It: A Coisa

It: A Coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

Vee_1008 03/06/2022

Os otários
Me disseram antes de eu ler que essa história era quase insuportavelmente pesada, que era preciso ter um estômago muito forte para terminar. E esse livro é tudo isso e mais, então pense bem antes de começar.

Acho que o nível de detalhes do King é algo que quase todo mundo já sabe, mas cara, aqui está um outro nível. Não de uma forma ruim - longe disso, eu adoro -, ele vai dando informações e construindo a narração, não só dos personagens, mas da cidade toda de uma forma que você não nota e muitas vezes passa despercebido no início, ele fez um trabalho incrível conectando tudo isso ao longo do livro.

Essa foi sem dúvida uma das melhores histórias no quesito amizade que já li, a forma como eles se encontram e formam o grupo é incrível. E embora existam partes nesse livro que podem ser desnecessárias e problemáticas - você sabe do que eu tô falando -, a experiência continua sendo única, o geral do livro é surreal, meio drogado, mas muito bom.

No fim é genial, é tudo de fantástico e horrível ao mesmo tempo, me deixou levemente (lê-se muito) horrorizada, foi uma experiência bizarra pra falar o mínimo.
sillyl1ly 05/06/2022minha estante
quero muito ler esse

Manoela185 26/08/2021

It
Meu primeiro contato com o King e não me arrependi nadinha.

O livro é super detalhado (muitas coisas que não influem em nada na história), então pode ser meio cansativo.

Mas a escrita é espetacular, sério. Eu consegui me conectar tanto com os personagens que enquanto lendo, eu me sentia uma criança de novo, todos os sentimentos, esperanças e divertimento, foi como se eu realmente estivesse lá vivendo tudo aquilo com eles.
E esse jeito de pular do passado pro presente é meio confuso no começo, mas quando pega o jeito fica INCRÍVEL. Todas as referências do passado que acabam acontecendo no presente aaa. Isso foi um dos grandes auges pra mim nessa leitura, esse interligar de crianças e adultos.

King mostrou sobre muitos preconceitos e críticas sociais que me faziam arrepiar de tão real que foram. Tem que ser bem forte em algumas cenas, pois são extremamente realistas.

Me decepcionou um pouco a história e origem da Coisa. Foi um pouco vago e não me trouxe um impacto tão grande, pra ser sincera é meio sem sentido?

Eu peguei tanto afeto nos personagens que doía no meu coração ver coisas ruins acontecerem com eles. São todos tão bem desenvolvidos e reais que é bizarro, os Otários sempre vão ter um lugarzinho no meu coração.

O número de página assusta? Sim, muito. Mas vale a pena essa leitura e entrar nesse universo de um grupo de amigos que não importa com quanto medo estejam, sempre continuam em frente.
Ana Alves 26/08/2021minha estante
Ainda quero muito ler essa resenha me incentivou bastante

juliana 26/08/2021minha estante
Confesso que as vezes a quantidade de detalhes cansa um pouco mas eu não consigo parar de ler também, estou quase terminando e sei que vou sentir "saudades" dos personagens pois todos me cativaram um pouco.

Rychard S. Paes 05/09/2021

IT ? A Coisa: Uma obra prima de Stephen King.
Não existe palavra na língua portuguesa para descrever o que eu senti ao ler essa obra prima.
Juro, não existe.
Foi o melhor livro que eu já li na minha vida, sem dúvidas! Não espero que tenha melhor.
Sinceramente, achei o segundo, terceiro e quarto interlúdios horríveis, não vi cabimento, mas, no final, você sabe para que eles servem, e acaba... perdoando? É, perdoando-os.
Eu queria fazer uma resenha boa, mas só dá isso, porque meu dedo cairia se eu fizesse uma resenha do que eu REALMENTE achei do livro. Mas... sério leia. Se você pode ler a obra prima que é IT, leia.
Caio 05/09/2021minha estante
Concordo totalmente contigo, pra mim tbm foi o melhor da vida, o legal é ver que a história conversa com cada um de uma forma particular. No meu caso, eu vi uma história de amizade e amor entre os Lossers e achei linda e tudo de mais incrível. ??

