As Alegres Matronas de Windsor

As Alegres Matronas de Windsor William Shakespeare

Resenhas - As Alegres Matronas de Windsor

trizisreading 24/12/2023

As Alegres Senhoras de Windsor
Mais um livro do desafio da Rory Gilmore, essa é uma história bastante divertida e curta. No entanto, embora a história tenha seus pontos positivos, também tem alguns pontos negativos, tais como o fato de que o personagem Reverendo Hugo Evans não conseguir falar o inglês corretamente e, por conta disso, traduzindo para o português há erros na escrita de algumas palavras para expressar os erros de suas falas, o ponto negativo é que não existe nenhum indicativo de que é proposital (não está em itálico, ou entre aspas etc.). Assim, até que nos familiarizemos com os personagens, fica um pouco confuso.

A história possui diversos personagens, alguns, devo dizer, bem desnecessários. Por esta razão, no início, a história pode ser bastante confusa, mas ao nos adaptarmos com os personagens, cenários etc., a história passa a ser bastante fluída.

De maneira bastante simples, essa obra conta duas histórias: a principal é em torno de Sir John Falstaff Fenton, um homem não muito bem visto pelos habitantes de Windsor. Isso porque o homem vive de bebedeira e flerta com mulheres casadas, uma delas é a Senhora Ford, esposa de Ford, um homem descrito como totalmente enciúmado.

Nesse desenrolar, a Senhora Ford, ciente de que Falstaff possui interesse nela e em sua amiga, Senhora Page, convida-o para ir à casa dela, mas apenas para que ambas lhe preguem uma peça. No entanto, seu marido, Ford, sem saber das intenções da esposa, sempre descobre que Falstaff estará lá e aparece colericamente querendo virar a casa atrás de Falstaff, achando que sua mulher o traía com ele.

A história de fundo, é sobre a filha de Page e da Senhora Page, Ana Page, que dentre diversos pretendentes, é apaixonada por aquele que seus pais não dão concentimento ao casamento.

No final, tudo que dá errado, acaba dando certo ao mesmo tempo. Embora possua alguns pontos negativos, é uma ótima peça para passar o tempo.

Sira Borges 22/09/2023

As alegres matronas de Windsor
Foi uma leitura muito rápida e divertida! As personagens, as falas, as peripécias...tudo muito bem desenvolvido. Falstaff, as matronas, os maridos, a senhora leva e traz e o estalajadeiro, todos fantásticos! Eu só achei os sotaques dos estrangeiros exagerados na tradução de Millôr Fernandes. No teatro pode até ser engraçado, mas não ficou legal no livro, não! É isso!

Aline.Andrade 19/07/2020

Leve
Leitura leve, divertida.... Excelente para ler simultaneamente com um outro livro...

Nernwie 12/06/2022

+ 1 do desafio rory gilmore :)
Esse foi de longe um dos livros de Shakespeare que mais me fez rir, eu simplesmente amei as matronas de Windsor, elas foram geniais em cada cena, especialmente nas do cesto de roupa suja e da avó. Também amei ver os personagens masculinos levando uns belos tombos, eles realmente não esperavam que elas fossem ser tão espertas, Além disso, amei a parte final da Ana Pajem, foi absolutamente incrível de ler, ver cada um dos personagens voltando do "próprio casamento" kkkkkkkkk.
Recomendo muito para quem quer ler algo mais tranquilo de Shakespeare, só aviso que quando eu digo tranquilo quero dizer no sentindo de não ser uma tragédia, porque esse livro tem muitas insinuações de coito, muitas mesmo.
Mas enfim, me diverti muito lendo, super recomendo.

Milla 19/09/2020

Leitura divertida.
Eu queria que esse livro fosse mais popular porque ele é bem engraçadinho e tem vários diálogos simples e hilariantes. E muita... muita piadas sobre cornos.

É claro que dependendo da tradução que a editora fizer, algumas edições terão uma linguagem mais adaptada pra modernidade, enquanto outras traduzem de um jeito mais rebuscado. Mas lendo as traduções adaptadas, dá pra perceber que os personagens falam de um jeito bem simples e sem cerimônias.

A história, apesar dos personagens serem relacionados uns com os outros, tem o elenco "divido" em duas histórias. Alguns personagens são focados nas partes das peripécias de Falstaff, enquanto outros personagens ficam focados na história de Anna Page.

Anna Page, filha do Senhor e da Senhora Page, tem 3 homens que são a fim dela. Um é Slender, o outro é o médico francês Caius, e ou outro é Fenton, do qual Anna corresponde o amor.
A mãe e o pai de Anna tem escolhas diferentes de quem deveria ser o noivo de Anna. A mãe de Anna quer o doutor, e o pai de Anna quer Slender. Então os dois tentam ajudar os escolhidos a ficar com Anna. Enquanto que a empregada do médico quer que Fenton fique com Anna. Então você pode imaginar as confusões que existe no livro.

Por outro lado, Falstaff, o personagem principal (que é um homem de meia idade, gordo, alto e pobre) resolve cortejar duas mulheres casadas e ricas, que é a senhora Page e a senhora Ford. Ele manda duas cartas idênticas às duas amigas e nenhuma delas sentem vontade de trair os maridos, e rejeitam Falstaff. Ele, indignado, manda os amigos contarem fofoca pros maridos da senhora Page e da senhora Ford que são cornos ou quase cornos porque Falstaff é o "fodão" que consegue todas as mulheres.
Constantemente, você vai ler Falstaff zoando os tais "cornos".
Aí então... a senhora Page e a senhora Ford decidem iludir Falstaff.

Esse livro tem situações engraçadas, diálogos engraçados, personagens engraçados...
O reverendo(?)/padre Hugh Evans tem uma dicção ruim, então ele fala errado constantemente, trocando as letras... O médico francês, que é completamente temperamental, fala umas palavras em francês de forma aleatórias e constantemente fala "pardieu"... O jeito como Falstaff se expressa é muito divertido de ler...
A única coisa que não gostei muito é que eu achei que o final foi meio abrupto. Parece que acaba do nada, sem um desfecho melhor pro Falstaff.
Eu recomendo a leitura. Eu amei o livro... Dei bastante risadas.

Edilene Freitas 09/10/2022

Uma comédia divertida de ler, embora um pouco confusa em seu início. Nela acompanhamos Falstaff, um homem fanfarrão e mulherengo, que tenta conquistar duas senhoras casadas, Sra Ford e Sra Page, para a partir do envolvimento com elas conseguir usufruir da fortuna de seus maridos. O que ele não esperava é que as mulheres fossem muito mais espertas do que ele. As duas senhoras se juntam e armam vários planos para se vingar do espertalhão e isso acaba nos rendendo boas risadas. O grande número de personagens, nessa peça em especial, me deixou bem confusa e demorei um pouco pra entender o papel de cada um na trama.

Gláucia 04/07/2010

Presepada.
Uma presepada singela e quase inocente é o que armam as madames Ford e Pajem contra o quase bufão John Falstaff. Sem faltar os ingredientes shakespeareanos: humor, situações hilárias e mal entendidos. Tudo em sua peculiar escrita poética e perfeita.

Fulu 26/02/2023

Ser c0rno ou não ser?
Simplismente Shakespeare fazendo todo um enredo pra contar a história de um pobre coitado c0rno e um pobre que tava atrás da velha da lancha

25/02/2013

Essa peça teatral, escrita a pedido da Rainha Elizabeth, conta as peripécias de Sir John Falstaff ao tentar seduzir duas senhoras casadas, Madame Ford e Madame Page. Para concretizar seu plano, escreve cartas de amor (idênticas) a ambas, simultaneamente; entretanto, as matronas, grandes amigas, trocam confidências entre si, acabam por descobrir a "traição" e decidem planejar uma divertida vingança contra Falstaff.
São tantos personagens, tantas situações inusitadas, mal-entendidos e simulações que cheguei a me confundir um pouco na metade do livro, mas isso não fez com que eu apreciasse menos a obra, repleta de bom humor e situações hilárias do começo ao fim.
A edição que li tem como título "As Alegres Senhoras de Windsor", mas o título normalmente encontrado nas livrarias é "As Alegres Matronas de Windsor".
sonia 19/03/2014minha estante
Eu li com o título de Alegres comadres de Windsor, o termo conadre já dá idéia de que são amigas. Gostei.

20/03/2014minha estante
Quantos títulos diferentes, não? Acho que o título "As alegres comadres de Windsor" é o que mais se adequa, por trazer justamente essa ideia de amizade, que vc falou.

Marcos 09/08/2020

Risadas do meio ao fim
Não compreendi muito bem, quando iniciei a leitura, o porquê de ser uma comédia. No início não possui muitas piadas, mas a partir de certo trecho o riso corre solto e vai até o final. Mais uma grande obra de arte de Shakespeare, essa, além de me trazer reflexões, me trouxe muitas risadas.

Aline330 28/06/2023

Isso aqui é Shakespeare fazendo alguém rir hoje de algo escrito trocentos anos atrás. Essa peça é só alegria (pra quem está lendo), quem sofre é Falstaff. O personagem enfim ganha uma história só sua, embora tenha roubado a cena em Henrique IV. Porém o protagonismo é dividido com as senhoras, o que também gostei muito.

Mari 26/08/2022

A comédia é divertida, principalmente a forma com as comadres enganam e se vingam do Falstaff. Já o núcleo da Anne Page é só p/ encher linguiça mesmo.

O Falstaff deveria ter terminado com a Quickly, seria o par perfeito hahahaha

Juuu 20/01/2023

AS ALEGRES COMADRES DE WINDSOR
Confesso que nunca tinha lido nenhuma obra de Shakespeare. Eu amei a escrita e os personagens.
Achei muito engraçado, leve e cômico.
Doida pra ler outras obras dele.

Caderno de botas 16/10/2018

Confusões e trapalhadas

Sabe número de palhaços no circo? Pois é isso que parece. Aqui tem pancadas, tombos, gente se escondendo em armários, disfarces ridículos, e muita, mas muita trapaça. Imagina isso sendo apresentado para uma plateia animada, que tenta a todo custo ajudar os atores no palco a desvendar as armações e pegar o bandido!

site: http://cadernodebotas.blogspot.com/2018/10/as-alegres-comadres-de-windsor-william.html

Maria Luise | @bookhead_ 02/01/2019

Essa peça foi escrito em apenas 14 dias a pedido da rainha Elizabeth.
De um jeito super humorado, Shakespeare nos mostra o caso de Falstaff, que inventa um plano para enriquecer, conquistando duas senhoras- M. Ford e M. Pajem- para roubar a fortuna de seus maridos. Porém, o que ele não esperava é que as duas mulheres se ofenderiam com a ousadia do homem e, resolveriam armar uma vingança.

À partir disso a execução do plano acaba estendendo-se devido às crises de ciúmes do Sr. Ford, fazendo com que a M. Ford criasse novas armadilhas para os dois homens- seu marido e Falstaff- que duvidaram de sua fidelidade e a envergonharam.

Apesar de algumas falas e atos machistas as mulheres desse teatro são fortes, corajosas e cheias de opinião, sem contar que o final dessa peça é cômico.

Essa foi a primeira obra que li de Shakespeare e gostei, achei bem divertida e diferente dos gêneros que leio.