Noite na Taverna/ Macário

Noite na Taverna/ Macário Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

genni.goncalves 23/09/2022

Escrevendo em meio às sombras...
Meu autor nacional favorito, Manuel Antônio Álvares de Azevedo tece desventuras, tédio, melancolia, volúpia, sentimento e cenários soturnos nessa intensa e bem escrita coletânea de relatos sombrios, nos quais amigos de taças contam suas estórias envolvendo amor, morte, sexo, necrofilia, necrofagia, incesto e infanticídio.
O estilo "dark", a escrita eloquente e culta e a genialidade precoce do menino Maneco se eternizam nessa bela obra, sendo criador e criatura expoentes brasileiros do Ultrarromantismo, conhecido também como "Mal do Século". Era ávido leitor e escreveu todas as suas obras antes de completar 21 anos de idade, quando faleceu em decorrência de sua saúde fragilizada.
Eis aí a nossa "literatura gótica brasileira".

Claudiellen 19/09/2022

Minha opinião
Esse livro apesar de ser uma literatura clássica, e uma linguagem rebuscada o seu entendimento não é difícil.
Na mesa de uma taverna, alguns homens contam suas histórias de amor nada comuns, abordando: assasinato, necrofilia, Incesto.
A história é rápida e prende o leitor. Por ser uma literatura clássica brasileira dá para vê que a escrita tem traço de racismo, me incomodou um pouco, mas não posso tratar com anacronismo. Acontecia na época, era normal, mas não passo pano.
As histórias de amor são bem peculiares e você fica se perguntando, como assim?

sanuelrs 18/09/2022

Noite na taverna
Histórias macabras, de amor e vingança, narradas em linguagem poética e dramática.
Muito melhor que "Lira dos vinte anos", Azevedo poderia ser o que o Brasil tem mais próximo de um Edgar Allan Poe.

mafer_lucena 16/09/2022

o que foi esse livro?
Rezumão pro cês:
Os cara tão tri beudo contando as histórias do passado deles com as muié, e meu deus é uma história pior que a outra. É um choque atrás do outro!!
Os narradores vão alternando de acordo com os personagens, o que eu particularmente achei muito maneiro.
Enfim, a gente começa com Bertram que fala das três mulheres do seu passado; a primeira mata o marido e o próprio filho só pra ficar com o cara, a outra é vendida num jogo de apostas por ele e a última ele mata e come a sua carne pra sobreviver (muito saudável emm).
Aí vamo ter mais um monte de cara contando umas histórias macabras de morte, necrofilia, estupro, traição uns par de coisas bizarras, e sinceramente eu acho que é tudo invenção desse povo, deve ser um bando de virjola criando essas histórias malucas. Mas gente do céu! O tanto de cara que cobiça a mulher do amiguinho nesse livro não tá escritoo.

Conclusão: livro louco porém daora. Recomendo turminha!!!
EU VIVI PRA LER UMA RESENHA SUAAA

Mei` 17/09/2022minha estante
Kskskskskskkkkk virjola foi de fdkkkkkk

Mei` 17/09/2022minha estante
E você lendo isso com 10 anos achando super lite???"tem briga, tem traição, tem prostituição e muitas coisas mais"

mafer_lucena 17/09/2022minha estante
ksjsjsksksksjsjsksksk só coisa saudável

mafer_lucena 17/09/2022minha estante
num sei fazer resenha perdão seguimora skksksksksk

Henrique 19/09/2022minha estante
Você me disse que isso era um livro infantil !!!?? ??

mafer_lucena 19/09/2022minha estante
eu li na infância ??

Maiara 12/09/2022

Só li esse livro por causa de vestibular
Algumas partes foram difíceis de entender, mas em geral, cada conto envolve amor e morte.

vanessaxclementino 11/09/2022

"E dizer que tudo o que há de mais divino no homem, de mais santo e perfumado na alma se infunde no lodo da realidade(...)"

(p. 34)

Rafael.Luna 07/09/2022

Fantástico.
Noite na taverna é uma leitura fascinante, envolvente, com personagens interessantes, cria um clima fantástico para esse enredo maravilhoso (para quem curte o gênero). O único problema é o excesso, excesso na linguagem rebuscada, que é muito além do padrão, mesmo para os autores da época e do gênero. Excesso na poesia dos diálogos e descrições, inspiradas até demais. Porém não consigo desgostar do livro mesmo nesses momentos, é quase como se Azevedo soubesse que não teria mais muito tempo, e tentasse colocar tudo que podia nessa história, é uma perda sem precedentes, a perda das histórias que ele não escreveu. Noite na Taverna é uma amostra perfeita da grandiosidade que sua obra poderia ter tido.

cattusiter 02/09/2022

Interessante e, de certa forma, bem macabro.
A leitura é bem pesada, densa e aborda assuntos de caráter violento, mas é um ótimo livro para entender a segunda fase do romantismo além de que Álvares de Azevedo era adepto ao byronismo (o que fica bem nítido durante a obra) e traz elementos europeus para seus escritos.

biana 23 30/08/2022

A leitura não estava fluindo e não estava me conectando com a história, até que achei a opção em quadrinhos e optei por ler lá. Gostei desse livro, bem interessante KKKK.

alexei 28/08/2022

álvares de azevedo tão novo foi simplesmente um GÊNIO nessa
(título total sincero que cara foda)
uma história tão simples de alguns amigos bebendo e falando sobre seus passados ? de certo modo confessando seus crimes ? consegue se desenrolar de um jeito que só vai aumentando a gravidade em cada página, com temas e ações absurdas e uma mistura entre o real e o fantástico e que talvez sejam o principal motivo que recomendaria essa obra pra alguém (eu COM CERTEZA também recomendaria procurar uma lista de gatilhos pois esse livro em certos momentos pode passar bem longe de uma leitura fácil). é uma obra absurda e byroniana, com personagens diferentes que acabam por se encontrar no abismo medonho de suas histórias de amor, de morte e acima de tudo: de obsessões.
no geral é um livro muito bom! ficou apenas meio maçante tudo ser sempre influenciado pelo amor mas acho que disso não posso reclamar pois no final das contas é do romantismo brasileiro?? e eu também amei muito as referências

M . Danilo 27/08/2022

Noite na Taverna: valeu a pena por causa de um dos contos.
Primeiro livro lido por mim com essa temática gótica escrita de forma tão romântica, com isso quero dizer, com personagens cegamente guiados pelas suas paixões.

Alguns amigos encontram-se em um bar, no qual estão bebendo e contando suas histórias, ou melhor, delitos. Essas histórias são pequenos contos. Os personagens que protagozizam os contos são fortemente guiados por desejos de luxúria. A linha tênue entre o "amor" e a morte se faz bem presente nas narrativas.

Por fim, para mim, o conto mais envolvente foi o narrado por Bertram. Quando bem focado na leitura, é bem perceptível ao leitor o sentimento deixado na escrita dos textos. Bem, espero por uma releitura deste livro numa data futura, talvez com mais maturidade na leitura eu possa melhor aproveitar este texto, sobretudo, hoje esta é minha avaliação.

Bea_who 25/08/2022

Noite na taverna
Nem sei o que dizer sobre esse livro, só sei que os contos são de terror, seus acontecimentos inimagináveis

elenä stkmnâï¸ 22/08/2022

Muita bebida e bem surrealista kkkk??
Consegui entender boa parte das histórias mas por conta do português arcaico foi meio difícil, mas no geral não gostei muito do livro :/
Não leria novamente