It: A Coisa

It: A Coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

Rebecacar07 24/01/2022

Eu simplesmente amei
Eu amei esse lá livro, ele e quase perfeito, todos os personagens são fodas e vc se apaixona por todos eles, os meus preferidos são bev e Richie eles são perfeitos, e a amizade deles tbm, o jeito que eles se tratam e perfeito, as histórias são muito legais tbm, eu só dei quatro estrelas por causa do final que não entendi quase nada e por causa daquela parte no bueiro que e super desnecessária. Virou um dos meus livros favoritos.

Samara 18/08/2022

O Livro é perfeito, não tinha tantas expectativas, mas confesso que todo o contexto me fascinou, stephen king faz com que você se imagine na cidade, no clube dos otarios, cada página trás aquela vontade de devorar, amei??.
Angie - @livros_libras 18/08/2022minha estante
Esse livro é perfeito mesmo.

Samara 18/08/2022minha estante
Sim, perfeito demais

Resenhando Com Luke ® 26/08/2022minha estante
Perfeito!

Samara 26/08/2022minha estante
Perfeito demais

@moon 18/07/2022

Adorei
O livro é complexo, comprido e às vezes maçante, mas cada página vale a pena! Foi top
Demais!!!!!!!!

Manu 13/03/2022

Simplesmente perfeito
A capacidade que esse homem tem de mexer com o meu psicológico e trazer todos os tipos de emoções possíveis e indescritível. Sem dúvida o melhor livro que eu já li na minha vida.

Nado 23/10/2022

Um verdadeiro clássico do terror e que merece todo o sucesso que tem. Apesar de achar que é um livro que deve ser lido por todo amante do gênero, achei a escrita totalmente prolixa, com cenas desnecessárias e escatológicas que poderiam ser eliminadas e que não fariam falta alguma. Mesmo assim, me surpreendi pela qualidade de escrita do autor, que manuseia muito bem as palavras e faz um enredo bem amarrado por toda a obra.

LuizaCands 24/10/2020

Não vale a fama que tem...
Não estou aqui como "resenhista" profissional, se é que isso existe. Estou demonstrando apenas minha opinião como leitora que se deixou influenciar por diversas outras opiniões e quis conferir por conta própria se valia tanto a fama que tem. Minha resposta é não: não vale a fama que tem, definitivamente.

"Mas é de fé que os monstros vivem, não? Sou levado irresistivelmente a essa conclusão: a comida pode ser vida, mas a fonte de poder é a fé, não a comida. E quem é mais capaz de um ato total de fé do que uma criança?"

Acredito que todos já conheçam de alguma maneira a história, seja por uma adaptação cinematográfica ou por um comentário feito sobre a obra, então não vou me estender nesse aspecto. Basicamente, são crianças que vivem em uma cidadezinha chamada Derry, até que circunstâncias estranhas – um tal palhaço que vocês provavelmente já conhecem – permitem sua aproximação. Um mal que só as crianças podem ver: será que elas serão capazes de derrotá-lo?

É realmente difícil expressar o que senti com essa leitura. No final, me prendi tanto à história, aos personagens e aos acontecimentos que não conseguia mais parar. Também não posso ignorar, infelizmente, que durante bastante tempo tive que me forçar a continuar lendo, na esperança de chegar algum momento em que me sentiria imersa no enredo a ponto de não precisar me "obrigar" a ler – fato que só aconteceu por volta das últimas 150 páginas.

Acredito que as descrições extremamente exageradas não me incomodariam tanto se o livro tivesse menos páginas. Só que, num livro de 1103 páginas, é outra historia. É cansativo, você lê e nunca sente que chegou de fato a algum lugar, especialmente pelas voltas entre passado e presente, transitando entre os tempos assim como entre frases inacabadas e tramas e personagens secundários que não tiveram relevância.

Claro, não posso deixar de elogiar o universo que Stephen King criou e que serviu de ambientação para esse livro: o Pennywise, a ideia da Coisa em si, a Tartaruga, a própria Derry, a imensidão dos personagens... Adorei como ele juntou todas as pontas soltas no final e, mesmo com certa melancolia, pude suspirar com tranquilidade porque todas as peças se encaixaram da forma que tinha que ser. Foi coerente e valeu a pena.

"Se houver 10 mil camponeses medievais que criam vampiros por acreditarem que eles são reais, pode ser que haja um, provavelmente uma criança, que vai imaginar a estaca necessária para matá-los. Mas uma estaca é apenas madeira idiota; a mente é o martelo que a enfia no lugar certo."

