Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

JAQUELINE.ARGOLO 16/04/2024

Citação
Melhor definição que o posfácio de Maria Rita Kehl, não há: "O enredo da vida de Emma Bovary é o mesmo de tantas mulheres contemporâneas suas, literárias ou reais. Inconformadas com a mediocridade da vida doméstica e do casamento, alimentadas pelas fantasias extraídas dos romances ?para moças? que lhes caíam nas mãos, muitas buscavam tornar suas vidas mais interessantes através do único recurso a seu alcance: uma aventura extraconjugal."
Assim, Madame Bovary é a história das aventuras amorosas de uma pequena burguesa provinciana cujo desfecho é trágico.

AnaPAssis 07/04/2024

Incrível!
Eu já havia assistido à adaptação de Madame Bovary, com a Mia Wasikowska interpretando Emma Bovary.

Me surpreendi com o quanto o filme é fiel ao livro, e ao mesmo a obra literária entrega tanto mais!

A história é narrada de uma forma que conseguimos entender o que cada personagem está sentindo, pensando, planejando...

Demorei quase um mês para concluir, mas valeu a pena...

Super recomendo!

Clarissa Barradas 05/04/2024

Livro muito bom
Clássicos são clássicos!
Adorei a leitura, achei um livro trágico, e muito real.
Sempre tive vontade de ler, foi ótimo ter lido!

Aksire 04/04/2024

Madame Bovary
Muito interessante saber que esse livro deu origem ao "bovarismo". A leitura, para mim, foi um pouco maçante no início/meio, acho que por ter sentido muita repulsão com a personagem e seus atos. Me surpreendi bastante com o final, é uma obra riquíssima. Valeu a pena cada página lida.

Kate03 04/04/2024

Chato
Essa foi uma leitura bem difícil pra mim, e olhe que amo clássicos. Não gostei nem um pouco da protagonista e nada dela me agradou. Mulherzinha burra, egoísta e fútil. Além disso, o livro tem uma escrita extremamente arrastada e detalhista. Acho que isso foi o que mais dificultou minha leitura. Gosto quando leio livros onde os detalhes não passam despercebidos, mas uma coisa são detalhes, outra são 3 páginas para descrever um vestido.

Realmente é um livro 8 ou 80, ou você vai amar ou vai odiar, não tem meio termo. E eu odiei. 1 estrela por consideração ao Charles, que foi descrito como um personagem péssimo e, para mim, conseguiu ser melhor que todo o resto junto. Ele podia não ser um Christian Grey, mas era um ótimo marido.

Gaby 03/04/2024

?Iriam suceder-se em fileira, sempre parecidos, incontáveis, e oferecendo nada! As outras existências, por mais chatas que fossem, tinham ao menos a chance de algum acontecimento. Uma aventura trazia às vezes peripécias sem fim, e o cenário mudava. Para ela, po-rém, nada acontecia. Deus assim o quisera! O porvir era um corredor todo escuro, que tinha, ao fundo, a porta bem fechada.?

Ana 02/04/2024

Madame Bovary NÃO sou eu
Esse é um livro incrível e marcante, embora eu não tenha sentido a menor simpatia pela personagem principal.
Emma é uma moça que estudou em um convento, e lia muito uns romances água com açúcar. O problema é que ela cresceu pensando que essas histórias eram passíveis de acontecer na sua vida, sendo regra e não exceção, e que quem não vive uma vida de romance está vivendo errado.
Charles Bovary era um médico pacato, casado com uma mulher mais velha e trabalhador por natureza, sem grande ambição por grandezas. Uma vez, é chamado a tratar do pai de Emma e se apaixona por ela. A princípio ela parece lhe corresponder, então Charles volta outras vezes à casa. Logo mais, Charles fica viúvo e se casa com a moça.
Mas ela descobre que não gostava tanto do marido assim... Ora, se ele não lhe despertou interesse, a culpa é dele por ser traído! Eis a lógica absurda de Emma.
O problema desse livro é que muitos interpretam Emma como uma heroína, quando na verdade está bem longe de o ser. Esposa fria e mãe negligente, logo se encanta pelo primeiro nobre que começa a falar macio em seu ouvido, até o dia em que ele resolve dar um pé nela, entediado. E vem outro, Leon, por quem ela se arruina. Patético. Me desculpem, mas não consegui sentir pena nem empatia por ela. Mimada, fraca e irresponsável, eis Madame Bovary. Mas é um bom livro. Não à toa, um clássico.

BiolaBlues 01/04/2024

Une véritable chef d'oeuvre!
Uma estória muito bem contada, com ótimas e esmeradas descrições, personagens bem construidos.
Foi revolucionário para época, mostrando a personagem principal como dona de si, muitas vezes com certa virilidade. Flaubert após 5 anos de trabalho árduo nos deixou essa maravilha de estória, que para muitos revolucionou a forma de contar uma bela trama. Elogiadíssimo por seu contemporâneo Charles Baudelaire.
Vale a leitura!

Karen710 29/03/2024

A história em si é ok, A Sra. Bovary é vítima de um amor que, em sua cabeça, nunca chegou pra ela, sem saber reconhecer que já tinha o que tanto queria. O livro tem muitos detalhes, é bem massante, quase abandonei no caminho.