It: A novel

It: A novel Stephen King

Resenhas - A Coisa

clara1317 28/03/2024

O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS
Fui ler por pura curiosidade já que eu amava os filmes de 2017/19 e saí completamente apaixonada, com certeza um dos meus favoritos da vida, só steohen king consegue me manter completamente presa em uma leitura de mais de 1000 páginas

Rafael.Fires 28/03/2024

Uma obra prima!
Se existe um livro do King que podemos chamar de obra perfeita e sem defeitos, é IT
Toques de horror cósmico, entendemos a fundação da cidade principal de quase todas as histórias do mestre, o senso de amizade que perdura anos intacta e forte, cenas perturbadoras, medo e traumas ..
A Coisa são seus medos! A Coisa não tem forma, ela anda, rasteja, entra em sua casa como fumaça pelas frestas, penetra em sua mente, toma sua vida.
Um livro gigante ??? mas que vale cada página!

Raphaella.Sgrignol 26/03/2024

Neste livro você consegue entender todos os medos que assombram a sua infância e em alguns casos também assombram a vida adulta.
Ele te mostra a ter coragem para enfrentar o que a maioria das pessoas não enfrentam, mostra que você é capaz de vencer esses medos, que você é maior do que eles!
Como todos os leitores de It, eu também excluiria o final do capítulo 22 kkkk

Andreia 24/03/2024

Foi o meu primeiro livro do King e meu Deus? top 3 fácil! Preciso digerir muitas coisas, mas sem dúvidas é um livro que vai ficar marcado para sempre

Samy 23/03/2024

Eu gostei dele, demorei para ler, pois era a primeira vez pegando um livros com esse tipo de gênero. Esse livro me fez entrar nele e me divertir em cada página. Não vou mentir, de vez em quando eu me perdia na mudança do presente para o passado, principalmente no final do livro, mas tirando isso a leitura foi de fácil entendimento.
Eu indicaria esse livro para pessoas que já estão no universo literário, porque se algum iniciante pegasse ele pra ler de primeira ele não ia terminar nunca.

st4rberry 21/03/2024

?bill denbrough vence o diabo?
?Ele acorda desse sonho sem conseguir lembrar exatamente o que foi, nem nada mais além do simples fato de que sonhou que era criança de novo. Ele toca nas costas macias da esposa enquanto ela dorme seu sono quente e sonha seus próprios sonhos; ele pensa que é bom ser criança, mas também é bom ser adulto e poder avaliar o mistério da infância... suas crenças e desejos. Vou escrever sobre isso tudo um dia, pensa ele, e sabe que é só um pensamento de amanhecer, um pensamento pós-sonho. Mas é bom pensar assim por um tempo no silêncio limpo da manhá, pensar que a infância tem seus segredos doces e confirma a mortalidade, e que a mortalidade define toda a coragem e todo o amor. Pensar que o que já ansiou pelo futuro também precisa olhar para trás, e que cada vida faz sua própria imitação da imortalidade: uma roda.
E o que Bill Denbrough pensa às vezes naquelas manhãs depois de sonhar, quando quase se lembra da infância e dos amigos com os quais a compartilhou.?

um livro que com certeza me marcou grandemente, ele fala sobre muitas questões internas da maioria dos seres humanos disfarçado de horror. chorei, ri e me perdi por derry e seus habitantes, acho gigante a genialidade de king nessa obra.
claro que tenho minhas ressalvas sobre certos tópicos e cenas (uma das finais, por exemplo), que não deveriam estar lá, porém esses ?defeitos? jamais vão apagar a grandiosidade que é it.

Brenda1198 20/03/2024

O livro é bem grande, o King descreve com muitos detalhes todos os acontecimentos até alguns que achei totalmente desnecessário que não faz muito diferença na história, porém a leitura é bem fluída. O final não achei muito interessante não.

Andreas11 19/03/2024

Achei um livro incrível! A construção da história muito envolvente, cada vez que você vai conhecendo os personagens você vai vendo o quanto o escritor se dedicou a cada detalhe.

Lucas559 19/03/2024

A amizade e o tempo
Li o livro já tendo assistido aos filmes (tanto o dos anos 80 quanto os dois mais recentes) e que experiência meus amigos. Não digo isso apenas pela riqueza de detalhes que uma obra cinematográfica não consegue captar, até porque eu sou da opinião de que filmes, mesmo que adaptações, são obras completas em si próprias e devem ser apreciadas separadamente o que apenas se concretizou em minha mente após a leitura de IT.
Quando vemos os filmes, temos uma obra do gênero terror que investe em suspense através da trilha sonora e jumpscares que são tão famosos do gênero, porém ao ler a obra de King temos muito mais do que terror nas páginas, a obra em si, ao meu ver, trata principalmente de dois temas centrais: a amizade e o tempo.
Todo o desenvolvimento dos personagens, que se dá concomitantemente com eles crianças e adultos, é tão bem construído ao longo das mais de mil páginas e a cada diálogo percebemos o quão forte é a amizade dos protagonistas e como o elo que eles possuem é suficiente para que eles enfrentem o que aparecer pela frente deles. E tudo isso é amarrado em torno do tempo, do amadurecimento, do envelhecimento e das consequências dele, mostrando que o que acontece conosco fisicamente é o mais irrelevante, se levarmos em consideração o que levamos em nossas memórias e nosso coração.
A história nos mostra como é importante mantermos a nossa criança interior viva, olharmos para o mundo com os olhos da criatividade infantil e mantermos o amor simples que uma criança é capaz de demonstrar com seus amigos.
King mostra que seu sobrenome o antecede em sua fama de ser o maior escritor do gênero atualmente e nos mostra que o real terror vai além de monstros assustadores.

