Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série (The twilight saga: the official illustrated guide) Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série

Júlia 01/09/2022

Legal pra quem gosta da saga e faz coleção.

Traz informações legais, ilustrações lindas e uma entrevista com a Stephanie Meyer (que eu particularmente não achei interessante).

A qualidade do livro é bem boa e não economizaram nada no papel. Todas as folhas são coloridas.

Se você quer ler só por curiosidade eu recomendo procurar algum PDF porque a versão física é bem escassa e cara. Não pagaria muito nela sem ser pra coleção já que algumas informações estão incorretas (principalmente depois do lançamento de sol da meia-noite) e não tem nada que você não possa encontrar na internet se tiver interesse.

Michy (VPL) 10/08/2011

Para Nenhum Fã Botar Defeito
Um livro, ou melhor, uma enciclopédia para nenhum fã como eu botar defeito! =)
Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série pode até parecer um livro comum à primeira vista, mas não é. Esse guia ilustrado é muito mais do que apenas textos e imagens ilustradas de como um sonho se tornou a maior febre mundial dos últimos tempos e revolucionou o mundo dos vampiros. Nessa verdadeira enciclopédia podemos acompanhar tudo, tudo mesmo, desde o início e descobrir fatos nunca antes revelados pela mundialmente famosa Stephenie Meyer, a autora da série de sucesso Twilight. Além de curiosidades sobre a mitologia que envolve vampiros, lobisomens e afins.

Logo nas primeiras páginas temos uma entrevista super divertida e esclarecedora de Stephenie Meyer para sua amiga, também escritora, Shannon Hale. Durante a entrevista, descobrimos todos os detalhes de como foi o sonho de Meyer até ele ser passado para a tela do computador e dar início à história de amor vampírico de Edward e Bella. E quem adora escrever, assim como eu, tenho certeza que irá se identificar bastante com os sentimentos compartilhados por Meyer durante a criação da sua primeira história.

[Leia mais no blog:]

Tathy 18/10/2011

Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série é um livro de peso. Literalmente! Com 559 páginas, fica difícil até de manusear, mas é um livro repleto de informações e ilustrações, é o guia perfeito para amantes da saga Twilight e colecionadores, como eu :D

Nas primeiras páginas do Guia podemos conhecer um pouquinho mais sobre Stephenie Meyer, (Sim galera, ainda tem coisas que não sabemos sobre ela e sobre a saga.) através de uma entrevista que na verdade é mais um bate papo entre Stephenie e Shannon Hale (autora de Academia de Princesas). Essa entrevista na verdade, foi o que mais gostei em todo o Guia. Acredito que a riqueza de informações e até o humor inserido na entrevista se dá justamente por ser um bate papo entre autoras (e amigas). Shannon sabe exatamente o que perguntar e Sthepenie tira aquelas dúvidas que eu tinha e nem sabia.

Eu já sabia como tinha sido a criação da Saga, sou uma curiosa e apaixonada pela série, como não canso de dizer, mas mesmo assim ainda me surpreendo com a magia como tudo começou. E é LINDO ver a relação de Stephenie com seus personagens.

Quando comecei a leitura, imaginei que fosse ser algo cansativo, pois um Guia não é o tipo de coisa que você lê de uma vez só. Mas este, eu devorei em uma noite. Claro, algumas partes eu pulei, como o resumo dos livros (que ainda estão frescos em minha memória) e informações sobre os carros. Mas a entrevista, relembrar alguns momentos e personagens que tanto gosto e principalmente, as citações de cada um deles, foi maravilhoso. Se eu pudesse, postaria todos os quotes aqui para vocês, mas isso ia virar um mini-guia. Mesmo assim, eu separei alguns que vocês poderão ler no final desse post e ficar com um pouquinho de água na boca.

E não posso terminar de falar sobre esse Guia sem falar do trabalho gráfico que está impecável. IMPECÁVEL com letras garrafais. Desde a capa e toda sua simbologia onde as peças finalmente se encaixam com esse livro até as ilustrações, qualidade do papel (parecido com o de revistas) e todo o acabamento. Sou feliz por ter este Guia em minha estante e em minha coleção

Bárbara 18/10/2022

Achei muito interessante, pois ele trás novas informações sobre o passado e características dos personagens da saga. Recomendo muito!

Dayane 19/10/2013

Para Sempre.
Eu realmente demorei muito pra finalmente terminar esse livro, mas não porque ele não seja interessante.
Acho que, pra quem leu e realmente e apaixonou pelo 'Universo Crepúsculo' como eu, também vai achar uma leitura necessária. Existiram alguns momentos em que a leitura 'emperrava', principalmente porque eu me lembro da maior parte das coisas que aconteceram na série ainda, então a repetição se tornou um pouco cansativa... mas há detalhes que nunca teria notado e outras coisas que nunca descobriria sem que a Stephenie tivesse 'aberto as cortinas'... nesse livro percebemos que o Universo Crepúsculo se estende a muito mais que a história de Bella e Edward; cada um dos personagens - que aparecem muito ou não - tem histórias interessantes, são bem construidos igualmente.
Gostei do fato da autora ter se preocupado em se aprofundar em cada um dos personagens e assim ter uma visão clara de pra onde seus caminhos - baseados em seu passado - poderiam ir.