A questão é, se você procura algo de terror nesse livro, sinto lhe dizer que não vai achar. Claro, há algumas descrições que provocam asco e, se você tem algum medo ou desconforto com relação a palhaços, pode se sentir amedrontado. No entanto, o foco está longe disso e é por isso que não vale a fama que tem, em minha opinião. Particularmente, não vi nada do "incrível" e "espetacular" que me disseram que encontraria com essa leitura e por isso me decepcionei.

Contudo, também não sou capaz de simplesmente avaliar como bom ou ruim, já que a história em si é muito interessante e, para mim, o que deixou a desejar foi a execução. Essa avaliação igualmente depende muito das preferências individuais de cada um. Então, acho bom apenas que você ajuste suas expectativas e se prepare para uma longa jornada, de todas as formas possíveis.
Jania Marta 24/10/2020minha estante
Eu fui influenciada a assistir o filme ao ver o trailer do palhaço no esgoto que parecia assustador, mas dormir durante o filme todo.

LuizaCands 24/10/2020minha estante
Se já foi assim durante o filme, imagina o livro, viu? ? Até que no caso da adaptação, achei interessante e prendeu mais minha atenção, provavelmente pelo aspecto visual mesmo. Só que realmente nem no caso do filme vale todo esse hype e essa fama de terror. Não é assustador como história, só tem umas poucas cenas que podem causar desconforto. Não concordo com essa fama toda que ganhou.

leticia.niehues 20/08/2021

Bom, esse foi um livro que eu li muito devagar (2 meses) porque acompanhei o cronograma de uma leitura coletiva que participei sobre a obra. Eu não tenho uma experiência muito agradável com os poucos livros do King que tinha lido antes desse, mas quis dar uma chance pra It. E, agora depois de ter terminado, posso dizer que valeu a pena.
O livro tem um ritmo bem lento e descritivo, como é comum do autor, mas ao mesmo tempo vai te dando dicas e juntando partes da história importantes pro final. Admito que eu havia criado uma expectativa e uma teoria pro final que não foi concretizada, fiquei meio bolada, mas total por culpa minha. O final querendo ou não faz sentido pra história dentro da sua loucura (eu nem sabia que o King tinha usado tanta droga enquanto escrevia It, fui pesquisar isso justamente depois de ler a Parte 5 e pensar que não tinha como ele estar sóbrio escrevendo aquilo. E não tava!)
Não criei nenhum apego maior ao livro, provavelmente porque li num espaço de tempo tão grande, mas ainda assim foi uma leitura boa. Gostei muito das nuances psicológicas dos personagens, da cidade e todas as críticas que o livro trás.

MelAnia.Rafaela 22/08/2020

Primeiro livro de Stephen King
Pega pelo auê da estréia do filme e pelo desejo de ler uma obra do autor, iniciei a leitura. Acho que comecei pela obra errada. Um calhamaço de mais de 1000 páginas. Mas apesar da dificuldade inicial o livro me conquistou e pretendo ler outros do autor.
@rebeccaedson 22/08/2020minha estante
Me metendo na sua publicação, indico Carrie já que você quer ler outras obras dele. Um clássico, mais fino e super gostoso de ler.

Saan0 22/08/2020minha estante
Eu li e adorei "o cemiterio" recomendo!
Fico maravilhada com a coragem de ler esse livro. Eu tenho muita vontade mas o tamanho dele me assusta kkkkkk

@rebeccaedson 22/08/2020minha estante
Eu amo o Cemitério também. ???

Nath 04/06/2020

O círculo se fecha, a roda gira e isso é tudo que há.
Meu primeiro calhamaço e minha primeira leitura conjunta. FOI DEMAIS.
Eu estava bem apreensiva com quantidade de páginas, no começo é meio lento, mas depois flui muito, é incrível.
Tirando aquela cena polêmica q todo mundo sabe, O LIVRO É INCRÍVEL.
E não estou preparada para me despedir dos otários :(

"Você não precisa olhar para trás para ver essas crianças; parte da sua mente vai vê-las para sempre, vai viver com elas para sempre, vai amar com elas para sempre." ♡

_izz.1d 24/09/2023minha estante
uma resenha enorme pra um livro enorme. eu achei justo

Vênus_Alice 11/02/2023

It
Sempre fico fascinada em como o Stephen King consegue escrever vários livros com diferentes formas de narrativas, cada uma criativa e única ao seu modo.
A característica comum entre eles- e muito presente em It- é a enorme descrição de cenas e cenários, e o grande desenvolvimento de personagens (até mesmo secundários e terciários).

