O Resgate No Mar

O Resgate No Mar Diana Gabaldon

Resenhas - O Resgate no Mar - 1ª Parte

Caroline Gurgel 26/07/2014

Supresa, choque, agonia, amor, aflição, felicidade...
Li os dois primeiros livros da série há quase cinco meses e resolvi dar um tempinho antes de começar o terceiro. Eu já nem lembrava mais porque eu parara a série, mas foi só ler algumas páginas que, puft, claro!, ou eu parava ou a Diana Gabaldon me despedaçava completamente!

Os comentários abaixo são sobre as partes 1 e 2 de O Resgate no Mar, e contém spoiler dos livros anteriores - se não os leu, melhor parar por aqui.

Em A Viajante do Tempo Claire volta cerca de 200 anos no tempo através de uma fenda entre as pedras de Craigh na Dun, conhece Jamie, casa-se e se apaixona perdidamente. Entre muito amor, torturas, castigos e um toque de humor, a autora me conquistou e me fez amar esse casal em cada pequeno detalhe. Fez-me também sentir uma dor que eu jamais sentira em uma leitura, uma agonia quase insuportável, um gosto amargo, um cheiro ruim, uma raiva infinita de um certo Jack Randall e uma vontade imensa de fazer o que quer que estivesse ao meu alcance pelo Jamie, para curá-lo, para salvá-lo.

Passamos para A Libélula no Âmbar e, What the fuck?!, Diana joga um balde de água gelada bem em cima de nossas cabeças. Brianna Randall! Randall?! Claire e Jamie vinte anos separados?! O quê?! E começa a nos contar o que aconteceu com eles no período que antecedeu a tal separação. Não sei se devido ao choque inicial, mas confesso que achei esse livro longo demais, um pouco cansativo - apesar de ainda considerá-lo muitíssimo bom.

O Resgate no Mar é nossa esperança de entender o que aconteceu naqueles 20 dolorosos anos, ou melhor, é nossa esperança de que tudo não tenha passado de uma brincadeira - sem graça! - da sádica, ops, digo, da autora. É, principalmente, nossa esperança de um reencontro entre Claire e Jamie! *suspiros*

Há o reencontro, a sinopse já estraga essa surpresa, mas enquanto ele não chega lemos sobre os anos de Jamie na prisão e vemos Roger e Brianna ajudarem Claire a reunir todas as informações possíveis sobre seu grande amor.

A maior parte da estória continua sendo contada em primeira pessoa pela Claire, mas temos alguns trechos - sobre Jamie - em terceira pessoa. Oh, céus! Pensei que ia morrer de tanto medo e de tanta ansiedade a cada parágrafo, já que a autora adora maltratar o belo Fraser.

É impressionante como essa autora consegue escrever sobre...er...sobre nada e coisa alguma, mas de uma maneira tão envolvente que você nem percebe até que se dá conta de que leu duzentas páginas e nada avançou. Ledo engano! Tudo avançou, tudo tem uma razão, cada frase, cada ação, cada detalhe tem seu porquê e se conecta com algo lá na frente. Ela faz sumir, surgir e ressurgir personagens e histórias! E ai de quem se perder no meio do caminho!!

Como já era de se esperar, um turbilhão de sensações nos acompanha a cada capítulo, muitas sensações, todas, das mais diversas, das boas e das ruins. Porém, considero-as um pouco diferentes - e é difícil explicar o porquê, mas talvez seja por termos aqui situações distintas das que já vivemos nos primeiros livros.

Quantas paradas cardíacas tive? Não sei, algumas, mas cito três delas. Na primeira, lá pela página duzentos, meu coração ficou pequenininho. Não, Diana, não faça isso! Não! Jamie! Nãooooo!

Rá! Grande piada! Mal sabia eu que aquilo não era nada se comparado ao que a querida autora faria no início da parte 2. Diana, sua filha d....., se esconda, mas se esconda bem escondidinha porque se eu lhe encontrar vou lhe matar e lhe cortar em pedacinhos, mas antes disso vou fazer você sofrer, vou apertar uma corda ao redor do seu pescoço até você ficar sem respirar, vou cravar minhas unhas no seu peito e só parar quando o sangue começar a jorrar, vou fazê-la tremer, vou torturá-la até você perceber que é EXATAMENTE isso que você faz comigo! Jenny merecia ser estrangulada e até no Jamie eu quis bater!

