O Demônio de Gólgota

O Demônio de Gólgota Frank De Felitta

Resenhas - O demônio de gólgota

Clio0 19/01/2012

Um livro de terror e suspense que vai agradar qualquer um, mas principalmente nós, brazucas, pelo simples fato de que há muita coisa aqui que podemos identificar na nossa sociedade.

Sou fã incontestável de livros que misturem terror e suspense, porém esse me surpreendeu agradavelmente não apenas por ser muito bem escrito, mas por poder ser facilmente relacionado com coisas religiosas que reconhecemos aqui no Brasil. Vou tentar explicar isso melhor:

A maior parte da população do país é ou foi católica, sendo que a maioria se define com o estranho termo de católico não-praticante, que em outras palavras significa “sou católico, mas não presto muita atenção”.

Diferentemente, nos EUA, católicos são minorias e a maioria dos livros terror-suspense com cunho demônio-religião não são escritos por católicos, ou seja, a Igreja Católica é quase sempre apresentada de uma forma caricata, preconceituosa, ou iconicamente diferente. Pode parecer uma coisa boba, mas é como assistir um filme que diz que os índios inventaram a capoeira.

O autor, então, se esmera em colocar uma visão que mistura toda a liturgia dogmática católica contra o demônio, antagonista no livro. O resultado é algo que verdadeiramente se parece com relatos históricos validados não apenas pelos infames arquivos da Santa Inquisição, mas também por qualquer um que já tenha, mesmo que por curiosidade, assistido uma missa na TV.

Toda a história é conduzida por um trio que ao final se define por uma crente convertida (não sentido de crer em Deus, independente de igreja), um agnóstico e um ateu. Eu não concordo com algumas das posições que o autor fez os personagens apresentarem ou assumirem, mas não há como negar a profunda eficiência com que ele descreveu o processo de conversão para os teístas, o absenteísmo dos agnósticos, e a fúria negacionista de alguns ateus.

É óbvio que o ateu foi apresentado de uma forma tão fanática quanto o padre que realiza o exorcismo e é, ultimamente, possuído pelo demônio. Sua negação à existência de deus não é apenas reflexo, no livro, de sua experiência como cientista, mas também como o resultado de um abuso sexual cometido por um padre confessor na sua infância.

Em uma série de acontecimentos cuja lógica e coerência tem que ser aplaudidas, apesar de seu fanatismo e clara manipulação para formação de opinião, o ateu liga toda a para-normalidade dos acontecimentos, e alguns dos problemas atuais da Igreja Católica, com o impulso sexual, numa manobra das teorias de Freud que é de cair o queixo.

Se toda a discussão religiosa não bastasse, o autor ainda implica em uma torrente emocional dos personagens que faz com que qualquer um se identifique com algo ou pelo menos simpatize com alguma descrição. Sentimentos como pavor, desespero e fervor são amplamente utilizados para criar uma das melhores descrições de frenesi que já tive o prazer de ler.

Finalmente, se você leitor está mais acostumado ao gênero, dificilmente ficará uma noite sem dormir. Mas, o estilo, a organização e a dedicação que o autor aplica nessa obra são mais que suficientes para criar uma leitura que não apenas vai proporcionar diversão, e sim, talvez como aconteceu comigo, o façam procurar mais obras desse autor.
Marselle Urman 05/09/2017minha estante
Resenha muito embasada, parabéns. Estou lendo agora e achando os personagens meio chucros, caricatos mesmo - mas o livro ainda tem uma imagética bem interessante.
Não vou insistir no Felitta porque o outro livro que já tinha lido dele ( A entidade) é deplorável...Se esse for mesmo o melhor dele, acho que paro por aqui. O lance da parapsicologia também não é dá muito entretenimento

Jossi 19/09/2017minha estante
É um livro que já li duas vezes, mas ainda não consegui resenhar. Virá uma terceira leitura, porque é como você diz: tem emoção, adrenalina, fé, frenesi religioso, devoção, misticismo, comunismo-ateísmo... Com algum personagem a gente se identifica. Como sou cristã, fiquei meio chateada em ver como os escritores norte-americanos gostam de usar igrejas católicas para palco das estrepolias do demo. Mas tudo bem... o livro vale a pena.

Ginete Negro 30/05/2021minha estante
De Felitta, o que gostei mais foi "As Duas Vidas de Audrey Rose", que preciso reler.

Erick.Fernando 08/04/2021

Grande história, mas um pouco exagerada.
Gosto bastante deste livro,recentemente o reli e a experiência me agradou mais do que da primeira vez, Frank de Fellita é um bom autor, a trama deste livro te envolve e te faz querer sempre saber o que vai acontecer a seguir,mas infelizmente em alguns momentos ele perde a mão e se deixa levar demais.