It me pegou de surpresa, um livro muito bom, suspense muito bem feito e planejado, ao longo da história vai bordando e costurando, demora-se para entender todo o contexto e o motivo de cada personagem estar ali, ao longo, vai tudo se amarrando e fazendo sentido.

É um ótimo livro, com muitos personagens bem feitos e uma história que te cativa pela curiosidade em descobrir o desfecho, apenas achei que não era uma leitura muito fluída, porque em alguns momentos havia quebra de expectativas e longas descrições de lugares e histórias não principais.

sugarluck 24/04/2022

Correndo contra o diabo
It foi um desafio pessoal. Nunca havia lido um livro tão grande e de um gênero do qual não tenho nenhuma experiência, ao menos não na literatura.
É um dos meus filmes favoritos, então não poderia deixar de também dar uma chance ao livro que é tão bem falado. E não por menos, o livro realmente vale a fama!

Tem um enredo bem construído e uma leitura fluída, um monstro que provoca repulsa e uma ambientação incrível. Mas o horror na verdade é a mediocridade, preconceito e ignorância da população da cidade de Derry, que pareceu ficar estagnada e se prender à podridão e violência de acontecimentos no mínimo bizarros.
Porém, com certeza, a amizade do Clube dos Otários foi o melhor de tudo. Posso dizer que as melhores partes da minha experiência foi acompanhar os flashbacks da infância do Eddie, Richie, Ben, Bev, Bill, Stan e Mike.

A sensação que eu tive ao terminar esse livro foi entrar no carro depois do fim do Ensino Médio e dar adeus aos meus amigos e partir para uma cidade nova em busca da faculdade.

DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Flávia Menezes 02/12/2021

?NÃO VISITE DERRY SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA.?
Verdade seja dita, mas ?It? é um livro para se ler como se lia antigamente. Afinal, são 1.153 páginas de uma história tão rica em detalhes, que ao final, parece que você realmente esteve em Derry, e conheceu aquelas pessoas. Você sabe tudo sobre elas. Sabe como foi a infância delas, e as viu crescer. Então, é como se você também tivesse vivido tudo o que elas viveram.

Minha visita à Derry durou 41 dias, e em um ritmo bem tranquilo, prestando bastante atenção à cada palavra, até porque o exemplar que eu li foi em inglês. Mas como eu disse acima, não é um livro para se ler com pressa. É um livro para se ler como antigamente. Como na década de 1980, período esse em que Stephen King escreveu essa história. Não havia internet, e você não tinha as redes sociais ou as mensagens de Whatsapp para desviar sua atenção. Você só se sentava, colocava os olhos no livro, e esquecia o mundo ao seu redor.

Aproveitar cada momento dessa leitura, te faz perceber o quanto de genialidade existe na escrita do King. É assombroso perceber a riqueza de detalhes da vida de cada personagem, ou sobre a história da cidade. Além disso, a forma como o King passeia entre presente e passado é simplesmente brilhante. Sem contar que os diálogos acontecem com tanta naturalidade, que imagino que o autor deve ter se sentido vivendo realmente cada parte dessa história como se fosse real. E se você gosta de escrever, ou já fez algum curso sobre escrita, tenho certeza de que sabe bem o que eu estou falando. Não é algo simples. Nem todo mundo tem esse dom. E por isso que é assombroso perceber o nível de escrita do King. Ele é simplesmente perfeito!

Ler ?It? é como andar em uma montanha russa. Em um momento, o autor te despertará bons sentimentos, e em outro, é só ladeira abaixo! É eita atrás de eita, como se diz hoje em dia. E essas sensações são tão reais, que ao final, confesso que me senti tão estranha. Era tanto para processar, que cheguei a ficar um pouco quieta no meu cantinho.

Mas se você acredita que tudo se resume ao terror e às cenas tristes, preciso te dizer que existe tanta beleza nessa história, que você nem sequer imagina. Afinal, o que dizer sobre beleza da amizade verdadeira? De ser leal, de ser companheiro, e principalmente, de estar junto, brincando, se divertindo, se ajudando. Tem algo mais gostoso do que isso?

