Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série (The twilight saga: the official illustrated guide) Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série

Raffafust 31/12/2011

Um adicional não tão necessário
Não preciso dizer que esse guia é único e exclusivo para fãs da série, até porque não tem o menor cabimento alguém que não curte a série achar que vai gostar depois de ler as 560 páginsa explicativas dos quatros livros da saga.
Sou fã, assumo, mas já fui bem mais, teve uma época - e isso foi entre 2007 e 2008 - que eu só pensava em Edward e Bella. A história de amor entre a mocinha sem graça e o vampiro galã me pegou de tal forma que há tempos um livro não me pegava.
Nessa época e até final de 2009 me entupi de tudo da saga, foi uma overdose em precedentes, saí comprando os livros em inglês porque queria saber logo o final da saga, comprei todas as revistas nacionais e importadas que via pelo caminho - e nelas as mesmas entrevistas e explicações dos livros e depois filmes - até que eu fui desacelerando.
Talvez por isso não tenha amado esse livro e tenha demorado tanto para terminar de ler. Ganhei em abril de 2011 no meu aniversário e somente o terminei em dezembro, deixava a página marcada , ele perto do computador e quando dava vontade lia mais um pouco.
Para mim soou como caça níquel de Stephenie porque algumas explicações não acredito muito que ela realmente tenha pensado nisso quando escreveu o livro...na verdade eu creio que ela nem pensou em muita coisa quando o escreveu porque nem ela nem ninguém imaginou o imenso sucesso que ele faria;o livro é bem ilustrado mas é um guia sobre os livros e não sobre os filmes...então não espere comprar um livro repleto de fotinhos de Taylor Lautner e Robert Pattinson.
Há desenhos bem feitos, acredito eu também, da forma de como a autora os imaginou enquanto escrevia os livros. Cada personagem é descrito muito bem mas como citei acima, muita coisa soa como " pós sucesso" e não vou estragar o que achei incoerente até porque seria desagradável para quem ainda o está lendo.
Cada personagem é descrito com uma ficha biográfica ao lado, tem idade, peso, altura, frases mais marcantes dos livros, tudo para enlouquecer os fãs mais apaixonados.
Começa com uma entrevista com a própria Stephenie falando da mesma coisa de sempre..nada de novo para quem já leu tudo que tinha no mercado sobre a saga....o sonho que virou livro que virou sucesso...o susto ao ver que tinha se transformado em fenômeno.
Um prato cheio para quem quer unir tudo que já ouviu falar dos livros publicado oficialmente pela autora.
Até personagens secundários são lembrados o que dá uma certa vontade de voltar aos livros porque eu não me lembrava de boa parte deles.
Quando o guia saiu fiquei doida para ter mas depois veio um certo desânimo de saber de boa parte do que tava escrito...mas fã é assim, tem uma insaciável vontade de querer saber tudo...quando vê que não tem muita novidade desanima.
Recomendo lógico porque é MUST HAVE nas estantes dos fãs de Crepusculo mas eu já tava meio enjoada no final dele...

Vanessa Estelita 17/09/2020

Esse livro é maravilhoso. Riquíssimo em detalhes. Vale a pena a leitura/releitura. Despertou minha vontade de ler toda a saga novamente.

Jeine 22/04/2020

Um presente para os fãs.
Decidi adquirir este livro por ser fã da série Crepúsculo há muitos anos, e ainda guardar um carinho enorme por todo esse universo. Fiquei encantada com cada página, com o modo que a Stephenie elaborou a história e trajetória de cada personagem. Me surpreendi muito com a qualidade do livro, desde o material, até as informações, e toda a riqueza de detalhes. E, céus, o que dizer sobre as ilustrações? Ademais, a resposta para perguntas que ainda pairam sobre a cabeça de muitos, como por exemplo, o significado por trás das capas dos livros da série.

Stephenie Meyer é uma autora tão apaixonada por seus personagens, e que acredita tanto em cada um deles, que eles acabam se tornando palpáveis aos nossos olhos. Os primeiros capítulos desse volume trazem uma entrevista onde ela conta sobre suas inspirações, suas maiores conquistas e desafios. Uma entrevista, na minha opinião, que agradará os fãs da saga, e principalmente aqueles que aspiram escrever suas próprias histórias.