Euler 03/05/2021

Terror sobrenatural
Nao se deixe enganar pela capa. O livro É bem mais assustador. Uma trama sinistra envolvendo um padre exorcista e um casal de cientistas. Exorcismo, parapsicologia, presença do Diabo. Tem de tudo. Até o Papa! .Livro assustador. Terror sobrenatural. Realmente pode te dar medo!
Disponível gratuitamente para download em diversos formatos no site lelivros.love

Vitor Silos @vitus_livrus 15/06/2016

Religião x Ciência
Com um grande sorriso no rosto termino esse livro, não por se tratar de uma história leve, descompromissada e engraçada, muito pelo contrário, se trata de um livro de terror/horror pesado, forte e denso, então porque o sorriso? Simples, o livro é ótimo! Surpreendente, muito bem escrito, com debates principalmente entre a religião x razão muito bem embasados e concisos.
O livro tem 4 personagens principais: os doutores e pesquisadores da Harvard Mario e Anita, o jesuita Eamon e a profanada igreja das Dores Eternas de Golgota Falls. A história começa pequena, com possessões e maldições locais, pontuais e conforme a história avança, o mal toma uma proporção muito maior, indo de encontro com uma grande apocalipse que envolve toda a igreja católica e o mundo inteiro.
Um ótimo livro que infelizmente caiu no esquecimento e pouco conhecido pela nova geração (eu inclusive não conhecia....) e que deveria ser lido, discutido, relançado...
Heidi Gisele Borges 15/06/2016minha estante
Esse tá na lista de leituras para um dia na vida. =D

Vitor Silos @vitus_livrus 16/06/2016minha estante
Vale a pena, é muito bom mesmo!

Heidi Gisele Borges 17/06/2016minha estante
Tava olhando na estante. Tenho o livro e nem lembrava! XD

Vitor Silos @vitus_livrus 27/06/2016minha estante
HAHAHAHAH sou desses tb....

Jeff.Rodrigues 08/12/2016

Resenha completa no Leitor Compulsivo
Nas décadas de 1970 e 80 as livrarias foram povoadas por excelentes autores de terror com histórias que causavam aquele frio na espinha e tiravam o sono por várias noites. Clássicos surgiram e se eternizaram como O Exorcista, O Bebê de Rosemary e A Profecia, só para citar alguns poucos exemplos. É nesse contexto que Frank De Felitta se insere. Um autor que publicou sete livros e que dominava como poucos as técnicas para uma boa história de horror. Infelizmente sua obra desapareceu das prateleiras brasileiras e hoje é praticamente desconhecida dos leitores.

O Demônio de Gólgota, que decidi apresentar a vocês na resenha de hoje, é um dos seus melhores livros, na minha opinião. Em certo aspecto acredito que ele rivaliza com O Exorcista, tendo este último a vantagem de um filme a lhe proporcionar fama mundial.

Uma minúscula igreja construída na pequena cidade de Cataratas de Gólgota, em Massachusettes, nos Estados Unidos, é o palco para uma história em que duelam o bem contra o mal, Deus contra o Diabo e a ciência contra a religião. Um jovem padre em busca de acertar contas com o passado familiar, um cientista ateu atrás de provas para o poder psíquico da mente, uma cientista agnóstica confrontada com situações além de sua compreensão. Estes protagonistas se misturam a um cenário carregado de tensão, dominado pela possessão demoníaca e por fenômenos sobrenaturais. O resultado é uma história eletrizante e perturbadora.

O autor não mediu palavras para descrever as cenas de possessão, perturbando os leitores com relatos completos de um exorcismo realizado na tentativa de tornar a igreja novamente um local consagrado a Cristo. Os confrontos entre as duas forças que se digladiam e as perturbações geradas na natureza humana de cada personagem são fortes, incômodos e viscerais. As opiniões e crenças de padres e cientistas são bem exploradas criando um amplo panorama para envolver o leitor tanto nas dúvidas e certezas quanto nos questionamentos que vão surgindo à medida que a história avança.

Aos fãs do terror este livro é indispensável e aos que quiserem se aventurar pelo gênero, vale a pena encarar as mais de quatrocentas páginas da história. Dificilmente vocês sairão ilesos dessa leitura.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2016/11/26/resenha-o-demonio-de-golgota-frank-de-felitta/

Popeye 09/06/2020

Abandonei por um tempo esse livro, porém, corroído pelo remorso comum às pessoas que odeiam esse tipo de coisa, acabei dando outra chance e gostei.

Da metade para o fim ele muda o rumo completamente e passa a ser um livro de terror que aborda muito bem a possessão demoníaca, ficando entre "O Exorcista" e "A Profecia", se é que a comparação cabe aqui.

Recomendo ele principalmente a Católicos que gostam de terror. O Frank De Fellita tratou a religião com profundidade, passando longe da visão superficial que geralmente temas como estes são tratados nos Estados Unidos, mas sem proselitismo.

