It: A Coisa

It: A Coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

Andreas11 19/03/2024

Achei um livro incrível! A construção da história muito envolvente, cada vez que você vai conhecendo os personagens você vai vendo o quanto o escritor se dedicou a cada detalhe.

Lucas559 19/03/2024

A amizade e o tempo
Li o livro já tendo assistido aos filmes (tanto o dos anos 80 quanto os dois mais recentes) e que experiência meus amigos. Não digo isso apenas pela riqueza de detalhes que uma obra cinematográfica não consegue captar, até porque eu sou da opinião de que filmes, mesmo que adaptações, são obras completas em si próprias e devem ser apreciadas separadamente o que apenas se concretizou em minha mente após a leitura de IT.
Quando vemos os filmes, temos uma obra do gênero terror que investe em suspense através da trilha sonora e jumpscares que são tão famosos do gênero, porém ao ler a obra de King temos muito mais do que terror nas páginas, a obra em si, ao meu ver, trata principalmente de dois temas centrais: a amizade e o tempo.
Todo o desenvolvimento dos personagens, que se dá concomitantemente com eles crianças e adultos, é tão bem construído ao longo das mais de mil páginas e a cada diálogo percebemos o quão forte é a amizade dos protagonistas e como o elo que eles possuem é suficiente para que eles enfrentem o que aparecer pela frente deles. E tudo isso é amarrado em torno do tempo, do amadurecimento, do envelhecimento e das consequências dele, mostrando que o que acontece conosco fisicamente é o mais irrelevante, se levarmos em consideração o que levamos em nossas memórias e nosso coração.
A história nos mostra como é importante mantermos a nossa criança interior viva, olharmos para o mundo com os olhos da criatividade infantil e mantermos o amor simples que uma criança é capaz de demonstrar com seus amigos.
King mostra que seu sobrenome o antecede em sua fama de ser o maior escritor do gênero atualmente e nos mostra que o real terror vai além de monstros assustadores.

Blackthorne 19/03/2024

Livro 4 estrelas pela AULA de Character Development que o King da com esses personagens. Só não dou as 5 pq o pobi tava doido de droga e colocou orgia infantil no meio.

Tudo nessa história é muito plausiveln principalmente quando vc tira o elemento fantástico pq os seres humanos podem sempre ser piores do que o próprio monstro do livro.

Pennywise não é só um monstro assassino querendo sobreviver da vida de crianças, ele representa o quanto os adultos se colocam como o centro das atenções e muitas vezes não enxergam os filhos como agentes na vida social, que sofrem e tem problemas tais como eles e podem estar sofrendo em razão deles mesmos, por eles não serem o ponto de apoio emocional e social de seus proprios filhos. Bevvie, Bill e Eddie têm pais extremamente problemáticos por razões distintas, e esses pais não percebem que fazem mais mal do que bem pros PRÓPRIOS FILHOS. E são nesses tipos de relação familiar que as vítimas de Pennywise surgem. Pq essas crianças são EXTREMAMENTE VULNERÁVEIS. O Bowers também é um exemplo disso.

E só de pensar em como o Stephen King retrata essa ausencia dos adultos para com as crianças, mostra como no mundo de 2024 ainda existem diversas Derrys e Otários por aí, vitimas de pais abusivos e adultos omissos, do racismo e até de outras crianças reproduzindo o próprio ciclo de violência da qual elas mesmas passam.
Thay262 21/03/2024minha estante
Isso que dizem que os livros dele faz refletir porque, tirando o elemento fantástico, todo o resto é passível de ser real e que os humanos que são os verdadeiros monstros, é uma das razões pelas quais quero ler King. Mas também já fui alertada dessa questão da pedofilia, é isso? Desde que Lino livro Deixe Ela Entrar, de outro autor, mas que segue essa mesmíssima receita do King (inclusive na questão da pedofilia e eu não sabia quando li e fiquei incomodada com isso), faz o msm que nesse livro It, desde então fiquei receosa com esses enredos. Acho que deveriam ter um alerta de gatilhos e classificação indicativa. Sei lá. Mas eu sei que tirando essa coisa, são bons livros, né?

