Buick 8 Stephen King...

Resenhas - Buick 8

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

resenhasdajulia 31/10/2022

Depois de perder seu pai, o policial Curtis Wilcox, Ned, de 18 anos, passa a ter o hábito de visitar a delegacia onde Curtis trabalhava.

O sargento Sandy Dearborn, melhor amigo de Curtis, decide compartilhar com Ned uma história misteriosa, envolvendo um Buick.

Antes de Ned nascer, o policial Ennis Rafferty e Curtis atendem a uma chamada de um posto de gasolina e voltam para a delegacia com um Buick abandonado, e logo de cara Curtis notou que aquele carro não era nada comum, pois era incapaz de se sujar e se recuperava de qualquer dano. Pouco tempo depois, Ennis desapareceu sem deixar rastros.

Agora, mais de 20 anos depois, Ned descobre o Buick e fica curioso, pois parece que o carro tem relação com a morte do pai, e começa a investigar esse mistério.

Adorei esse livro! Foi uma leitura que fluiu muito bem!
Will 01/11/2022minha estante
Esse está em minha lista!

Poleto 06/03/2010

Buick 8
Stephen King é conhecido mundialmente como o mestre do terror, e não sem motivo. Sua capacidade de criar histórias interessantes a partir de situações corriqueiras é espantosa. Assim como é espantosa a forma com que ele cria a rotina de seus personagens sem tornar-se enfadonho.

Buick 8 foi o segundo livro de King que li, ainda assim, 9 anos após ter lido o primeiro (que foi Cemitério). Cheguei na livraria procurando o livro “Saco de Ossos”, que, felizmente, não tinha. Digo felizmente pois, decidido a levar um livro de King, pus-me a escolher outro título; dentre os que lá estavam (e as opções não eram muitas), Buick 8 foi o livro cuja sinopse mais me chamou a atenção (embora não tenha despertado aquela vontade de comprá-lo).

A idéia do livro é aparentemente simples: Em 1979, Curtis Wilcox e Ennis Rafferty atendem a um chamado em um posto de gasolina; um cliente parou para abastecer, dirigiu-se ao banheiro e nunca mais foi visto. Os dois então levam o carro para a delegacia, aonde fica guardado no sombrio galpão B. Mas, aquilo não era um simples carro. Capaz de recuperar-se sozinho de avarias, um motor potente que não funciona, e algo que faz com que o cão mascote da delegacia divida-se entre fascínio e medo, aquele sinistro Buick desperta a curiosidade dos policiais do departamento, que durante anos tentam desvendar seus segredos. Curtis é o mais empenhado em estudar o carro, e, quando algum tempo depois um dos policiais some misteriosamente, eles percebem que aquele carro pode ser um enigma muito mais perigoso do que imaginavam.

Em 2001, pouco depois de Curtis morrer em um fatal acidente durante o trabalho, seu filho Ned, de 18 anos, passa a freqüentar o departamento, disposto a cortar a grama, limpar janelas, ou qualquer outra coisa que possa mantê-lo por ali. Sandy Dearborn, que fora o melhor amigo de Curtis, percebe que esta é a forma que o garoto encontrou para sentir-se próximo do pai, e acaba por admiti-lo na família. Até que um dia, Ned descobre, escondido no galpão B, o velho Buick. Vinte anos depois, o mesmo mistério que tomou conta de seu pai agora também toma conta dele, que também quer respostas. O segredo mais bem guardado da polícia da Pensilvânia começa a despertar não somente nos corações e mentes dos policiais veteranos, mas também dentro do galpão B.

Apesar de partir de uma premissa simples, King consegue contar a história de maneira espetacular, envolvente, e usando aquele tom narrativo que lhe é tão peculiar. Um detalhe bem interessante aqui é a alternância que ocorre entre a pessoa narradora: hora em primeira pessoa, hora em terceira pessoa, ainda assim incapaz de confundir o leitor. Foi a primeira vez que vi o uso de tal recurso, e achei simplesmente genial.

No decorrer da leitura pude perceber, de maneira bem sutil, uma pequena homenagem a H. P. Lovecraft. O final do livro foge um pouco do padrão de King (ao menos, do que dizem), e conseguiu dar o desfecho perfeito para a história.

Buick 8, no fundo, é um romance sobre o fascínio que todos temos pelo sobrenatural, e, indo além, da nossa eterna busca por respostas. Um romance que não assusta, mas que não deixa de causar fascínio.