Edu... 05/09/2021minha estante
Eu tô lendo o Iluminado e tô amando a escrita do King pq já sabia que ele era meio prolixo, quero ler escuridão total sem estrelas depois do Iluminado e então pegar o It pq ngm que lê ele se arrepende pelo jeito.

elisarss 29/03/2021

Eles flutuam...
Este com certeza se tornou um dos meus livros favoritos do King! Confesso que me assustei um pouquinho com o tamanho do livro, mas a leitura fluiu muito bem.

Antes de tudo é importante ressaltar que, neste livro em especial, o autor aborda alguns temas que podem ser considerados muito pesados para algumas pessoas. A história contém diversos gatilhos e cenas extremamente chocantes. Definitivamente não é um livro para qualquer um.

Mas vamos ao que interessa...

A escrita do King é maravilhosa; não é a toa que ele é um dos meus autores favoritos!! E neste livro, além de abordar o habitual suspense, ele fez com que a história girasse em torno da amizade.

Os personagens possuem características marcantes e, honestamente, não consigo imaginar a fluência da história na ausência de qualquer um deles. Todos tiveram uma importância imensurável; eles literalmente se completavam!!

A trama do livro me prendeu de um jeito que eu acabei conseguindo ler 100 páginas direto, sem nem perceber. A aventura com os sete "Otários" foi incrível, e acho que todos eles terão um espacinho no meu coração por um bom tempo.

Confesso que não senti medo ao ler a história, o suspense é bem tranquilo (na minha opinião; muitas pessoas pensam o contrário). Foi uma experiência surreal mergulhar no passado de Derry e conhecer cada peculiaridade da cidade.

Não é um livro que eu indico para todo mundo, mas com certeza vale a pena dar uma chance.

E pode ter certeza: você vai flutuar com eles.. ?
Mystical 31/03/2021minha estante
Maravilhoso. Ótima resenha. ?

elisarss 31/03/2021minha estante
que bom que gostou!! ?

Julia 28/12/2021

It a coisa
Não esperava oque eu li,e admito eu amei a historia porem vou processar o autor por me fazer chorar
#mudabrasil
Kamis 28/12/2021minha estante
Esse livro soca a nossa cara

Kamis 28/12/2021minha estante
King escreve muito bem

@vcdisselivros 15/07/2020

Veja seu medo ganhar forma
Foi em 1958, na cidade de Derry, que os amigos Bill, Ben, Beverly, Eddie, Mike, Richie e Stan descobriram o mais profundo e tenebroso medo.

No entanto, foi no mesmo período que o grupo encontrou o verdadeiro significado da amizade e da união.

Também viram o que é confiar cegamente em alguém, o que é amar e se sentir amado e juntos notaram a dificuldade que seria enfrentar a Coisa, um ser maligno e sobrenatural que some com crianças.

Vinte sete anos mais tarde o tempo passa e deixa sua marca em cada um, mas a Coisa está de volta para um novo período de terror.

Mike, o único que permaneceu em Derry, convoca os amigos para honrar a promessa selada com sangue quando crianças, a razão do encontro, unir forças e lutar contra aquilo que sabem que existe nas entranhas da cidade.

AMIGOS PARA TODAS AS HORAS.

O chamado “grupo dos otários” não é o mais popular. Como você pode imaginar, o apelido deixa claro que eles são os excluídos. Bill é gago, Ben é gordo, Eddie é hipocondríaco, Richie é o quatro olhos e por aí vai.

Ao seu modo, cada um enfrenta um drama pessoal dentro e fora de casa, a Coisa e as consequências de suas ações aumenta o vínculo desses jovens, na medida que eles sofrem e sentem alegria juntos. Bill é o pilar, o líder, mas os amigos não sabem o quanto a sua força vem do grupo.

REFERÊNCIAS.

Se tratando de um livro de Stephen King, nunca é surpresa encontrar menção a outros personagens e universos criados pelo autor. A mais marcante que encontrei me levou de volta ao Hotel Overlook, em O iluminado.

