Até o Mais Amargo Fim

Até o Mais Amargo Fim J. M. Simmel

Resenhas - Até o Mais Amargo Fim

Luiz Pereira Júnior 17/07/2022

A arte copia a vida (o contrário também se aplica)
Narrando a história de um ator que teve muito sucesso em seus anos iniciais, mas que, após alguns anos, foi esquecido pela mídia e ficou sem trabalho por longo tempo e sustentado pela mulher rica, esse best-seller de J. M. Simmel talvez seja o mais repetitivo dos que já li desse autor.

No entanto, a trama principal é a de seu amor pela enteada, que engravida dele, ao mesmo tempo em que surge a chance da volta às telonas em um filme que retratará justamente a trajetória de um ator-mirim que não obteve mais sucesso algum ao longo de sua carreira.

Para quem conhece, a trama acaba por se parecer bastante com a história real de Woody Allen em relação ao caso com a enteada, mas, pelo que percebi, é anterior aos fatos reais. Dessa forma, ponto para o autor por abordar um tema tão espinhoso e, na verdade, tão polêmico, mas por meio de um “suspense moderado”, como diz o posfácio.

Poucas divagações filosóficas, descrições de paisagens feitas de forma sucinta, páginas e mais páginas em forma de diálogos, personagens a bem dizer estereotipados (o cientista louco, o médico sábio, a esposa autoritária, o empresário ganancioso, a mulher misteriosa), a rápida e, como já disse, repetitiva sequência de cenas e de situações levando a um final previsível – enfim, uma leitura de entretenimento, como era de se esperar avião na década de 1970.

Um calhamaço, repito, como eram os best-sellers da década de 1970. E isso é algo que se apresenta como o oposto dos dias atuais, em que a leitura de entretenimento, os best-sellers são romances compostos por muitos diálogos (como já o eram), fontes enormes, grande espaçamento linear, poucos (pouquíssimos) personagens e uma trama muito mais rasa e fantasiosa que a mais fraca das obras de Simmel.

Vale a pena? Vale, sim, ainda mais se você o descobrir em um sebo por um preço baixinho. Você pode até se irritar com o estilo repetitivo (como eu me irritei, por vezes), mas provavelmente a leitura demorará bem mais do que a espera de uma conexão...

Domi Käfer 27/07/2015

Maravilhoso
este livro não tem palavras para descrever! Uma historia envolvente e maravilhosa um dos meus favoritos

ÃLINHO 23/08/2013

J.M.Simmel, é na minha opinião um grande escritor. Neste romance ele consegue mostrar um homem completamene arruinado pela bebida e atormentado por um grande complexo de culpa. Gostei muito, inclusive do final.