A coisa

A coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

Otávio Monquelat 18/04/2024

Quantos quilos vc cheirou, stephen king?
O livro tem alguns pontos positivos como a mitologia interessante de Derry, a Coisa, a construção dos personagens, e etc. Mas, a narrativa é arrastada, o King não sabe dosar os absurdos e repete inúmeras vezes coisas como o quão gordo o Ben é, ou o fato da Beverly ter peitos pequenos, ou os otários enxergarem o Bill como um líder, que a leitura se torna cansativa.

Em resumo, recomendo para quem gosta do autor, ou dos filmes (como é meu caso) e está disposto a aguentar 1200 páginas de uma alucinação detalhadissima do Stephen King, pois, esse livro é mais uma dark fantasy que mistura comédia e alguns elementos de horror do que um livro de terror em si.

Laura3642 18/04/2024

Td q é bom dura pouco
Entendi a proposta, mas o final me pareceu meio fraco e apelativo. muitas páginas para um final ok!

michelly.sano 17/04/2024

O clube dos otários vai deixar saudades!!
Vocês não podem simplesmente deixar uma história ser uma história?

Crianças, a ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bem simples: a magia existe.

Bom, começo dizendo que esse livro foi meu primeiro contato com a escrita do King, e sim ele é fabuloso.
O livro é muito profundo, posso falar que é um soco no estômago. Aahhh, antes que eu me esqueça, OBVIAMENTE NÃO TEM NADA HAVER COM O FILME., o LIVRO É ABSURDAMENTE MELHOR.

O aprofundamento psicológico do livro chega a ser perturbador. Os personagens são incrivelmente profundos (aqui os sentimentos se confundem, como a vida real, que nada é caricato e simples?. Hora você ama e hora você vê os defeitos dos personagens).
Quanto mais vai lendo, mais você adquire a certeza, que nossa geração não faz ?mimimi? ao abordar as minorias? é trabalhado a homofobia, racismo, bullying, abuso infantil, espancamento infantil e outros...

Não tenho palavras para descrever essa obra, qualquer coisa que eu colocar aqui não chegará aos pés da grandiosidade do livro.
O King escreve sem medo. Não sei se você entende? Ele escreve o que ele bem entende? sem medo se aquilo vai fazer sucesso ou não. Ele vive a arte da escrita. Entende?
É admirável o quanto a escrita dele é fluida, o quanto ele te faz entrar nas páginas.

Devido não sentir medo, devido não ligar para a repercussão. É perceptível que o autor não tem receio de ser censurado. Talvez muitos vão dizer que têm algumas partes desnecessárias. E realmente concordo com você, a prova é a 1049.
Mas, eu direi também o que torna S.King genial é ele não permitir que o medo domine a sua escrita. Afinal, não tem jeito certo de escrever. Apesar de ser abruptamente medonho você não vai tirar a cena da cabeça.

It a Coisa, tem um apelo pessoal, eu acredito veemente que foi um contato pessoal com autor (com a vida dele, com memórias, com um pouco da sua psiquê, misturado com a fantasia), ele pôs a alma dele nessa obra, creio que muitas metáforas e a busca excessiva pela psicanálise diz muito sofre Stephen não simplesmente as crianças de Derry. (Mas, isso só são suposições minhas).

Pois bem, o melhor livro que já li. Pensei que não gostaria do final. Mas, eu simplesmente amei.

Derry é a Coisa. Pra qualquer lugar que a gente vá? quando a Coisa pegar a gente, as pessoas não vai ver, não vão ouvir, não vai saber. Vocês não entendem como é? A gente só poder tentar acabar o que a gente começou.

Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração!

O clube dos otários vai deixar muita saudades!!

???-QUOTES?????
Cabelos de fogo como brasas no inverno meu coração queima.

Uma garota que masca chiclete também fuma! Uma garota que fuma também bebe! É uma garota que bebe, todo mundo sabe o que uma garota assim faz!

? Don, todas as cidades dos Estados Unidos têm um contingente de pessoa que odeiam os gays ? disse ele. ? Não me duvido que não saiba disso. Afinal, estamos na era de Ronnie Amorim e Phillips Housefly.

? Sei o que as pessoas acham dos gays ? disse Don baixinho. ? Levei uma surra em uma parada de caminhões em Dayton quando era adolescente; alguns caras de Portland colocaram fogo nos meus sapatos em frente a uma lanchonete enquanto um policial Velho e gordão ficava dentro da viatura rindo. já vi muita coisa? mas nunca vi nada assim. Olha ali. Dá uma lida .
?Me mostra seu p4u, sua b1ch4, e vou cortar ele fora.?
?Enfie pregos nos olhos de todos os veados (por Deus)!?
? Quem escreve essas frases tem um problema sério de loucura. Eu me sentiria melhor se achasse que era só uma pessoa, um doente isolado, mas?
? Don passou o braço lentamente na direção da extensão da Ponte do Beijo. ? Tem muitas dessas coisas? e acho que não foi uma pessoa que escreveu todas. É por isso que quero sair de Derry. Lugares demais e pessoas demais parecem sofrer de loucura profunda.

