Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

ana júlia 15/06/2023

Noite na taverna
O livro trata-se de cinco amigos em uma taverna no século XIX, que por causa de um desafio, decidem que cada um deve contar uma narrativa estranha e uma verdadeira que tenha vivido.
O primeiro relato começa quando um jovem alcoólatra, em Roma, viu um vulto de uma mulher que o atraiu instantaneamente. Sem pensar nas consequências, começa a seguir o vulto, mesmo sem saber o destino.
No dia seguinte, o jovem acorda num cemitério, e percebe que tinha perdido suas memórias da noite anterior.
Intrigado com o que tinha acontecido, ele retoma a sua rotina. Mas sentia necessidade de encontrar a mulher do vulto, pois nenhum amor ou beijo cessava sua vontade.
Ele foi atormentado por essas lembrança durante um ano, quando num certo dia, após uma noite de bebedeira, ele foi parar no cemitério, diante de um caixão aberto.
Olhou para dentro do caixão e reconheceu ali jazia a mulher do vulto que o perseguia. Ele tomou-a nos braços e a fez amor com ela.
Levou a mulher para sua casa e descobriu que na verdade ela não estava morta, e que era uma mulher depressiva e que sofria de catalepsia. Depois que ela acordou, teve alguns delírios, após dois dias, veio a falecer.
O jovem fez em sua própria casa um túmulo para ela e ainda mandou que fizessem uma estátua de cera da mulher.

Bella :) 14/06/2023

Inusitado
Uma mistura de comédia, melancolia e ilegalidade
um clássico do romantismo traz histórias de tirar o folêgo enquanto suas personagens entornam o caneco em uma noite na taverna!

Roberta Jornalista 13/06/2023

Noite satânica (?) 🤔
'Habemus' meu primeiro contato com a escrita de Manoel Antônio Álvares de Azevedo, um grande escritor brasileiro, nascido em 1831 e falecido em 1852, com apenas 21 anos. Apesar da pouca idade, o famoso Álvares de Azevedo deixou um contributo importante para a nossa literatura nacional.

Esta edição específica apresenta texto integral com comentários e alguns verbetes com seu devido significado. É uma leitura rápida, onde ambas as estórias (Macário/Noite na taverna) se interconectam.

Tudo é muito misterioso, pois não se sabe se Macário -bêbado- realmente conversou com satã. O personagem principal abusa de devaneios, divagações e muita imaginação, confundindo o leitor quanto à veracidade dos fatos.
Presença permanente de dualidade, quer seja: real X virtual; verdadeiro X ilusório; mal X o pior. Também percebemos constantes críticas à sociedade civil e ao catolicismo. Algumas das reprimendas, ao meu sentir, julgo procedentes.

Adendo...
O seu livro "Poesias", publicado 'pós mortem' em 1853, advém da 2° geração do Romantismo no Brasil, sendo tal era marcada pelo ultra-Romantismo. Aborda temas que vão do profano ao sagrado e do delicado ao deboche.

Brilhante passatempo. Recomendo!

Jornalista Roberta 🗞️✍🏻👱🏻‍♀️
#13.06.23
#valei-meSantoAntônio!👊🏻

BrendahIsabelly 10/06/2023

Viva ao gótico nacional
Estou sem palavras, é incrível a forma de um livro fazermos refletir, e até mesmo ficarmos imersos na história.
Eu sinceramente gostei muito das histórias, um clássico nacional.
Porém, não sei se é algo positivo ou negativo, mas a leitura seria bem mais prazerosa se fosse revisada no português atual.
Mas enfim, são contos bem pesados, onde não é possível salvar nenhum personagem, além de muitas vezes o que é relatado é tão improvável, e que me fez questionar a "veracidade" dessas histórias.

Malu 06/06/2023

UFPR você me paga!!!! No que eu fui me meter hein?? Foi difícil de ler por várias razões; por ser em pdf, português de 1000 anos atrás, o quão absurdo muitas das histórias foram. E no final eu nem sabia o nome de todo mundo então ficou confuso pra caramba.

laura solzinho 02/06/2023minha estante
eu acho que é isso mesmo q vc leu? lembro do meu prof de lit falando q os livros desse cara eram bem ?sujos? com mtos temas horríveis

Gabriel.Chiquito 01/06/2023

Essa leitura me surpreendeu muito, essa pegada de horror mórbido misturada com o romantismo, anti-herois arruinados por amor, vingança, impulsividade e morte, e tudo girando em torno da visão alva e pura das musas do romantismo cria uma atmosfera muito boa e que realmente te envolve na leitura, além do fato de os contos serem realmente muito bons. Amei.

Camila 31/05/2023

Peito, sexo e morte resumem bem esse livro
acho q esse autor usava algumas várias drogas pq só tem história maluca

sophia 23/05/2023

O livro mais louco que já li
Leitura de vestibular pelo menos pra mim é meio que inesperada, e meu deus esse livro conseguiu me deixar completamente chocada. Apesar de ter coisas que com toda certeza ferem os direitos humanos a leitura em si se torna divertida por ser um monte de homens bêbados em uma taverna contando de coisas péssimas que fizeram na vida, enfim não sei se leria por livre e espontânea vontade

RaAssa12 20/05/2023

Para mim, esse livro evidencia perfeitamente como os homens enxergam o sexo oposto e o conforto que eles sentem de expressar essa visão quando estão diante de outros homens.

Julia 19/05/2023

Me surpreendi
Achei que fosse ser uma leitura difícil e até meio chata mas foi justamente o contrário, muito bom o livro! Cada conto traz uma reflexão apesar de serem todos - um tanto - macabros.

Rafaela.Cruz 15/05/2023

Tragicômico.
Gennaro e Johann foram meus contos favoritos. Os textos são bizarros, engraçados, poéticos... Me surpreendeu positivamente.