Ana Júlia Coelho 06/04/2023Depois dos acontecimentos em Tormenta, Luce se joga de cabeça em um Anunciador atrás de respostas. Respostas, respostas, é só isso que a guria quer e o bando de bundão dos anjos não alivia essa ânsia da coitada, com medo de que ela se exploda – literalmente (não é como se alguém fosse sair vivo da vida, né não?). E agora vão ter é que se enfiar em mais um monte de Anunciador atrás da bonita que não sabe como controlar pra onde vai/como vai/com quem vai.
Pensa numa narrativa chata. Cada capítulo interminável narra uma vida sem graça de Luce (com nomes super criativos para seus eus do passado). Ela quer porque quer descobrir se ela e Daniel se amam mesmo ou se só estão juntos por causa da maldição. Mas, sinceramente? Não vi nada de incrível nessas vidas, nem nenhuma resposta para as infinitas perguntas de Luce. Foi só um monte de encontro entre Luces mimadas (ou sofridas) com Daniels maravilhosos e perfeitos, e bum!, morreu. Mas a protagonista CONSEGUIU ACHAR A RESPOSTA QUE ELA QUERIA. Tá bom.
Mas Luce acha que vai conhecer tudo sozinha? Talvez se perder no meio do processo? Não mesmo. Ela vai contar com a ajuda de uma criaturinha chamada Bill: uma gárgula de pedra bem útil nas horas em que ela se enfia nos apertos. Mas será que Bill é tão confiável assim? Hein, hein?
Esse é o medo de fazer releituras: odiar uma história favoritada. Cada vez que eu pensava em abrir o livro e lembrava quantas páginas eu enfrentaria em um capítulo, eu tinha vontade de chorar e sair correndo. Foi sofrido conseguir concluir essa leitura. São várias vidas mornas, sempre a mesma coisa (só muda os personagens, né. Porque uma hora ela é uma princesa, depois uma serviçal, depois alguém bem sem graça e do nada vira a Mulan). Escrever sobre viagem no tempo é sempre muito complicado, porque ou se ama, ou se odeia. Nesse caso, odiei. Teve muito passado pra pouca relevância, e a personagem consegue ser chata EM. TODAS. AS. VIDAS. Que ela teve. Só no final que acaba ficando um pouco mais legal, e por isso elevei em 0,5 a nota dessa obra-prima.
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