Tudo que já consegui e tudo que tenho agora está ligado ao que fizemos naquela época, e você paga pelo que recebe neste mundo. Talvez seja por isso que Deus nos fez crianças primeiro e nos colocou mais perto do chão, porque Ele sabe que é preciso cair muito e sangra muito pra aprender essa simples lição. Você paga pelo que recebe, você é dono daquilo pelo que pagou? e mais cedo ou mais tarde, o que é seu volta pra casa, pra você.

Um dia você vai me matar, Tom. Você sabe disso? Um dia você vai longe demais e este vai ser o fim. Você vai surtar.
Ele respondeu: faça as coisas do meu jeito, Bev, e esse dia nunca vai chegar.

? Sinto como um pássaro deve se sentir quando chega o outono e ele sabe? apenas sabe que precisa vir pra casa. É instinto, querida? e acho que acredito que o instinto é esqueleto de ferro sob todas as nossas ideias e livre-arbítrio. A não ser que você esteja disposto a tirar a própria vida, acabar com seu futuro, comprar bilhetes só de ida pro inferno, tem cousas pras quais não dá pra dizer não. Você não pode recusar sua opção porque não há opções. Não pode impedir que aconteça tanto quanto não dá pra ficar parado na primeira base com o táxi na mão esperando a bola de beisebol te acertar. Tenho que ir. Aquelas promessa? está na minha mente como um an-anzol.

Uma criança cega de nascença nem sabe que é cega até alguém dizer para ela. Mesmo então, ela só tem uma noção das mais acadêmicas sobre o que é a cegueira; só quem já enxergou tem uma noção verdadeira do que é ser cego. Bem Hanscom não tinha noção de ser solitário porque nunca teve nada diferente.

"Minha superfície sou eu.
Sob a qual

"As vezes eu me pergunto o que
vou fazer, não há cura para
a tristeza de verão."
- Eddie Cochran

?Bem, eu digo, e o treinamento para ser oficial??
?Ele jogou a cabeça para trás quando falei isso e riu até eu achar que ia engasgar com o cuspe. Em seguida, ele diz: ?Filho, no dia que tiver oficiais crioulos nesse exército m, vai ser o dia em que você vai ver Jesus Cristo dançando o Charleston no Birdland. Agora assine ou não assine. Minha paciência acabou. Além do mais, você está deixando o ambiente fedido.?

Hi-yo, Silver, VAMOOOOOOOOOS!
VitAria1235 17/04/2024minha estante
Tenho a impressão que deve ser cansativo ler uma obra tão grande. Mas, amei a resenha

Beatriz3345 17/04/2024minha estante
Adorei que você devorou a obra!! Vou retomar minha leitura tbm

Micael.Paula 17/04/2024minha estante
Sinto que o Ben foi pouco explorado no livro

BArbara1639 17/04/2024minha estante
Eu larguei bem no final.. me deu um tédio.. acho que vou retomar, talvez faça mais sentido

Meire pool 17/04/2024minha estante
A resenha ficou incrível

Mateus 18/04/2024minha estante
Após assistir os filmes nas duas versões, e a leitura desse calhamaço, tenho a impressão que o Ben e a Bev foram pouco explorados, ocorreu foco no Bill (bem óbvio) mas o dois que citei tem histórias mais interessantes em alguns aspectos.

Vania.Cristina 18/04/2024minha estante
Eu adorei o livro quando li e sua resenha me deu vontade de reler.

book.hiraeth 17/04/2024

O clube dos otários vai deixar saudades!!
Vocês não podem simplesmente deixar uma história ser uma história?

Devido não sentir medo, devido não ligar para a repercussão. É perceptível que o autor não tem receio de ser censurado. Talvez muitos vão dizer que I têm algumas partes desnecessárias. E realmente concordo com você, a prova é a 1049.

Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração!

O clube dos otários vai deixar muita saudades!!

???-QUOTES?????
Cabelos de fogo como brasas no inverno meu coração queima.

?Me mostra seu p4u, sua b1ch4, e vou cortar ele fora.?
?Enfie pregos nos olhos de todos os veados (por Deus)!?

Ele respondeu: faça as coisas do meu jeito, Bev, e esse dia nunca vai chegar.

"Minha superfície sou eu.
Sob a qual

"As vezes eu me pergunto o que
vou fazer, não há cura para
a tristeza de verão."
- Eddie Cochran

?Bem, eu digo, e o treinamento para ser oficial??

Hi-yo, Silver, VAMOOOOOOOOOS!