GATILHOS.

O livro retrata o verdadeiro sentido da palavra bullying, em diversos trechos me senti incomodado com a violência presente nas páginas.

Além das agressões, temos racismo, mensagens homofóbicas e outros tipos de abusos que não posso citar sem dar spoiler. Assim, além da dedicação do leitor para ler 1.103 páginas, o livro possui uma carga emocional muito grande.

FILMES.

A grande maioria conhece IT pelos filmes. O clássico de 1990 e os mais recentes, IT (2017) e IT – Capítulo 2 de (2019). Assumo que assisti aos dois últimos filmes antes de ler o livro e posso dizer que, sinceramente, espero que você leia o livro. As diferenças são gritantes e fazem toda a diferença. Como por exemplo, as adaptações vendem a imagem de que a Coisa é predominantemente um palhaço. Já no livro, em cenas de impacto, o monstro se transforma em um lobisomem e até no próprio Frankenstein.

Diferenças significativas tornam o livro uma experiência muito mais rica, mas é claro que vou deixar para você descobrir quando for ler.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pelo conjunto acima você deve ter percebido que recomendo forte a leitura de IT né, ainda assim, não consegui dar nota máxima ao livro por algumas questões.

A primeira é marca registrada do autor Stephen King, os devaneios e as descrições sem fim, trechos inteiros dedicados a tópicos que poderiam passar sem aquilo.

A segunda foi a repetição de que a Coisa mata crianças, mata crianças, mata crianças, caramba, já entendemos! Porém mesmo assim ele continua repetindo.

Fora isso me emocionei, senti raiva, me apaixonei, senti que ia abandonar por hora o livro e mais um mix de emoções que as obras do autor sempre despertam em mim.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 29/05/2021

Resenha por Marcelo W. Oliveira (Skoob: Marcelo.Wallace)
"Os anos 80 talvez sejam os mais conturbados da vida do escritor Stephen King, admitido pelo próprio, que sofria com o vício em cocaína durante esse período. Entretanto, como se sabe, as coisas mais geniais vem nos momentos em que menos se espera e isso reflete durante essa fase do autor, talvez a sua mais brilhante como um trinca de clássicos indiscutíveis, como por exemplo O Cemitério, Misery e também, considerado por muitos como a sua magnum opus o livro em questão, It: A Coisa.

Escrito por um período de 4 anos, o que reflete nas proporções majestosas do livro com suas 1102 páginas, It: A Coisa embora considerado como um livro de terror, o livro transcende em muito o sentido estrito da palavra, abordando por toda sua extensão inúmeros temas humanos, como o amor, bullying, vingança, aventura, perda da inocência, dor da perda e sem dúvidas, sobretudo, It é um livro a respeito da amizade dos 7 protagonistas, auto intitulados "Os Otários".

O livro adota uma maneira não convencional de desenvolvimento, alternando entre eventos presentes e passados da vida dos protagonistas, como crianças na década de 50 e como adultos na década de 80, o quê pode confundir leitores no início, principalmente os que assistiram ao filme primeiro, porém é de fácil adaptabilidade. A transição de tempo é feita de maneira muito fluída, sem nenhuma disrupção narrativa, com eventos passados complementando os do presente e ao finalizar o livro se percebe que sem dúvida não haveria maneira melhor de abordar a história.

Mesmo com sua longa extensão, a escrita caprichosa e magnética de King não deixa a leitura se tornar cansativa e muito menos frustrante em nenhum momento da obra, muito pelo contrário, as páginas voam pelos nossos dedos sem ao menos perceber a passagem do tempo. Para quem adora personagens bem desenvolvidos, motivações bem fundamentadas e criveis, drama e um vilão marcante, nesse caso um dos mais reconhecidos e amados da cultura pop, esse livro é um prato cheio.

