A Amazônia Misteriosa

A Amazônia Misteriosa Gastão Cruls

Resenhas - A Amazônia Misteriosa

><'',º> 06/03/2018

A Amazônia misteriosa, romance do escritor carioca Gastão Cruls (1888-1959), instala-se nas profundezas da selva amazônica, um dos cenários mais interessantes da FC brasileira, que serviu de tabuleiro para diversos romances. Contudo, nenhum supera o de Cruls em detalhamento, tão farto, que o autor julgou apropriado acrescentar um Elucidário para explicar os nomes e termos usados ao longo da história.

O primeiro capítulo do romance mostra as páginas finais de um diário de viagem, no qual o autor, chamado durante toda a história apenas de Seu Doutor, narra os últimos progressos de uma expedição científica à floresta amazônica. Com ele viaja um pequeno grupo de homens especializados nos perigos de uma incursão desse tipo.

A partir do segundo capítulo, a narrativa assume um ritmo mais dinâmico, em primeira pessoa. Durante uma das expedições em busca de alimento, Seu Doutor, acompanhado dos mateiros Piauí e Pacatuba, perdem-se do grupo principal e são capturados por índios que os levam numa longa caminhada. Acometido de uma febre e em delírio, Piauí desaparece na mata, para não mais ser visto.

Cesar Silva

A resenha continua em

site: https://ficcaocientificabrasileira.wordpress.com/2017/06/24/a-amazonia-misteriosa/

Daniel 01/06/2019

Um autor deslumbrado por sua obra
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2019/06/a-amazonia-misteriosa-de-gastao-cruls.html