Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série (The twilight saga: the official illustrated guide) Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série

Blog MVL - Nina 23/06/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www.minhavidaporumlivro.com.br

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da série é bem mais que apenas imagens e particularidades sobre a saga. É em ritmo de saudosismo que escrevo essa resenha e esta será a primeira crítica totalmente não objetiva que já fiz. Eu tenho o hábito de compartimentar minhas resenhas e jamais perder o foco e acabar escrevendo: “Ai, esse livro é tão bom, tão fofo...”, apesar de ser exatamente o que gostaria de escrever sobre certas obras, eu sempre tenho cuidado de ser crítica no real sentido da palavra. Hoje estou jogando essa regra para o alto. Porque quem vos fala no momento é uma fã da série Crepúsculo.

Para os verdadeiros fãs esse livro terá um gosto especial. Como a cereja de um bolo de baunilha. No Guia você será informado sobre a mitologia dos vampiros e lobisomens da saga, os clãs, os personagens. Há também uma excelente entrevista com Stephanie Meyer logo no início, e o leitor tem a oportunidade de conhecer melhor a criadora de todo esse furor. Ela fala sobre como a história começou, sobre sua própria vulnerabilidade em relação às criticas e a dificuldade que possui em dividir seus livros. Eu diria que Bella é uma continuação da personalidade de Stephanie Meyer. Ambas são práticas, introspectivas e descoordenadas. Ela também fala sobre clássicos que influenciaram sua vida como escritora e me senti especialmente satisfeita com a comparação feita entre Bella e Jane Eyre, a heroína de Charlotte Brontë. Jane Eyre é, juntamente com “O Morro dos Ventos Uivantes”, o meu clássico favorito. Talvez porque eu mesma possa ver um pouco de mim em Jane, assim como também vi peculiaridades da minha personalidade em Bella.

Algumas pessoas julgam duramente a protagonista da saga Crepúsculo e eu me questiono: Por quê? Eu já ouvi que Bella era covarde, indecisa, inocente, virgem, traíra, oportunista... E até concordo em parte, mas quem é perfeito? Principalmente aos dezessete anos de idade. É incrível como as pessoas são rígidas ao julgar os outros e não percebem seu próprio comportamento imaturo ao dizer que Edward é gay apenas por querer esperar até o casamento. Então quer dizer que ter valores é a mesma coisa que homossexualismo?

Ao ler Guia Ilustrado me peguei retornando a esses questionamentos que me fiz a bastante tempo atrás,quando todas as meninas que eram fãs de Crepúsculo deixaram de gostar da série. Mas acima de tudo, o livro me despertou o impulso de ler toda a série novamente. Também nos proporciona a oportunidade de conhecer melhor a história da vida dos personagens da série, como a de Alice por exemplo. A vida de Alice antes da transformação não foi nada fácil e eu não me lembro de ter todos aqueles detalhes revelados no livro.

As ilustrações são lindas. Suspirei em especial com a imagem do perfil de Jacob. Jake sempre será o meu personagem favorito, não importando se a Bella ficou com ele ou não. O conteúdo do livro também abrange artes feitas por fãs, algumas eu já conhecia.

Canções que inspiraram e guiaram Stephanie Meyer pela série, cenas cortadas na edição, imagens de linda, um texto de qualidade sobre o maravilhoso mundo criado pela escritora e mãe de três filhos, mórmon e que jamais pensou em realmente ser uma autora publicada. Isso é o que você encontrará em Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da série. Em pensar que tudo começou com um sonho e acabou se tornando o sonho de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Agradeço a Stephanie Meyer pela criatividade e à Editora Intrínseca por trazer esse sonho para a realidade dos brasileiros em traduções impecáveis.
Blog MVL - Nina 26/03/2012minha estante
ha* ;P

Zeus 19/05/2012minha estante
Interessante resenha. Também não entendo a razão pela qual levou algumas pessoas a criticarem tanto a saga. É uma obra como qualquer outra, com defeitos e qualidades. Nem mesmo os grandes autores acertam em tudo. E me admira muito saber que foi o primeiro trabalho da Meyer, cuja não tinha nenhuma experiência em escrita, e conseguiu prender um enorme número de leitores (mesmo os críticos negativos foram fisgados, cientes ou não) a um universo que ela inicialmente criou só para ela. Acredito que ela deve melhorar bastante futuramente com outras idéias ao público.