Enfim. O livro é lindo, bem elaborado, e um presente inestimável. Me arrependo de não haver lido antes.

Gíh Santos 25/01/2012

Perfeito !
Minha Opinião:

Em 2008, o mundo era apresentado ao que todos acreditaram ser apenas mais um romance sobrenatural, porem Stephenie provou o contrário, e mostrou a força de seus vampiros. Com isto surgiu uma nova era, a era dos vampiros.

Se tornando Fenômeno mundial, a Série atraiu milhares de Fãs, e claro que eu estou no meio deles néh! ;)

“Vampiros são assustadores e letais, mas também podem ser encantadores. Podem ser muito bonitos, podem ser sofisticados; têm qualidades que nós, na verdade, desejamos: juventude eterna, força e inteligência. A dualidade dos vampiros os torna quase irresistíveis”.

Já faz alguns meses que este livro foi lançando, porem apesar de amar a Saga eu ainda não o tinha comprado, porem depois da mega promoção do submarino eu o adquiri.

E me surpreendi, quando lançou eu achei que o livro não passaria de 200 ou 300 paginas, porem ele possuí quase 600...Que Alegria!

O Livro é inteiramente lindo, cheio de Ilustrações Belíssimas!

Começamos a leitura por meio de uma entrevista da Stephenie com sua amiga Autora Shannon Hale (Autora dos Livros Academia de Princesas), a entrevista mais parece um Bate - Papo, são 60 páginas de entrevista muito reveladoras.

"As pessoas levam muito da própria experiência para a equação, por isso é impossível uma história agradar a todos."

O livro nos fala um pouco sobre Tudo !
Como caracteristicas físicas, Habilidades e Limitações, O precesso de transformação, a História dos Vampiros, Mitos entre outras coisas.
Ainda falando dos Vampiros fazemos uma passagem por cada Clã,Os Cullen, Volturis, Clã das Amazonas,Denali,Egípcio enfim todos, falando detalhadamente dos personagens, contando sua história pessoal.

Eu particularmente adorei ler mais sobre a história da Alice e onde James entra nisso! Me tirou muitas dúvidas ;)

Após os Vampiros temos a Ala Lobisomens, falando dos "Filhos da Lua" e a diferença com os Lobisomens Quileutes.

Contando um pouco sobre cada Matilha e Lobisomens.

Falamos também sobre os Humanos,enfim.

Temos uma Cronologia, onde podemos ver todos os acontecimentos em ordem cronológica bem abrangente.

Os principais Eventos de cada capítulo dos 4 livros.

Temos os carros e as caracteristicas com seus personagens.

A Playlist de todas as musicas que inspiraram algumas partes dos livros.

Temos as galerias dos Fãs, as capas de edições internacionais, Cenas Cortadas e pra finalizar Perguntas Frequentes .

De uma olha nas fotos no Blog e deixe seus Comentários ; )

House of Chick 20/12/2011

Eu sou uma viciada em Crepúsculo e sempre devorei os livros dessa série. Acho que Stephenie Meyer escreveu toda a saga brilhantemente, apesar do último livro ter deixado a desejar um pouco mais, mas enfim, o que eu quero dizer é que para pessoas como eu, viciadas em Crepúsculo temos agora um livro perfeito para sabermos um pouco mais sobre essa história que virou sucesso mundial e que vendeu mais de 85 milhões de exemplares no mundo inteiro.

Nele a gente encontra pedaços que não foram revelados no livro, mas que são importantes para nosso entendimento. Como, por exemplo, saber como o Emmet foi atacado por um urso, mas vai muito além disso. Esse livro é realmente grande, contém 549 páginas, além de uma entrevista feita por Shannon Hale (autora de diversos livros como Academia de Princesas), fala de todos os personagens da série, nos explica melhor sobre eles, além de conter uma galeria de artes dos fãs e perguntas frequentes. O livro é cheio de ilustrações lindas, o que nos deixa de boca aberta.

Ler esse livro foi realmente fantástico, não só fala dos personagens, mas também explica sobre eles com perfis detalhados, informações genealógicas, entre outros. Ela divide o livro entre vampiros, lobisomens e humanos deixando assim de fácil entendimento, para não confundirmos um vampiro que passou bem rapidamente pelo livro com um humano que foi pouco citado.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/05/crepusculo-guia-oficial-ilustrado-da.html

Nat 09/01/2012

Esse guia explica bastante coisa, apesar do fato de que a maioria delas (principalmente aquilo referente à vida pré-vampirismo de alguns personagens principais) os leitores já sabem, mas ainda assim valeu a leitura. Gostei bastante de saber mais da vida de Alice Cullen, a única personagem que eu sabia vagamente algo de sua história (Meyer explica que Alice perdeu a memória no sanatório em que foi internada, então não dava pra saber de sua vida antes de se tornar vampira). Também gostei de saber mais sobre os nômades. Adoro livro ilustrado, mais um motivo que me fez ler esse livro. Eu já gostei bastante dessa série (até ler o último livro) e mesmo que a “febre crepúsculo” em mim já esteja extinta, indico esse guia como leitura de diversão, só para matar a curiosidade.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/01/crepusculo-guia-oficial-ilustrado-da.html

Lodir 24/10/2011

Leitura desnecessária
Ok. Admito. Eu li Crepúsculo. Gostei, achei uma boa série e respeito o sucesso e o que a autora fez pela literatura jovem. A leitura do guia oficial, no entanto, é recomendada apenas aos fãs, que querem se aprofundar no universo criado por Meyer, certo? Certo. Não sou fã da série, apenas um leitor na onda do sucesso, mas acabei adquirindo esse livro em uma promoção do Submarino, quando precisava preencher um valor no carrinho. Como não sou de desperdiçar livro e leio de tudo, vamos analisar a obra.

Sim, a leitura desse guia oficial é mesmo recomendada apenas aos fãs. A quantidade de informações contidas é impressionante, ainda mais considerando-se que ele tem quase 600 páginas. Assim como era esperado, muita coisa é desnecessária, e fica a impressão que o guia foi criado apenas para vender mais livros no embalo do sucesso da série, e que a maior parte das informações foi criada apenas para preencher as páginas. O livro traz, por exemplo, longas descrições de todos os personagens (todos mesmo!), sempre divididos por suas espécies (humanos, vampiros, lobos, etc). Há uma análise sobre cada espécie também. Além disso, há um capítulo ilustrado sobre os carros que aparecem na série (?) e outro com a playlist das músicas que inspiraram a autora a escrevê-la (?). Vamos combinar: um capítulo sobre os carros da série? É algo totalmente desnecessário e sem sentido, até porque não há nenhuma relevância e o livro não precisava ser tão grosso. Os fãs se contentariam com bem menos. Há, ainda, uma galeria de desenhos dos fás e cenas excluídas pela autora.

A única parte realmente interessante e necessária é a entrevista com Stephenie Meyer, logo no início. Trata-se de uma longa conversa entre ela e uma amiga sua, também escritora, que faz o papel de entrevistadora. A entrevista é longa mesmo, chega a 60 páginas, e serve para se aprofundar sobre sua vida e sobre o sucesso em torno da série. Ela conta como começou a escrever, como descobriu que queria ser escritora, como a série teve início, como lida com o sucesso e as críticas negativas, entre outras coisas. É realmente a única leitura recomendável desse guia, mesmo para os não-fãs, que gostam de literatura e de conhecer a rotina de trabalho dos escritores.

Ainda assim, pagar o preço normal, sem promoção, não justifica a leitura. Se você é fã de Crepúsculo, vai adorar esse volume, porque ele é um prato cheio. Se não é, mesmo que leu a série, provavelmente vai a leitura do guia desnecessária.

Aline 20/12/2011

O que faltava... está aqui (spoiler XD)
Terminei de ler o guia, e é simplesmente incrível!
Todos os detalhes minuciosos!
A entrevista da Steph falando sobre o sonho, que gerou a saga!
As histórias de Jane e Alec me impressionaram muito, pois deixa claro o porque do ódio aos humanos!
E a de Alice, Esme meu Deus como elas sofreram!
Adorei sobre a história dos Volturi e os outros clãs.
Sobre a transformação de Leah, oh é incrível!
Adorei as playlist, os carros, tudo, tudo.
E me pergunto como ela pode ter criado tanta história! Meu Senhor!
Mas td bem, é perfeito!

:D

Obg.
Aline

artemisia0 17/03/2024

Então, é bem legal para quem é fã da série e quer saber algumas coisas sobre o processo criativo da autora e a história expandida de casa personagem e mais sobre a mitologia, mas acho que tem algumas partes muito nada a ver que nem precisavam estar ali, um dos exemplos é a parte com informações sobre todos os veículos usados pelos personagens, para quê eu quero saber disso???

Magali 23/07/2011

Crepúsculo: guia oficial ilustrado da série.
O Guia oficial ilustrado da série Crepúsculo é um verdadeiro mergulho na história de cada personagem da Saga, nas características singulares e habilidades sobrenaturais dos vampiros, específicas do universo Crepúsculo.
O livro conta a origem e as características dos Clãs, dos lobisomens e dos humanos da Saga. Apresenta uma cronologia dos principais eventos, desde a formação dos Volturi, o primeiro lobisomem, seguindo até o nascimento de Renesmee e os acontecimentos que aconteceram na sequência.
O Guia destaca os principais acontecimentos de cada livro, o significado ou interpretações de suas capas e apresenta algumas representação em outros idiomas. A séria Crepúsculo foi traduzida em 48 idiomas.

Mas, o que foi uma verdadeira leitura prazerosa é maculada pelo equívoco na descrição dos "CARROS" da série.
Além da erro na cor do Jeep do Emmett, que no filme é prata, o pior é o Volvo S60R. Quem não pensa lembra do Edward quando vê um Volvo C30 (filme Crepúsculo), ou um Volvo XC60 (filmes Lua Nova e Eclipse)?
Em uma rápida consulta na internet, os resultados não se enganam ao apresentar os modelos utilizados por Edward nos filmes.

Não encontrei nenhuma citação oficial no site da Volvo, mas a falta de conexão entre o carro apresentado no livro e o carro utilizado nos filmes deve ter sido muito decepcionante para a Volvo, assim como foi para mim :(

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre:'Guia Oficial Ilustrado'
Esse guia ilustrado é muito mais do que apenas textos e imagens ilustradas de como um sonho se tornou a maior febre mundial dos últimos tempos e revolucionou o mundo dos vampiros. Nessa verdadeira enciclopédia podemos acompanhar tudo, tudo mesmo, desde o início e descobrir fatos nunca antes revelados pela mundialmente famosa Stephenie Meyer, a autora da série de sucesso Twilight. Além de curiosidades sobre a mitologia que envolve vampiros, lobisomens e afins.

“(…) meu marido me ajuda muito a preservar a humildade, sabe? Porque ele é um homem de números. Se alguma coisa não é quantificável, se não se encaixa em uma equação, então, não pode ter muita importância. Para ele livros são algo como: Ah, bom… É legal não? Historinhas de fadas. E, para mim, os livros são o mundo. São pontos de vista muito diferentes.”- Stephenie Meyer (Pag 75)

P.S: O livro é de alta qualidade, um ótimo trabalho da editora Intrinseca. Altamente ilustrado, com papel de excelente qualidade, deixando o livro até bastante pesado mesmo sem ter capa dura.

Logo nas primeiras páginas temos uma entrevista super divertida e esclarecedora de Stephenie Meyer para sua amiga, também escritora, Shannon Hale. Durante a entrevista, descobrimos todos os detalhes de como foi o sonho de Meyer até ele ser passado para a tela do computador e dar início à história de amor vampírico de Edward e Bella. E quem adora escrever, assim como eu, tenho certeza que irá se identificar bastante com os sentimentos compartilhados por Meyer durante a criação da sua primeira história.

As ilustrações são lindas. Suspirei em especial com a imagem do perfil de Jacob. Jake sempre será o meu personagem favorito, não importando se a Bella ficou com ele ou não. Mas adimito que achei a ilustração do Edward e do Jasper mais bonitas, 'interessantes'.

O conteúdo do livro também abrange artes feitas por fãs além das Canções que inspiraram e guiaram Stephanie Meyer pela série, me surpreendi ao ver 'Incubus', e adorei o desfecho que ela deu a música no livro.

Além das canções temos cenas cortadas na edição. O Guia finalmente junta todas as peças do quebra-cabeça e conta tintin por tintin tudo que queríamos saber, ou imaginamos que fosse deste ou daquele modo. Esta tudo detalhadinho, até as musicas que serviram de inspiração para cada cena. Isso é o que você encontrará no Guia Oficial da série. E pensar que tudo começou com um 'sonho' e acabou se tornando o sonho de milhares de pessoas ao redor do mundo. {Carinha pasmada da Angel UAuuu =O}

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Rachel 08/05/2011

Um guia muito bem feito, com ilustrações lindas e curiosidades e que dar um gostinho de quero mais dando informações sobre os outros personagens q passaram ou foram citados durante a saga!!

Eu adoraria uma livro com a historia de charlotte e peter, de Jasper e Alice e até dos voltoris!!

sentilivros 09/07/2012

resenha do Guia de Crepúsculo
Outro guia, mas confesso que achei o de IAN melhor. Não que este seja ruim, mas este é escrito principalmente para os fãs.
Aqui Stephenie fala sobre ela, o que a levou a escrever, sua "teoria" cobre os vampiros. Conta sobre todos os clãs, os nômades e Joham e seus vampiros híbridos.
Achei que , ao mesmo tempo que é legal falar sobre cada um de cada clã, também tornou-se repetitivo em alguns momentos.
Outros que foram "destrinchados" no Guia foram os lobisomens com sua história, tribo, matilhas e os humanos que se relacionam com Bella e o Clã Cullen.
Na parte onde ela conta sobre Origens e Inspiração, adorei o capitulo sobre carros. O que eles demonstram sobre a personalidade de cada um em determinado momento.
Galeria de Artes é um destaque à parte. Há muitos desenhos lindos.
Tem o clássico Cenas Cortadas, aqui achei que poderia ter a cena da Lua de mel, mas...
De forma geral um bom guia que ainda brinda seus leitores com a playlist da autora para cada livro.
Recomendo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/07/crepusculo-guia-oficial-ilustrado-da.html

ThaisTuresso 18/05/2011

O livro que resenho hoje é muito legal, sabe aquele guia imperdível e espetacular que tira todas as suas dúvidas em relação a um determinado assunto? Esse é o guia ilustrado da série que vendeu livros, não poucos, mas milhares deles e conquistou fãs em todo o mundo!
Começamos com uma entrevista incrível que a autora da série confidencia a Shannon Hale, elas trocam experiências, riem e batem um papo descontraído em relação a diversos fatos que foram ocultados, resumidos, enfim, tudo o que não foi escrito nos livros, temos conhecimento através deste guia. Como alguns personagens foram criados, como foi ela ter um simples sonho e aquele sonho se tornar essa série incrível, para que Jacob foi criado? Talvez para ser o que Edward nunca poderá ser ou dizer. Muito interessante!
Sabe aquelas perguntinhas que ficam na nossa mente enquanto líamos os livros da saga? temos elas respondidas neste guia, logo após a entrevista. Informações exclusivas, como os clãs dos Cullen se formaram? E o de Victoria? e os Volturi? Dividindo o guia em seções, em páginas muito bem ilustradas, ela detalha cada personagem, com informações sobre quando cada um nasceu, quando foi transformado, por quem foi transformado, etc. Como ocorrem o processo de transformação, como são fisicamente esses seres sobrenaturais? Tudo nesta seção do guia.
Como não podiam de jeito nenhum ficar de fora, conheceremos também cada detalhe dos lobisomens, suas lendas, como conheceram os Cullen, informações como data de nascimento, parentesco, etc.
Personagens principais, secundários e até mesmo aqueles que apareceram ocasionalmente em algums dos livros da série são idealizados pela autora e descritos um a um. Demais não é?
Como descrever este guia? Completo, muito bem ilustrado, essencial para os fãs da série! Ele contém os carros utilizados pelos personagens, com ilustrações belíssimas de cada um, e ainda como um bônus ainda mais completo, na última parte do guia leremos trechos e capítulos que foram excluídos dos livros, ou seja, uma verdadeira relíquia para os colecionadores mais aficcionados! O recomendado é ler o guia após já ter lido todos os livros da série, pois os mesmos poderão conter trechos inéditos e spoilers. E os playlists? únicos.

Também a cada página, frases célebres da série:

"De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele — e eu não sabia que poder essa parte teria — que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu esta incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele"
( Crepúsculo - Capítulo nove )

Um guia oficial e imeprdível, não deixem de ler, é muito interessante explorar o universo idealizado que a autora criou. Recomendo!!!!

Carol 16/05/2011

Open Page: Resenha Crepúsculo Guia Oficial Ilustrado da Série
Entrevista
Já de cara temos uma entrevista de 80 páginas com a autora. Stephenie conta como tudo começou, sobre o sonho que inspirou o primeiro livro e do verão inteiro que passou escrevendo sem parar em frente ao computador.

Shannon Hale: Então você começou ao escrever a cena do campo. E daí seguiu pra onde?
Stephenie Meyer: Continuei até o fim, cronologicamente – o que não faço mais, não sempre.

Na conversa, ficamos sabendo também como foi para Stephenie tomar coragem para publicar seu livro, porque a ideia de outras pessoas lendo sua história era muito estranha. A jornada escritora-mãe-de-três-filhos-pequenos, sobre a fama, sobre escrever para jovens. Enquanto Steph e Shanon conversavam sobre os pequenos leitores, acabei me lembrando que muitas pessoas começaram a ler por vontade própria a partir de Crepúsculo – como eu após Harry Potter – e que ler é como um vício (não é verdade?). Assim que acabamos uma leitura já saímos em busca de outro título que nos interessou, e depois mais outro. Isso é muito legal!

- Vampiros, Lobisomens e Humanos
Temos todas as informações e características sobre os vampiros criados por Stephenie Meyer que você puder imaginar, desde aparência, estilo de vida e psicologia, como é a transformação, regras do mundo dos vampiros, vampiros híbridos... E uma parte super legal sobre os clãs: perfis de todos os vampiros que aparecem nos quatro livros – e eu nem lembrava que eram tantos assim! A história de cada um deles, frases importantes, habilidades especiais, e ilustrações. Uma ferramenta boa de se ter por perto na hora de reler Amanhecer – para diferenciar quem é quem dos hóspedes dos Cullen, é só ir no índice e pronto!
Para os Lobisomens, segue o mesmo estilo da parte dos vampiros, contando a história dos Quileutes, a lenda dOs Filhos Da Lua, características e os perfis dos clãs. Há também as árvores genealógicas dos quileutes.
E Não podiam deixar de lado a parte humana da saga, não é verade?! Também temos um mapa de Forks super legal!

- Inspirações, Principais Eventos, Cronologia e Dúvidas Frequentes
É muito engraçado ler os trechos dos livros ouvindo as músicas que serviram de inspiração para a autora – pelo fiz isso com as músicas que eu já conhecia. Uma coisa que eu sempre me confundi em Twilight, foi a cronologia dos acontecimentos. Uma hora Bella estava no 2º colegial depois não ia mais a escola - uma loucura – e agora ficou tudo mais fácil com todos os acontecimentos numa linha do tempo.
AH! E quem não tinha ficado com várias perguntas na cabeça depois da leitura? O que Edward faz com a pizza que teve que comer em Crepúsculo? E quem nunca se perguntou isso que atire a primeira pedra! Como Edward consegue ficar perto de Bella quando ela está naqueles dias? (risos) Essas perguntas são respondidas no último capítulo do guia.

E ainda não acabou: Há uma parte especial sobre os carros dos personagens, fanArts e capas internacionais – No Japão, Crepúsculo foi lançando em forma de mangá?

Com certeza os fãs de Twilight vão adorar o guia!
http://openbookpage.blogspot.com/2011/05/resenha-crepusculo-guia-oficial.html - fotos no post.