A tartaruga não pôde nos ajudar.
lele.sanchez 17/04/2024minha estante

Amei a resenha!!

Valesca.Castelani 18/04/2024minha estante
Parabéns pela resenha magnífica

vinirsouza0 17/04/2024

Mais um livro de sucesso, Stephen King!?

O primeiro livro do rei do terror que peguei pra ler, e ganhei ele logo depois de assistir a adaptação nos cinemas de 2017. Definitivamente meu favorito. Não tenho palavras para descrever a minha experiência lendo esse canhão que chamo de livro, mas tentarei.

Ainda estava no ensino fundamental quando estava lendo, e demorei um bom tempo para finalizar, além de ficar horrorizado com as atrocidades que estavam escritas no mesmo.

O enredo em si é sensacional, muito bem escrito e de tirar o fôlego (clichê falar isso, né?) Mas a história é tão boa que pode deixar qualquer um levemente incomodado e impactado.
Durante os capítulos que mostram a infância e a formação do clube dos otários, me vi sendo um dos membros daquele clube, me vi fazendo guerras de pedras e explorando o barrens, fugindo da coisa em forma de lobisomem adolescente com Richie e Bill, e no fim enfrentando aquela coisa, e mesmo agora na fase adulta, conseguiria facilmente me sentir da mesma forma quando li pela primeira vez.
A história é tão bem escrita (assim como toda obra do King) que me vi imerso naquela cidade, naqueles acontecimentos, além de alugar não só um triplex, mas um condomínio todo na minha cabeça. Não estou exagerando quando digo que foi uma das minhas melhores experiências literárias da vida até agora (e olha que terminei ele em 2017).

O mais perto que os filmes conseguiram chegar foi na adaptação de 2017, e nem assim conseguiram mostrar toda a essência que tem no livro. Algo que é único para todos que arriscam enfrentar as 1103 páginas.

Voltando ao livro, tem sim seus defeitos, há muitas cenas desnecessárias, como após a primeira batalha do clube dos otários, quando eles ficam pedidos nos esgotos da cidade? Era de bom tom? Não! Mas ok?
O livro peca bastante em alguns momentos, na questão de detalhes, e falo que detalhes até demais. Contando que algumas cenas o autor fala muitas coisas com muitos detalhes desagradáveis, lembrando que parte do livro se passa com o clube ainda na adolescência.
Mas posso dizer que todos os personagens tem uma ótima construção, cada um com seus medos, crenças e diferentes utilidade para a história, e a facilidade e leveza que eles vão interagindo uns com os outros.
Impossível não se encantar com nenhum deles, e todos até hoje tem um espacinho no meu coração, mas nada se compara aos meus preferidos, que são Eddie e Richie.

Os seres humanos todos os dias nos mostram que podem ser cruéis até mesmo sem a influência da coisa. E assim como King também nos mostra, o amor e a amizade podem vencer até as coisas mais obscuras.

Joao.Vitor 16/04/2024

Uma verdadeira aula de desenvolvimento de personagem. Stephen King faz você se apaixonar pelas crianças do Clube dos Otarios e te faz parte do clube. É também visceral e cruel quando o assunto é a Coisa. Poderia facilmente dar nota 10 pelo livro pela forma que o autor te conduz e envolve no calhamaço de 1104 páginas, mas existe apenas uma coisa que causa desconforto, estranheza e deixa um gosto amargo em todo a experiência : a página 1049 até o fim do acontecimento. Tentei buscar sentido mas, simplesmente não tem, o livro seguiria "muito bem obrigado" sem esse acontecimento específico. Uma excelente obra, que na minha opinião, só não se torna perfeita pelo acontecimento da página 1049.
DANILÃO1505 16/04/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Flips 16/04/2024minha estante
Absolutamente todo mundo que leu esse livro é traumatizado pelo que leu na página 1049

brandaod_ 16/04/2024minha estante
Pessoal diz que tem muita descrição, tenho um pouco de medo de ler por causa disso. Oq ce achou? É descritivo ao ponto de ser cansativo ou dá pra relevar?

Joao.Vitor 16/04/2024minha estante
É extremamente descrito, mas é necessário. No primeiro capítulo incomoda um pouco e eu demorei pra pegar o ritmo, depois que peguei lia 70 páginas por dia kk. Mas é necessário porque de verdade mesmo, até hoje eu não vi um livro com um desenvolvimento tão bem de personagens como IT, faz um esforço, releva no primeiro capítulo, se precisar, veja o primeiro filme pra ficar melhor.

Ketuly.Silva 15/04/2024

Legal
A coisa caiu na terra e se conformou em se estabelecer na cidadezinha de Derry, para apenas se alimentar e voltar a dormir, porém a maneira com a qual ela se alimentava era um tanto criminosa, visto que ela literalmente se alimentava de pessoas, assim quando 7 crianças decidem enfrenta-la e acaba com sua vidinha pacata e sem graça?