É de se elogiar a maneira como o autor possuí uma brilhante capacidade de escrever sobre temas emocionais e densos com uma sensibilidade sublime, principalmente ao abordar os dramas dos personagens. Por exemplo, a sensação de culpa de Bill, que se sente responsabilizado pela morte do irmão George, evidenciado pelo o afastamento de seus pais em relação ao próprio. Durante o livro, entramos em contato com os conflitos psicológicos do personagem, que por ser apenas uma criança não é absolutamente capaz de entender e de expressar seus sentimentos, esse ultimo por causa de sua gagueira, e muito de sua motivação por todo o livro é a superação da dor e a reaproximação com seus pais. Também, no personagem Eddie é destacado de forma muito bem desenvolvida o conflito com sua mãe super protetora, e as consequências dessa criação em sua infância e posteriormente em sua vida adulta." [...]

Quer acabar de ler essa resenha maravilhosa?
Acesse: pontoparagrafo.art.br
Skoob do autor: Marcelo.Wallace

site: https://www.pontoparagrafo.art.br/post/resenha-it-a-coisa
Sandra.Rodrigues 29/05/2021minha estante
Adorei ??

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 29/05/2021minha estante
???

le_menezes 30/05/2021minha estante
Realmente é um livro especial, leva o leitor a várias emoções e não tem como não amar "os Otários", amei a resenha.

Marcelo.Wallace 01/06/2021minha estante
le_menezes Agradecemos o elogio, muito obrigado ?

Marcelo.Wallace 01/06/2021minha estante
Sandra.Rodrigues Obrigadoooo ?

Murilo sibim 17/10/2021

Que história incrível, um dos melhores livros lidos da minha vida, nele é possível encontrar tudo o que torna uma história inesquecível, drama, aventura, terror, ação, romance, mas o melhor de tudo mostra o quão forte são os laços da verdadeira amizade.

Tudo isso combinado com a escrita fenomenal do King tornou esse livro inesquecível para mim!
Pedro 17/10/2021minha estante
Eu não gostei do final, mas o desenvolvimento é tão bom que eu não levei isso em conta.

Beatriz3364 17/10/2021minha estante
Livro bom demais!!

Juliane Raquel 17/10/2021minha estante
Esse livro é perfeito mesmo, amooooo ?

Stephanie 25/02/2022

Uma história sobre amizade
Já estou com saudade de Derry ... Do clube dos Otários , e da amizade entre eles. A coisa se torna um personagem "secundário" diante das vidas desses garotos e da amizade construída entre eles. Seria um livro que eu gostaria de apagar da memória e ler novamente como se fosse a primeira vez.

Michelle.Gandolfi 17/02/2022

"Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração"
Este livro ensina o que é o amor, a lealdade e, acima de tudo, a amizade.

É muito mais do que um simples livro de terror, pois ele te leva a discutir e admirar as questões mais simples e puras da infância.

Cada um dos personagens agregam qualidades e peculiaridades que as complementam e os tornam únicos.

Stephen King mais uma vez mostrou para o que veio e escreveu com excepcionalidade do começo ao fim. (Para quem diz que o final é ruim, me desculpe, mas acho que você leu errado! kkk).

Um ponto que me fez amar ainda mais é como ele "brinca" com o passado e presente, instigando o leitor a cada página virada.

Richie, Bev, Bill, Ben, Ed, Mike e Stan? Amo todos vocês.
iamdudis 17/02/2022minha estante
Esse livro é meu favorito da vida!

Michelle.Gandolfi 17/02/2022minha estante
Tornou-se o meu também. É muito especial para mim!

Tati 17/02/2022minha estante
Esse é uma obra sensacional! Um livro que faz a gtte ter todos os tipos de sensações durante a leitura, é um mix de sentimentos! Favoritei também !

Com certeza, Tati!!
Você leu Doutor Sono? Criei uma teoria e quero te mostrar

Tati 17/02/2022minha estante
Já li sim ! ?