Rayssa Volanek 17/11/2022

Amei cada página do Guia!

As ilustrações são fantásticas, sobre os vampiros, todos os vampiros - saber mais sobre os Cullen os Volturi e os outros Clãs!

Sobre a Renesmee também!

Sobre os lobisomens tantos os Quileutes quanto os Filhos da Lua, as características de cada um, as habilidades, as diferenças.

Os eventos em ordem cronológica, os carros dos Cullen, da Bella, e do Jacob!

As playlist da Saga que é simplesmente fantástica e indescritíveis!

A galeria de artes dos fãs, a galeria de capas das edições internacionais (fiquei um tanto curiosa e fascinada para ler a versão japonesa, mas creio que não teria traduzida)

As cenas cortadas também!

Mas as árvores genealógicas dos Ateara, Black, Clearwater, Uley - são extremamente confusas, a uma mistura, até um antepassado da família da Bella há!

Na França, os títulos são diferentes: Crepúsculo (Fascinação), Lua Nova (Tentação) e Eclipse (Hesitação)

Na Alemanha: Crepúsculo (Até o Amanhecer), Lua Nova ( Até o Meio Dia), Eclipse (Até o Fulgor do Entardecer) e Amanhecer (Até o Fim da Noite)

Na Indonésia: Crepúsculo (Igual), Lua Nova (Dois Amores), Eclipse (Igual), e Amanhecer (Um Novo Começo)

No Japão os títulos são bem mais interessantes, são por capítulos!

Isa 11/03/2022

Perfeito
É um livro que vale muito a pena se você é fã da saga ou só tem curiosidade mesmo. Amei ver o processo de criação da autora e saber mais sobre os personagens e etc.

Gabi Fernandes 14/08/2020

Guia Oficial ilustrado
Confesso que não fazia ideia do que encontraria nesse livro. Ele começa com uma entrevista com nossa amada Stephanie Meyer, contando como surgiram as ideias e se ela esperava que se tornasse um sucesso tão grande. Temos também algumas explicações do mundo dos vampiros, como o que são lendas e o que realmente acontece com eles. O livro é dividido em três sessões principais: Vampiros, Lobisomens e Humanos. Ao começar pelos vampiros, claro, temos os Cullens. Ele conta detalhadamente cada história dos personagens e como se tornaram vampiros. Todos os vampiros da série de livros foram contemplados nesse maravilhoso exemplar e eu confesso que me surpreendi com algumas histórias. Seguindo para a parte dos Lobisomens, foi mostrado como foi a transformação de cada um e uma parte que todos esperaram, como aconteceu o acidente com Emily. A transformação da Leah e o desenvolvimento da história delas. A parte dos humanos também conta com sua dose de surpresas. Nela podemos conhecer um pouco mais sobre a história de Charlie com Renée e como foi a história deles. Temos uma parte especial para os amantes de veículos, onde a autora explicar como cada carro se encaixa na personalidade de seu dono. Mas minha parte favorita foi a lista de músicas que foram usadas para escrever a série de livros. No começo do livro, Stephanie explica o significado das capas, e no final, vemos como elas foram publicadas em outros países, juntamente com a parte dedicada a arte dos fãs e cenas cortadas. Na parte final, Stephanie responde um questionário com as perguntas mais frequentes dos fãs. Esse livro nos leva de volta ao universo de crepúsculo, mas ao mesmo tempo tira todas as dúvidas que carregamos durante anos!!
Luiz.Felipe 28/08/2021minha estante
você venderia o seu guia para mim ?

bloodylais 18/06/2021

adoreeeeeei saber a história da alice. a história da leah e da emily também. (apesar de estar lá que um lobisomem só tem imprinting pelo sexo oposto, ainda acredito que a leah seja sáfica).
tem muitos erros de concordância e espaços a mais e ponto final onde era pra ser vírgula.
ri muito quando falam de híbridos assim ?param de envelhecer quando atingem o PORTE adulto? como se eles fossem um CACHORRO KKKKKK OU UM CAVALO KKKKKKK.