VictorOliveira13 15/04/2024

Bom, por onde começar é difícil, mas It, a Coisa, foi um livro cheio de experiências novas que tive como leitor, de um começo um pouco confuso, pelo fato da história ser narrada em tempos diferentes, mas que você se acostuma com o tempo. Falando agora sobre o que aprendi lendo, foi que a Coisa está em todas as áreas de nossa vida, e que o medo é só a forma de como nosso corpo tenta uma autodefesa de um futuro que não conhecemos. Mas precisamos acreditar que somos capazes de conquistar o infinito.

Manuella 14/04/2024

Todo o resto é escuridão?
Um mês e meio vivendo todas as emoções e medos que as crianças do Clube dos Losers viveram. Sentindo até os medos e dores da Coisa. Ler King é estar presente no cenário. Afinal ?Não dá pra tomar cuidado em um skate.?

s2.eumarininha.s2 12/04/2024

Essa leitura foi uma coisa
Minha relação com os livros do King é boa, já li dois calhamaços dele e outras publicações com menores números de página, It foi o terceiro e com certeza um dos livros mais difíceis de terminar a leitura ? não consegui me apegar ao enredo da história, aos personagens? e chegou um momento que a história não fluía pra mim, foi exaustivo a ponto de me dar uma ressaca. Terminei It à força, frustrada, porque a história é interessante (sim, tem umas partes que você fica meio WTF?), mas aliviada por saber que não vou precisar me martirizar por ter largado esse livro pela quinta vez (temos uma longa história).
Recomendo a leitura se você tem paciência em acompanhar vários narradores diferentes e tolerar bem os relatos gráficos extensos.
Quer um bom livro do King com uma escrita enxuta? Leia ?O cemitério? - achei mais assustador e legal de acompanhar, e tem referência dele no It (o caminhão).

anabeattrzs 12/04/2024

IT : A Coisa ?
Eu demorei um pouco para fazer uma resenha sobre esse livro, porque eu acho que qualquer coisa que eu disse, fará jus a tudo o que esse livro realmente é.
É um livro incrível, de início pode ser um pouco confuso, principalmente por causa das histórias serem contadas em tempos diferentes, mas a medida que você vai lendo, e entrando na história, as coisas vão fazendo sentido, é um livro bastante longo, mas que vale cada minuto da leitura, é simplesmente incrível.

_luiizfern 11/04/2024

Eu gostei muito do livro boa vou mentir, tinha muitas partes que eu pulava ? Óbvio, principalmente no final que contava um pouco sobre o que estava acontecendo em Derry na luta final.
Mas vamos para a minha opinião, o livro é detalhado, não exageradamente, mas em alguns momentos eu achei que poderia ter diminuído nos detalhes. Não entendi muito a presença dos interlúdios, inclusive demorei para perceber que era o Mike contando, eu achei eles sem muito propósito, tinha alguns momentos interessantes, quando realmente falavam da Coisa ou sobre algum desastre provocado por ela, mas fora isso era só enchendo linguiça.
Sobre a escrita do King, nesse livro eu achei é bem simples e de fácil compreensão talvez por serem crianças, mas mesmo adulto não havia mudanças, as de personalidades, principalmente a do Richie, foi a que não mudou, falando nele?oooh menininho que as vezes me estressava, não sabia calar a boca e em muitos momentos era inconveniente, mas tenho um carinho por ele.
Falando agora sobre a parte/micro capítulo polêmico, eu achei TOTALMENTE DESNECESSÁRIO, eram crianças aquilo com a desculpa de terem uma ligação foi a coisa mais horrível, um selinho era mais fácil de entender, mas S&X0?!?? Gente eles tinham entre 10 a 12 anos não tem nem lógica colocar algo assim, coisa que eles nem sabiam o que era, já que o autor deixou claro que eles não sabiam o que fazer
Mas enfim, dei 4 estrelas por essa palhaçada, e tbm por achar algumas partes arrastadas principalmente os interlúdios como eu tinha dito PS: pulei horrores

Edilaine 10/04/2024

Favorito
Que livro...
Esse foi um livro incrível. Entrou para os favoritos.
Uma cidade envolta por uma redoma, políticos corruptos e que querem o poder, uma população assustada e crédula, pessoas que só querem aterrorizar os outros.
Esse livro mostra o que o ser humano tem de pior.
Aviso: contém gatilhos.

koralaine 10/04/2024

Obrigada
Por mais problemático e traumático em tudo que tem dentro desse livro, eu não posso negar que ele literalmente mudou todos os aspectos da minha vida.
Graças a ele eu pude descobrir a minha maior paixão sobre esse autor e diversos outros contos de terror.
Terá para sempre um espaço no meu coração.