Final agridoce, e isso sempre me agrada.

Ana 07/03/2021

Terror na sua mais pura forma
Para quem cresceu em um lar católico como eu, essa é de fato uma história apavorante, pois para um cristão, não há nada pior do que ser confrontado pelo próprio Inimigo!
Resenha: O livro começa contando a história da velha Igreja das Cataratas do Gólgota, e de como a mesma tornou-se maldita, perdendo a presença de Cristo.
Depois, temos um salto de mais de 60 anos e somos apresentados a dois cientistas, Mário e Anita, que estão fazendo pesquisas na área do paranormal, e por causa disso, são ridicularizados pelas autoridades da universidade que ameaça cortar o patrocínio de seus estudos. Mário é ateu, e Anita tem uma forma agnóstica de encarar a vida. Os dois entram em conflito com o jesuíta Malcom, que os encontra assim que chega à igreja amaldiçoada. As visões de Mário e Malcom entram em choque, e acontecem muitas brigas e coisas horríveis, até que o próprio Papa, Francisco Xavier, entra no confronto do bem contra o mal. Um livro de tirar o fôlego!

Maicon 13/07/2023

De explodir a cabeca
A batalha eterna entre ciência e religião. O que a ciência consegue explicar e até onde ela pode? Como a fé é capaz de moldar os comportamentos humanos?
Quando recebi a indicação desse livro eu fiquei interessado na história de um padre q te tá reconsagrar uma igreja profanada e tem q lidar com uma dupla de cientistas tentando explicar cientificamente os acontecimentos que se seguem a partir daí; porém ao inciar a leitura eu fiquei fascinado e preso, na construção e profundidade dos personagens e nas discussões apresentadas... Eu vivi esse livro e ele destruiu minha mente. Um incrível gosto de "não quero que acabe, mas preciso saber como vai acabar"!

Marselle Urman 06/09/2017

Podia ser melhor, mas ainda vale.
Tinha potencial, esse livro.
Não é de todo ruim, mas patina. O autor foca a narrativa em detalhes estranhos, a insistência do tema religião X parapsicologia é cansativa. O outro livro que li dele tinha o mesmo tema, só era um pouco pior.
Os personagens são crus. O padre Malcom é quase patético, Anita é meramente decorativa e Mário é um descontrolado. Mas ainda é bastante imagético, acho que teria dado um bom filme.
Do que eu gostei? Das cenas...na igreja, e com o bispo Lyon.
O final...decepcionante.
Tanto potencial hahahahaha

SP, 06/09/2017
Carlos Patricio 08/09/2017minha estante
sou o descontrolado ou o patetico? kkkk

Jossi 19/09/2017minha estante
Pois, Marselle, achei justamente o final bacaninha! Pelo menos aconteceu o que DEVERIA acontecer nos casos em que o demo faz estrepolias, :D
E falando em demos, você tem razão sobre o livro 'A Entidade'... que nojo de livro. Tem do mesmo autor 'As duas vidas de Audrey Rose' e 'Por amor a Audrey Rose'... eu gostei de ambos, apesar da enrolação infinita do segundo. O primeiro é daquela fase dos anos 70, new age pura, com a loucura do povo moderninho pelas doutrinas orientais, parapsicologia, reencarnação, etc. Mesmo assim, é um clássico do terror que vale a pena.

Wanny2 24/10/2023

Interessante, mas fiquei um pouco entediada só terminei porque queria saber se o padre iria conseguir derrotar o mal.

Luiza 28/06/2011

A história prometia ser tão boa quanto A ENTIDADE, obra que li alguns anos antes (do mesmo autor). Parei não por achar o livro chato, mas por fatores externos... e acabei ficando sem tempo. Uma pena. Talvez qualquer dia desses eu retome a leitura

Diogo 14/12/2016

Final fraco
Tinha tudo para ser melhor que o exorcista, mas o final decepcionante e piegas não permitiu.

@livrodores 04/02/2018

O demônio de Gólgota
Mário e Anita são namorados e também Parapsicólogos dedicados ao trabalho, ganham o último investimento para sua pesquisa e decidem analisar A Igreja Das Dores Eternas localizado em Cataratas Do Gólgota, um pequeno vilarejo que há anos vive em miséria, quando o padre Bernard Lovell era o responsável pela mesma, os fiéis foram se afastando da igreja e com isso Lovell acaba surtando, roubando os corpos do cemitério e acreditando ser seus novos fiéis, depois desse episódio ele comete suicidio e a cidade começa a sofrer coisas inimagináveis.
Quando os parapsicólogos chegam a igreja encontram o padre Eamon que foi para libertar e exorcizar a igreja de todos os males, os três vão ter que trabalhar juntos para obter suas respostas, enfrentando crença e ciência muitas desavenças vão acontecer.