Angélica Lygia Bojunga

Resenhas - Angélica

Polly 29/01/2020

Angélica: nunca subestime um livro infatojuvenil (#093)
Devo começar essa impressão literária confessando a minha desprezível substima para com Angélica. Sim, meu caro, cometi esse erro trivial que todos nós, meros mortais leitores, vamos cometer um dia na vida: achar que um livro infatojuvenil não tem muito o que passar a quem já passou dos 12 (logo eu, formada com eles). Eu não poderia estar mais enganada. Angélica é um livro incrível, cheio de reflexões importantes tanto para baixinhos quanto altinhos.

Angélica conta a história de um porquinho, cheio de prazer de viver, que depois de sofrer bullying dos amigos da escola por ser um porco, ou seja, ele mesmo, resolve mudar de identidade e esconder quem é de verdade. A identidade escolhida para ser assumida é Porto, o lugar mais lindo de todos em sua opinião. O, então agora, Porto vai tentar ser feliz outra vez, mas a gente sabe que não é possível, né? Quando não podemos ser o que somos, felicidade é coisa impossível de acontecer.

Nesse processo, Porto vai conhecer a cegonha Angélica, que vai ajudá-lo a se descobrir e não sentir vergonha de quem é. Angélica, que deixou família, casa, tudo, simplesmente por que não conseguia viver de hipocrisia, é o oposto de Porto quando o assunto é olhar para si mesma. Angélica não aceita fingir ser o que não é para ser aceita por todo mundo. Ela está pouco se importando com os outros. Ela que viver a verdade, quer viver de verdade.

Também vamos conhecendo outros personagens como o elefante idoso, o jacaré mais que machista (tem nem nome para aquilo de tão machista que é) e a família translocada de Angélica. Cada um nos oferece uma oportunidade para refletir sobre algo importante, como bullying, aceitação de si mesmo, machismo, vulnerabilidade social, hipocrisia. Tudo isso, enquanto Angélica e Porto montam uma peça que conta a história dela e de sua família maluca, cuja apresentação (vou logo falando) é o ponto alto do livro.

Enfim, Angélica, com certeza, está entre minhas leituras preferidas dos últimos meses. Ideal para dar de presente para aquela criança que já começou a ler com mais habilidade, porque esse é um daqueles livros para marcar a infância da pessoa, sabe? Ele é divertido, mas sem deixar de trazer uma mensagem importante, uma reflexão necessária para formar leitores e cidadãos mais críticos. Mas, você que já é adulto não deixa de aproveitar a oportunidade e leia esse espetáculo de livro que é Angélica!

anaclaraleitegomes 11/09/2023

Lido para disciplina de literatura juvenil
?Eu achei bacana, mas prefiro o outro livro dela "a bolsa amarela", gostei, mas acredito que eu não indicaria para os meus alunos

Mylenna1 15/05/2022

Criativo e leve
É incrível como a Lygia Bojunga conseguiu introduzir temas tão complexos, como: machismo, preconceito e bullying, de uma forma tão leve e criativa. O público alvo vai além dos jovens, este livro deve ser lido por todos! Gostei da personalidade de Angélica, ela não é nada influenciável, muito pelo contrário. Angélica é questionadora e parte em busca de formar o seu próprio pensamento sobre as coisas.

Vejo que todos nós deveríamos ter um pouquinho da personalidade da Angélica em nossas ações.
Beatriz 15/05/2022minha estante
Orgulho de Rinaldo kkkkkk

Mylenna1 15/05/2022minha estante
O 10 vem kkkk

Vinícius 19/05/2022minha estante

Becky Cunha 23/12/2009

"Angélica" é um livro apaixonante. Tudo começa com um porco diferente - aliás, o nome dele é, por um acaso do destino, Porco - que resolve crescer na vida e vai estudar. Na escola ele descobre que seu nome é uma piada (quem não já chamou alguém de "porco"?) e sente-se humilhado, resolvendo mudar de nome, e secretamente ele visita o "livro da Vida" passando então a se chamar "Porto" (pois ele adorava navios). Com essa reviravolta, Porto aprende a ler sozinho e arranja um emprego em um restaurante; com a vida parecendo melhor, ele conhece a bela cegonha Angélica. A partir daí eles começam uma inesperada amizade e partem para um novo rumo da vida, com novas amizades e uma vida melhor.
Angélica é um livro que cita várias coisas delicadas de um modo gentil e suave, como por exemplo, o "Bulling" nas escolas (quando o Porco é ridicularizado por ser um porco).
Enfim, eu o considero um livro adorável, do qual eu li e reli muitas vezes, mesmo depois de ter passado a minha aparente infância. :)

anzy 25/01/2024

Lindo!
Comecei a ler porque, folheando, vi certas páginas escritas em forma de roteiro. pensei: é ele! ? eu amo teatro.
li a sinopse e me apaixonei, mas ainda pensando que o livro seria todo em forma de roteiro, como um dos livros de 'o auto da compadecida'. iniciei a leitura e me deparei com uma história muito mais do que linda, com uma escrita inocente e sábia, como uma criança.
soltei sorrisos durante a leitura, por tantas cenas de pureza.
ah, as emoções do primeiro amor!