E quando você acha que fez as pazes, puft, seus olhos se arregalam quando um certo lorde John Grey aparece. Inspira, expira, pira... Talvez uma parada cardíaca não se encaixe bem aqui, já que meu coração disparou, prendi a respiração, fechei o livro, tomei um copo d'água, reuni todas as minhas forças e continuei - suando frio, mas continuei! Como pode tudo parecer tão palpável? As reações que temos são tão verdadeiras que torna-se embaraçoso ler diante de alguma plateia. Afinal, como explicar que você jogou o livro na parede enquanto rangia os dentes de raiva?!

É o livro mais fantasioso dos três, tem muitas coincidências e um certo misticismo a mais, mas é tão bom quanto A Viajante - ou até melhor. Minha única ressalva é a parte em que se passa dentro do navio, que me entediou e me deixou tão enjoada quanto se eu estivesse a bordo. Adoro o fato do toque de humor continuar presente e do amor entre os dois ser cada dia mais forte, mais sincero e maduro. Amo a sinceridade e a confiança que existe entre eles, amo as declarações, as provocações. É difícil explicar esse amor, um amor que espera e que supera, um amor que transcende o tempo e que só se fortalece. Um amor que compreende sem que palavra alguma precise ser dita. Um amor que faz bem, que ilumina, que é vivo; que me encanta mais e mais, sempre mais! Diana, sua vadia, eu te amo!!!

? ? ? ? ?
? ? ? ? ?

CarlaC 26/07/2014minha estante
kkkkkkkkkkkk Adorei a resenha!
Mas vou te deixar um aviso. Vc ainda vai amar o Lord John Grey. ;)

Caroline Gurgel 26/07/2014minha estante
Obrigada, Carla!
Olha, depois eu gostei dele, mas aquela parte me deu um susto daqueles! Fechei o livro na hora haha, só depois de respirar mil vezes consegui continuar
Bjs

Raquel 20/10/2014minha estante
Vc exprimiu exatamente o que sinto lendo esses livros, eu tive diversas paradas cardíacas, e ainda por cima já tinha assistido a série, e maldito seja o dia que eu assisti, porque eu tinha que saber o que aconteceria depois, e maldito dia que comecei a ler esses livros, porque não consigo parar... E ao assistir a série eu fiquei com a cabeça no Jamie real que, OMG, é desgraçadamente delicioso... Ainda falando Sassenach, eu tenho pensamentos pecaminosos sempre que ouço a voz desse homem... Minha vida está um saco, porque eu estou já na metade dos livros, cheguei nos Tambores de Outono e estou vendo que vou chorar se não publicarem em portugues logo o livro 08, e fiquei muito curiosa com o spin-off sobre o Lorde John Grey, gostaria muito de lê-los também, eu tenho uma certa admiração pela amizade que o Jamie e o Lord Grey fizeram...
Diana ela é realmente uma vadia e eu também a amo...

Aninha 22/07/2015minha estante
Caroline, eu amei a sua resenha do primeiro e segundo livros e me perguntei o que você estaria pensando desse terceiro.

Não concordei em parte nesse caso.

Estou terminando de lê-lo e ele me parece muito incoerente! Não vejo Jamie se casando com Laoghaire, justo uma pessoa que a sangue frio entregou seu grande amor para a fogueira!

Oferecer seu corpo como pagamento a John Grey também não me parece coerente com seu trauma! O que Black Jack o fez, ninguém pode apagar!

Às vezes noto que a autora está enrolando muiiiito para poder embolar toda a história e escrever mais livros.

Outra coisa que me incomoda: eu sinto Jamie e Claire cada vez menos conectados afetivamente. Apesar de terem expressado que se amavam mais vezes que nos outros dois livros...

Parece que, ao tempo, resistiu apenas o sexo, sabe?

Apesar disso, considero um bom livro. Amo o casal e acho que formam um dois mais arrebatadores que já li.

Jamie é um homem de verdade: bom, justo, culto e com um caráter inabalável. Pensa em todos e esquece de si. Incrível como se pode escrever isso de um fora da lei! Assim é Jamie: cativante e inocente, apesar de tudo.