Rafa 17/02/2022minha estante
Nada em it é ruim...??tbm curti o final...
As pessoas as vezes querem colocar o "seu final" na obra...e não é assim...aquilo é uma história, outro mundo sabe...tem gente q realmente lê pra dar pitaco,não para apreciar majestosa escrita do king

Concordo totalmente com você, Rafa. Fico indignada com isso hahhah

Rafa 18/02/2022minha estante
Tmj Michele kkkk

Dhewyd 29/03/2022minha estante
Esse ainda não li... por ser um calhamaço rses e ter alguns ainda pra ler ... mas pela sua resenha, já está me excitando a lê-lo... acredito que compensa .

DANILÃO1505 06/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Patricia Lima 18/02/2020

It: A Coisa
O livro é muito grande, mas é porque são muitos personagens, e nós conhecemos a vida de cada um deles tanto na infância como na vida adulta, e também vamos acompanhando como a amizade entre eles vai se formando.

Sem contar é claro todo o terror que eles acabam passando ao se deparar com A Coisa.

Eu amei demais o livro foi o meu favorito do Stephen King, primeiro porque eu me surpreendi muito quando eu comecei a leitura.

Eu pensei que o livro ia ser muito lento, que ia ser uma leitura muito cansativa, e eu não encontrei isso aqui em nenhum momento. A leitura fluiu super bem desde o início.

É claro que o livro tem muitos detalhes, muitas descrições que fazem parte do tipo de escrita do autor, mas eu me peguei muito interessada em todos esses detalhes. E isso fez com que eu aproveitasse muito a leitura.

A melhor coisa no livro é o desenvolvimento dos personagens, a forma que o autor construiu cada um deles foi incrível.

Cada um tem uma personalidade única e cada um precisa enfrentar seus próprios medos ao logo de toda a história.

Meus personagens favoritos foram o Ben e a Beverly.

Infelizmente só temos uma personagem mulher no livro, os livros do Stephen King no geral não tem muita representatividade feminina, mas eu adorei a Bev, a garra que ela tem, e o carisma também me conquistaram muito.

E o Ben é um amor de pessoa, ele foi aquele garotinho que gostava de ir a biblioteca, que lia muitos livros. E ele é muito carismático também.

E os outros personagens também tem coisinhas ao longo da história que vão te conquistar de alguma forma.

Eu confesso que gosto mais das partes em que eles são crianças, achava mais divertido de ler, quando eles são adultos parecia que história ficou mais sombria e séria.

E a amizade que eles acabam construindo é muito legal de acompanhar também, é um livro que fala de amizade em primeiro lugar.

Como eles se unem pra enfrentar essa coisa maligna, e só a amizade entre eles é o suficiente para eles criarem essa coragem, é muito lindo, é um livro bem completo sobre esse tema.

Por isso pra você que quer focar mais no terror do livro, se você vai ler com altas expectativas pra essa parte, talvez você se decepcione um pouco.

O livro tem cenas bem assustadoras, principalmente pra quem tem medo de palhaços, mas eu senti que como o foco do livro é muito mais os personagens principais do que a Coisa, eu não senti medo em nenhum momento.

Eu sei que muitos não leem o livro por terem medo, da minha parte eu diria que ele não é um livro tão assustador, eu senti mais medo lendo O Cemitério do que lendo It, por exemplo.

Mas tem umas cenas bem legais, e é interessante que coisas diferentes acontecem com cada personagem, depende muito do medo de cada um, então existem cenas diversas de terror que podem causar um desconforto diferente para cada leitor também.

E o final do livro é o maior ponto negativo da história, pelo menos pra mim. Primeiro porque tem uma cena absurda, que o autor quis demonstrar uma coisa, mas ele fez uma péssima escolha de situação. É absurda essa cena, você lê e depois finge que não leu.

E a explicação sobe A Coisa foi bem decepcionante, porque é uma explicação muito viajada, muito bizarra, muito fora da casinha e muito confusa também, tive que reler algumas vezes aquelas cenas.

Ouvi falar que faz mais sentido nos livros da Torre Negra, porque é todo um universo conectado entre as histórias do Autor, mas A Torre Negra é mais fantasia, e aqui, por ser uma história mais urbana, eu achei que não combinou muito.

Por isso que eu digo que se você ler o livro mais focado na Coisa, talvez você não aproveite a história.
Drica 18/02/2020minha estante
Li. Uma luta de 5 ou 7 meses... afff que canseira... Não cheguei a me decepcionar, mas não foi como eu esperava...

LFaller 28/01/2021

Leitura longa
Livro enorme, levei meses para terminá-lo ? mas a história é ótima, apesar de se arrastar muito em alguns momentos. Muito melhor que os filmes.

Albieri 15/10/2021

Sensacional
It - A Coisa - Stephen King

Eu não consigo expressar minhas emoções com esse livro, pois foram muitas. Um livro realmente incrível, personagens bem desenvolvidos que te cativam do começo ao fim.
A gente acha que só irá ver terror nesse livro, terror sobrenatural, mas o terror que vemos é de outro tipo.
O ser humano é capaz de tudo isso não há ninguém que possa dizer o contrário.
Aqui vemos pais abusivos, racismo, homofobia, crítica religiosa. Vemos o que a dor é capaz de provocar, vemos loucura e tudo o mais.
Um livro cheio de expectativas, força, desejo, amor, amizade. Cheio de crueldade também.
Um enredo envolvente, com uma bela escrita de King. Esse é o meu primeiro dele.
Claro que o final me decepcionou um pouco, mas pelo simples fato de uma cena me chocar ao extremo. Uma cena que King poderia ter alterado em alguma edição para ficar menos pesada. Não sei o que ele quis com aquela cena e pretendo apagar ela do restante do livro que foi muito bom.
Esse livro é nostálgico como disse um amigo meu. Realmente apesar de ser uma época diferente da minha, remete a infância, aquela pura que acredita nas coisas e que se transforma ao passar dos anos.

#It #ItACoisa #StephenKing #ficcaoamericana #livro #book #minhaestante #amoler #leitura #biblioteca #cabeceira #skoob #Bill #Ben #Beverly #Eddie #Mike #Richie #Stan #instabook #instalivros

Thiago Neiva 26/01/2020

Pennywise, ícone cultural atemporal
IT foi o meu primeiro contato com Stephen King. Já posso adiantar que foi o melhor livro que já li em toda a minha vida. Esse livro não só me moldou como pessoa, mas me inspirou em diversos aspectos da minha vida, me tornou um ser humano melhor e me fez interessar pela literatura e pela arte em geral. Essa é a suma obra-prima do King. Todos os personagens são cativantes e mirabolantes. O universo é espetacular e os antagonistas são os melhores que eu já vi em toda minha vida. Essa obra atingiu as novas pessoas das novas gerações, como eu, que não conheciam o autor (no mínimo já ouviram falar). O Pennywise se tornou um ícone cultural e um clássico de terror, ao lado de vilões como Jason, Freddy Krueger etc. Eu acho que o King não vai conseguir repetir esse feito, pelo menos não tão cedo.

O romance acompanha a história profunda e drástica de uma cidade amaldiçoada chamada Derry. Em geral, a obra foca nos valores humanos, na infância, no medo e no poder da amizade. Um grupo de amigos se vêem encurralados por Pennywise, o palhaço dançarino. A questão, porém, que engloba todo o livro, é a mitologia que King cria para o seu universo compartilhado, o Kingverse. Nada é por acaso e nada é tirado da cartola. Todos os personagens, inclusive a própria cidade, é contextualizada em uma história maior e mais rica. E isso, creio eu, é o que faz IT — assim como outra grande parcela dos livros do King —, especial.

Eu não vou me prolongar muito por aqui pois tudo isso já é sabido pelos leitores. Só quero deixar algumas pequenas ressalvas quanto ao livro. Um fato que me incomodou bastante é a personagem Beverly. Dentre todos os outros personagens de seu grupo de amigos, a garota, a única por sinal, é recheada de estereótipos femininos e sexualizada de uma forma completamente absurda. Além disso, há uma cena final no esgoto que é completamente desnecessária e chocante, pois, lembrem-se, estamos falando de crianças! Então, sim, apesar do livro ser escrito por volta dos anos 80, não é justificado. O autor, quando questionado, diz não se arrepender. Então sim, essas ressalvas fizeram com que eu abaixasse uma estrela. Afinal, nem todo livro é perfeito.

