabulário :)

jopelosi 05/01/2024

Gosto de como o álvares faz com que o leitor tenha compaixão com personagens criminosos. me fez refletir no final

naluwubs_ 05/01/2024

Noite na taverna [1855]
Não posso opinar muito, é meu livro favorito kkkkkkk, mas a forma como Álvares de Azevedo retrata um show de horrores (necrofilia, assassinato, incesto, etc) de maneira normal é muito boa, o final do livro torna tudo mais terrível ainda. É o meu "this is cinema" dos livros.

HaruEmy 04/01/2024

É uma leitura muito difícil por causa da época de lançamento, as histórias são bem pesadas, mas ainda sim consegue ser divertido, li somente para conhecer mais o romantismo de segunda geração, e me surpreendi com o quão envolventes as histórias eram.

Lucas Mart1m 03/01/2024

De tudo o que é vil, mau e macabro
Esse livro, feito no século XIX e de nacionalidade brasileira, supera em muito outros livros do mesmo gênero e de autores mais superestimados.
E, através de toda repugnância, erudição, sexualidade e boêmia, está o clima sombrio, a criatividade e a capacidade de se prender na história.
Entretanto, é possível sentir certa dificuldade devido a linguagem rebuscada e excesso de informação, principalmente no prólogo.
E além disso, o mais impressionante é o autor, que viveu apenas vinte anos, e nunca conheceu seus livros publicados e nem sua influência até os dias de hoje

Bru 31/12/2023

Noite na taverna
Álvares de Azevedo foi uma lenda, que livro sensacional, li numa tacada só, casa conto mais grotesco e bizarro que o outro.

Teve necrofilia, assassinato, suicídio, infanticídio, canibalismo, incesto estupr0 e tudo de mais hediondo que se pode imaginar, e tudo sendo contado enquanto os amigos tomam uma na taverna, como eu amo o romantismo gótico, livro sensacional e o final muito inesperado tbm, amei muito esse clássico nacional!

Sheron0 30/12/2023

O livro é meio tenebroso. Li ele para uma atividade escolar, todos os amigos são loucos, mas o enredo do livro e o desenvolvimento são muito bons.