Blackthorne 19/03/2024

Livro 4 estrelas pela AULA de Character Development que o King da com esses personagens. Só não dou as 5 pq o pobi tava doido de droga e colocou orgia infantil no meio.

Tudo nessa história é muito plausiveln principalmente quando vc tira o elemento fantástico pq os seres humanos podem sempre ser piores do que o próprio monstro do livro.

Pennywise não é só um monstro assassino querendo sobreviver da vida de crianças, ele representa o quanto os adultos se colocam como o centro das atenções e muitas vezes não enxergam os filhos como agentes na vida social, que sofrem e tem problemas tais como eles e podem estar sofrendo em razão deles mesmos, por eles não serem o ponto de apoio emocional e social de seus proprios filhos. Bevvie, Bill e Eddie têm pais extremamente problemáticos por razões distintas, e esses pais não percebem que fazem mais mal do que bem pros PRÓPRIOS FILHOS. E são nesses tipos de relação familiar que as vítimas de Pennywise surgem. Pq essas crianças são EXTREMAMENTE VULNERÁVEIS. O Bowers também é um exemplo disso.

E só de pensar em como o Stephen King retrata essa ausencia dos adultos para com as crianças, mostra como no mundo de 2024 ainda existem diversas Derrys e Otários por aí, vitimas de pais abusivos e adultos omissos, do racismo e até de outras crianças reproduzindo o próprio ciclo de violência da qual elas mesmas passam.
Thay262 21/03/2024minha estante
Isso que dizem que os livros dele faz refletir porque, tirando o elemento fantástico, todo o resto é passível de ser real e que os humanos que são os verdadeiros monstros, é uma das razões pelas quais quero ler King. Mas também já fui alertada dessa questão da pedofilia, é isso? Desde que Lino livro Deixe Ela Entrar, de outro autor, mas que segue essa mesmíssima receita do King (inclusive na questão da pedofilia e eu não sabia quando li e fiquei incomodada com isso), faz o msm que nesse livro It, desde então fiquei receosa com esses enredos. Acho que deveriam ter um alerta de gatilhos e classificação indicativa. Sei lá. Mas eu sei que tirando essa coisa, são bons livros, né?

Blackthorne 21/03/2024minha estante
Sim! O King em específico nesse livro coloca muita coisa relacionado à abusos, desde pedofilia à homofobia, violencia domestica, feminicidio, infanticidio, relacionamentos abusivos. Acho que real era um boa colocar os avisos de gatilhos, mas são bons livros, com esse sendo um dos mais pesados no sentidos (os outros livros dele que li, os gatilhos são mais de violencia domestica, o que tbm é muito pesado [como em Novembro de 63] mas que me engatilha menos). No caso de IT, até a parte da orgia, eu não vejo como romantização dos abusos e de pedo (embora eu ache muito reprovavel ter isso pq CRIANÇAS), mas são retrataçõesplausiveis dado o contexto histórico em que os livros se passam e são escritos perpetrados até hoje. Então eu recomendo ler, mesmi que com alertas sobre todas essas questões pois eles valem à pena. O King tem uma forma de escrita onde a gente está na pele nos personagens, mesmo que seja em 3a pessoa, e isso carrega tbm os nossos problemas de sociedade, tipo o jeito que as mulheres e pessoas LGBTQIAP são tratadas, e isso é gatilho, mas da pra questionar e refletir sobre e ainda gostar do trabalho dele. (Coisa que eu, particularmente, não consigo fazer com obras como as da JK Rowling, por exemplo).

Thay262 23/03/2024minha estante
Oh, sim. Agradeço por falar dos outros gatilhos. E de todo modo ainda quero ler King (ainda não li nenhuma obra dele, mas desejo). Mesmo sabendo dos gatilhos. Eu acho que, assim, uma coisa é a obra trazer esses gatilhos pra problematizar mesmo, sem romantizar (acho que é isso que o King faz), ou seja trazer em pauta justamente pra chocar, pra alertar, pra mostrar que essas coisas acontecem, abordar sem tabu, mas mostrando na própria escrita que isso "não tá certo". Eu tenho a sensação de que King é assim, então por mais que cause certa angústia no leitor, é uma boa leitura. O outro livro que eu falei, que não é do King, também levanta gatilhos como uma pauta, mas pra problematizar também, não senti romantização, só repulsa e temor em que coisas assim acontecem na vida real também. Acho que esse é o grande "gancho" desses autores: dar um soco no leitor e mostras que os verdadeiros monstros estão entre nós, na. Usa real. O sobrenatural em si não é tão terrível quanto a realidade.
Quero ler King e já pensei em começar com It ou O Iluminado (que eu saiba os mais famozinhos"), não sei se devo começar com eles, mas por serem os mais falados, são os que mais me chamaram atenção pra ler.
Eu acho que é como vc fala na sua resenha, o livro é bom, as problemáticas são importantes pra trazer como reflexões, os personagens são excelentes, mas só não é 5 estrelas porque um "aviso" quanto aos gatilhos poderia ter sido feito. Porque ainda que seja necessário levantar essas pautas pra problematizar a sociedade, não quer dizer que o leitor estivesse esperando isso, ainda mais se forem cenas explícitas de violência. Agora que sei, quando eu começar o livro vou estas mais preparada, ao invés de chocada. Haha

Thassiane93 18/03/2024

"Até as crianças podem de tempos em tempos intuir as responsabilidades mais complexas do amor e sentir que em alguns casos pode ser mais gentil ficar em silêncio."

chinkevicz 16/03/2024

Cansativo, mas vale a pena
Eu me apeguei bastante a história e aos personagens, mesmo que tenha sido um pouco (muito) cansativa a leitura. Tem muitas páginas de "encheção de linguiça", mas é um bom livro. Recomendo