Claire é uma mulher forte, astuta e incondicionalmente apaixonada por Jamie. Nesse livro, ela e eu nos decepcionamos um pouco com ele.

Espero que o quarto retome a coerência na história e que a qualidade prevaleça sobre a $$$... Não acredito que ela ainda esteja precisando de dinheiro, né? risos

Caroline Gurgel 08/01/2016minha estante
Oi, Aninha, só vi agora teu comentário, desculpa.
Olha, entre o livro 3 e o 4, prefiro o 3, então nem tenho ideia do que você vai pensar do 4 rsrs

Janinha 17/03/2016minha estante
Para o mundo que eu quero descer!! Eu estou justamente no primeiro araque cardíaco do livro!! O que é isso gente, de novo nããooooo!!
To morrendo aqui!!

Claire Scorzi 20/02/2009

... E Claire volta para Jamie
O grande momento dessa 1ª parte de O Resgate no Mar é o reencontro de Claire e Jamie; houve quem achasse fraco. Discordo. Mas considero esse volume 3 da série Outlander bastante injustiçado, e não só por isso.
Depois do reencontro, o que gosto mais no livro é o que Diana Gabaldon tentou fazer nele, e que (parece) quase ninguém entendeu. Uma dessas tentativas foi a de fazer desse volume um livro sobre livros; um livro sobre literatura, um "metalivro". O romance está cheio de referências literárias e de citações. Conversas sobre livros; personagens lendo livros (vale a pena ver Jamie lendo "Fanny Hill", um romance erótico da época - século XVIII - é hilário!), personagens lendo livros que depois são sutilmente satirizados dentro da trama de O Resgate...; enfim, uma delícia para aqueles leitores (como eu) que apreciam "metalivros".
Na minha opinião, o que O Resgate no Mar prova com largueza é que Diana Gabaldon nunca poderá ser igualada às autoras de best-seller da hora; ela supera e subverte o gênero. É inteligente demais, talvez, para se manter no agrado do grande público.
Isis 26/01/2015minha estante
Parabéns pelo comentário!
Muito esclarecedor.

Edméia 08/05/2017minha estante
*Terminei de ler "A Libélula no Âmbar " , segundo volume dessa série e já coloquei aqui a minha resenha do mesmo ! Este terceiro volume da série , parte 1 e o da parte 2 , pretendo lê-los no segundo semestre deste ano , por vários motivos , um deles , porque tenho alguns livros já comprados e ... precisam ser lidos ; né ?! Este volume 3 , ainda comprarei !
Claire Scorzi , gostei muito da sua resenha aqui e vou ler com melhor ânimo este volume 3 por causa disto ! Gosto do recurso de metalinguagem , de livro falando sobre livros ! Concordo contigo , Diana Gabaldon é um LUXO !!! Já sou fã dela !!! Obrigada pela resenha ! Um abraço e boas leituras !!!

aline.almeida25 09/09/2020minha estante
A ansiedade pelo encontro faz a gente devorar o livro! Amo essa saga ??

Juliana 15/01/2021minha estante
Ela é sensacional mesmo!
Parabéns pela resenha!

Hester1 20/12/2018

Bem, paro definitivamente por aqui. Não gostei da série. Quis ler por ser um tremendo sucesso, mas não é possível seguir.
Alcione13 20/12/2018minha estante
Riscado da lista.

aline 20/12/2018minha estante
Queria ter começado, mas não gosto de sagas e agora que você disse que não dá pra continuar... deixo prá la rsrs

Hester1 20/12/2018minha estante
Ola Aline, eu, como você, também não gosto de sagas e séries. Mas falaram tannnnto deste livro que eu tinha que conferir. O primeiro amei, mas a coisa, como é uma saga, ficou taooo chato que parei no terceiro, e pelo que sei são oito livro.
Mas há uns aninhos que não vou revelar quantos, eu li Angélica e amei. Ai perguntei pra mim, mudei eu ou mudaram os autores? :-))

aline 21/12/2018minha estante
Acredito que mudaram os autores, infelizmente.

