Como me tornei estúpido

Como me tornei estúpido Martin Page

Resenhas - Como Me Tornei Estúpido

Julio.Gurgel 13/04/2020

humor, crítica social e amargor
O livro é uma crítica ao descrédito que a intelectualidade sofre em um mundo tomado por tolos (soa bem familiar para nós, brasileiros). Tem pitadas de humor, crítica social e um certo amargor. Leitura para uma tarde de quarentena.

Pattr_ 15/02/2023

Instigante e criativo!
Eu não conhecia muito bem a obra de Martin Page antes de me embrenhar nesse livro, que esteve quieto na minha estante por anos sem que eu o ousasse ler. Me arrependo, deveria tê-lo feito antes! Antoine é um personagem profundo, cheio de questionamentos com as quais estamos acostumados hoje em dia, e as discussões acerca do consumismo e da mídia nunca foram tão atuais. A decisão de se tornar estupido, cego aos problemas da realidade, é uma decisão que, inquestionavelmente, todo mundo já pensou em ter; afinal, quanto mais se sabe, menos se é feliz. O ritmo da escrita de Page faz com que a leitura seja rápida e agradável, e da também com que nós levemos a sério a decisão de Antoine. Sejamos estúpidos!

mardem michael 01/06/2017

Ode ao pensamento
Ao mesmo tempo em que amei esse livro eu não gostei. Os primeiros capítulo são incríveis. Antoine é um intelectual, professor universitário e que ama os livros e questionamento sobre o mundo. No entanto, em dado momento, ele percebe o quanto ser "inteligente" e "pensar" traz um peso e o faz solitário. Assim, nosso protagonista, decide se tornar um estúpido e vai buscar condições para tal feitio. O livro traz discussões filosóficas leves e ao mesmo tempo profundas sobre o pensar intelectual. O que não me fez dar 5 estrelas e favoritas esse livro foi o seu final que para mim foi um banho de água fria. Acontece algumas situações que são um pouco fora do tom inicial que o livro traz e chegam até a ser bregas, não concluindo a história, no meu ponto de vista, de uma forma interessante. Ainda assim, a leitura valeu a pena.
vanessa.pinheir 28/07/2017minha estante
Olha vc tem a mesma opinião que a minha . Como um livro tão bom terminou daquela forma ?
Naum consigo entender

Paulo.Sergio 13/09/2020

Um fantasma "nerd" assusta Paris
Deliciosa comédia de um "nerd" que deseja ser menos inteligente. As tentativas vão de lobotomia, suicídio a incursões etílicas. No entanto ele encontrará uma solução infalível, tornar-se um estúpido. A parte em que entra pela primeira fez no "Mac Donald" é uma das mais engraçadas.
Lembro-me que esse livrinho do Martin Page foi adaptado para o teatro.

Juliana 27/04/2013

Um livro minusculo com um conteúdo enorme
O livro é cheio de ótimas ideias e bons questionamentos mas não me vendeu como um romance, os personagens são de uma chatice sem igual, carisma abaixo de zero! A narrativa é corrida, as vezes um pouco óbvia, não prende!
Ainda assim, por ser muito curto, vale a pena aguentar a mini saga do insuportável Antoine pra ter acesso ao conteúdo que o autor disponibiliza ao longo do livro.

albert4 22/05/2017

''Cada pessoa, suponho, tem
suas excentricidades
mas em um esforço para parecer
normal
aos olhos do
mundo
elas as superam
e desse modo
destroem seu
algo a mais."

Charles Bukowski em ''Miscelânea Septuagenária''.

Gabriela 18/02/2013

Uma leitura leve, divertida. Um humor inteligente. Adorei!!!

Tati 31/01/2013

Lindo paradoxo da estupidez dos extremos (na inteligência soberba e na idiotice do consumo), e o desfecho da transformação completa do personagem ao transitar nos 2 extremos.

Juliana Palermo 04/06/2009

Livro maravilhoso, metáfora de uma vida. Simples, "de se ler numa cagada", como diz o Du, mas profundo como poucos. Quando um livro simples e enxuto como esse pode ser tão profundo e gerar tantos questionamentos, certamente estamos diante de uma obra única.

Encontro bálsamo ao meu modo de ver o mundo em Antoine. Nem posso falar muito, que choro.

Leia. Leia hoje. Leia já.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 25/11/2012

Vale um "aplauso mental"!
Genialmente exagerado e deliciosamente sarcástico, pincelado com cenas inimagináveis que se mostram fantasiadas de cotidiano (o que lembra aspectos do realismo mágico). Como me tornei estúpido deve ser saboreado sem pressa – serão necessárias diversas pausas para rir com a comicidade nada inocente e com a astúcia de muitos trechos.

Criticar a sociedade deliberadamente consumista, a ambição sem freios e o egocentrismo planetário não é algo superinovador, mas Martin Page revela tais críticas de maneira inteligente e dotada de personalidade.

Leia mais em:
LivroLab.blogspot.com

gicabu 29/05/2012

A ignorância é uma bênção.
Martin Page é o rei da ironia. Seu pequeno livro mostra que ser brilhante pode arruinar o convívio em sociedade. Para ler de uma vez só.

felipebeiragrande 11/01/2016

Uma crítica social bem interessante
O livro é uma crítica social pesada, fantasiada de aventura tragicômica. Os personagens são superficiais e sem carisma de propósito, e a narrativa totalmente descompromissada ajuda a manter o foco na mensagem crua e ácida do autor. Para o protagonista, o capitalismo, a publicidade, o dinheiro, a TV, o consumismo e até mesmo alguns amigos, são fontes de estupidez que sugam o potencial do ser humano. A leitura é rápida, as sacadas são geniais e têm um "quê" de filosofia e antropologia. Mas o final não me satisfez. Talvez também isso tenha sido planejado pelo autor. Talvez só estúpidos queiram finais satisfatórios... =P

vanessa 02/08/2019

Não é resenha.
Uma boa idéia para um bom livro ,mas achei o livro "estúpido".

Rodrigo 21/02/2010

A inteligência. Um dom Mortal
O livro conta a história de Antoine, um cara jovem, inteligente, e por isso, solitário. A inteligência, causa em Antoine uma antisociabilidade (nem sei se esta palavra existe :P) pois tudo que ele vê, ouve ou lê é analisado por sua inteligência perspicaz. Sua mente não se inquieta, o dia todo esta sempre alerta, pensando sempre em alguma coisa, isso deixa ele infeliz, porque não consegue se socializar com ninguém, pois ninguém pensa como ou tanto como ele, nem se interessa pelos mesmo assuntos.
Partindo desse ponto ele decide descobrir meios de ser feliz, se livrando dessa inteligência exagerada que possui.
A história é muito interessante, tanto pelo lado filosófico, quanto pelo lado humorístico(sim, ele existe), é uma aventura acompanhar Antoine na sua missão de se tornar estúpido, ops, feliz :P