Vermelho Amargo

Resenhas - Vermelho Amargo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tati 04/12/2022

Amargo ou doce?
Uma história triste, sobre sentimentos e ausência de afetos, marcado por despedidas e com o amor no centro de tudo. Poesia pura.

Ana 07/09/2022

Tomates
Este livro foi como redescobrir sentimentos em uma perspectiva tão profunda e perturbadora do eu-lírico.

gabriela 27/07/2022

poesia pura
um livro pra vc ler com calma. traz muitos sentimentos e parece que o bartolomeu escolheu palavra por palavra. mto lindo mesmo e mto triste tbm. vale a pena demais!!

juh 14/06/2022

perfeito
tive que ler pra escola e sinceramente muito lindo. é bem monótono mas gostei do conceito e achei muito profundo, cada frase é muito bem escrita.

Magno 13/06/2022

Poético, profundo e inquietante
O livro tem um início meio enigmático, e demora um pouco para você se acostumar com a escrita do autor. Porém, quando você se acostumar e começa a decifrar os enigmas contidos naquelas páginas, a leitura se torna fluída e muito prazerosa.
Eu que tenho o hábito de marcar com post-its as passagens marcantes ou frases que me tocam, não pode fazer meu ritual nessa obra, pois se assim o fizesse, colocaria um post-it em cada página.

Mila 16/05/2022

Vermelho amargo
Li esse livro para um trabalho de escola e me surpreendi. Esse livro tem uma escrita muito fluída, carregada de subjetividade e metáforas. Trata de um assunto tão delicado com muita precisão, fazendo os sentimentos do narrador-personagem quase palpáveis.

Laiza0 11/05/2022

Tristeza bonita
A história começa triste, tem um desenvolvimento triste e spoiler terminar triste.

Eu não sabia do pode de uma faca e de uma fatia de tomate até ler Bartolomeu. Ele faz traz metáforas sobre o corte do tomate para as refeições e as situações da sua vida na infância.

Uma família grande, a morte prematura da mãe, um gato que não mia e as finas fatias dos tomates.

Um livro muito bonito, mas prepara o lencinho.

Julia5048 06/01/2022

Coração de outro é uma terra que ninguém pisa
a sutileza e delicadeza do autor ao descrever suas experiências com perda através de analogias com um simples tomate, trazem reflexões muito importantes... achei maravilhosa a escrita e o jeito como o eu-lírico conta sua história, se torna muito fácil ter uma relação com ele de cumplicidade. gostei muito

Ingrid 09/09/2021

Tomate
É uma história bem desenvolvida com muitas metáforas, não acredito que funcione com todo mundo, só sei que começa triste e termina triste achei muito interessante as metáforas com os tomates.
Vick 09/09/2021minha estante
O título da resenha kkkkk amei

Licia Maria 16/08/2021

Tomates?
É a primeira vez que termino um livro pensando na releitura. Uma história tão lindamente construída que te acolhe e conforta. Cada passagem encaixando direitinho nos meus sentimentos e fazendo doer a ferida certa.

"Eu possuía, oculto em mim, também o que eu não sabia dizer"

Yara Fers 10/08/2021

Poético
Um dos livros mais bonitos que li. O autor tece uma narrativa híbrida triste, repleta de despedidas. E usa o caminho da linguagem poética, que pode espantar alguns leitores mas apaixonar outros tantos.

Ferferferfer 28/04/2021

E corta-se o tomate
Uma grata surpresa. Não conhecia Bartolomeu Campos de Queirós, e quando me deparo com essa sua última obra, me sinto abraçada por uma escrita tão poética e reflexiva. A leitura precisa fazer sentido quando é assim, se não, ficamos naquele looping, no não-diálogo, e o entendimento sai prejudicado.
Apesar de ser um livro curto, ele não é simples. Há passagens que você precisa ficar conectado com a história, pois nesse mar de lembranças, desejos e a realidade, tudo se confunde. Eu recomendo muitíssimo essa experiência!

Cleberson 13/03/2021

O livro tem uma prosa poética magnífica. Tive uma identificação muito grande com o texto por também sentir a dor da ausência da mãe, talvez isso tenha influenciado minha percepção, caso alguém a considere exagerada. Mais do que recomendado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6