Flossie, a Vênus de Quinze Anos

Flossie, a Vênus de Quinze Anos Swinburne

Resenhas - Flossie, a Vênus de Quinze Anos

Jean Thallis 21/07/2013

Pornografia
Livro digno de 5 estrelas, rasgando o falso moralismo humano e inglês. Não é um erotismo feminino medíocre, é pornografia, termos agressivos como boceta e caralho são bem utilizados cumprem com o objetivo do autor, uma sensação de torpeza humana é transmitida e contemplamos isso nos fazendo enxergar que também somos tão sórdidos quanto os personagens narrados.

danielletrica 04/12/2014minha estante
Erotismo feminino medíocre ainda é muito melhor do que a pornografia escrita e filmada por homens

Ronaldo 10/11/2019minha estante
"Não é um erotismo feminino medíocre" (...). Talvez a resenha acima tivesse o intuito de dizer que esta obra não é mais um livro na linha de Anais Nin e sim, mais próximo dos escritos de Sade. Obviamente, o comentário de Jean é preconceituoso.

Patrícia Nóbreg 27/05/2009

"Considerado o 'Garganta profunda' da era vitoriana "Swinburne foi um poeta boêmio e maldito.

Amanda Miranda 24/10/2014

Não envelheceu bem
Fiquei fascinada pela sinopse 'lolitada', mas me cansou um pouco a leitura. É repetitiva e até um pouco utópica. Mas claro, é uma análise baseada em um erro cronológico, esse livro não foi escrito para os dias de hoje.
Foi uma importante transgressão da sua época, um bom exemplo da litetura clandestina do século XIX, mas que não envelheceu bem.

Rai 13/05/2020

Esses homens vitorianos, pelo amor de deus
Ao contrário do informado no apêndice, esse livro envelheceu sim. E envelheceu mal.

Considerando o contexto histórico, onde até dois anos antes da publicação a maioridade sexual era de apenas 13 anos, não vou entrar no assunto da pedofilia. Isso seria eu julgando este livro com olhos do século XXI, e não pretendo seguir esse caminho.

Mas mesmo analisando dentro do contexto, não tenho como dizer que é um bom livro. Ou sequer um representante de literatura erótica da época. É, na verdade, pornografia pura. E completamente voltada para o homem hétero vitoriano. Não tem uma história por trás, não tem emoção, não tem afeto (mesmo o narrador dizendo que tem), não tem sequer uma cena que não envolva penetração ou sexo oral. Além de tudo isso, uma menina de 15 anos e uma mulher de 27 compartilharem o mesmo homem e as experiências sexuais (inclusive sem a presença do dito cujo, pois elas já se relacionavam antes), é muito bizarro, pra dizer o mínimo.

Sexo não é amor. Parem de dizer que se amam.

Esse livro é o ápice da fantasia do homem vitoriano: uma menina-mulher ninfomaníaca, disposta a compartilhá-lo com outras mulheres com quem também mantém um relacionamento.

Podre.

Me fez até agradecer um pouquinho pela evolução do gênero (tanto o erótico como o "hot", que sim, classifico como duas coisas distintas).

@bibliotecagrimoria 31/07/2021

Ruim
É compreensível que o livro seja um clássico. Que tenha sido subversivo em sua época. Mas já li livros do gênero mais substanciais.
A narrativa se perde em uma fantasia masculina (reflexo da burguesia consumidora dessa literatura na época) com jovens mulheres cujo comportamento sexual hoje seria diagnosticado como ninfomanismo.
As situações são tão fantasiosas que chegam a dar vergonha alheia. A Vênus pode ser a garota de quinze anos, mas a capacidade do autor é que lembra um adolescente queijudo de ensino médio.

kiki.marino 30/08/2021

Fanfic de fantasias do homem vitoriano e de alguns homens contemporâneos rs... chega até ser ingênuo, porém é ruim.

Ciaa_p 20/02/2022

Descrito como o "garganta profunda"da era vitoriana o autor Swinburne foi um poeta, mas de obras pecaminosas.
Uma obra antiga e considera um clássico, envelheceu mal demais, não levado em consideração a idade de Flossie, pois na era Vitoriana a maioridade era menor do que as no século XXI. Esta obra parece apenas uma fantasia de um homem com mulhres, tendo todos seus desejos atendidos por 2 mulheres com sexo e menage.

E nós tempos atuais Flossie seria tratada com uma ninfomaníaca, não só ela mas todas as amigas dela.
Este livro e apenas porn* d um jeito bem chulo já que só vemos os gostos dele, mas o que me deixou fascinada nesse livro foi o final, o apêndice e incrível. Ter um contexto histórico perfeito daquela época é como era as histórias pornagraficas da época

Alexander 12/06/2022

Escândaloso e mal visto
A história foi feita para o público masculino adulto, e publicada em revistas (literatura comum da época).

O foco da história é a sexualidade precoce da protagonista, alcovitada e até estimulada pela babá.

O envolvimento se dá com um homem mais velho, então é a clássica hiper-sexualização de crianças para sanar a pedofilia da mentalidade dos homens.

Na época, isso não era tão mal visto, na verdade era um fetiche masculino muito comum e muitos homens se gabavam de se deitar com crianças (lembrando que a idade de matrimônio naquele tempo era a partir dos 14 anos, quando ocorria a menarca, e o debut na sociedade era aos 15, idade considerada adequada e desejada para o casamento, que acontecia com homens de mais de 26 anos, usualmente).

Mas hoje esse livro é nojento e sinceramente uma afronta.

É interessante de se ler a fim de estudar a mentalidade da sociedade da época, e a arte reflete de uma certa forma (mesmo que nesse caso reflita um aspecto sujo) os desejos e a realidade vivida pelas pessoas.

Afinal, a sociedade reflete os desejos, crenças e atitudes da maioria.