Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série

Blog MVL - Nina 23/06/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www.minhavidaporumlivro.com.br

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da série é bem mais que apenas imagens e particularidades sobre a saga. É em ritmo de saudosismo que escrevo essa resenha e esta será a primeira crítica totalmente não objetiva que já fiz. Eu tenho o hábito de compartimentar minhas resenhas e jamais perder o foco e acabar escrevendo: “Ai, esse livro é tão bom, tão fofo...”, apesar de ser exatamente o que gostaria de escrever sobre certas obras, eu sempre tenho cuidado de ser crítica no real sentido da palavra. Hoje estou jogando essa regra para o alto. Porque quem vos fala no momento é uma fã da série Crepúsculo.

Para os verdadeiros fãs esse livro terá um gosto especial. Como a cereja de um bolo de baunilha. No Guia você será informado sobre a mitologia dos vampiros e lobisomens da saga, os clãs, os personagens. Há também uma excelente entrevista com Stephanie Meyer logo no início, e o leitor tem a oportunidade de conhecer melhor a criadora de todo esse furor. Ela fala sobre como a história começou, sobre sua própria vulnerabilidade em relação às criticas e a dificuldade que possui em dividir seus livros. Eu diria que Bella é uma continuação da personalidade de Stephanie Meyer. Ambas são práticas, introspectivas e descoordenadas. Ela também fala sobre clássicos que influenciaram sua vida como escritora e me senti especialmente satisfeita com a comparação feita entre Bella e Jane Eyre, a heroína de Charlotte Brontë. Jane Eyre é, juntamente com “O Morro dos Ventos Uivantes”, o meu clássico favorito. Talvez porque eu mesma possa ver um pouco de mim em Jane, assim como também vi peculiaridades da minha personalidade em Bella.

Algumas pessoas julgam duramente a protagonista da saga Crepúsculo e eu me questiono: Por quê? Eu já ouvi que Bella era covarde, indecisa, inocente, virgem, traíra, oportunista... E até concordo em parte, mas quem é perfeito? Principalmente aos dezessete anos de idade. É incrível como as pessoas são rígidas ao julgar os outros e não percebem seu próprio comportamento imaturo ao dizer que Edward é gay apenas por querer esperar até o casamento. Então quer dizer que ter valores é a mesma coisa que homossexualismo?

Ao ler Guia Ilustrado me peguei retornando a esses questionamentos que me fiz a bastante tempo atrás,quando todas as meninas que eram fãs de Crepúsculo deixaram de gostar da série. Mas acima de tudo, o livro me despertou o impulso de ler toda a série novamente. Também nos proporciona a oportunidade de conhecer melhor a história da vida dos personagens da série, como a de Alice por exemplo. A vida de Alice antes da transformação não foi nada fácil e eu não me lembro de ter todos aqueles detalhes revelados no livro.

As ilustrações são lindas. Suspirei em especial com a imagem do perfil de Jacob. Jake sempre será o meu personagem favorito, não importando se a Bella ficou com ele ou não. O conteúdo do livro também abrange artes feitas por fãs, algumas eu já conhecia.

Canções que inspiraram e guiaram Stephanie Meyer pela série, cenas cortadas na edição, imagens de linda, um texto de qualidade sobre o maravilhoso mundo criado pela escritora e mãe de três filhos, mórmon e que jamais pensou em realmente ser uma autora publicada. Isso é o que você encontrará em Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da série. Em pensar que tudo começou com um sonho e acabou se tornando o sonho de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Agradeço a Stephanie Meyer pela criatividade e à Editora Intrínseca por trazer esse sonho para a realidade dos brasileiros em traduções impecáveis.
Blog MVL - Nina 26/03/2012minha estante
ha* ;P

Zeus 19/05/2012minha estante
Interessante resenha. Também não entendo a razão pela qual levou algumas pessoas a criticarem tanto a saga. É uma obra como qualquer outra, com defeitos e qualidades. Nem mesmo os grandes autores acertam em tudo. E me admira muito saber que foi o primeiro trabalho da Meyer, cuja não tinha nenhuma experiência em escrita, e conseguiu prender um enorme número de leitores (mesmo os críticos negativos foram fisgados, cientes ou não) a um universo que ela inicialmente criou só para ela. Acredito que ela deve melhorar bastante futuramente com outras idéias ao público.

Henri B. Neto 16/10/2011

Resenha: Crepúsculo, Guia Oficial Ilustrado da Série
É, eu sei... esta resenha de ''Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série'' levou ERAS para sair.
Mas, antes de mais nada, gostaria de explicar que fazer esta resenha será um verdadeiro desafio para mim. Até por quê, se você não é fã da Saga, provavelmente não irá ver utilidade nenhuma neste guia. E, além deste pequeno detalhe, tenho que me lembrar que - como o próprio nome diz - ele é um ''Guia''. Ou seja: o livro é todo divido em tópicos e subtópicos, sem uma história linear à se seguir.
Por isto, a única maneira que pensei em fazer a resenha da forma mais honesta possível com o Guia seria a dividindo em ficheiros, assim como o próprio livro. Cada ponto da review irá passar o que eu senti - como fã da Saga - ao ler o tópico citado no Guia, e qual foi a minha sensação diante das ''novidades'' (e outras coisas não tão novas assim...).
Basicamente, uma resenha de um fã para fãs.
Entrevista com Stephenie Meyer
A parte introdutória do Guia, sem sombra de dúvidas, é uma das mais legais (e, também, uma das mais extensas). Em uma entrevista conduzida pela amiga Shannon Hale, autora do livro ''Academia de Princesas'', Stephenie Meyer se mostra bem à vontade e responde questões como de onde ela sentiu a necessidade de criar o Jacob e qual seria o segundo livro da Saga, logo no início. Apesar de comentar vários pontos que provavelmente quem é fã já deve estar careca de saber, eu gostei de verdade deste ponto do Guia. É bem intimista, e a criadora da série não esconde nada (em outras palavras: Spoilers sem culpa!).
A Stephenie explica o por quê de várias de suas decisões ao longo da Saga (o que deve responder à muitos leitores, principalmente os ''haters'' de ''Amanhecer''), conta sua relação com os personagens e como se sentiu ao ter que lidar com a crítica - tanto positivas quanto negativas. Este foi um momento bastante curioso da minha leitura, pois eu me identifiquei bastante com ela - coisa que eu nunca imaginei, mesmo sabendo que nós dois tínhamos vários pontos em comuns (como eu falei na minha Lista de Escritores Favoritos).
A Mitologia e os Personagens
Uma parte que me surpreendeu muito no livro foi esta. Vejam bem, eu sou um fã ''Velha Guarda'' da Saga... Mas nunca imaginei - dizendo de uma forma melhor, nunca consegui enxergar - muita profundidade na trama criada pela Meyer. O que, com este Guia, ela me mostrou o quanto eu estava enganado.
Para começar, a mitologia que a Stephenie concebeu para o seu Mundo é incrível. Tudo tem um detalhe plausível para existir, e até mesmo o seu ''brilho porpurinado'' para os vampiros (o maior motivo de piadas sobre a série) tem uma explicação lógica - algo que ela já havia tentado reparar no recente ''A Breve Segunda Vida de Bree Tanner''. Outro destaque também da mitologia de Crepúsculo são as diferenças entre os Lobisomens ''Filhos da Lua'' e os Lobos Quileutes. Mesmo não tendo participação nenhuma nos cinco livros da Saga, o primeiro grupo ganha uma análise interessante e profunda de suas características - o que é bem legal, pois mostra como a Stephenie Meyer ''visualiza'' os Lobisomens tradicionais.
Porém, o ponto alto desta parte do livro é a ficha completa dos personagens. Cada grupo é dividido em raças (Vampiros, Lobisomens e Humanos), e - dentro de cada grupo - eles são separados em Clãs, Matilha e etc. No perfil de cada um, nós conhecemos o passado de TODOS os personagens - desde os principais até aqueles que só apareceram para dar um oi para a Bella. É incrível quantas histórias a série principal esconde - e, mesmo tendo que dividir espaço com velhos conhecidos, vários ganham um destaque realmente merecido e que poderiam ter sido explorados de forma melhor anteriormente (como, por curiosidade, a Lauren - a ''inimiga'' escolar da srta. Swan).
Foi a partir desta seção que eu consegui mergulhar de verdade no universo da Saga Crepúsculo... E confesso que ficava me perguntando como a J. K. Rowling poderia explorar ainda mais o universo já complexo da série ''Harry Potter'' se resolvesse lançar o já lendário ''Livro Escocês''.
Cronologia
Outra parte que me surpreendeu bastante durante a leitura do ''Guia''. Neste tópico, a Stephenie basicamente conta a História dos Vampiros, desde a formação dos Volturi, passando pelo surgimento do primeiro Lobo Quileute, as Guerras do Sul, até finalmente chegar à ''batalha mental'' entre os Cullens e a Realeza Italiana. Mesmo revelando a história de praticamente todos dos personagens algumas páginas antes, a autora consegue nos surpreender novamente com outros detalhes nunca revelados - cada evento devidamente datado e organizado.
Principais Eventos
Se esta resenha seguisse o meu modelo antigo, com certeza ''Principais Eventos'' entraria para o nosso velho conhecido ''Momento Desnecessário''... Afinal, este tópico do Guia nada mais é do que um resumo - capítulo à capítulo - dos quatros livros da Série: de ''Crepúsculo'' à ''Amanhecer''. Para mim, esta era uma parte que poderia facilmente ter ficado de fora - já que, se você esta lendo o 'Guia Oficial', é por que com certeza já pelo menos passou o olho pelas páginas dos volumes que formam a Saga. Uma bola fora, mas isto acontece nas melhores famílias (eu acho!).
Playlist, Fan-Arts e Capas pelo Mundo
Para mim, este é um dos melhores momentos do livro. Acho que, para quem visita o blog, sabe o quanto eu goste músicas, desenhos de fãs e capas de livros... Então, ter tudo isto reunido em um só lugar, para mim, foi algo fantástico. Das playlist da série, a que eu mais gostei foi a de ''Eclipse'' e a de ''A Breve Segunda Vida de Bree Tanner''. Me pareceu que as músicas se encaixaram melhor nas cenas - e eu conhecia mais as músicas. Só achei que a forma de explicação da tia Steph poderia ter sido melhor. Citações são legais e tudo mais, mas acho que ela poderia ter sido um pouquinho mais direta.
Já quanto às Fan-arts e Capas pelo Mundo, eu não tenho do que reclamar. Mesmo não tendo basicamente nada escrito, só imagens, eu passei página por página com cuidado, me deliciando com cada ilustração - conhecidas e outras nem tanto. Acho que estes dois tópicos dariam ótimos posts aqui para o ''Na Minha Estante'', e quem sabe um dia eu não faça isto mesmo?!
Os carros
E quem disse que os famosos automóveis da série iriam passar batidos?!
É, eles não passaram. E, como nos livros narrados pela Bella, a Stephenie pediu mais uma vez a ajuda do seu irmão, Jacob, para introduzir os fãs ao incrível mundo da ''Car & Drive''. Com uma propriedade beirando à técnica, o irmão da autora explica as vantagens e desvantagens de cada veículo, e traça um paralelo entre eles e a personalidade de seus donos (Sim, foi ele que deu a idéia para irmã famosa - e multi milionária - de dar à Alice um Porsche Amarelo Canário...).
Quem não se interessa muito por carros, pode achar esta parte um tanto enfadonha e parada, mas eu realmente gostei das curiosidades - e descobri que não sei NADA sobre mecânica! Só de carros mesmo...
Cenas Cortadas & Perguntas Frequentes
Terminando o Guia, a autora responde algumas perguntas feitas pelos fãs e disponibiliza algumas cenas cortadas dos livros ''Crepúsculo'' e ''Lua Nova''. Na parte do F.A.Q., eu achei que algumas dúvidas eram bobinhas demais, e outras foram um tanto repetitivas. Eu já me deparei com impasses muito maiores, e que poderiam ter sido facilmente explicados nesta seção do Guia. Já nas ''cenas deletadas'', algo que me decepcionou um pouco foi o fato da Stephenie não ter publicado o material todo que está presente em seu site, apenas algumas cenas... Para quem já leu este ''extra'', vai sentir falta do epílogo estendido de ''Crepúsculo'' e do ''Fundo de Apoio ao Estuadante'' (era este o nome?!) do livro ''Lua Nova''. Uma pena, mas valeu a intenção.

Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

Tathy 18/10/2011

Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série é um livro de peso. Literalmente! Com 559 páginas, fica difícil até de manusear, mas é um livro repleto de informações e ilustrações, é o guia perfeito para amantes da saga Twilight e colecionadores, como eu :D

Nas primeiras páginas do Guia podemos conhecer um pouquinho mais sobre Stephenie Meyer, (Sim galera, ainda tem coisas que não sabemos sobre ela e sobre a saga.) através de uma entrevista que na verdade é mais um bate papo entre Stephenie e Shannon Hale (autora de Academia de Princesas). Essa entrevista na verdade, foi o que mais gostei em todo o Guia. Acredito que a riqueza de informações e até o humor inserido na entrevista se dá justamente por ser um bate papo entre autoras (e amigas). Shannon sabe exatamente o que perguntar e Sthepenie tira aquelas dúvidas que eu tinha e nem sabia.

Eu já sabia como tinha sido a criação da Saga, sou uma curiosa e apaixonada pela série, como não canso de dizer, mas mesmo assim ainda me surpreendo com a magia como tudo começou. E é LINDO ver a relação de Stephenie com seus personagens.

Quando comecei a leitura, imaginei que fosse ser algo cansativo, pois um Guia não é o tipo de coisa que você lê de uma vez só. Mas este, eu devorei em uma noite. Claro, algumas partes eu pulei, como o resumo dos livros (que ainda estão frescos em minha memória) e informações sobre os carros. Mas a entrevista, relembrar alguns momentos e personagens que tanto gosto e principalmente, as citações de cada um deles, foi maravilhoso. Se eu pudesse, postaria todos os quotes aqui para vocês, mas isso ia virar um mini-guia. Mesmo assim, eu separei alguns que vocês poderão ler no final desse post e ficar com um pouquinho de água na boca.

E não posso terminar de falar sobre esse Guia sem falar do trabalho gráfico que está impecável. IMPECÁVEL com letras garrafais. Desde a capa e toda sua simbologia onde as peças finalmente se encaixam com esse livro até as ilustrações, qualidade do papel (parecido com o de revistas) e todo o acabamento. Sou feliz por ter este Guia em minha estante e em minha coleção

Michy (VPL) 10/08/2011

Para Nenhum Fã Botar Defeito
Um livro, ou melhor, uma enciclopédia para nenhum fã como eu botar defeito! =)
Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série pode até parecer um livro comum à primeira vista, mas não é. Esse guia ilustrado é muito mais do que apenas textos e imagens ilustradas de como um sonho se tornou a maior febre mundial dos últimos tempos e revolucionou o mundo dos vampiros. Nessa verdadeira enciclopédia podemos acompanhar tudo, tudo mesmo, desde o início e descobrir fatos nunca antes revelados pela mundialmente famosa Stephenie Meyer, a autora da série de sucesso Twilight. Além de curiosidades sobre a mitologia que envolve vampiros, lobisomens e afins.

Logo nas primeiras páginas temos uma entrevista super divertida e esclarecedora de Stephenie Meyer para sua amiga, também escritora, Shannon Hale. Durante a entrevista, descobrimos todos os detalhes de como foi o sonho de Meyer até ele ser passado para a tela do computador e dar início à história de amor vampírico de Edward e Bella. E quem adora escrever, assim como eu, tenho certeza que irá se identificar bastante com os sentimentos compartilhados por Meyer durante a criação da sua primeira história.

[Leia mais no blog:]

Raffafust 31/12/2011

Um adicional não tão necessário
Não preciso dizer que esse guia é único e exclusivo para fãs da série, até porque não tem o menor cabimento alguém que não curte a série achar que vai gostar depois de ler as 560 páginsa explicativas dos quatros livros da saga.
Sou fã, assumo, mas já fui bem mais, teve uma época - e isso foi entre 2007 e 2008 - que eu só pensava em Edward e Bella. A história de amor entre a mocinha sem graça e o vampiro galã me pegou de tal forma que há tempos um livro não me pegava.
Nessa época e até final de 2009 me entupi de tudo da saga, foi uma overdose em precedentes, saí comprando os livros em inglês porque queria saber logo o final da saga, comprei todas as revistas nacionais e importadas que via pelo caminho - e nelas as mesmas entrevistas e explicações dos livros e depois filmes - até que eu fui desacelerando.
Talvez por isso não tenha amado esse livro e tenha demorado tanto para terminar de ler. Ganhei em abril de 2011 no meu aniversário e somente o terminei em dezembro, deixava a página marcada , ele perto do computador e quando dava vontade lia mais um pouco.
Para mim soou como caça níquel de Stephenie porque algumas explicações não acredito muito que ela realmente tenha pensado nisso quando escreveu o livro...na verdade eu creio que ela nem pensou em muita coisa quando o escreveu porque nem ela nem ninguém imaginou o imenso sucesso que ele faria;o livro é bem ilustrado mas é um guia sobre os livros e não sobre os filmes...então não espere comprar um livro repleto de fotinhos de Taylor Lautner e Robert Pattinson.
Há desenhos bem feitos, acredito eu também, da forma de como a autora os imaginou enquanto escrevia os livros. Cada personagem é descrito muito bem mas como citei acima, muita coisa soa como " pós sucesso" e não vou estragar o que achei incoerente até porque seria desagradável para quem ainda o está lendo.
Cada personagem é descrito com uma ficha biográfica ao lado, tem idade, peso, altura, frases mais marcantes dos livros, tudo para enlouquecer os fãs mais apaixonados.
Começa com uma entrevista com a própria Stephenie falando da mesma coisa de sempre..nada de novo para quem já leu tudo que tinha no mercado sobre a saga....o sonho que virou livro que virou sucesso...o susto ao ver que tinha se transformado em fenômeno.
Um prato cheio para quem quer unir tudo que já ouviu falar dos livros publicado oficialmente pela autora.
Até personagens secundários são lembrados o que dá uma certa vontade de voltar aos livros porque eu não me lembrava de boa parte deles.
Quando o guia saiu fiquei doida para ter mas depois veio um certo desânimo de saber de boa parte do que tava escrito...mas fã é assim, tem uma insaciável vontade de querer saber tudo...quando vê que não tem muita novidade desanima.
Recomendo lógico porque é MUST HAVE nas estantes dos fãs de Crepusculo mas eu já tava meio enjoada no final dele...

Dayane 19/10/2013

Para Sempre.
Eu realmente demorei muito pra finalmente terminar esse livro, mas não porque ele não seja interessante.
Acho que, pra quem leu e realmente e apaixonou pelo 'Universo Crepúsculo' como eu, também vai achar uma leitura necessária. Existiram alguns momentos em que a leitura 'emperrava', principalmente porque eu me lembro da maior parte das coisas que aconteceram na série ainda, então a repetição se tornou um pouco cansativa... mas há detalhes que nunca teria notado e outras coisas que nunca descobriria sem que a Stephenie tivesse 'aberto as cortinas'... nesse livro percebemos que o Universo Crepúsculo se estende a muito mais que a história de Bella e Edward; cada um dos personagens - que aparecem muito ou não - tem histórias interessantes, são bem construidos igualmente.
Gostei do fato da autora ter se preocupado em se aprofundar em cada um dos personagens e assim ter uma visão clara de pra onde seus caminhos - baseados em seu passado - poderiam ir.

A história não começa no momento em que Bella chega a Forks... há um milhão de histórias a serem contadas nesse meio tempo, histórias que finalmente tiveram a oportunidade de serem lidas.

Vou guardar Crepúsculo - Guia Oficial Ilustrado da Série com o mesmo carinho que guardo o restante dessa série que conseguiu me marcar mais do que qualquer outro livro... e quando olhar pra ele, ali na minha estante, sei que sempre vou sorrir.

Gabi Pascoal 05/01/2012

Quando as peças se encaixam....
Confira a resenha na íntegra no blog Outbreaking Minds: http://outbreakingminds.blogspot.com/2012/01/resenha-crepusculo-guia-oficial.html

Para aqueles que realmente gostam da estória, das personagens e da saga no geral, irão gostar muito do livro!! Ele é muito bonito, feito com aquele "papel" de revistas, com pelas ilustrações de fãs, curiosidades, entrevistas e muito mais!

Você poderá conferir uma entrevista com Meyer e sua amiga (e escritora) Shannon Hale. Viajará pelo mundo dos vampiros e lobisomens, conhecendo a fundo suas características, poderes, origens e particularidades.

Há uma parte com as músicas que influenciaram Meyer em seu processo criativo. Cá pra nós: ela tem um bom gosto musical! srs

Aah, também são mostrados os livro da saga mundo a fora, suas capas diferentes e também seus títulos. Algo que, particularmente, não gosto. Acho bacana que se preserve a arte original da obra.

Tem também uma parte destinada a desenhos de fãs muito legais!
Nossa! E não poderia esquecer da última parte: "Perguntas Frequentes". Onde Steph responde sobre a capa dos livros, e coisitas muito mais engraçadas...

Enfim, vocês entenderão o por quê do título desta resenha!! O livro é a cereja no bolo de Stephenie Meyer *-*

Super indico o livro!! É uma leitura dinâmica, leve e muito gostosa!! *-*

Nani Miranda 14/04/2015

Essencial para os fãs da Saga.
Livro essencial para os fãs. A inspiração, todos os detalhes que fizeram dessa Saga o sucesso que é até hoje. Tudo o que você precisa saber sobre cada personagem, locais, as lendas em torno da estória, a geografia do lugar, as músicas, os carros e tudo o mais para deixar a sua leitura mais emocionante.

Dan 27/03/2015

Descobertas e mais descobertas e uma nova visão da serie de Stephenie Meyer.
Livro muito bom para os verdadeiros fãs da serie, contem belas fotos de ilustração os o deixa muito mais interessante. É meio cansativo em algumas partes e contem informações que para mim não haveria necessidade de estar ali e apenas acumulou mais paginas para terminar minha leitura. Porem consegui retirar muitas informações do livro e descobri muitas historias por de trás dos personagens que eu certamente odiava e depois de ler sua historia eu percebi os motivos que os levaram a tais atitudes na serie em si. O guia é um bom livro recomendo a todos que queiram ter uma visão diferente da historia!!!

Gianne Marques 02/09/2018

Livro perfeito para todos os fãs da saga que gostaria de se aprofundar mais um pouquinho nessa história que conquistou o mundo todo. Nele você encontra uma breve entrevista com a autora, a história de cada personagem, fan arts de fãs, os automóveis de cada personagem.... Recomento muitíssimo a todos!

Jéssica Aragão 24/09/2016

Encantador
Todo fã da saga Crepúsculo deve ter esse guia em sua coleção,pois o mesmo possui várias imagens incríveis, curiosidades sobre os personagens e suas histórias individuais(vampiros, lobisomens e humanos). Além disso, Stephenie Meyer mostra a Playlist e obras literárias que foram fonte de inspiração para suas obras.