Mas, de qualquer forma, IT: A coisa, é um romance completamente necessários para os leitores que estão ingressando no gênero de terror e no Kingverse. Leia, leia, leia!

Almeidz 15/03/2021

Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração
Maine, Derry, 1958.
Maine, Derry, 1985.
O quão ingênua é nossa mente quando somos crianças? O quanto conseguimos imaginar? O quanto podemos apenas sonhar?
It, a Coisa, é mais que um livro de terror. Trata-se de amizade, trata-se do nosso sentimento mais puro e, ao mesmo tempo, de tudo que tenta nos impedir de manter este sentimento. Muita gente, assim como eu, conheceu It através do filme e comecei a ler com certo receio devido ter visto o filme primeiro mas que evaporou rapidamente após lido as primeiras páginas.
Fica meu eterno e profundo sentimento por Bev, Ben, Big Bill, Richie, Stan, Eddie e Mike. Levarei para sempre esses personagens, personagens criados (da maneira única que apenas o Stephen King consegue) com um misto enorme de sensações, personalidades, dificuldades e individualidades. Mas uma coisa eles tinham em comum: o amor pela amizade.
It não é um simples livro de terror, reitero novamente. Stephen nos mostra diversas faces do nosso mundo, tão hostil por tantas vezes. Dentre essas estão o bullying, machismo, racismo e DIVERSOS preconceitos que estão na nossa cara e assim como habitantes de Derry, muitas vezes ignoramos. Derry possui uma ambientação pesada, carregada e que é facilmente percebido pelas crianças.
A Coisa foi um bom vilão, achei que por tudo que construiu podia ter tido um final mais caprichado mas não nego que fugiu do óbvio e me surpreendeu. E Henry é um reflexo de uma criação horrível e a imagem de uma força sombria, com livre acesso para o que bem pretender, manipulando, escolhendo e omitindo informações. Derry tornou-se o lugar perfeito para isto e junto com sua população desleixada, conseguem transformar a cidade em um inferno.
Creio que este tenha sido o melhor livro que já li por todos os fatores citados e por mais um pouco. A leitura traz consigo um envolvimento enorme com todos os personagens, desde as crianças, boas ou más, até os secundários e terciários que aparecem. Consegui captar o sentimento da senhora no carro e sua indignação por vê uma menina sendo maltratada na rua e ao mesmo tempo o sentimento oposto de fuga tanto dela quanto do senhor entrando para casa mesmo vendo a cena. São coisas de causar nojo, indignação, impotência e acima de tudo, raiva. Personagens criados com intuito de atingir, personagens que matam crianças, animais e o que mais tiver, personagens que te influenciam à reflexão.
Assim, apesar de toda a admiração pela obra, se tivesse como dar uma nota 4,8 essa seria a minha. O final não me decepcionou, não sabia como chegaria ao fim e nem conseguia imaginar, o meu final dos sonhos já sabia que seria impossível mas mesmo assim, aceito a forma como o Clube dos otários terminou. O que me faz tirar uns pontinhos da avaliação é a famosa cena polêmica que quem leu irá saber. Não me faz retirar em nada a opinião sobre o conjunto do livro mas foi algo totalmente desnecessário na minha opinião, retirou um pedaço da ingenuidade que eu mantinha a respeito deles e me fez ter desgosto por um momento, compreendi o contexto mas existiam outras formas de realizar aquela cena.
Por fim, feliz de ter lido esse calhamaço, de ter conseguido adentrar à Derry e mais feliz de ter compartilhado sentimentos únicos por cada personagem. Será uma honra reler um dia e uma saudade boa ficará guardada comigo. E como elogiar mais Stephen King? Suas obras me marcaram e marcam a cada leitura, que venham muitas outras :)
Goulart 15/03/2021minha estante
falou tudo????