Blackthorne 21/03/2024minha estante
Sim! O King em específico nesse livro coloca muita coisa relacionado à abusos, desde pedofilia à homofobia, violencia domestica, feminicidio, infanticidio, relacionamentos abusivos. Acho que real era um boa colocar os avisos de gatilhos, mas são bons livros, com esse sendo um dos mais pesados no sentidos (os outros livros dele que li, os gatilhos são mais de violencia domestica, o que tbm é muito pesado [como em Novembro de 63] mas que me engatilha menos). No caso de IT, até a parte da orgia, eu não vejo como romantização dos abusos e de pedo (embora eu ache muito reprovavel ter isso pq CRIANÇAS), mas são retrataçõesplausiveis dado o contexto histórico em que os livros se passam e são escritos perpetrados até hoje. Então eu recomendo ler, mesmi que com alertas sobre todas essas questões pois eles valem à pena. O King tem uma forma de escrita onde a gente está na pele nos personagens, mesmo que seja em 3a pessoa, e isso carrega tbm os nossos problemas de sociedade, tipo o jeito que as mulheres e pessoas LGBTQIAP são tratadas, e isso é gatilho, mas da pra questionar e refletir sobre e ainda gostar do trabalho dele. (Coisa que eu, particularmente, não consigo fazer com obras como as da JK Rowling, por exemplo).

Thay262 23/03/2024minha estante
Oh, sim. Agradeço por falar dos outros gatilhos. E de todo modo ainda quero ler King (ainda não li nenhuma obra dele, mas desejo). Mesmo sabendo dos gatilhos. Eu acho que, assim, uma coisa é a obra trazer esses gatilhos pra problematizar mesmo, sem romantizar (acho que é isso que o King faz), ou seja trazer em pauta justamente pra chocar, pra alertar, pra mostrar que essas coisas acontecem, abordar sem tabu, mas mostrando na própria escrita que isso "não tá certo". Eu tenho a sensação de que King é assim, então por mais que cause certa angústia no leitor, é uma boa leitura. O outro livro que eu falei, que não é do King, também levanta gatilhos como uma pauta, mas pra problematizar também, não senti romantização, só repulsa e temor em que coisas assim acontecem na vida real também. Acho que esse é o grande "gancho" desses autores: dar um soco no leitor e mostras que os verdadeiros monstros estão entre nós, na. Usa real. O sobrenatural em si não é tão terrível quanto a realidade.
Quero ler King e já pensei em começar com It ou O Iluminado (que eu saiba os mais famozinhos"), não sei se devo começar com eles, mas por serem os mais falados, são os que mais me chamaram atenção pra ler.
Eu acho que é como vc fala na sua resenha, o livro é bom, as problemáticas são importantes pra trazer como reflexões, os personagens são excelentes, mas só não é 5 estrelas porque um "aviso" quanto aos gatilhos poderia ter sido feito. Porque ainda que seja necessário levantar essas pautas pra problematizar a sociedade, não quer dizer que o leitor estivesse esperando isso, ainda mais se forem cenas explícitas de violência. Agora que sei, quando eu começar o livro vou estas mais preparada, ao invés de chocada. Haha

Thassiane93 18/03/2024

"Até as crianças podem de tempos em tempos intuir as responsabilidades mais complexas do amor e sentir que em alguns casos pode ser mais gentil ficar em silêncio."

chinkevicz 16/03/2024

Cansativo, mas vale a pena
Eu me apeguei bastante a história e aos personagens, mesmo que tenha sido um pouco (muito) cansativa a leitura. Tem muitas páginas de "encheção de linguiça", mas é um bom livro. Recomendo

Giovanna.Saviczki 14/03/2024

O livro é bom, mas desnecessariamente longo. Tirando várias falas homofóbicas e racistas, cenas de assédio/abuso de stephen king o livro acaba te prendendo nos cliffhanger

O problema do cliff hanger é que até que volte pro que te deixou instigado você já esqueceu porque a história entre uma coisa e outra é mt longa. Então ler um novo capítulo é como se fosse algo novo e não contínuo
Miguel.Nicolas 14/03/2024minha estante
Tenho as mesmas opiniões. Ao meu ver, essa é uma das obras mais superestimadas do King. Sob a Redoma, do mesmo autor, tem quase a mesma quantidade de páginas mas, na minha opinião, consegue uma coesão e qualidade muito superiores, com nem metade da fama de It.

Bonnie Moon Berry 13/03/2024

I ?? DERRY
Acho que o primeiro terror desse livro aqui é o tamanho dele, essas 1100 páginas já é um espanto por si só, mas valeu a pena.

Esse não é meu primeiro livro do Stephen King, tinha lido Carrie antes e eu tinha DETESTADO. Foram as 200 páginas mais arrastadas que eu já li na vida, então minhas expectativas para esse aqui não era das melhores. Eu devorei e me envolvi demais com o livro.

