Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

Lorena.Leonora 18/04/2024

Noite na Taverna
O livro é 1992,Sou desacostumada com a ortografia e linguagem dessa época..uma linguagem formal usando palavras como "vosmecê". O livro é muito bom porém em certas partes não me prendeu antenção.. são muito monótonas.
O livro conta a história de homens na mesa de um "bar" (taverna) explicando sentimentalmente suas histórias de envolvimento com mulheres e orgias.
O livro é envolvido em polêmicas após muitos pedidos de censura por se tratar de um livro para alunos do E.M.

Danielle.Oliveira 12/04/2024

Noite na Taverna
Histórias confusas de amor e outras coisas mais, entre homens em uma noite na taverna. Achei algumas histórias macabras...
Peguei uma edição bem antiga e com vocabulário muito complexo... talvez eu precise reler pra ver se melhorou a minha percepção.

vick 11/04/2024

Um livro difícil de ser lido, para aqueles que não estão acostumados aos clássicos, e eu sou uma dessas pessoas. Em várias páginas precisei pesquisar palavras que não conhecia, e isso tornava a leitura chata certas vezes.
No entanto, aos poucos fui gostando mais da leitura e sim, vale à pena ler, porém vale ressaltar que não é apenas uma leitura difícil, mas também muito pesada, com temas bem absurdos.
Cada página era um choque diferente, e muitas vezes achei até que estava interpretando errado o que estava acontecendo, mas estava realmente acontecendo, ainda assim, não foi um livro lido com raiva por ter que lê-lo, ele se fez valer muito.
Com isso, leia sabendo que não encontrará um livro tranquilo e leve?

saturnclub 11/04/2024

Que 🤬 #$%!& de final
Juro que depois de uma certa página eu não tava entendendo mais nada e eu só continuei lendo pq a maldita UFPR tá me obrigando QUE 🤬 #$%!&

miguelsousa_ 07/04/2024

Surpreendente
cada capítulo que passava eu ficava mais boquiaberto com as histórias e absurdos que se passavam nessa noite na taverna. incrível e louco, acho que uma adaptação cinematográfica dele no estilo "relatos selvagens" seria INCRIVEL.

leic 05/04/2024

????
Esperava um livro TOTALMENTE diferente e recebi homem fazendo homice ?.

Incrível como eles compartilharam as histórias mais esquisitas, sombrias e criminosas como se nao fosse NADA. " Ah mas eles estavam bêbados", mano nem bêbado confessa uns crimes desses.

Odeio TODOS os personagens e sinto compaixão por todos que eles feriram ?.

Apesar de todos os absurdos, é um livro bem cativante, te prende a cada palavra e conto.

Duda 03/04/2024

Noite na taverna:
Chato, chato, chato.
Leitura cansativa e exaustiva, apesar de eu ter lido em uma hora e cinco minutos, o livro tem suas partes legais, mas não me chamou atenção, mistura terror, com romantismo de época, com suspense e um toque de comédia.
Classificação indicativa +14

Arizona.Strange 01/04/2024

De longe um dos melhores clássicos brasileiros. Principalmente pra quem gosta de um livro mais sangrento e que tenha uma certa brutalidade.

jubuti 31/03/2024

Clássico da literatura brasileira, de fato ultra romântico, envolvendo temas bem polêmicos e problematico, além de um toque de terror,

gica 28/03/2024

Meio perturbador
Um amigo do meu namorado me indicou esse livro de uma forma muito mais leve do que esse livro é, então foi uma experiência definitivamente ??? a linguagem é difícil e o livro é de gente maluca não sei muito bem o que dizer

isabelle 25/03/2024

Pesado
Iniciei essa leitura pois se trata de uma das obras obrigatórias cobradas no vestibular da UFPR, jamais esperaria uma obra assim.
O livro se inicia com 5 amigos conversando até que eles começam a contar suas histórias ?românticas?, bom, de começo ja temos o primeiro personagem contando sua história que envolve necrofilia, o segundo assassinato, o terceiro se apaixonou pela mulher do mestre dele mas transou com a filha dela, a filha engravidou, ele não quis assumir, a menina morreu, e enquanto o mestre chorava pela morte da filha ele foi lá e pegou a mulher do cara. O quarto sequestrou dopou e estuprou uma duquesa e o quinto e último simplesmente transou com a irmã e matou o irmão.
Jamais esperaria tanta coisa pesada vindo de uma leitura obrigatória para vestibular, mas achei a história bem desenvolvida porém os diálogos são confusos e algumas palavras tive que pesquisar o significado, mas tirando isso foi uma leitura que me prendeu e fiquei curiosa para saber qual crime cada um deles cometeu.

Marinus0 24/03/2024

Cinco amigos se reúnem em uma taverna para ficarem bêbados. Até que eles em meio a filosofias, revivem suas memórias "trágicas de amor". Isso parece nada de mais até Álvares de Azevedo revelar as histórias em si. São histórias podres, que mostram as piores faces do homem, como confissões de crime em meio aos seus amigos.

A leitura é meio complicada, mas particularmente não demorei muito para pegar o jeito. O vocabulário é difícil, mas cada capítulo (que são curtos) se reservam para um dos personagens. As vezes não é especificado quem fala ou se um parágrafo é diálogo ou não, mas dá para seguir.

Eu esperava um terror associado ao sobrenatural, quando na verdade é retratado o terror do ser humano. Esses personagens com a visão de mundo conturbada pelo romantismo revelam as coisas mais perversas: estrupo, necrofilia, traição, assassinato, antropofagia, incesto... Não estamos falando de uma história de amor bonitinha.

E ainda no final temos um plot twist muito bom, que eu achei pouco evidente. De modo que só após breve reflexão consegui entender.

Achei uma história boa, mas senti que faltou alguma coisa para me conquistar de fato. É uma daquelas situações em que o livro em si é bom, mas o gosto simplesmente não pega. O que me chateia, pois estava querendo esse livro há anos.

Cattapan 19/03/2024

Homens, amigos, bebados, algumas histórias de terror e uma grande imaginação.

Uma noite na taverna é um clássico que junta diversos contos, sendo narrados por seus personagens principais: um grupo de homens que se encontraram na taverna para beber.

Juntando amor, terror, pavor, morte e angústia, uma noite na Taverna sempre imortalizará a promiscuidade de uma sociedade que tenta esconde-lo

Bruna 15/03/2024

Você está preparado?!
Leitura potente. Mesmo sendo um livro ?pequeno? somos envolvidos a cada frase com riqueza de detalhes, por muitas vezes com uma linguagem que necessita de pausa par pesquisa e entendimento. Uma noite na taverna tudo aconteceu, este clássico poderia ser facilmente uma serie da tv. Leia, mas se prepare para ler.

Guil 13/03/2024

Mil oitocentos e bolinha...
Confesso que não esperava uma leitura tão intensa, repleta de cenas bem explícitas muitas das quais seriam classificadas como tabu hoje em dia. Por ser um livro muito antigo, as vezes a linguagem nos prega umas peças, e por isso pede uma leitura atenta e muitas vezes com o auxílio de um dicionário, mas vale muito a pena adentrar a Taverna para bisbilhotar as estórias...