Noite na Taverna / Macário

Noite na Taverna / Macário Álvares de Azevedo




Resenhas - Noite na Taverna


611 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Marinus0 24/03/2024

Cinco amigos se reúnem em uma taverna para ficarem bêbados. Até que eles em meio a filosofias, revivem suas memórias "trágicas de amor". Isso parece nada de mais até Álvares de Azevedo revelar as histórias em si. São histórias podres, que mostram as piores faces do homem, como confissões de crime em meio aos seus amigos.

A leitura é meio complicada, mas particularmente não demorei muito para pegar o jeito. O vocabulário é difícil, mas cada capítulo (que são curtos) se reservam para um dos personagens. As vezes não é especificado quem fala ou se um parágrafo é diálogo ou não, mas dá para seguir.

Eu esperava um terror associado ao sobrenatural, quando na verdade é retratado o terror do ser humano. Esses personagens com a visão de mundo conturbada pelo romantismo revelam as coisas mais perversas: estrupo, necrofilia, traição, assassinato, antropofagia, incesto... Não estamos falando de uma história de amor bonitinha.

E ainda no final temos um plot twist muito bom, que eu achei pouco evidente. De modo que só após breve reflexão consegui entender.

Achei uma história boa, mas senti que faltou alguma coisa para me conquistar de fato. É uma daquelas situações em que o livro em si é bom, mas o gosto simplesmente não pega. O que me chateia, pois estava querendo esse livro há anos.
comentários(0)comente



Cattapan 19/03/2024

Homens, amigos, bebados, algumas histórias de terror e uma grande imaginação.

Uma noite na taverna é um clássico que junta diversos contos, sendo narrados por seus personagens principais: um grupo de homens que se encontraram na taverna para beber.

Juntando amor, terror, pavor, morte e angústia, uma noite na Taverna sempre imortalizará a promiscuidade de uma sociedade que tenta esconde-lo
comentários(0)comente



Bruna 15/03/2024

Você está preparado?!
Leitura potente. Mesmo sendo um livro ?pequeno? somos envolvidos a cada frase com riqueza de detalhes, por muitas vezes com uma linguagem que necessita de pausa par pesquisa e entendimento. Uma noite na taverna tudo aconteceu, este clássico poderia ser facilmente uma serie da tv. Leia, mas se prepare para ler.
comentários(0)comente



Guil 13/03/2024

Mil oitocentos e bolinha...
Confesso que não esperava uma leitura tão intensa, repleta de cenas bem explícitas muitas das quais seriam classificadas como tabu hoje em dia. Por ser um livro muito antigo, as vezes a linguagem nos prega umas peças, e por isso pede uma leitura atenta e muitas vezes com o auxílio de um dicionário, mas vale muito a pena adentrar a Taverna para bisbilhotar as estórias...
comentários(0)comente



MaferHs 13/03/2024

Noite na taverna
Um livro bom, poemas, uma leitura intrigante, onde se passa em uma taverna onde um grupo de amigos compartilham histórias com temas de amor, morte e decadência, mostrando os abismos da alma humana. Solfieri é um dos capítulos que mais me intrigou
comentários(0)comente



Pietra121 13/03/2024

Li pra um trabalho da escola e mds odiei

além de ser super machista( tudo bem q eh um ligro antigão) eu tbm não entendi metade das coisas que os personagens diziam, achei a linguagem bem dificil
comentários(0)comente



luiza3164 10/03/2024

Um romântico singular
Da primeira vez que me deparei com o livro eu achei que seria semelhante aos outros horrores góticos que eu tinha lido, mas não, foi uma experiência totalmente diferente e muito mais macabra em todos os sentidos possíveis.

A forma como o Álvares consegue transportar o romance e o horror para um livro tão pequeno e ironicamente tão vivo e de forma "leve" e poética é algo que sem duvida falta em muitos livros por aí. Parecia que ele escrevia com tanta naturalidades cenas tão absurdas que é até engraçado. Eu fiquei horrorizada e de boca aberta a cada capítulo que se passava, e meus amigos, mas que final maravilhoso é esse e o peso enorme que ele carrega "Último beijo de amor", sério, leiam se tiverem estômago!!!
comentários(0)comente



Morena.1950 03/03/2024

Confesso...
Confesso que não foi uma leitura fácil, foi necessário reler para entender a riqueza em seu conteúdo. A primeira leitura não conseguiu me prender, fiquei decepcionada. Resolvi dar uma segunda chance, reli.
Meus caros, foi a melhor decisão!