Ana Paula FZ1 14/06/2020

Como não amar uma historia dessa???!!!
"Só você Claire... Adora-la com meu corpo, dar-lhe todo o serviço das minhas mãos. Dar-lhe meu nome e todo o meu coração e minha alma tambem. Só você..."

A resenha completa ta no Blog, porque ela é sempre gigante rrsss
Talita 15/06/2020minha estante
tenho vontade de ler, mas são tantos livros enormes...

Ana Paula FZ1 15/06/2020minha estante
São mesmo viu Talita, esse tem quase mil páginas, mas vale a leitura ??

Talita 15/06/2020minha estante
Vou tentar um dia rsrsrs

Carol 16/05/2017

Não sei dizer se esse foi o livro no qual fiquei mais empolgada. Mas tive muitos ataques ao decorrer da história.
Fiquei cega no começo, porque a minha única preocupação era "a Claire precisa encontrar o Jaime" e não tinha pensando no que essa ação resultaria. Tive muito a refletir após o reencontro; Jaime Fraser agora possui muitas facetas, porém continua sendo o Jaime de sempre.
Não fiquei tão aflita como nos primeiros livros - Graças a Deus.
Fergus mostrando como são os francês, foi uma das minhas partes favoritas.
E preciso saber urgentemente como está a Brianna e o Roger!
thais.moore 28/05/2017minha estante
pode me refrescar a memória e me lembrar onde está essa parte do Fergus mostrando como são os franceses ?

Carol 28/05/2017minha estante
Quando o Fergus falou que levou os irmãos do Ian para o bordel e que já tinha chegado a hora do Ian se deitar com uma mulher também. E como o pai do Ian não pensava dessa forma, quem precisou se ocupar da função foi o próprio Fergus porque de acordo com ele era o mais experiente.

E depois o Jamie faz um comentário sobre a "imoralidade dos franceses".

thais.moore 28/05/2017minha estante
a sim lembrei kkkk.. vdd .. muito boa parte rs

bookslynne 29/12/2021

Se o segundo livro foi meio lento (pra mim), esse terceiro já foi totalmente o contrário.

Que livro, mas que livro é esse? Perfeito demais.

A cada dia mais apaixonada pela série, pelos personagens, tudo ???.
Natália Simião 29/12/2021minha estante
A 3° temporada é a minha preferida! Tenho muita vontade de ler mais essa capa da série não gosto muito não! ???

bookslynne 30/12/2021minha estante
Eu tbm não gostava da capa ??? mas como não tava achando da outra pra comprar foi essa mesma? agora me acostumei?

Natália Simião 30/12/2021minha estante
Creio que irei adicionar o e-book! ?

VickyB 14/02/2023

O que eu mais gosto nesse livro é a maneira como eles se reencontram. Muitos não concordariam comigo, eu mesma fiquei um pouco decepcionada a primeira vez que li, mas se pararmos para pensar, o que você faria se reencontrasse uma pessoa mais de 20 anos depois, sem que ambos soubessem se o outro estava vivo e como tinham passado esse tempo longe um do outro? Se tinha outro amor, outra família ou se o sentimento continuaria o mesmo? A Diana não escreve contos de fadas, na verdade ela é cruel quando se trata de retratar uma vida real. E o livro é emocionante a sua maneira, com duas pessoas que se conheciam, mas não se conhecem mais, tentando se encaixar novamente. Quanto a Laoghaire, bom, não foi inteligente da parte do Jaime, mas quem poderia criticá-lo depois de tudo que ele passou?
Bruna3223 14/02/2023minha estante
EU AMO!!
esses dois tem o meu coração, assim como a Diana hahaha minha escritora favorita ?

VickyB 14/02/2023minha estante
Sim, talvez ela nunca seja uma autora best seller, mas que mulher inteligente!

Bruna3223 14/02/2023minha estante
demais demais, adoro ela

Cintia 27/02/2021

Okay, eu preciso mesmo falar sobre esse livro
Eu fiquei olhando para a primeira página desse livro por horas inteiras, incapaz de continuar. Eu não queria acreditar que teria que ver o Jamie sofrer. Porque eu sabia que teria. E eu vi. Meu Deus, como eu quis gritar, abraçar ele, entrar no livro e tirar ele daquele sufoco. Eu me sentia solitária como ele. Ver a Claire atrás dele renovava as minhas esperanças, mas era um buraco vazio demais. E então o círculo de pedras volta a rodar, o destino volta a trabalhar e a Claire se encaixa nos braços do Jamie. E caramba, eu me apaixonei mais uma vez. Tudo o que eu achei que sabia sobre o Jamie deixou de ser verdade, se modificou. Sinceramente, esse livro me girou tantas vezes que eu já não sabia em que mundo tava.
Claire, sua força é absurda e eu adoro a teimosia e coragem.
Jamie, ahh, você é a perfeição. Mesmo cabeça dura (literalmente, a julgar pelos acontecimentos)
Não adianta, minha alma tava condenada a essa série desde a primeira linha que li.
Jade 20/07/2021minha estante
Amei a resenha kkkkkkk

Cintia 20/07/2021minha estante
Obrigadaaaa ??

Julia 06/05/2020

Esperando a parte 2 pra formar uma opinião. Estava ansiosa por esse livro.
Leituras da Maju 06/05/2020minha estante
Amo essa série...

Julia 06/05/2020minha estante
Eu tbm!

Conchego das Letras 08/02/2017

Resenha Completa
Esta resenha não contém spoilers do livro 03, mas se você não leu ainda os livros 01 e 02 e pretende lê-los, provavelmente encontrará informação demais aqui.

Aviso dado, preciso dizer a vocês que estava morrendo de saudade desses personagens. Depois da montanha-russa de emoções de A Viajante do tempo e A Libélula no âmbar, assumo que estava um pouco receosa com o que o livro três poderia fazer com o meu pobre coraçãozinho.

Em O Resgate no Mar - Parte I encontramos Claire, Roger e Brianna em busca de maiores informações a respeito do que poderia ter acontecido com Jamie Fraser após a batalha de Culloden.

Como já informado no livro anterior, ele sobreviveu, e a meta do momento era descobrir por quanto tempo para saber se seria possível a ela voltar novamente e reencontrar seu grande amor. Sempre que uma informação era descoberta por Claire, o capítulo acabava e viajávamos para o século XVIII, vendo como aquela informação que ela encontrou realmente ocorreu, agora pelo ponto de vista de nosso querido e amado Jamie Fraser.

As informações vão se completando de forma gradual. Jamie, como sempre, sendo aquele que coloca a todos antes de si mesmo, principalmente após ter perdido o que lhe era mais importante na vida, Claire, sua amada. Nós o acompanhamos em tantas situações as quais eu jamais poderia cogitar que iriam acontecer... Sofria com Claire ao saber de tudo e imaginar sua angústia por não ter podido estar lá para ampará-lo, para ser a companheira que foi durante os três anos em que viveu no passado.

Além disso tudo, outra dúvida pairava na mente de Claire. Ela quase não sobrevivera à última travessia pelas pedras, que caracterizou como lhe trazendo a sensação de que estava sendo rasgada em milhões de pedacinhos, muito pior que da primeira vez... Será que se ela descobrisse que ele ainda estaria vivo, seria capaz de arriscar a própria vida para tentar voltar para ele? E Brianna, conseguiria deixá-la?

A escrita da Diana Gabaldon continua excelente, entretanto este foi um livro bem mais linear do que os anteriores, quase "morno". É quase um respiro, depois de tantas emoções nos livros anteriores. Isso não desmereceu em nada a leitura (preciso frisar), que terminei em cinco dias, devorando cada letrinha como se fosse a carta de uma amiga a qual não recebia notícias há muito tempo. Eu queria falar tanta coisa a mais para vocês: se Murtagh, Fergus, Jannie, Ian e seus filhos foram capazes de sobreviver ou não à Culloden e à fome que se abateu na Escócia logo depois... Mas seria spoiler. Então só me resta dizer "leia... E nos encontramos no próximo livro".

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/02/resenha-outlander-o-resgate-no-mar.html
Milly 09/02/2017minha estante
Quem sabe logo logo volta a escrever no blog, não é mesmo ? voltar a aquela rotina boa

Milly 09/02/2017minha estante

Taisa 18/07/2017

Depois de ter terminado A Viajante do Tempo fui como louca para a Libélula no Âmbar, me encontrava ainda naquele momento com o sangue quente correndo nas veias devido as grandes emoções que aquele primeiro livro me trouxe .Mas o balde de água fria não veio de forma humilde, não sei se é porque eu esperava tudo menos o que a Diana fez ou se minha expectativa estava focada em qualquer coisa contrária aquilo. O fato é que fiquei estagnada, demorei mais de um ano para me acostumar com aquela ideia, retomar e terminar leitura.

Finalmente apesar dos pesares amei e vim para esse livro com as energias vigoradas.

Mas é claro que a Diana não facilita.

Neste terceiro livro temos deslumbres dos anos passados de ambos, nem consigo exprimir em palavras o quanto eu sofri e enlouqueci. Mas apesar de tudo......entendi. A trama toda é envolvida dentro de um contexto muito denso, a humanidade de cada um. Suas falhas e defeitos não os tornam algozes, muito pelo contrario, vão construindo-os mais humanos e reais a cada linha.

Sem dúvida foi um livro que me testou inúmeras vezes. Jamie fez cada coisa terrível e a cada coisa eu amava ainda mais ele, algumas juro, tenho até vergonha de admitir. Ele faz isso, tem esse poder de me deixar uma pamonha embasbacada.

A Clare ainda é aquela mulher que a gente admira, forte, decida e prática. Não sei muito bem o que pensar sobre as decisões que ela toma, não vou dizer que ela caiu no meu conceito mas fico um pouco assustada com a facilidade que ela as toma.

Houveram algumas coincidências e facilidades que me incomodaram um pouco também, esperava certo trabalho e quando mal esperava já estava tudo resolvido o esclarecido. Ok, eu sei que precisávamos todos de uma respirada funda e não devo reclamar mas acho que pelo menos a busca e o reencontro deveriam ter sido mais épicos.

Mas tudo isso apenas cricrizicess e desejos pessoais.....hahhahahhahahahhahahha. A série se mantém maravilhosa, com muitos personagens incríveis, pequenas histórias paralelas que vão enriquecendo cada vez mais o enredo. É tanta informação, tanto carinho no detalhamento que fica praticamente impossível não se ver imersa naquele universo.

AMO essa série, indico a torto e a direita. É assustadora? Com seus milhões de livros? Com suas partes e milhares de páginas? Com seu contexto histórico e todo o drama? TOTALMENTE. Outlander é para os fortes, daqueles livros que te mostra o quanto você é pequeno mas que te da uma coragem louca de ir atrás do que você quer. Partiu Escócia! Leiammmmm!

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Alessandra 18/07/2017minha estante
Série maravilhosa! Li todos e com vontade de reler tudim! rs

Taisa 22/07/2017minha estante
Simm! Muito boa!

Yanne0 13/02/2023minha estante
O reencontro foi tão lindo ???

Lídia @relatosdaLih 13/02/2023minha estante
Foi mesmo ?
Quero rever essa temporada, com certeza foi a melhor.

RAFAEL 23/01/2023minha estante
O melhor casal do mundo??

Duda 25/01/2023minha estante
Simmm!!!

bela 07/03/2022

MUITO BOM PELO AMOR DE DEUS!^#?@;@(!;!
beleza que eu demorei uma eternidade pra terminar (vou culpar os capítulos quilométricos que aprendi a achar *normais* lá pro finalzinho do livro), mas eu amei cade parte dessa história e como tudo foi construído.
eu sempre me surpreendo e amo, ainda mais, a maneira com que jamie e claire são apresentados nos livros, a forma com que o relacionamento deles é abordado, de um jeito tão real e emocionante. foi lindo ver eles se reencontrando e voltando a se conhecer depois de 20 anos, todo o choque e constrangimento inicial, pra depois dar lugar ao reconhecimento e ao amor antigo, só que mil vezes mais forte.
a parte histórica dos livros sempre me deixam toda doidinha das ideias e eu amo demais!!!! a forma com que os acontecimentos são escritos dá a sensação de que eu estou realmente lá com eles e isso é muito doido pqp!!!
já vou começar a ler o próximo porque eu não quero passar muito tempo longe dos meus bebezinhos ???
maggianni 07/03/2022minha estante
Eu estou com o primeiro tem meses já. Até agora não tomei coragem de começar esse calhamaço hahha

bela 07/03/2022minha estante
eu demorei bastante pra ler tambem porque os capítulos são imensos kkkkkkkkkkk mas vale super a pena!!! tu vai conseguir tbm

Telma 22/06/2015

Gabaldon me deve explicações melhores, mas eu ainda a amo!
Pois bem, surtados meus....

Demorei pra fazer essa resenha.

Demorei porque o livro é grande, porque não leio tão rápido quanto muitas pessoas e porque, num livro desses (3º da série) se lermos com pressa, começamos a achar defeitos demais por conta do tédio, que se faz presente como grande fruto da pressa (já citada).

Eu ainda estou apaixonada por Jamie... muito... perdidamente. E, por falar em "perdidamente", Jamie está tão perdido, mas tão perdido nesse livro que fiquei mesmo preocupada em como Diana Gabaldon iria fazer para que Claire (ou seja, eu) o encontrasse de novo.

Se vocês acompanharam as resenhas dos anteriores, vão ver que AMOR é o que define meus suspiros a cada término. Vai ver que SAUDADE é o nome do que invade meu coração. É! Tô mesmo, toda romântica. Toda mulherzinha! *suspiro*

Pois bem, Jamie sofreu de tudo um pouco e eu estava contando as vidas porque, que eu saiba, gato tem apenas sete vidas e Jamie (gato de tudo) pareceu ter um pouco mais.

O livro se passa em duas épocas diferentes: século XX e duzentos anos atrás.

Ver Claire, no século XX, procurando pistas sobre o paradeiro de Jamie, me deu agonia e desesperança, mas não perdi a fé. Também temos explicações para muitos dos eventos (algumas eu achei forçadas mas, isso não iria estragar meu amor/devoção/adoração/obsessão pelo livro. No way!) Passei por cima de alguns .... digamos, surtos de Diana Gabaldon, porque a mulher pode! A escrita é tão maravilhosa que, algumas explicações forçadas tornaram-se tragáveis. Entendem o que digo?

Preciso voltar a Jamie e sua sina. O cara foi parar numa prisão, onde o que consideramos azar, era sorte pra eles:

- Os prisioneiros comem os ratos? - perguntou ele com a lembrança vívida dos dentes amarelos e pontiagudos mordiscando o bolo de frutas.
- Só quando tem a sorte de pegar um, senhor.

I beg your pardon!!??

Tenho pavor de ratos! mas, sério.... isso é o mínimo, no quadro de coisas que Jamie passou. Eu ainda tô bege por ele ter sobrevivido.

De qualquer forma, o encontro do suspense da guerra e a paixão do romance, ainda me encantam, como no primeiro livro.

(...) A memória do corpo é diferente da memória da mente. Quando eu pensava, imaginava e me preocupava, sentia-me acanhada e sem jeito, tateando no escuro. Sem a interferência do pensamento consciente, meu corpo o conhecia e respondia imediatamente ao dele, em perfeita sintonia, como se ele tivesse acabado de me tocar e todos esses anos não houvessem transcorrido.

Fico imaginando se o ritmo (por vezes exageradamente rápido, por outras mais rastejante) vai permanecer na parte 2. Espero que Diana desacelere em alguns momentos. Espero explicações melhores para algumas situações... mas, sobretudo, a ansiedade que sinto, pelo próximo livro, me faz reconhecer que sou uma fã da série... apesar do livro 1 ainda ser meu favorito.

beijos queridos.

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/06/resenha-outlander-o-resgate-no-mar.html
Lelinha 22/06/2015minha estante
Amooooooooooooo o Jamie!!!! Essa série é a minha preferida, e até o último livro lançado eu continuo perdidamente apaixonada pelo Jamie!!! É engraçado como essa série faz a gente se sentir tão próximos aos personagens, não só os principais, mas todos os que aparecem ao decorrer dos livros, e olha que são muitos!!!rsrsr

Telma 23/06/2015minha estante
Concordo demais com você, Lelinha!
Nosso namorado, Jamie, é mesmo apaixonante.
Cada livro que acaba deixa uma sensação de saudades dos personagens, justamente por conta da empatia que sentimos.
beijos em vc. :)