História da vida privada no Brasil

História da vida privada no Brasil Luiz Felipe de Alencastro
Fernando A. Novais

Resenhas - História da vida privada no Brasil - volume 2

meres.rocha 18/01/2015

Obrigatório na estante
Excelente fonte de pesquisa para o historiador e/ou professor que pode encontrar nele aprofundamentos sobre temas pertinentes à história do Brasil. Traz uma abordagem diferente , originada na França, mostrando a história por outro ângulo, saindo do viés puramente econômico ou político e demostrando-a ao ser vivenciada pelas várias classes sociais, uma história de costumes, vista em documentos, no vestuário, no mobiliário das épocas, nos usos e costumes praticados...Faz parte de primorosa coleção usada com acerto
nas universidades.

Volnei 21/10/2016

História da vida privada no Brasil 2
Dando continuidade ao livro 1 este livro trata de um outro período ainda dentro do Brasil colonia e nos dá uma ideia do que mudou a partir dos primeiros colonos e quais foram as contribuições trazidas pelos africanos ao Brasil colonial. Aqui vemos com mais detalhes as misturas de costumes europeus, indígenas e agora africanos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Giulia299 04/02/2022

Super bom e educativo!
Gostei muito do livro! Aprendi várias coisas interessantes sobre a história do Brasil, como o motivo pelo qual tentaram trazer pianos para o País

Áquila 11/04/2022

Trabalho de fôlego
A coleção reproduz uma mais ampla, focando na história da vida privada no Brasil.
Esse volume traz ótimos textos sobre essa época de tamanhas transformações no Brasil. Vale muito a leitura.

rayssagurjao 17/02/2024

Império
O livro trata da intimidade do Brasil na época imperial, a escravidão, a forma de lidar com ela, a realidade das mulheres, os barões do café ou do açúcar, a imigração, "o branqueamento" da população, as formas de morrer e etc. É um prato cheio para quem gosta de história do Brasil, vale muito a pena a leitura.

Rivanio.Raimundo 19/10/2013

Excelente leitura para o Historiador
Excelente obra que deve ser lida por nós Historiadores, de modo a ter uma maior compreensão além das interpretações sedimentadas de nossas historiografia. A obra e a coleção como um todo é excelente para melhora nosso desempenho em sala de aula e nossa assililação do conteudo historico.