(Publicada originalmente em: http://casadasalmas.blogspot.com/2008/06/buick-8.html)
Alan Ventura 02/09/2010minha estante
Uma ótima resenha,parabéns.

Luiz.Machado 29/08/2021

Uma excelente livro onde o Stephen King explora o inexplicável, e o inominável onde vemos uma grande influência das obras do H.P Lovecraft.
mfru 29/08/2021minha estante
Estou lendo esse também.

Francisco 10/05/2021

Um Buick 8 assombrado
Na região de Statler, na Pensilvânia, em 1979, um homem misterioso com um sobretudo preto pára em um posto de gasolina OPEC para abastecer seu veículo, um Buick Roadmaster 1954 sem placas ou qualquer forma de identificação cujo dono desaparece misteriosamente e abandona o veículo.

O proprietário do posto de gasolina chama a Polícia Estadual e Curtis Wilcox e seu parceiro Ennis Rafferty atendem ao chamado e levam o veículo para o pavilhão B do Departamento de Polícia onde ele passa muitos anos guardado e Ennis Rafferty desaparece de forma misteriosa após a chegada do Buick.

Já em 2001 quando Wilcox é atropelado por um caminhoneiro e morre durante uma abordagem, seu filho de 18 anos Ned, aceito pela Universidade de Pittsburgh, passa a frequentar o Departamento de Polícia e realizar serviços como cortar grama e tirar a neve. Então descobre sobre o ocorrido em 1979 e passa a investigar o passado e as origens do velho Buick e verá que ele é um veículo assombrado que restaura-se por conta própria, emite luzes e em que dentro surgem seres e objetos estranhos.

Toda a narrativa é contada por cada um dos policiais do Regimento D da Polícia Estadual da Pensilvânia. Com certeza é uma obra que todos que costumam ler Stephen King deveriam ler. Todo o desenvolvimento da narrativa me agradou bastante. Sem dúvida é uma leitura indispensável aos leitores fiéis do autor, embora esse deixe um pouco a desejar se comparados com outros do autor.

Instagram: @leitor_eduardo 19/12/2021

Um dos livros que eu mais gostei do SK
Não obstante a viagem sideral que é este livro, eu amei como ele encaixa os elementos fantásticos no cotidiano de uma delegacia. Como ele faz, ao mesmo tempo e sem ao mesmo tempos ser, entrelaçar-se os fatos mágicos e de sangrentos com a vida dos personagens. Cada pano de fundo, cada história, faz com que você devore este livro sem perceber que na verdade se está devorando a própria existência do Buick.

Jefferson 21/03/2021

Mais uma história com carro? ?
Não! Não é mais uma história com carro... Bom, tem um carro... mas, essa é a análise superficial... Pq quando se aprofunda mais na história, ou quando se abre o porta-malas do Buick, percebe-se que é muito muuuuuuuito mais que apenas um carro!
Recomendo demais esse livrão do King!

Abduzindolivros 08/04/2023

Eu tô com uma baita preguiça de escrever sobre esse livro, mas vamos lá. Já adianto que vai ser um review bem preguiçoso.

Stephen King tem uma coisa com carros, né, impressionante. Uma tarde qualquer, um Buick 8 para em um posto de combustível, o motorista pede para que o funcionário encha o tanque e dá a volta pelos fundos, como se fosse ao banheiro. As horas passam, o homem não volta, o funcionário chama a polícia para averiguar e apreender o carro.

Tudo muito bem, tudo muito bom; só que o carro não tem motor, se regenera e se limpa sozinho e é um portal para outra dimensão: na mesma medida que puxa gente daqui para lá, traz de lá para cá criaturas que não pertencem ao nosso mundo, que nossa mente nem consegue conceber.

Pelo menos, o King se esforça para escrevê-las, não mete uma de lovecraft só dizendo que as coisas são inimagináveis hehe

É isso o livro inteiro; o regimento policial contando a história de como conviveram com as bizarrices desse carro alienígena e possivelmente maldoso durante décadas, e tentando explicar para Ned, filho de um dos policiais, como essas interações com o Buick 8 podem ter relação com a trágica morte de seu pai ? atropelado por um Buick.