A história não começa no momento em que Bella chega a Forks... há um milhão de histórias a serem contadas nesse meio tempo, histórias que finalmente tiveram a oportunidade de serem lidas.

Vou guardar Crepúsculo - Guia Oficial Ilustrado da Série com o mesmo carinho que guardo o restante dessa série que conseguiu me marcar mais do que qualquer outro livro... e quando olhar pra ele, ali na minha estante, sei que sempre vou sorrir.

deborahburigo 01/02/2023

Mais informações sobre Crepúsculo
Demorei muito tempo pra terminar de ler, quase 2 anos, mas foi uma experiência interessante. Admito que pulei algumas partes como o resumo dos 4 livros da série, mas as partes dos personagens, sobre os carros, e outras, li com muito gosto. Adorei as ilustrações.

Vanessa Estelita 17/09/2020

Esse livro é maravilhoso. Riquíssimo em detalhes. Vale a pena a leitura/releitura. Despertou minha vontade de ler toda a saga novamente.

thay 21/08/2022

não tenho muito oq falar a não ser q eu adorei, me deu muita vontade de ler os livros, msm ja sabendo de tudo o que acontece
aliás as ilustrações são perfeitas

Jeine 22/04/2020

Um presente para os fãs.
Decidi adquirir este livro por ser fã da série Crepúsculo há muitos anos, e ainda guardar um carinho enorme por todo esse universo. Fiquei encantada com cada página, com o modo que a Stephenie elaborou a história e trajetória de cada personagem. Me surpreendi muito com a qualidade do livro, desde o material, até as informações, e toda a riqueza de detalhes. E, céus, o que dizer sobre as ilustrações? Ademais, a resposta para perguntas que ainda pairam sobre a cabeça de muitos, como por exemplo, o significado por trás das capas dos livros da série.

Stephenie Meyer é uma autora tão apaixonada por seus personagens, e que acredita tanto em cada um deles, que eles acabam se tornando palpáveis aos nossos olhos. Os primeiros capítulos desse volume trazem uma entrevista onde ela conta sobre suas inspirações, suas maiores conquistas e desafios. Uma entrevista, na minha opinião, que agradará os fãs da saga, e principalmente aqueles que aspiram escrever suas próprias histórias.

Enfim. O livro é lindo, bem elaborado, e um presente inestimável. Me arrependo de não haver lido antes.

Bela 07/09/2021

Muito interessante
Eu tinha uma expectativa muito alta e irreal, por isso me decepcionou um pouco, mas não é um guia ruim, é muito legal para quem é fã da saga e quer saber mais sobre esse universo, ou para quem é colecionador! Ele começa com uma entrevista falando várias coisas que os fãs ainda não sabiam ou não tinham percebido, depois ela responde algumas dúvidas sobre o funcionamento dos vampiros da saga, o que é bem curioso.

E finalmente começa a melhor parte, que é contar a história pessoal de absolutamente todos os personagens dos livros, algumas nós não conhecíamos e as que já haviam sido contadas tem um plus de detalhes muito incrível, o que só aumentou meu carinho pelos personagens. O único que eu consegui odiar ainda mais foi o Aro, porque até a Victoria tinha as motivações dela para ser como era... enfim, algumas dessas historias dariam bons filmes.

O livro tem algumas partes, que para mim, são perda de tempo, mas logo ele retoma o ritmo e nos contempla com uma playlist sem igual, sério, tudo pra mim! As cenas deletadas são muito legais e as perguntas do final são perfeitas, muito engraçadas, dúvidas que eu realmente sempre tive e nunca conseguiria imaginar as respostas. Custei muito para encontrar esse livro, apesar de ser bom, acho que estou mais feliz por tê-lo do que pela leitura em si.

Palominha 28/08/2020

É realmente a peça que faltava
Este livro tem um papel muito importante na questão de preencher as entrelinhas e deixar a posição da própria autora em evidência, mas de forma ampla e tranquila de se entender. É um livro coberto por detalhes e deixa claro o quão trabalhoso foi criar esse mundo e ao mesmo tempo prazeroso pra autora. Realmente é esclarecedor. Vale muito apena.