Quantos ensinamentos tirei dele? Muitos!
Quantas linhas grifadas foram necessárias para afirmar que amei? Várias!

"A saciedade é um tédio terrível."

"O materialismo é árido como o deserto, é escuro como um túmulo!"

"(...) os lábios da garrafa são como os da mulher: só valem beijos enquanto o fogo do vinho ou o fogo do amor os borrifa (...)"

"Eleanora, aqui terás meu peito e meu amor, uma vida só para ti, um homem que só pensará em ti e sonhará sempre contigo, um homem cujo mundo serás tu, serão teus risos, teus olhares, teus amores (...)"

Love love ??
comentários(0)comente



malu517 03/03/2024

Mais um livro que tenho que ler para o vestibular (não aguento mais, só queria poder ler meus livrinhos em paz ?).
Definitivamente o romantismo não é para mim ????
comentários(0)comente



Denise.Marreiros 29/02/2024

SE EU MORRESSE AMANHÃ

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que amanhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! que céu azul! que doce n'alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o doloroso afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!

Álvares de Azevedo
comentários(0)comente



Anabanana:) 28/02/2024

Enredo
Um livro de contos fantásticos, construiu um dis mais significativo exemplos de literatura mal do século. É um livro de prosa onde seis estudantes, bêbados, narram sua aventuras mais estranhas: são histórias marcadas por sexo, incesto, assassinatos, traição, mistério e morte. A obra " noite na taverna" nos expõem um mundo decadente, movido por desejos carnais e a idealização da mulher.
comentários(0)comente



Babi.Abreu01 22/02/2024

Trágico
É um livro clássico, com escrita robusta, oq pra mim atrapalha um pouco a minha leitura. eu fico bem confusa com essas escritas muito formais, eu me perco na história. mas de um modo geral, é um livro interessante, com bastante romance e tragédia.
comentários(0)comente



Ian 18/02/2024

Esse livro desperta coisa tão diferentes, todas as histórias ficando cada vez piores e mais grotescas mas ao mesmo tempo prendendo cada vez mais o leitor, foi surpreendente em diversos aspectos. Contudo, é um livro pesado e exige estômago para tal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



arthurzito 14/02/2024

Eu gosto muito das obras de José de Alencar, Castro Alves e Álvares Azevedo, o que todos esses escritores têm em comum é serem grandes exemplos de literatura romântica no Brasil. Juntos eles traçam uma cronologia de duas fases desse movimento: o indianismo e o apelo social, mas falta uma outra fase, a ultrarromântica e pensando nisso eu decidi ler "Noite na taverna" para conhecer melhor essa geração literária. Eu esperava uma mistura da fase urbana do José de Alencar com os trabalhos de Goethe (único escritor romântico europeu que conheço), mas o que eu recebi foi algo totalmente o que eu esperava e o que eu não esperava simultaneamente. A história se passa em uma taverna em que determinado momento um grupo de amigos, para se entreter, decidem cada um contar pequenas histórias sobre suas vivências. É uma coletânea de contos mas que na verdade são diálogos também; os temas centrais são amor e morte, mas sempre voltada para uma identidade mórbida. Eu achei somente a primeira história interessante, me lembrou muito o conto "Berenice" do Poe, o restante das histórias são meio forçadas para uma conversa, parecia meio artificial e com uma linguagem meio intragável. Nos dois primeiros contos eu me acostumei, mas depois eu fiquei meio enjoado com a repetitividade. Além disso, o final eu demorei a entender, tive que reler e procurar na internet uma resenha para conseguir realmente me situar no que aconteceu.

Não sei se escolhi o melhor exemplo dessa fase do romantismo, mas não pretendo ler outro trabalho desde período.
comentários(0)comente



611 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR