Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série (The twilight saga: the official illustrated guide) Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série

Carol 16/05/2011

Open Page: Resenha Crepúsculo Guia Oficial Ilustrado da Série
Entrevista
Já de cara temos uma entrevista de 80 páginas com a autora. Stephenie conta como tudo começou, sobre o sonho que inspirou o primeiro livro e do verão inteiro que passou escrevendo sem parar em frente ao computador.

Shannon Hale: Então você começou ao escrever a cena do campo. E daí seguiu pra onde?
Stephenie Meyer: Continuei até o fim, cronologicamente – o que não faço mais, não sempre.

Na conversa, ficamos sabendo também como foi para Stephenie tomar coragem para publicar seu livro, porque a ideia de outras pessoas lendo sua história era muito estranha. A jornada escritora-mãe-de-três-filhos-pequenos, sobre a fama, sobre escrever para jovens. Enquanto Steph e Shanon conversavam sobre os pequenos leitores, acabei me lembrando que muitas pessoas começaram a ler por vontade própria a partir de Crepúsculo – como eu após Harry Potter – e que ler é como um vício (não é verdade?). Assim que acabamos uma leitura já saímos em busca de outro título que nos interessou, e depois mais outro. Isso é muito legal!

- Vampiros, Lobisomens e Humanos
Temos todas as informações e características sobre os vampiros criados por Stephenie Meyer que você puder imaginar, desde aparência, estilo de vida e psicologia, como é a transformação, regras do mundo dos vampiros, vampiros híbridos... E uma parte super legal sobre os clãs: perfis de todos os vampiros que aparecem nos quatro livros – e eu nem lembrava que eram tantos assim! A história de cada um deles, frases importantes, habilidades especiais, e ilustrações. Uma ferramenta boa de se ter por perto na hora de reler Amanhecer – para diferenciar quem é quem dos hóspedes dos Cullen, é só ir no índice e pronto!
Para os Lobisomens, segue o mesmo estilo da parte dos vampiros, contando a história dos Quileutes, a lenda dOs Filhos Da Lua, características e os perfis dos clãs. Há também as árvores genealógicas dos quileutes.
E Não podiam deixar de lado a parte humana da saga, não é verade?! Também temos um mapa de Forks super legal!

- Inspirações, Principais Eventos, Cronologia e Dúvidas Frequentes
É muito engraçado ler os trechos dos livros ouvindo as músicas que serviram de inspiração para a autora – pelo fiz isso com as músicas que eu já conhecia. Uma coisa que eu sempre me confundi em Twilight, foi a cronologia dos acontecimentos. Uma hora Bella estava no 2º colegial depois não ia mais a escola - uma loucura – e agora ficou tudo mais fácil com todos os acontecimentos numa linha do tempo.
AH! E quem não tinha ficado com várias perguntas na cabeça depois da leitura? O que Edward faz com a pizza que teve que comer em Crepúsculo? E quem nunca se perguntou isso que atire a primeira pedra! Como Edward consegue ficar perto de Bella quando ela está naqueles dias? (risos) Essas perguntas são respondidas no último capítulo do guia.

E ainda não acabou: Há uma parte especial sobre os carros dos personagens, fanArts e capas internacionais – No Japão, Crepúsculo foi lançando em forma de mangá?

Com certeza os fãs de Twilight vão adorar o guia!
http://openbookpage.blogspot.com/2011/05/resenha-crepusculo-guia-oficial.html - fotos no post.

Matheus Braga 30/12/2012

Crepúsculo: Guia Ilustrado Ofícial
Olá pessoas, tudo ok?

Crepúsculo foi uma das séries que comprei mais para saber o final do que pela expectativa de leitura e, já que tenho a série, aproveitei uma promoção no Submarino para comprar este guia por apenas R$7,90.

O livro começa com uma entrevista contanto como foi para Mayer escrever uma série de tamanho sucesso nos dias atuais. Tal reportagem nos mostra o quanto é difícil escrever um livro, mas acima de tudo, o quanto é longo o caminho para criar um personagem.

Ao longo do livro nos é apresentado inúmeras imagens e biografias dos personagens principais e secundários, bem como alguns detalhes que a autora decidiu retirar da saga original, mas que optou por revelá-los agora.

Cada perfil segue em padrão. Temos sempre a imagem do personagem seguido de dados como nome, data de nascimento, poderes, altura, etc. Uma coisa que me rendeu muitas gargalhadas, foi a explicação pífia que a autora deu para justificar o porquê de os vampiros brilharem no sol (Porque eles são fadinhas dãã...kkk).

O trabalho gráfico é de cair o queixo, tanto os desenhos quanto a qualidade do papel utilizado é de notável excelência.

Crepúsculo Guia Ilustrado Oficial não é um livro necessário para se entender a história, mas se você já possui os outros volumes, e o encontrar por no máximo R$10,00, recomendo que compre. Pode não ser um excelente livro, mas fica bonito na estante. XP.

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM

Walney 23/02/2019

retorno ao universo
O guia começa a contar sobre o processo criativo de Stephenie Meyer e toda a saga, também trata de outros livros da autora, fala dos clãs e personagens e suas características. Cada clã é descrito até chegar aos lobisomens, falando de sua história, hábitos e personagens. Dos lobisomens aos humanos, passando pelos carros, músicas e arte dos fãs! Adorei, revivi, tive outras impressões.

artemisia0 17/03/2024

Então, é bem legal para quem é fã da série e quer saber algumas coisas sobre o processo criativo da autora e a história expandida de casa personagem e mais sobre a mitologia, mas acho que tem algumas partes muito nada a ver que nem precisavam estar ali, um dos exemplos é a parte com informações sobre todos os veículos usados pelos personagens, para quê eu quero saber disso???

Ana Ira! 25/12/2017

Ah, gente, como eu já contei pra vocês nas outras duas resenhas da Stephenie (vou deixar os links lá embaixo!), eu li Crepúsculo quando entrei pra facul e sem esperar nada demais, me apaixonei completamente pela série! Amooooooooooooo! Tô sempre relendo algum dos livros! ♥

Desde então, tudo que titia Steph tem publicado, venho lendo!

Mas o Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série, eu só achava pelos olhos da cara, então, demorei bastante pra comprá-lo!

Até que final do ano passado achei barato no sebo e aproveitei! Entretanto, só fui ler agora, e gente, que arrependimento de não ter lido-o antes!

Que livro incrível!

Nesse livro temos muitas arquivos escritos pela Stephenie sobre a série Crepúsculo, série ou saga, cada um fala uma coisa! kkkkkk O que importa é que eu já amava, agora nem se fala!

Temos uma entrevista maravilhosa com a Steph sobre como veio a ideia de Crepúsculo e dos demais livros, como foi a criação de cada personagem, dos mistérios e desenrolar todo da trama de cada livro.

Também tem o perfil de cada personagem, vampiro, lobo, humano, etc., sabemos mais sobre sua criação humano e depois como ser fantásticos. Perguntas de fãs, todas respondidas com a maior coerência e carinho da Stephenie, desenhos e pinturas feitos por fãs. E muitaaaaas curiosidades!

Até um guia sobre os automóveis que aparecem com os personagens, têm!

Que livro maravilhoso!

E a vontade de reler a série todinha outra vez só aumentou!

A Stephenie escreve muito bem e é uma graça! Muito educada e carinhosa!

Tudo bem de várias pessoas não gostarem da série e ainda mais da Bella kkkk Mas dizer que essa mulher não sabe contar uma história, daí já é zoação, né, meus caros!

Uma escritora incrível, com certeza!

Amei demais!

As perguntas e os textinhos sobre cada personagem tá tão lindos e interessantes!

Foi ótimo saber mais sobre esses personagens.

Quero mais!

Leitura mais que recomendada!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/12/resenha-crepusculo-guia-oficial.html

Pamela Florentino 11/11/2017

Quanto mais detalhes melhor
Pra quem é fã da saga esse livro é perfeito, tem muitas curiosidades que faz com que nos aprofundemos ainda mais nas histórias de Bella, Edward e Jacob.

Vanessa.Issa 22/12/2016

Tenho esse livro há anos, mas nunca tinha parado para ler inteiro. Antes, tinha lido apenas as partes dos personagens que me interessavam. Nesse fim de ano, resolvi arrumar meus livros e acabei sentindo vontade de ler de novo, dessa vez do jeito certo. Foi muito interessante saber mais da história de cada personagem. Pra mim não importa o que digam de Twilight, sempre vou ter um carinho especial por essa série.

Adriana 29/07/2011

Este é um livro que eu geralmente não leria, se já não houvesse lido tantas resenhas positivas em blogs literários após o lançamento. E aí está uma prova concreta do quanto eu necessito destes sites em que posso buscar conselhos na hora de escolher um livro. Isso porque eu teria deixado de ler uma grande obra por preconceito. Eu amei ler Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado. Sempre fui uma fã assumida da série e achei este livro, além de muito elucidativo em relação aos acontecimentos de cada volume, uma visão profunda e muito realista sobre o mundo da autora e o processo criativo pelo qual se passa para chegar a um grande texto.

Através deste guia pude compreender totalmente a extensão da criatividade de Meyer, o mundo que ela criou, além de fantástico, é muito vasto e complexo, cheio de minúcias e pormenores que você, que gosta da história de Bella e Edward, vai amar conhecer. A parte que mais me encantou foi a entrevista que Shannon Hale fez com a Stephenie, uma extensa conversa onde elas abordaram diversos tópicos relacionados à escrita e à leitura. Foi muito interessante saber mais sobre a vida da escritora, como surgiu a ideia, como foi o processo de escrita e conhecer mais sobre a família dela também.

“(…) meu marido me ajuda muito a preservar a humildade, sabe? Porque ele é um homem de números. Se alguma coisa não é quantificável, se não se encaixa em uma equação, então, não pode ter muita importância. Para ele livros são algo como: Ah, bom… É legal não? Historinhas de fadas. E, para mim, os livros são o mundo. São pontos de vista muito diferentes.”

Stephenie Meyer

Fiquei surpresa com tantos detalhes e curiosidades que eu nem fazia ideia que existissem e que estavam descritos no livro. Ele é dividido em partes: a dos vampiros, subdivididos em clãs, a dos lobisomens e a dos humanos. Além disso, há toda uma parte dedicada à origens e inspirações, onde podemos ler os principais eventos de cada livro, a cronologia da série, uma playlist de cada obra que contém o trecho do livro que foi inspirado pela música (eu amei procurar os clipes e baixei várias das músicas) e descrições dos carros da série (esta parte até meu namorado leu, homens são todos iguais mesmo)!

Outro detalhe que em adorei foram as ilustrações, que são muito lindas e acho que retrataram muito bem o que a autora pensou para cada um dos principais personagens. Também gostei bastante das frases de efeito de cada personagem, que vem junto com uma ficha técnica detalhada e um breve resumo da história de vida. E olha que isso abrange fatos ocorridos muito antes da história e são citados TODOS os personagens (então imaginem a criatividade dessa mulher, achei genial).

Tanto para quem gosta quanto para quem não gosta de Crepúsculo, uma coisa não podemos negar: Stephenie Meyer mudou o modo como a sociedade atual encara o hábito da leitura, direta ou indiretamente ela influenciou muita gente a cultivar este hábito, provocou uma verdadeira explosão de novas histórias e publicações e possibilitou a abertura e o crescimento de todo um novo mercado literário que tem se provado um dos mais rentáveis do momento. Por isso, não entendo como ela pode sofrer tantas críticas negativas por causa de uma história que criou. Poxa vida, se ela quer que os vampiros brilhem, deixe eles brilharem! É muito mais criativo do que copiar a forma como eles vinham sendo descritos até então. E quem diz que “vampiro de verdade não brilha e é assustador” muito me espanta, pois afinal que vampiro é de verdade?

“Encontro muitos adultos que por anos não leram nada, e então algum amigo os convenceu a tentar determinado livro. Com grande frequência este livro é Crepúsculo. E assim eles descobrem que, afinal, gostam de ler e seguem em frente com outras obras. Então Stephenie Meyer, eu quero lhe agradecer. Por ter mudado o mundo, por ter feito dele um lugar melhor e por lembrar a tanta gente que amamos ler.”

Shannon Hale

Bem, não aconselho quem não gosta da série a ler esta obra, obviamente, mas indico para todos que amam ler histórias fantásticas e aos que são fãs da série. A edição está linda, as folhas, diagramação e as ilustrações são todas ótimas!! Também ameia a capa, achei excelente a ilustração de uma parte que faltava do quebra-cabeças, pois é exatamente isso que esta obra é! O livro é um pouco caro, mas vale a pena. Eu consegui o meu em uma troca no Skoob e recebi ainda envolto no plástico, então pode ser uma boa ideia dar uma passada por lá e tentar conseguir um exemplar desta forma. Para quem não gosta de trocas, o jeito é tentar a sorte em uma promoção ou (se você for como eu e não aguentar esperar) pagar o valor integral e saber que você fez um ótimo investimento em cultura (momento Becky Bloom)!!!

Murphy'sLibrary 04/07/2011

Classificado como 4 estrelas e meia em Murphy's Library

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série não é um livro convencional. É um guia, não conta uma história e, portanto, é feito especificamente para o fãs. E, bem, embora minha fase de fã alucinada de Crepúsculo (pré-lançamento de Amanhecer) já tenha passado há tempos, posso me considerar alguém que já se dedicou a essa série como fã em algum ponto da vida.

O que posso dizer sobre o Guia? Ele é fascinante para colecionadores, sério mesmo. E para quem tem memória curta é uma necessidade. Percebi lendo as fichas de personagens e histórias de tribos que muita coisa já tinha me escapado da memória. Gente, é sério, eu apaguei tantas partes de Amanhecer da minha cabeça que chega a ser engraçado. Enquanto lia sobre os clãs que participaram de grande parte do último livro da série, ficava tentando lembrar quem era quem!

A entrevista da Stephenie Meyer, que ocupa a primeira parte do livro, só solidificou na minha cabeça a ideia de que ela é uma boa contadora de histórias, mas como escritora, not so much. Ela é realmente perdida como eu imaginava que era! E, por favor, uma história sobre o Jacob? Stephenie, não!

Como um todo, é uma daquelas bíblias que todo fã que se preze deve ter. E vale muito a pena folhear as páginas—que tem uma textura ótima, aliás, o livro todo está lindo—e sentir aquela nostalgia de quando você estava descobrindo aquelas informações pela primeira vez.

Magali 23/07/2011

Crepúsculo: guia oficial ilustrado da série.
O Guia oficial ilustrado da série Crepúsculo é um verdadeiro mergulho na história de cada personagem da Saga, nas características singulares e habilidades sobrenaturais dos vampiros, específicas do universo Crepúsculo.
O livro conta a origem e as características dos Clãs, dos lobisomens e dos humanos da Saga. Apresenta uma cronologia dos principais eventos, desde a formação dos Volturi, o primeiro lobisomem, seguindo até o nascimento de Renesmee e os acontecimentos que aconteceram na sequência.
O Guia destaca os principais acontecimentos de cada livro, o significado ou interpretações de suas capas e apresenta algumas representação em outros idiomas. A séria Crepúsculo foi traduzida em 48 idiomas.

Mas, o que foi uma verdadeira leitura prazerosa é maculada pelo equívoco na descrição dos "CARROS" da série.
Além da erro na cor do Jeep do Emmett, que no filme é prata, o pior é o Volvo S60R. Quem não pensa lembra do Edward quando vê um Volvo C30 (filme Crepúsculo), ou um Volvo XC60 (filmes Lua Nova e Eclipse)?
Em uma rápida consulta na internet, os resultados não se enganam ao apresentar os modelos utilizados por Edward nos filmes.

Não encontrei nenhuma citação oficial no site da Volvo, mas a falta de conexão entre o carro apresentado no livro e o carro utilizado nos filmes deve ter sido muito decepcionante para a Volvo, assim como foi para mim :(

Gíh Santos 25/01/2012

Perfeito !
Minha Opinião:

Em 2008, o mundo era apresentado ao que todos acreditaram ser apenas mais um romance sobrenatural, porem Stephenie provou o contrário, e mostrou a força de seus vampiros. Com isto surgiu uma nova era, a era dos vampiros.

Se tornando Fenômeno mundial, a Série atraiu milhares de Fãs, e claro que eu estou no meio deles néh! ;)

“Vampiros são assustadores e letais, mas também podem ser encantadores. Podem ser muito bonitos, podem ser sofisticados; têm qualidades que nós, na verdade, desejamos: juventude eterna, força e inteligência. A dualidade dos vampiros os torna quase irresistíveis”.

Já faz alguns meses que este livro foi lançando, porem apesar de amar a Saga eu ainda não o tinha comprado, porem depois da mega promoção do submarino eu o adquiri.

E me surpreendi, quando lançou eu achei que o livro não passaria de 200 ou 300 paginas, porem ele possuí quase 600...Que Alegria!

O Livro é inteiramente lindo, cheio de Ilustrações Belíssimas!

Começamos a leitura por meio de uma entrevista da Stephenie com sua amiga Autora Shannon Hale (Autora dos Livros Academia de Princesas), a entrevista mais parece um Bate - Papo, são 60 páginas de entrevista muito reveladoras.

"As pessoas levam muito da própria experiência para a equação, por isso é impossível uma história agradar a todos."

O livro nos fala um pouco sobre Tudo !
Como caracteristicas físicas, Habilidades e Limitações, O precesso de transformação, a História dos Vampiros, Mitos entre outras coisas.
Ainda falando dos Vampiros fazemos uma passagem por cada Clã,Os Cullen, Volturis, Clã das Amazonas,Denali,Egípcio enfim todos, falando detalhadamente dos personagens, contando sua história pessoal.

Eu particularmente adorei ler mais sobre a história da Alice e onde James entra nisso! Me tirou muitas dúvidas ;)

Após os Vampiros temos a Ala Lobisomens, falando dos "Filhos da Lua" e a diferença com os Lobisomens Quileutes.

Contando um pouco sobre cada Matilha e Lobisomens.

Falamos também sobre os Humanos,enfim.

Temos uma Cronologia, onde podemos ver todos os acontecimentos em ordem cronológica bem abrangente.

Os principais Eventos de cada capítulo dos 4 livros.

Temos os carros e as caracteristicas com seus personagens.

A Playlist de todas as musicas que inspiraram algumas partes dos livros.

Temos as galerias dos Fãs, as capas de edições internacionais, Cenas Cortadas e pra finalizar Perguntas Frequentes .

De uma olha nas fotos no Blog e deixe seus Comentários ; )

Nina 07/04/2012

Amo a saga e por tanto sou suspeita, mas mesmo tentando olhar sem ser como fã acho impossível não ficar maravilhado com o guia.Ele começa com uma entrevista muito legal com a Stephenie Meyer.A entrevista é descontraída e foi realiza por uma outra autora,então parece mais uma conversa entre amigos de profissão.Essa entrevista esclarece muitas coisas, principalmente sobre a autora e como ela enxerga seus personagens (que para ela são como pessoas reais).Vemos também a Historia de cada personagem antes da transformação, vemos que de alguma forma todos eles estão ligados, se cruzaram ao menos uma vez na vida, e achei isso interessante pois explica algumas reações na trama.Tem também toda a árvore genealógica quileute, assim como a Historia deles (incrível como todos na tribo acabam sendo parentes).Entendemos muito de cada dificuldade, não contada na serie,que cada personagem passou.Você compreende eles muito melhor ao saber de tudo.
Temos uma cronologia de todos os livros assim como a listagem dos principais eventos em cada livro.Temos uma parte onde fala do carro de cada um e o que os levou a escolher esse carro.Temos uma parte com Fãnartes muuuito legal.Amei os desenhos, imagino o que esses fãs sentiram ao saberem que seus desenhos seriam publicados no guia.Temos a galeria de capas internacionais,fiquei babando nelas e prometo procura-las para postar aqui.(vocês vão amar).E terminamos com quais foram as inspirações da Stephenie Meyer.
Amei tudo tudo tudo e super recomendo.Mesmo se não for um super fã, acho que vale a pena ler pois esclarece muita coisa.Fora os maravilhosos desenhos e imagens de Forks e dos personagens.
Beijinhos, La Fleur de Lis

Aline 20/12/2011

O que faltava... está aqui (spoiler XD)
Terminei de ler o guia, e é simplesmente incrível!
Todos os detalhes minuciosos!
A entrevista da Steph falando sobre o sonho, que gerou a saga!
As histórias de Jane e Alec me impressionaram muito, pois deixa claro o porque do ódio aos humanos!
E a de Alice, Esme meu Deus como elas sofreram!
Adorei sobre a história dos Volturi e os outros clãs.
Sobre a transformação de Leah, oh é incrível!
Adorei as playlist, os carros, tudo, tudo.
E me pergunto como ela pode ter criado tanta história! Meu Senhor!
Mas td bem, é perfeito!

:D

Obg.
Aline

Lodir 24/10/2011

Leitura desnecessária
Ok. Admito. Eu li Crepúsculo. Gostei, achei uma boa série e respeito o sucesso e o que a autora fez pela literatura jovem. A leitura do guia oficial, no entanto, é recomendada apenas aos fãs, que querem se aprofundar no universo criado por Meyer, certo? Certo. Não sou fã da série, apenas um leitor na onda do sucesso, mas acabei adquirindo esse livro em uma promoção do Submarino, quando precisava preencher um valor no carrinho. Como não sou de desperdiçar livro e leio de tudo, vamos analisar a obra.

Sim, a leitura desse guia oficial é mesmo recomendada apenas aos fãs. A quantidade de informações contidas é impressionante, ainda mais considerando-se que ele tem quase 600 páginas. Assim como era esperado, muita coisa é desnecessária, e fica a impressão que o guia foi criado apenas para vender mais livros no embalo do sucesso da série, e que a maior parte das informações foi criada apenas para preencher as páginas. O livro traz, por exemplo, longas descrições de todos os personagens (todos mesmo!), sempre divididos por suas espécies (humanos, vampiros, lobos, etc). Há uma análise sobre cada espécie também. Além disso, há um capítulo ilustrado sobre os carros que aparecem na série (?) e outro com a playlist das músicas que inspiraram a autora a escrevê-la (?). Vamos combinar: um capítulo sobre os carros da série? É algo totalmente desnecessário e sem sentido, até porque não há nenhuma relevância e o livro não precisava ser tão grosso. Os fãs se contentariam com bem menos. Há, ainda, uma galeria de desenhos dos fás e cenas excluídas pela autora.

A única parte realmente interessante e necessária é a entrevista com Stephenie Meyer, logo no início. Trata-se de uma longa conversa entre ela e uma amiga sua, também escritora, que faz o papel de entrevistadora. A entrevista é longa mesmo, chega a 60 páginas, e serve para se aprofundar sobre sua vida e sobre o sucesso em torno da série. Ela conta como começou a escrever, como descobriu que queria ser escritora, como a série teve início, como lida com o sucesso e as críticas negativas, entre outras coisas. É realmente a única leitura recomendável desse guia, mesmo para os não-fãs, que gostam de literatura e de conhecer a rotina de trabalho dos escritores.

Ainda assim, pagar o preço normal, sem promoção, não justifica a leitura. Se você é fã de Crepúsculo, vai adorar esse volume, porque ele é um prato cheio. Se não é, mesmo que leu a série, provavelmente vai a leitura do guia desnecessária.

Nat 09/01/2012

Esse guia explica bastante coisa, apesar do fato de que a maioria delas (principalmente aquilo referente à vida pré-vampirismo de alguns personagens principais) os leitores já sabem, mas ainda assim valeu a leitura. Gostei bastante de saber mais da vida de Alice Cullen, a única personagem que eu sabia vagamente algo de sua história (Meyer explica que Alice perdeu a memória no sanatório em que foi internada, então não dava pra saber de sua vida antes de se tornar vampira). Também gostei de saber mais sobre os nômades. Adoro livro ilustrado, mais um motivo que me fez ler esse livro. Eu já gostei bastante dessa série (até ler o último livro) e mesmo que a “febre crepúsculo” em mim já esteja extinta, indico esse guia como leitura de diversão, só para matar a curiosidade.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/01/crepusculo-guia-oficial-ilustrado-da.html