É um sentimento tão puro, e tão bonito quanto o primeiro amor. Se você já passou por essa fase, me diz, você ainda se recorda de como foi? Esse sentimento que você mal consegue compreender, mas que, ao mesmo tempo, é tão intenso, que é quase devocional. Você ama sem precisar sequer tocar. Muitas vezes é até platônico, mas ainda assim é tão bom. E o King descreveu a magia desse primeiro amor com tanta propriedade, que é possível sentir dentro de nós o que cada personagem está experimentando, como se fosse conosco.

É claro que um livro tão longo quanto esse, tão denso e escrito sob a influência de substâncias ilícitas que interferem na forma de pensar, que nem tudo são flores. Há um momento, lá no finalzinho, que acontece uma cena entre a única garota do grupo e os rapazes, que me deixou bastante chocada.

Eu acho que nem foi só choque, eu me senti triste, para ser honesta. Afinal, os personagens nessa fase (e não quero me estender muito para não dar spoiler), tinham apenas 12 anos, e isso me fez sofrer por eles. Não apenas pela Beverly, mas pelos garotos também. E por que não? O que aconteceu com eles também foi cruel. Os meninos também passaram por algo que, por mais bonito que tenha sido descrito, roubou-lhes o que a infância tem de mais precioso: a pureza, a leveza, a inocência! E eu tenho que dizer, torço tanto para que as pessoas não vejam essa parte da história como algo natural!

Mas.... isso é o ?It?. Ele não é só o medo, mas também é tudo o que é medonho, feio, errado, cruel e grotesco. E ver o quanto ele representa tantas coisas ao mesmo tempo, me fez lembrar de outro livro: ?A História Sem Fim?. Claro que muito mais pesado e pavoroso, mas falo da forma como o autor representa algo metaforicamente.

O que mais eu posso dizer? Acredito que nada, a não ser reforçar o que eu disse acima: se você deseja ler esse livro, não tenha pressa. Leia com calma, e sem medo de quanto tempo você vai levar para terminar. O que isso importa? Uma leitura tem que ser importante para você, e não apenas para deixar o seu Skoob recheado de livros lidos. Ler não tem nada a ver com números.

Mas olha, eu preciso te advertir que coisas curiosas acontecem nesse período. Afinal, Pennywise gosta de marcar presença. Então, não se impressione se sair de casa e encontrar um balão vermelho estourado e jogado na sua calçada. Ou se ligar a tevê, e ver alguém usando uma camiseta com a foto do Pennywise numa plateia. É assim que o Pennywise gosta de agir. E tenho que dizer: essa parte foi verdade. Aconteceu comigo. E eu tive que colocar aqui, porque essas coincidências são mesmo muito divertidas. E essa é a beleza de um livro.

De fato, uma leitura sempre mexe com a gente. Então, imagina uma como essa! Por isso, aproveite a jornada, sem pressa. Leve o tempo que precisar. Mas se divirta!
Douglas Finger 02/12/2021minha estante
??

Douglas Finger 02/12/2021minha estante
Que consquista Flavia! Parabens pela resenha e por essa leitura incrivel

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Douglas?.foi sofrido! Kkkkk Mas valeu a pena!!! Obrigada pelas palavras!! Foi um livro realmente incrível! ????

debs 02/12/2021minha estante
Resenha sensacional!!! Até deu vontade de começar a leitura nesse exato momento

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Obrigada, Débora!! ?? Sou suspeita pra falar. Eu suuper indico essa leitura viu? ?

Joao634 02/12/2021minha estante
Esse livro....não consigo descrever o quanto eu amo??

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Também amei, João Victor!! ??? Mas fiquei com um pouquinho de medo também ????? Ah! E chorei no final.. claro!! ?

Joao634 02/12/2021minha estante
No final dá aquela sensação de vazio,porque realmente nos conectamos a Derry e a história dela,e bota história nisso! A história desse livro e tão bem feita,king mandou mt bem

Flávia Menezes 03/12/2021minha estante
Quatro anos de dedicação é realmente algo para um mestre como ele ??????

Joao634 03/12/2021minha estante
Simm,no final quando vi quanto tempo levou fiquei em choque! Demorou bastante

Guinho 02/01/2022minha estante
CORAJOSA!!!! hahahahaha

Flávia Menezes 02/01/2022minha estante
Kkkkkkkk Mas foi uma aventura e tanto!!!!

Dhewyd 25/01/2022minha estante
Nossa que resenha incrível.. Parabéns.

Flávia Menezes 25/01/2022minha estante
Muuuuito obrigada, Dhewyd! ?