A impressão que tive é que o King começou a abordar vários assuntos que poderiam render mais ? por exemplo, sobre assassinato de outras espécies e o que é um ser consciente ?, mas não desenvolveu nenhum; isso ficou no limite entre preguiça e genialidade. Digo porque se foi intencional escrever dessa forma para emular em nós os mesmos sentimentos de Ned, então ponto para a genialidade do King hahaha

Assim como Ned, no final da adolescência, deseja respostas concretas e se frustra por não obtê-las, nós também podemos ficar putos porque terminamos o livro sem saber de nada: de onde veio o Buick, para que mundo ele se abre, quem era o motorista misterioso, enfim: várias perguntas, nenhuma explicação.

Mas essa é a principal mensagem da história: o mundo está cheio de Buicks 8. Coisas ruins acontecem, o tempo todo, perdas trágicas nos devastam, e morreremos sem resposta ? tentar obtê-las a todo custo pode ter como preço a nossa sanidade mental. Vamos vivendo, nos adaptando, e a vida segue burocrática, tediosa e normal, ainda que haja um carro alienígena hospedado na nossa garagem.

Não tenho muito mais o que dizer sobre. A minha memória me traiu um pouco, porque quando o li anos atrás, o achei um livro empolgante, malucão e de explodir a mente; reler foi apenas nhé. Mas, é isso.

Apenas um bom entretenimento, vai. Diferentão. Se não leu, mete ficha, mas pode empurrar com a barriga se a wishlist for muito grande hahaha
Babih Bolseiro 08/04/2023minha estante
Eu adoro as suas resenhas e fiquei com vontade de ler esse! Se tu lançasse até um livro de resenhas, eu leria?? eu quero muito encarar um livro do king. Até hoje só li um livro de contos dele, e foi bem tedioso, confesso. Vou até catar lá na Amazon já.

Viviane 31/07/2022

Desafio literária amigos Literário 2022
*MINHAS CONSIDERAÇÕES*

*??TEMA 2: Um livro que contenha números no título*

*? Livro / autor (a): Buick8/Stephen King*

*?DO QUE SE TRATA O LIVRO QUE VOCÊ LEU?*

Fala sobre um carro mais especificamente um Buick que foi abandonado em posto de gasolina e que depois e levo para um departamento policial onde permanece cercado de misterioso e acontecimentos mais que bizarro.

*?O LIVRO TRAZ ALGUMA MENSAGEM? QUAL?*

De como a ser humano e fascinado pelo sobre natural e misterioso.

*?VOCÊ GOSTOU DA OBRA? INDICARIA AOS AMIGOS?? DEIXE SUA AVALIAÇÃO de 1 a 5 ?:*

Dizer que não gostei seria uma mentira sem tamanho afinal e um King e não sou capaz e não gostar de nenhum livro dele ( Até o momento), então sim gostei e muito dele e com certeza indicaria a um amigo sem medo de ser feliz.

Minha nota 4,5?

Luiza.Matos 15/04/2020

Espera muito mais dessa livro.
Foi o meu primeiro livro do mestre do terror que eu li.
Eu sinceramente não gostei não, muito chato e me dava tédio de ler...Aff!!! foi uma experiência frustrante frustrante ara mim essa leitura.
Ano que vem vou ler outro livro dele, para ver se eu gosto.
Mais esse livro não rolou para mim não. :(
Rayan Ibiapina 15/04/2020minha estante
King é excelente. Não li essa obra ainda. Mas há outras que deixam qualquer um estagnado. Não espere o próximo ano. Haha Joyland e O Iluminado são pedidas iniciais melhores. ?

Luiza.Matos 17/04/2020minha estante
É eu sei que ele é um otimo escritor eu vou dar mais uma chance sim...mais esse ano eu ja tenho minha meta. :)

Karina_ 26/11/2020

Decepção
Livro chato, com leitura arrastada, pois nada de muito interessante acontece até às últimas páginas do livro. Sinceramente, King me decepcionou com essa obra.