Deia 14/05/2011

Como fã da saga Crepúsculo, ter um guia como esse é sintetizar todas as informações que são pertinentes as obras de Stephenie Meyer. Nos encontros de Skoob, temos acesso aos livros que serão lançados no mercado editoral, nos deixando sempre antenados em relação as novidades e o que está chegando de novo por aí. Quem me conhece sabe o quanto fiquei encantada com a saga, passando a assistir os filmes e consumindo todo o material da mesma. A qualidade editorial e gráfica do guia é algo incontestável. Nesse quesito, mais uma vez a Intrínseca saiu na frente. As imagens fazendo alusão aos personagens são de deixar qualquer fã babando, como também as descrições e sinopses de cada personagens dos livros, nos deixando extremamente satisfeitos com o que lemos. O guia servirá para preencher qualquer lacuna que você possa vir a ter sobre as obras ou sobre algum trecho que tenha ficado obscuro na obra de Meyer. Recomendado para fãs, curiosos e afins.

Silvia 11/01/2013

Maravilhoso para quem leu toda a saga. Spoiler para quem não leu!

Adriana 29/07/2011

Este é um livro que eu geralmente não leria, se já não houvesse lido tantas resenhas positivas em blogs literários após o lançamento. E aí está uma prova concreta do quanto eu necessito destes sites em que posso buscar conselhos na hora de escolher um livro. Isso porque eu teria deixado de ler uma grande obra por preconceito. Eu amei ler Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado. Sempre fui uma fã assumida da série e achei este livro, além de muito elucidativo em relação aos acontecimentos de cada volume, uma visão profunda e muito realista sobre o mundo da autora e o processo criativo pelo qual se passa para chegar a um grande texto.

Através deste guia pude compreender totalmente a extensão da criatividade de Meyer, o mundo que ela criou, além de fantástico, é muito vasto e complexo, cheio de minúcias e pormenores que você, que gosta da história de Bella e Edward, vai amar conhecer. A parte que mais me encantou foi a entrevista que Shannon Hale fez com a Stephenie, uma extensa conversa onde elas abordaram diversos tópicos relacionados à escrita e à leitura. Foi muito interessante saber mais sobre a vida da escritora, como surgiu a ideia, como foi o processo de escrita e conhecer mais sobre a família dela também.

“(…) meu marido me ajuda muito a preservar a humildade, sabe? Porque ele é um homem de números. Se alguma coisa não é quantificável, se não se encaixa em uma equação, então, não pode ter muita importância. Para ele livros são algo como: Ah, bom… É legal não? Historinhas de fadas. E, para mim, os livros são o mundo. São pontos de vista muito diferentes.”

Stephenie Meyer

Fiquei surpresa com tantos detalhes e curiosidades que eu nem fazia ideia que existissem e que estavam descritos no livro. Ele é dividido em partes: a dos vampiros, subdivididos em clãs, a dos lobisomens e a dos humanos. Além disso, há toda uma parte dedicada à origens e inspirações, onde podemos ler os principais eventos de cada livro, a cronologia da série, uma playlist de cada obra que contém o trecho do livro que foi inspirado pela música (eu amei procurar os clipes e baixei várias das músicas) e descrições dos carros da série (esta parte até meu namorado leu, homens são todos iguais mesmo)!

Outro detalhe que em adorei foram as ilustrações, que são muito lindas e acho que retrataram muito bem o que a autora pensou para cada um dos principais personagens. Também gostei bastante das frases de efeito de cada personagem, que vem junto com uma ficha técnica detalhada e um breve resumo da história de vida. E olha que isso abrange fatos ocorridos muito antes da história e são citados TODOS os personagens (então imaginem a criatividade dessa mulher, achei genial).

Tanto para quem gosta quanto para quem não gosta de Crepúsculo, uma coisa não podemos negar: Stephenie Meyer mudou o modo como a sociedade atual encara o hábito da leitura, direta ou indiretamente ela influenciou muita gente a cultivar este hábito, provocou uma verdadeira explosão de novas histórias e publicações e possibilitou a abertura e o crescimento de todo um novo mercado literário que tem se provado um dos mais rentáveis do momento. Por isso, não entendo como ela pode sofrer tantas críticas negativas por causa de uma história que criou. Poxa vida, se ela quer que os vampiros brilhem, deixe eles brilharem! É muito mais criativo do que copiar a forma como eles vinham sendo descritos até então. E quem diz que “vampiro de verdade não brilha e é assustador” muito me espanta, pois afinal que vampiro é de verdade?

“Encontro muitos adultos que por anos não leram nada, e então algum amigo os convenceu a tentar determinado livro. Com grande frequência este livro é Crepúsculo. E assim eles descobrem que, afinal, gostam de ler e seguem em frente com outras obras. Então Stephenie Meyer, eu quero lhe agradecer. Por ter mudado o mundo, por ter feito dele um lugar melhor e por lembrar a tanta gente que amamos ler.”

Shannon Hale

Bem, não aconselho quem não gosta da série a ler esta obra, obviamente, mas indico para todos que amam ler histórias fantásticas e aos que são fãs da série. A edição está linda, as folhas, diagramação e as ilustrações são todas ótimas!! Também ameia a capa, achei excelente a ilustração de uma parte que faltava do quebra-cabeças, pois é exatamente isso que esta obra é! O livro é um pouco caro, mas vale a pena. Eu consegui o meu em uma troca no Skoob e recebi ainda envolto no plástico, então pode ser uma boa ideia dar uma passada por lá e tentar conseguir um exemplar desta forma. Para quem não gosta de trocas, o jeito é tentar a sorte em uma promoção ou (se você for como eu e não aguentar esperar) pagar o valor integral e saber que você fez um ótimo investimento em cultura (momento Becky Bloom)!!!

Camila Márcia 18/08/2013

Para quem é fã da Saga esse livro é fantástico e indispensável!
The Twilight saga: the oficial illustrated guide título original trata-se de um guia da Saga Crepúsculo e preciso dizer, antes de tudo, que esse livro tem um trabalho gráfico incrível!
Durante a minha leitura não consegui evitar o sentimento nostálgico e as minhas lembranças de como foi a minha leitura da saga, de todos os sentimentos que me envolveram durante a leitura dos livros. Já faz anos que li e, no entanto, tenho um carinho todo especial por essa Saga, que embora seja muito criticada ela foi uma das séries mais apaixonantes que já li.
Essa resenha vai ser um pouco sentimental, perceberam? Mas eu me envolvo mesmo com Crepúsculo e esse guia ilustrado simplesmente me fez voltar no tempo e recordar dessa leitura que marcou a minha vida e me fez ter febre e anseio por mais e mais livros.
Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série não deve ser lido por alguém que ainda não leu a serie porque ficaria meio perdido quando estão sendo apresentados os vampiros, os clãs, os lobisomens e as matilhas de lobos Quileutes, mas é um excelente guia para quem já teve contato com a série, para conhecer mais profundamente todos os personagens marcantes e as características primordiais desse mundo fictício criado por Stephenie Meyer.
Duas partes muito interessantes do guia além das magnificas ilustrações são a entrevista (estilo bate-papo) entre escritoras, onde a Shannon Hale conversa e questiona Stephenie Meyer sobre o universo e os personagens e a inspiração da saga, a outra parte que achei muito interessante foi a do significado das capas e a fotografia de várias capas da saga espalhadas pelo mundo.
De modo geral o livro é lindo, a diagramação perfeita, as folhas foscas, mas não é um livro de se carregar, pois ele é muito pesado, mas se você é fã da saga ou tem curiosidade, vale a pena ler, será uma delícia! No meu caso, quando finalizei a leitura fiquei melancólica e com um desejo imenso de reler a saga, pois desde o ano passado tenho tentado reler e não tenho conseguido.
Você que é fã, precisa ler! Vá, sim, som sede ao pote, pois com certeza matará sua sede.

Camila Márcia

site: http://delivroemlivro.blogspot.com.br/