Raffafust 31/12/2011

Um adicional não tão necessário
Não preciso dizer que esse guia é único e exclusivo para fãs da série, até porque não tem o menor cabimento alguém que não curte a série achar que vai gostar depois de ler as 560 páginsa explicativas dos quatros livros da saga.
Sou fã, assumo, mas já fui bem mais, teve uma época - e isso foi entre 2007 e 2008 - que eu só pensava em Edward e Bella. A história de amor entre a mocinha sem graça e o vampiro galã me pegou de tal forma que há tempos um livro não me pegava.
Nessa época e até final de 2009 me entupi de tudo da saga, foi uma overdose em precedentes, saí comprando os livros em inglês porque queria saber logo o final da saga, comprei todas as revistas nacionais e importadas que via pelo caminho - e nelas as mesmas entrevistas e explicações dos livros e depois filmes - até que eu fui desacelerando.
Talvez por isso não tenha amado esse livro e tenha demorado tanto para terminar de ler. Ganhei em abril de 2011 no meu aniversário e somente o terminei em dezembro, deixava a página marcada , ele perto do computador e quando dava vontade lia mais um pouco.
Para mim soou como caça níquel de Stephenie porque algumas explicações não acredito muito que ela realmente tenha pensado nisso quando escreveu o livro...na verdade eu creio que ela nem pensou em muita coisa quando o escreveu porque nem ela nem ninguém imaginou o imenso sucesso que ele faria;o livro é bem ilustrado mas é um guia sobre os livros e não sobre os filmes...então não espere comprar um livro repleto de fotinhos de Taylor Lautner e Robert Pattinson.
Há desenhos bem feitos, acredito eu também, da forma de como a autora os imaginou enquanto escrevia os livros. Cada personagem é descrito muito bem mas como citei acima, muita coisa soa como " pós sucesso" e não vou estragar o que achei incoerente até porque seria desagradável para quem ainda o está lendo.
Cada personagem é descrito com uma ficha biográfica ao lado, tem idade, peso, altura, frases mais marcantes dos livros, tudo para enlouquecer os fãs mais apaixonados.
Começa com uma entrevista com a própria Stephenie falando da mesma coisa de sempre..nada de novo para quem já leu tudo que tinha no mercado sobre a saga....o sonho que virou livro que virou sucesso...o susto ao ver que tinha se transformado em fenômeno.
Um prato cheio para quem quer unir tudo que já ouviu falar dos livros publicado oficialmente pela autora.
Até personagens secundários são lembrados o que dá uma certa vontade de voltar aos livros porque eu não me lembrava de boa parte deles.
Quando o guia saiu fiquei doida para ter mas depois veio um certo desânimo de saber de boa parte do que tava escrito...mas fã é assim, tem uma insaciável vontade de querer saber tudo...quando vê que não tem muita novidade desanima.
Recomendo lógico porque é MUST HAVE nas estantes dos fãs de Crepusculo mas eu já tava meio enjoada no final dele...

Rafaela Rezende 12/03/2022

Simplesmente nostálgico
Não tem como não dar cinco estrelas para qualquer tema de Crepúsculo, eu sou suspeita a falar né? Interessante relembrar informações da história depois de tanto tempo e eu com certeza adorei do início ao fim.

Giselle Jamilly 24/06/2020

Explicando
Durante a minha leitura não consegui evitar o sentimento nostálgico e as minhas lembranças de como foi a minha leitura da saga, de todos os sentimentos que me envolveram durante a leitura dos livros.

Esse guia não deve ser lido por alguém que ainda não leu a série porque ficaria meio perdido quando estão sendo apresentados os vampiros, os clãs, os lobisomens e as matilhas de lobos Quileutes, mas é um excelente guia para quem já teve contato com a série, para conhecer mais profundamente todos os personagens marcantes e as características primordiais desse mundo fictício criado por Stephenie Meyer.

Duas partes muito interessantes do guia além das magnificas ilustrações são as entrevistas entre as escritoras, onde a Shannon Hale conversa e questiona Stephenie Meyer sobre o universo e os personagens e a inspiração da saga, a outra parte que achei muito interessante foi a do significado das capas e a fotografia de várias capas da saga espalhadas pelo mundo.

De modo geral o livro é lindo, a diagramação perfeita, as folhas foscas, mas não é um livro de se carregar, pois ele é muito pesado, mas se você é fã da saga ou tem curiosidade, vale a pena ler, será uma delícia.

Gusta.Saraiva 13/07/2022

as ilustrações ressuscita até morto
eu gostei bastante mas foi bem arrastado, amei saber mais sobre os secundários e outros personagens, tem umas curiosidades muito legais, outras que provam que a Sthephenie é lelé mesmo; em umas partes foram bem cansativas e outras muito boas que passam bem rápido, as ilustrações são de milhões, enfim gostei mas não é tão perfeito não, provavelmente voltarei pra ver umas coisas dnv mas acho que reler ele todo mais uma vez não vai rolar pelo bem dos meus neurônios