Matheus Caires 16/08/2023

King Univers 22
Buick 8 não é tão mal como a grande maioria vende ele é um livro fluido e um pouco cansativo de se ler porém com muita persistência você consegue tirar bons frutos

Para o único é muito claro quanto o porta malas do buick é um portal do mundo da terra media e por isso seus fenômenos

Resumo do eps anterior
Carrie é a 1 iluminado apresentada por king ela também mencionou a coisa
Em salem apresentados ao padre Callahan um importante personagem
O iluminado nos aprofunda mais sobre o que é um iluminado e nos mostra que existem muitos no mundo somos apresentados a danny e hallorann dois importantes personagens
A Dança Da Morte nos traz uma pitada do multiverso e nos apresenta mais dons de pessoas que são iluminados como mae abigail que tem o dom da visão até então só conhecíamos ( nas minhas leituras é claro e quem me acompanha) os dons
Telecinese (Carrie)
Intuição (Danny)
Cujo nos trás king escrevendo sobre animais que será importante no futuro
Ascensão nos deixa na dúvida sobre os eventos que rolou
A Zona Morta mostrou mais um poder dos iluminados a premonição
A Auto-Estrada não acrescenta no universo
A Espera De Um Milagre nos traz a prisão Cold Mountain e John Coffe
Tudo é eventual que nos apresenta o Sr Earnshaw e seu dom do desejo tudo que pede ele ganha
As irmãzinhas de Eluria é o conto que se passa antes dos eventos de o pistoleiro assim apresentando ( pra mim nas minhas leituras ) A Terra Média
Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
Aqui vemos a rotina do presídio Shawshank e seus prisioneiros
Sob a redoma você vê uma cidade presa em uma redoma e tendo que lidar com isso
A hora do lobisomem traz uma história de lobisomem
O Cemitério temos uma das melhores transs do king
Joyland trás uma investigação fantasma
Novembro de 63 trás uma confirmação concreta do universo Unido
Rose Madder traz quadros com poderes
O Aluno Inteligente relata como a criança pode ser moldada e faz uma pequena conexão com a Redenção de Shawshank
It vemos os seres cósmicos
Os livros de Paul o escritor presente na obra misery são recorrentes no universo de Stephen King
A Maldição somos apresentados ao Dom da palavra

Linha Cronologia
O Homem de Terno Preto 1914
A Morte de Jack Hamilton 1934
A Espera De Um Milagre 1934
Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank 1948 (inicio)
It a Coisa 1958
Novembro dw 63 1958
A Zona Morta 1970 (acidente)
Joyland 1973
A Auto-Estrada 1973-1974
A Zona Morta 1974
Carrie 1974
Aluno Inteligente 1974-1975
Salem 1975
O Iluminado 1977
Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank 1978 (fim)
Buick 8 1979 ( o buick apareceu)
Cujo 1980
Almoço no Cafe Gotham 1995
A Moeda da Sorte 1995
Andando na Bala 2000
Tudo o que você ama lhe será arrebatado 2001
Buick 8 2001 ( Ned descobre o carro)
A teoria de L.T sobre animais 2002
Ascensão 2018

TERRA MÉDIA
As irmãzinhas de Eluria

vannessa 26/02/2020

Mistério do início ao fim
Um carro que é abandonado em um de posto gasolina e seu motorista desaparece misteriosamente. Os policiais intrigados com esse mistério leva o Buick para a delegacia e é aí que fatos inesplícaveis aparecem , tornando a vida na delegacia muito movimentada .

Cris 21/03/2023

Buick 8
Esse livro estava na biblioteca da minha empresa, e por ser do Stephen King decidi ler. Acredito que não é das melhores obras de King. Comecei a leitura de forma lenta, achei cansativo no começo. Depois a história engrenou e li até o final. Stephen King é muito criativo, inegável que é um gênio, mas essa história não me prendeu.

Victor 21/03/2024

Decepcionante.
Por mais que King seja um excelente escritor e saiba criar uma boa atmosfera, eu não curti esse livro. Ele é bem pobre em relação a quase todos os livros do autor e eu esperava bem mais desse pela sinopse. Mas mesmo assim não foi de todo ruim pelo suspense criado em torno do Buick.

Gláucia 01/06/2011

Buick 8 - Stephen King
Mais um livro do mestre prova que não devemos comprar às cegas suas obras, sem pesquisa prévia. Julguei que a trama seria parecida com Christine, um livro fantástico, mas como me enganei.
Muito chato, praticamente nada acontece no livro todo. Medo? Apenas de não conseguir chegar logo ao fim. Os personagens são tão superficiais que ao final já não sabia distinguir quem era quem.
Fabrício 20/11/2012minha estante
Concordo plenamente. Se eu fosse fazer uma resenha seria idêntica a sua.

Alberto 06/12/2019minha estante
Tive essa mesma impressão. Ao final fiquei confuso com quem são os policiais e que importância têm. Não gostei do livro. Melhor teria sido deixá-lo onde estava por.mais alguns bons anos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6