História da Vida Privada no Brasil

Fernando A. Novais

Resenhas - História da vida privada no Brasil - volume 1

Bruls 12/04/2024

Valeu a pena esperar!
Já estava querendo ler há bastante tempo, e valeu super a pena.

Conheci várias faces da história do Brasil colonial em diversos aspectos (históricos, políticos, sociais, eclesiásticos e literários).

Cada capítulo foi escrito por um historiador diferente, o que tornou a leitura mais interessante. É legal entender a perspectiva de cada um deles conforme o decorrer da leitura.

rayssagurjao 11/11/2023

O Brasil da intimidade
O livro 1 da coleção sobre a história da vida privada no Brasil, trata sobre a intimidade da colônia, os livros, a vida sexual, as seduções. A intimidade dos habitantes da colônia. É ótimo ler a história por esse viés.

Eduarda1880 02/10/2023

"Ler" é uma palavra muito forte. Passei olho, mas adorei. É uma leitura fluida e muito envolvente, de entendimento fácil. Historiadores que se interessam pelo tema certamente devem se debruçar. Infelizmente, devido à minha demanda de textos acadêmicos eu não consegui ler o livro todo, apenas os capítulos 4 e 5.

Itsmemarilia 03/01/2023

Um livro bastante enriquecedor pra ter uma percepção de uma história "não oficial". Além de ter muitas gravuras e ilustrações, o que torna a leitura bem fluida e interessante também. É um livro que aborda os 3 primeiros séculos do Brasil, a sua formação e os seus costumes totalmente escancarados e sem uma visão eurocêntrica.?

Bia 19/10/2017

Estou lendo alguns capítulos, como dos negros, da revolta da vacina, dos imigrantes. São textos muitos interessantes, que focam em como eram as relações sociais dos indivíduos, os motivos que levaram as pessoas pobres e minorias sociais, a se revoltar contra a ampliação de vacinas. Gostei muito da questão que fala do braqueamento da população brasileira, e da urbanização e higienização do Rio de Janeiro, influenciado no modelo de Paris.
Gostei muito também do capitulo dos negros, a qual salienta que eles tentaram se rebelar e
não eram apenas passivos com a situação, eles fugiram, mataram seus senhores e tentaram não perder sua cultura e seus hábitos alimentares.

Volnei 21/10/2016

História da vida privada no Brasil
Baseado em uma outra coleção europeia esta coleção é exclusiva sobre a história do Brasil, mostrando-nos detalhes que em geral não vemos nos bancos escolares ou acadêmicos.Este primeiro volume nos apresenta o Brasil dos primeiros colonos e os hábitos que estes trouxeram e os que adquiriram com a convivência com os nativos locais. Aqui são apresentados os problemas enfrentados e quais foram as soluções encontradas.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Leostuepp 03/04/2010

É prazeroso ler a história diferente da história "oficial".
Sempre quis saber de que maneira era a vida cotidiana nas instituições, nas famílias, nas relações do povo simples.
Esta obra me mostrou como é prazeroso ler esta história diferente da história oficial, que fala dos que detem o poder, que fala dos grandes acontecimentos de uma nação, mas não narra de que modo os que realmente dela participaram a viveram.
Esta obra é muito bem elaborada, deve estar presente na estante, ou pelo menos ter sido lida por quem quer saber muito mais do que só o momento atual e seus desafios, mas conseguir ver como estes momentos eram vividos em épocas distantes, por aqueles que verdadeiramente fizeram a história, ou por ela foram levados.