O King é bem detalhista e é muito justificável o número de páginas, mas não achei nada arrastado ou complicado de ler. Gostei que o livro fica mesclando o tempo todo o passado com o presente, achei que deu muito mais dinâmica para a leitura do que se fosse dividido em partes como nós filmes mais recentes.

Tem várias cenas perturbadoras que não vão sair da minha mente, mas sinto que vou levar desse livro muito mais do que apenas isso. Sem dúvidas virou umas das minhas leituras favoritas da vida e um dos meus livros mais queridos.

Pretendo ler outros do King, e agora consigo ver IT com outros olhos do que eu via quando tinha assistido o filme.

Nayara444 11/03/2024

Sem palavras
Este é um livro que gostaria que fosse infinito.
No início achei o andar da história devagar, falava muito da vida dos personagens , mas depois de um tempo entendi que tudo era relevante pra construção dos personagens.
Chega um momento que você já consegue imaginar as atitudes que eles vão tomar e o porquê delas, você conhece o personagem, eu senti como se fosse alguém próximo a mim,um amigo íntimo.

O estilo de escrita de King é maravilhoso, muito característico, mas neste livro percebi que ele terminava uma cena e encaixava na outra não só como continuação da história, mas aproveitando as palavras terminariam uma frase pra iniciar a outra, dando um censo de ciclo, que é a ideia que o livro quer passar, voltando na infância e no momento atual dos personagens.

Consigui imaginar as cenas tão vividas, a clareira no Barrens.

Definitivamente é um dos melhores livros que já li.

giperobelli 11/03/2024

Enfim li essa obra prima do medo!!
Que livro!! É muita informação pra processar!
Mas no geral gostei muito , personagens e cenários bem detalhados e trabalhados. E as cenas de horror King se superou demais, além da coisa ele aborda diversos horrores da humanidade. Como bulling, agressão doméstica, dependência emocional extrema , violência, racismo , homofobia, entre outros....

Lua 10/03/2024

Maravilhoso
Me cativou do início ao fim, eu queria terminar logo saber logo o que aconteceria. Eu estava curiosa pra ler e ele é realmente tudo que dizem. Tem amizade, coragem, monstros e muita viagem na maionese e loucura. 10/10

mateusin18 10/03/2024

A Coisa está em todo lugar
Que leitura absurda. em It conhecemos uma cidade cheia de segredos e onde o metafísico habita muito antes do que qualquer coisa do mundo real.
não tenho muito o que falar, esse livro é de experienciar, sentir. muito bom! adorei cada personagem a ser adorado e odiei cada um a ser odiado, cada qual a sua maneira.
a construção do livro é fenomenal! adorei! favoritado!
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

demachadobe 10/03/2024

Simplesmente incrível!
um livro de mais de mil páginas que te deixa doido pra descobrir o que vai acontecer no fim

koemjz 09/03/2024

A Coisa está em todo o lugar: na violência, no sexo, na Sanância, na loucura, no dinheiro... em nós

Penso que ler A Coisa é como escalar uma montanha. Ficamos desconfiados e até assustados com o tamanho da obra, mas no final vemos que tudo valeu a pena e faríamos de novo. É uma experiência única, um amadurecimento como leitor.

Não haveria maneira melhor de criar um cenário épico de terror do que confrontar sete crianças com uma força maligna poderosíssima, que se alimenta de medo e que para se tornar mais palpável aparece na forma de um palhaço. Acredite, depois de conhecer Pennywise, você terá outra visão sobre palhaços. Quem disse que eles são seres alegres e inofensivos?

A fantasia criada por King e as trocas intertemporais dos Perdedores crianças e os mesmos na fase adulta, voltando a Derry para um novo confronto com IT, é feita com tamanha perfeição que nos sentimos como o 8º perdedor. Realmente, não tem como não se identificar com Bill, Ben, Mike, Bev, Eddie, Richie e Stan.

O livro é considerado A Obra Prima do Medo (subtítulo da adaptação), contudo, é muito mais do que isso. A Coisa é um livro completo com temas variáveis, nele você encontra diversos debates, uma babel total de gêneros. Fica até difícil enumerar os fatos, pois são muitos, mas que juntos se concatenam formando uma imensa teia deveras compreensível, alucinante e bizarra.

Ao chegar no topo de toda essa montanha, após ver todo o amadurecimento dos personagens com atitudes fortes e próprias, percebemos a grandiosidade e ao mesmo tempo a simplicidade de um livro de mais de 800 páginas. Tudo não passa de uma obra sobre o dom da amizade, afinal os Perdedores não tinham outra arma contra Pennywise senão o forte e inexplicável laço que os unia.