Franciele37 30/05/2023

Angélica foi uma leitura par a faculdade, e me surpreendeu muito, a leitura é de fácil entendimento e aborda assuntos muitos importantes como o preconceito, eu recomendo a leitura.

laricanrs 09/06/2022

surpreendente
A verdade aqui é que, assim como a maioria das pessoas, eu subestimei um livro infantil. Eu comecei não esperando por grandes coisas exatamente pela faixa etária sugerida e acabei me surpreendendo muito, porque esse livro é sim para crianças e tem toda uma linguagem infantil direcionada para elas mas que traz tanta reflexão. Em cada personagem ela consegue abordar diversas temáticas que condizem com a época (1975) de lançamento e até atualmente, como questões de desemprego, abandono da criança, identidade, hipocrisia e até o machismo, entre outras diversas coisas que vamos identificando ao ler. É um livro válido para qualquer faixa etária além das crianças porque para elas talvez seja só uma forma de identificação com as coisas mais sutis da infância, mas para o jovem/adulto já traz uma reflexão do que já foi vivido. Então além das 5 estrelas já dadas, esse é um livro que eu recomendo tanto para os filhos mas também para os pais (principalmente para eles).

ariel 24/09/2022

até que gostei
gostei bastante, foi uma leitura bem gostosinha, engraçadinha e rápida.
recomendaria pra pessoas entre 8 a 10 anos

Aline 14/04/2022

Literatura para todas as idades
Nós subestimamos a literatura infantil. Olhamos, soberbos, de cima pra baixo. Mas, de acordo com a minha professora, não existe literatura infantil. Existe literatura, e se ela for boa, ela te arrasta sem perguntar sua idade.
Que livro bom e profundo. Quantos temas lindamente abordados: bullying, depressão, suicídio, machismo, relacionamento abusivo, crise de identidade, etarismo, exploração pelo trabalho, realização pelo trabalho, o valor da arte, o trabalho em grupo, a amizade...
Um livro da década de 70 tão vanguarda. Saí desse livro uma pessoa melhor e fã da autora.
Margô 07/12/2023minha estante
Ótimo comentário... Concordo plenamente!

Giovana953 07/11/2022

infanto-juvenil
bom, esse livro me surpreendeu bastante pq eu não esperava que ele fosse realmente bom até pq era de trabalho da escola. mas realmente me fez observar vários pontos que me fizeram pensar
nunca mais vou subestimar um livro infanto-juvenil? KKKKKKKKKJ

Lucas.Amorim 24/06/2023

Angélica
Achei a leitura um pouco simples demais, apesar de prender com facilidade o leitor, senti falta de uma interação a mais dos protagonista da história.

caah 28/07/2014

Angélica
O livro conta a historia de uma cegonha chamada Angélica, que precisa saber como ser ela mesma, em um mundo que diz que todos devem ser iguais. Angélica cansada de viver em meio a mentiras, que cegonhas são responsáveis por trazer os bebes ao mundo. Então ela resolve viajar ao Brasil pensando que aqui no Brasil ela poderia ser ela mesma sem mentiras.
Chegando ao Brasil percebe que a mesma mentira contada em sua terra também é contada aqui. Angélica conhece vários animais que ao longo do tempo tornaram seus amigos, conhece Porto que é um porco, que da ideia para angélica escrever e encenar uma peça teatral que conte a verdadeira historia das cegonhas.
Então angélica concorda com a ideia de Porto e o elenco da peça são,canarinho,elefante,napoleão um sapo e Jota e Jandira que são um casal de crocodilos. Então todos se juntam e trabalham em grupo, superam muitos de seus problemas e faz a satisfação do publico.

Rezendduda 17/06/2021

Escrita por mim em 2013
O livro cita várias coisas sobre bulling de forma suave, isso é mostrado através de um porco que é ridicularizado por ter o nome Porco.
O Porco resolve crescer na vida e estudar, na escola devido o bulling com seu nome, ele decide mudá-lo.
Com essa mudança, ele aprende a ler, arruma um emprego e, conhece uma nova amiga, partindo pra uma vida melhor.

marina 07/11/2021

Angelica é um livro curto infantil , mas que traz reflexões importantes
Sobre ser quem você realmente é, sobre amizade, sobre bullying, sobre orgulho e várias outras pautas
Achei muito fofo

Shion.De.Aries 19/01/2022

Porto, o porco.
Lygia Bojunga nunca me decepciona! É incrível como no mais simples dos livros ela ainda consegue passar mensagens tão importantes e necessárias e de uma forma tão leve que qualquer um consegue entender. Nesse livro seguimos Porto, que é um porco, mas não gosta de ser porco. Desse fato várias coisas surgem, muitas descobertas são feitas, amizades acontecem, risadas são dadas e você fica tão acolhido pelo livro que nem vê o tempo passando.