Henri B. Neto 16/10/2011

Resenha: Crepúsculo, Guia Oficial Ilustrado da Série
É, eu sei... esta resenha de ''Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série'' levou ERAS para sair.
Mas, antes de mais nada, gostaria de explicar que fazer esta resenha será um verdadeiro desafio para mim. Até por quê, se você não é fã da Saga, provavelmente não irá ver utilidade nenhuma neste guia. E, além deste pequeno detalhe, tenho que me lembrar que - como o próprio nome diz - ele é um ''Guia''. Ou seja: o livro é todo divido em tópicos e subtópicos, sem uma história linear à se seguir.
Por isto, a única maneira que pensei em fazer a resenha da forma mais honesta possível com o Guia seria a dividindo em ficheiros, assim como o próprio livro. Cada ponto da review irá passar o que eu senti - como fã da Saga - ao ler o tópico citado no Guia, e qual foi a minha sensação diante das ''novidades'' (e outras coisas não tão novas assim...).
Basicamente, uma resenha de um fã para fãs.
Entrevista com Stephenie Meyer
A parte introdutória do Guia, sem sombra de dúvidas, é uma das mais legais (e, também, uma das mais extensas). Em uma entrevista conduzida pela amiga Shannon Hale, autora do livro ''Academia de Princesas'', Stephenie Meyer se mostra bem à vontade e responde questões como de onde ela sentiu a necessidade de criar o Jacob e qual seria o segundo livro da Saga, logo no início. Apesar de comentar vários pontos que provavelmente quem é fã já deve estar careca de saber, eu gostei de verdade deste ponto do Guia. É bem intimista, e a criadora da série não esconde nada (em outras palavras: Spoilers sem culpa!).
A Stephenie explica o por quê de várias de suas decisões ao longo da Saga (o que deve responder à muitos leitores, principalmente os ''haters'' de ''Amanhecer''), conta sua relação com os personagens e como se sentiu ao ter que lidar com a crítica - tanto positivas quanto negativas. Este foi um momento bastante curioso da minha leitura, pois eu me identifiquei bastante com ela - coisa que eu nunca imaginei, mesmo sabendo que nós dois tínhamos vários pontos em comuns (como eu falei na minha Lista de Escritores Favoritos).
A Mitologia e os Personagens
Uma parte que me surpreendeu muito no livro foi esta. Vejam bem, eu sou um fã ''Velha Guarda'' da Saga... Mas nunca imaginei - dizendo de uma forma melhor, nunca consegui enxergar - muita profundidade na trama criada pela Meyer. O que, com este Guia, ela me mostrou o quanto eu estava enganado.
Para começar, a mitologia que a Stephenie concebeu para o seu Mundo é incrível. Tudo tem um detalhe plausível para existir, e até mesmo o seu ''brilho porpurinado'' para os vampiros (o maior motivo de piadas sobre a série) tem uma explicação lógica - algo que ela já havia tentado reparar no recente ''A Breve Segunda Vida de Bree Tanner''. Outro destaque também da mitologia de Crepúsculo são as diferenças entre os Lobisomens ''Filhos da Lua'' e os Lobos Quileutes. Mesmo não tendo participação nenhuma nos cinco livros da Saga, o primeiro grupo ganha uma análise interessante e profunda de suas características - o que é bem legal, pois mostra como a Stephenie Meyer ''visualiza'' os Lobisomens tradicionais.
Porém, o ponto alto desta parte do livro é a ficha completa dos personagens. Cada grupo é dividido em raças (Vampiros, Lobisomens e Humanos), e - dentro de cada grupo - eles são separados em Clãs, Matilha e etc. No perfil de cada um, nós conhecemos o passado de TODOS os personagens - desde os principais até aqueles que só apareceram para dar um oi para a Bella. É incrível quantas histórias a série principal esconde - e, mesmo tendo que dividir espaço com velhos conhecidos, vários ganham um destaque realmente merecido e que poderiam ter sido explorados de forma melhor anteriormente (como, por curiosidade, a Lauren - a ''inimiga'' escolar da srta. Swan).
Foi a partir desta seção que eu consegui mergulhar de verdade no universo da Saga Crepúsculo... E confesso que ficava me perguntando como a J. K. Rowling poderia explorar ainda mais o universo já complexo da série ''Harry Potter'' se resolvesse lançar o já lendário ''Livro Escocês''.
Cronologia
Outra parte que me surpreendeu bastante durante a leitura do ''Guia''. Neste tópico, a Stephenie basicamente conta a História dos Vampiros, desde a formação dos Volturi, passando pelo surgimento do primeiro Lobo Quileute, as Guerras do Sul, até finalmente chegar à ''batalha mental'' entre os Cullens e a Realeza Italiana. Mesmo revelando a história de praticamente todos dos personagens algumas páginas antes, a autora consegue nos surpreender novamente com outros detalhes nunca revelados - cada evento devidamente datado e organizado.
Principais Eventos
Se esta resenha seguisse o meu modelo antigo, com certeza ''Principais Eventos'' entraria para o nosso velho conhecido ''Momento Desnecessário''... Afinal, este tópico do Guia nada mais é do que um resumo - capítulo à capítulo - dos quatros livros da Série: de ''Crepúsculo'' à ''Amanhecer''. Para mim, esta era uma parte que poderia facilmente ter ficado de fora - já que, se você esta lendo o 'Guia Oficial', é por que com certeza já pelo menos passou o olho pelas páginas dos volumes que formam a Saga. Uma bola fora, mas isto acontece nas melhores famílias (eu acho!).
Playlist, Fan-Arts e Capas pelo Mundo
Para mim, este é um dos melhores momentos do livro. Acho que, para quem visita o blog, sabe o quanto eu goste músicas, desenhos de fãs e capas de livros... Então, ter tudo isto reunido em um só lugar, para mim, foi algo fantástico. Das playlist da série, a que eu mais gostei foi a de ''Eclipse'' e a de ''A Breve Segunda Vida de Bree Tanner''. Me pareceu que as músicas se encaixaram melhor nas cenas - e eu conhecia mais as músicas. Só achei que a forma de explicação da tia Steph poderia ter sido melhor. Citações são legais e tudo mais, mas acho que ela poderia ter sido um pouquinho mais direta.
Já quanto às Fan-arts e Capas pelo Mundo, eu não tenho do que reclamar. Mesmo não tendo basicamente nada escrito, só imagens, eu passei página por página com cuidado, me deliciando com cada ilustração - conhecidas e outras nem tanto. Acho que estes dois tópicos dariam ótimos posts aqui para o ''Na Minha Estante'', e quem sabe um dia eu não faça isto mesmo?!
Os carros
E quem disse que os famosos automóveis da série iriam passar batidos?!
É, eles não passaram. E, como nos livros narrados pela Bella, a Stephenie pediu mais uma vez a ajuda do seu irmão, Jacob, para introduzir os fãs ao incrível mundo da ''Car & Drive''. Com uma propriedade beirando à técnica, o irmão da autora explica as vantagens e desvantagens de cada veículo, e traça um paralelo entre eles e a personalidade de seus donos (Sim, foi ele que deu a idéia para irmã famosa - e multi milionária - de dar à Alice um Porsche Amarelo Canário...).
Quem não se interessa muito por carros, pode achar esta parte um tanto enfadonha e parada, mas eu realmente gostei das curiosidades - e descobri que não sei NADA sobre mecânica! Só de carros mesmo...
Cenas Cortadas & Perguntas Frequentes
Terminando o Guia, a autora responde algumas perguntas feitas pelos fãs e disponibiliza algumas cenas cortadas dos livros ''Crepúsculo'' e ''Lua Nova''. Na parte do F.A.Q., eu achei que algumas dúvidas eram bobinhas demais, e outras foram um tanto repetitivas. Eu já me deparei com impasses muito maiores, e que poderiam ter sido facilmente explicados nesta seção do Guia. Já nas ''cenas deletadas'', algo que me decepcionou um pouco foi o fato da Stephenie não ter publicado o material todo que está presente em seu site, apenas algumas cenas... Para quem já leu este ''extra'', vai sentir falta do epílogo estendido de ''Crepúsculo'' e do ''Fundo de Apoio ao Estuadante'' (era este o nome?!) do livro ''Lua Nova''. Uma pena, mas valeu a intenção.

Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

Amanda Souza 07/07/2022

Completinho
Esse realmente é um guia oficial. Escrito pela Stephanie, esse guia é necessário para os fã e fiquei muito feliz de lê-lo, já que eu recentemente depois de muitos anos aguardando consegui ler a saga completa.
Muitas informações legais e interessantes que eu desconhecia ou que passou despercebido, ilustrações bem lindinhas (obs: podia ter mais ilustração kkk). Ainda bem que a Stephenie Meyer fez esse livro, ele é envolvente e é de leitura rápida, embora algumas partes demorei a ler pois é bem grandinho.

Any 29/12/2021

Enfim, universo completo!
Ler esse Guia foi interessante e muito reconfortante. É um livro perfeito, para fãs, obviamente, pois te faz viajar novamente por todo o universo, mas com muita mais informações sobre tudo. E o fato da steph ter escrito ele me faz admirá-la ainda mais, pois fez questão de dar uma história, uma vida, um propósito a cada personagem, não foram simplesmente jogados no universo. E alguns são tão emocionantes que nos cativam bastante! Amei muito o que ela fez aqui, e amo muito todo o cuidado dela com essa história que é tão importante para mim! Só tenho a agradecer a ela por tudo isso!

Myla 22/05/2021

Perfeito pra quem é fã!
As ilustrações, perfeitas nunca erraram
Toda a riqueza de informação que tem nesse livro, é demais.

Luana 22/05/2020

Para matar a saudade
A série Crepúsculo conquistou milhares de fãs ao redor do mundo por sua história romântica e sobrenatural, por conter vampiros e lobisomens. Muitos desses fãs são curiosos e sempre se perguntaram sobre diversas questões e curiosidades que o livro aborda, como por exemplo: o significado das capas, o que acontece quando vampiros comem as comidas que os humanos comem, se animais podem ser transformados em vampiros, e etc. e todas essas perguntas e muitas outras são respondidas no livro.

O livro se inicia com uma entrevista com a autora da série, Stephanie Meyer, em que conta de onde surgiu sua inspiração para escrever Crepúsculo, como lida com as críticas, sobre suas inspirações, sobre o seu processo de escrita e várias outros assuntos. Nessa parte, conhecemos mais Stephanie Meyer como autora.

Na parte seguinte, é contada o ponto principal de toda a série: vampiros. Fala-se sobre suas características físicas, como reação à luz do sol, palidez, beleza, cor dos olhos, imortalidade e vários outros detalhes. Também se conta sobre as habilidades sobrenaturais que alguns vampiros possuem, sobre vampiros recém-criados e o processo de transformação de humano para vampiro. Também é contada a história dos vampiros: de como o clã Volturi chegaram ao poder e sobre as leis que impuseram sobre seu mundo para que pudessem permanecer escondidos dos olhos humanos. E, por fim, dos vampiros híbridos, ou seja, aqueles metade humano e metade vampiro, como a Renesmee Cullen.

Depois, a escritora conta detalhes de todos os clãs que apareceram durante a série, principalmente dos Cullen e dos Volturi, onde dá detalhes sobre cada membro e fala até mesmo sobre suas moradias. Também aborda o clã Denali, clã Amazonas, clã Egípcio, clã Irlandês, os nômades e tantos outros.

Em sequência, Stephanie fala sobre outro ponto importantíssimo da história: lobisomens. Apresenta as características físicas e as habilidades de um lobisomem quando se transforma, o processo de transformação quando ocorre pela primeira vez, a história de quando o primeiro humano se transformou em lobo na tribo e a história de quando foi formado o tratado com os Cullen. O livro ainda trás a árvore genealógica da matilha e de como foi passado de geração em geração.

Logo em seguida, a autora fala das matilhas Black e Uley e de todos os seus membros, também dando detalhes sobre como ocorreu o processo de transformação pela primeira vez em cada um. Stephanie também nos contou a história dos outros membros da tribo. Como, por exemplo, Billy Black, o pai de Jacob, e como ele foi parar em uma cadeira de rodas.

A escritora também comenta sobre os humanos da séries, dando mais destaque aos pais da Bella: Charlie e Renée, mas sem deixar de falar dos seus amigos da escola e todos os outros humanos que também aparecem na história.

Um ponto interessante que o livro trás é a cronologia dos fatos que ocorrem na história: desde quando o clã Volturi é formado até o “felizes para sempre” de Bella e Edward. E também várias curiosidades, como, por exemplo, o veículo de cada um e porque combina com sua personalidade.

O livro é um presente especial para os fãs, porque mata a saudade de quem já terminou de ler os livros e para quem ficou com perguntas na cabeça depois de ler. Apesar de grosso, é rápido de se ler porque o livro apresenta tópicos curtos sobre a história dos personagens e sobre curiosidades da saga. Então, a pessoa acaba lendo tão rápido que quando se dá conta já terminou o livro.

site: https://fofocaliteraria.wordpress.com/2020/05/22/resenha-crepusculo-guia-oficial-ilustrado-da-serie/
Izabele31 22/05/2020minha estante
Pretendo reler a série assim que terminar minha meta desse ano

Gabriele Talaia 11/01/2024

Guia Ilustrado Crepúsculo
Uma divertidíssima imersão no universo da Saga Crepúsculo anos depois de ler os 4 livros originais e alguns poucos anos depois de ler Midnight Sun, esse guia trouxe de volta a sensação familiaridade com o universo de vampiros, lobos quileutes e claro, dos humanos ali criados. É muito divertido revisitar a história e descobrir novos pedaços do quebra-cabeças desse universo (ta-dã, daí a capa do Guia!), coisas que são brevemente mencionadas nos livros ou que a autora só comentou em entrevistas ao longo dos anos. Vale demais a leitura para os fãs que perceberam que sim, não há nenhum problema em gostar de Crepúsculo em 2024.
O único ponto negativo é realmente a dificuldade de achar esse Guia, já que ele é de 2013 e nunca foi reimpresso. Fica aqui minha torcida que, com a vinda da série que estão planejando, a Intrínseca relance a Saga em capa dura (sonhar não custa nada).

Kernerb 26/09/2022

Todo fã de crepúsculo TEM que ler.
Esse livro vai te contar coisas que vão te fazer chorar e não ver mais os personagens da mesma forma. Ele conta a história de vida de cada personagem e tudo que eles passaram até se transformarem. Além de te dar muitos detalhes extras da saga, fanarts de fãs e até trilha sonora pra você ouvir em cada livro da saga.

Júlia 01/09/2022

Legal pra quem gosta da saga e faz coleção.

Traz informações legais, ilustrações lindas e uma entrevista com a Stephanie Meyer (que eu particularmente não achei interessante).

A qualidade do livro é bem boa e não economizaram nada no papel. Todas as folhas são coloridas.

Se você quer ler só por curiosidade eu recomendo procurar algum PDF porque a versão física é bem escassa e cara. Não pagaria muito nela sem ser pra coleção já que algumas informações estão incorretas (principalmente depois do lançamento de sol da meia-noite) e não tem nada que você não possa encontrar na internet se tiver interesse.

Tathy 18/10/2011

Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série é um livro de peso. Literalmente! Com 559 páginas, fica difícil até de manusear, mas é um livro repleto de informações e ilustrações, é o guia perfeito para amantes da saga Twilight e colecionadores, como eu :D

Nas primeiras páginas do Guia podemos conhecer um pouquinho mais sobre Stephenie Meyer, (Sim galera, ainda tem coisas que não sabemos sobre ela e sobre a saga.) através de uma entrevista que na verdade é mais um bate papo entre Stephenie e Shannon Hale (autora de Academia de Princesas). Essa entrevista na verdade, foi o que mais gostei em todo o Guia. Acredito que a riqueza de informações e até o humor inserido na entrevista se dá justamente por ser um bate papo entre autoras (e amigas). Shannon sabe exatamente o que perguntar e Sthepenie tira aquelas dúvidas que eu tinha e nem sabia.

Eu já sabia como tinha sido a criação da Saga, sou uma curiosa e apaixonada pela série, como não canso de dizer, mas mesmo assim ainda me surpreendo com a magia como tudo começou. E é LINDO ver a relação de Stephenie com seus personagens.

Quando comecei a leitura, imaginei que fosse ser algo cansativo, pois um Guia não é o tipo de coisa que você lê de uma vez só. Mas este, eu devorei em uma noite. Claro, algumas partes eu pulei, como o resumo dos livros (que ainda estão frescos em minha memória) e informações sobre os carros. Mas a entrevista, relembrar alguns momentos e personagens que tanto gosto e principalmente, as citações de cada um deles, foi maravilhoso. Se eu pudesse, postaria todos os quotes aqui para vocês, mas isso ia virar um mini-guia. Mesmo assim, eu separei alguns que vocês poderão ler no final desse post e ficar com um pouquinho de água na boca.

E não posso terminar de falar sobre esse Guia sem falar do trabalho gráfico que está impecável. IMPECÁVEL com letras garrafais. Desde a capa e toda sua simbologia onde as peças finalmente se encaixam com esse livro até as ilustrações, qualidade do papel (parecido com o de revistas) e todo o acabamento. Sou feliz por ter este Guia em minha estante e em minha coleção

Michy (VPL) 10/08/2011

Para Nenhum Fã Botar Defeito
Um livro, ou melhor, uma enciclopédia para nenhum fã como eu botar defeito! =)
Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série pode até parecer um livro comum à primeira vista, mas não é. Esse guia ilustrado é muito mais do que apenas textos e imagens ilustradas de como um sonho se tornou a maior febre mundial dos últimos tempos e revolucionou o mundo dos vampiros. Nessa verdadeira enciclopédia podemos acompanhar tudo, tudo mesmo, desde o início e descobrir fatos nunca antes revelados pela mundialmente famosa Stephenie Meyer, a autora da série de sucesso Twilight. Além de curiosidades sobre a mitologia que envolve vampiros, lobisomens e afins.

Logo nas primeiras páginas temos uma entrevista super divertida e esclarecedora de Stephenie Meyer para sua amiga, também escritora, Shannon Hale. Durante a entrevista, descobrimos todos os detalhes de como foi o sonho de Meyer até ele ser passado para a tela do computador e dar início à história de amor vampírico de Edward e Bella. E quem adora escrever, assim como eu, tenho certeza que irá se identificar bastante com os sentimentos compartilhados por Meyer durante a criação da sua primeira história.

[Leia mais no blog:]