It: A Coisa

It: A Coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

Thainara 25/05/2021

Favoritado pra vida?
Superou minhas expectativas, um livro que trata tantos assuntos, como a amizade, racismo, violência, homofobia, amor. Não tenho nem palavras para expressar meu amor por esse livro.
FAVORITADO PRA VIDA???
Pollyanna Reis 25/05/2021minha estante
Livro muito bom mesmo. Só conseguir ler ele na segunda tentativa, mas deu graças por não ter desistido. ?

yan 25/05/2021minha estante
Maravilhoso!

elisarss 25/05/2021minha estante
Esse livro é perfeitoo, meu favorito do King ????

Thainara 25/05/2021minha estante
Vale a pena ler, vou recomendar pra todo mundo kkkkkkk

Flávia Menezes 02/12/2021

?NÃO VISITE DERRY SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA.?
Verdade seja dita, mas ?It? é um livro para se ler como se lia antigamente. Afinal, são 1.153 páginas de uma história tão rica em detalhes, que ao final, parece que você realmente esteve em Derry, e conheceu aquelas pessoas. Você sabe tudo sobre elas. Sabe como foi a infância delas, e as viu crescer. Então, é como se você também tivesse vivido tudo o que elas viveram.

Minha visita à Derry durou 41 dias, e em um ritmo bem tranquilo, prestando bastante atenção à cada palavra, até porque o exemplar que eu li foi em inglês. Mas como eu disse acima, não é um livro para se ler com pressa. É um livro para se ler como antigamente. Como na década de 1980, período esse em que Stephen King escreveu essa história. Não havia internet, e você não tinha as redes sociais ou as mensagens de Whatsapp para desviar sua atenção. Você só se sentava, colocava os olhos no livro, e esquecia o mundo ao seu redor.

Aproveitar cada momento dessa leitura, te faz perceber o quanto de genialidade existe na escrita do King. É assombroso perceber a riqueza de detalhes da vida de cada personagem, ou sobre a história da cidade. Além disso, a forma como o King passeia entre presente e passado é simplesmente brilhante. Sem contar que os diálogos acontecem com tanta naturalidade, que imagino que o autor deve ter se sentido vivendo realmente cada parte dessa história como se fosse real. E se você gosta de escrever, ou já fez algum curso sobre escrita, tenho certeza de que sabe bem o que eu estou falando. Não é algo simples. Nem todo mundo tem esse dom. E por isso que é assombroso perceber o nível de escrita do King. Ele é simplesmente perfeito!

Ler ?It? é como andar em uma montanha russa. Em um momento, o autor te despertará bons sentimentos, e em outro, é só ladeira abaixo! É eita atrás de eita, como se diz hoje em dia. E essas sensações são tão reais, que ao final, confesso que me senti tão estranha. Era tanto para processar, que cheguei a ficar um pouco quieta no meu cantinho.

Mas se você acredita que tudo se resume ao terror e às cenas tristes, preciso te dizer que existe tanta beleza nessa história, que você nem sequer imagina. Afinal, o que dizer sobre beleza da amizade verdadeira? De ser leal, de ser companheiro, e principalmente, de estar junto, brincando, se divertindo, se ajudando. Tem algo mais gostoso do que isso?

É um sentimento tão puro, e tão bonito quanto o primeiro amor. Se você já passou por essa fase, me diz, você ainda se recorda de como foi? Esse sentimento que você mal consegue compreender, mas que, ao mesmo tempo, é tão intenso, que é quase devocional. Você ama sem precisar sequer tocar. Muitas vezes é até platônico, mas ainda assim é tão bom. E o King descreveu a magia desse primeiro amor com tanta propriedade, que é possível sentir dentro de nós o que cada personagem está experimentando, como se fosse conosco.

É claro que um livro tão longo quanto esse, tão denso e escrito sob a influência de substâncias ilícitas que interferem na forma de pensar, que nem tudo são flores. Há um momento, lá no finalzinho, que acontece uma cena entre a única garota do grupo e os rapazes, que me deixou bastante chocada.

Eu acho que nem foi só choque, eu me senti triste, para ser honesta. Afinal, os personagens nessa fase (e não quero me estender muito para não dar spoiler), tinham apenas 12 anos, e isso me fez sofrer por eles. Não apenas pela Beverly, mas pelos garotos também. E por que não? O que aconteceu com eles também foi cruel. Os meninos também passaram por algo que, por mais bonito que tenha sido descrito, roubou-lhes o que a infância tem de mais precioso: a pureza, a leveza, a inocência! E eu tenho que dizer, torço tanto para que as pessoas não vejam essa parte da história como algo natural!

Mas.... isso é o ?It?. Ele não é só o medo, mas também é tudo o que é medonho, feio, errado, cruel e grotesco. E ver o quanto ele representa tantas coisas ao mesmo tempo, me fez lembrar de outro livro: ?A História Sem Fim?. Claro que muito mais pesado e pavoroso, mas falo da forma como o autor representa algo metaforicamente.

O que mais eu posso dizer? Acredito que nada, a não ser reforçar o que eu disse acima: se você deseja ler esse livro, não tenha pressa. Leia com calma, e sem medo de quanto tempo você vai levar para terminar. O que isso importa? Uma leitura tem que ser importante para você, e não apenas para deixar o seu Skoob recheado de livros lidos. Ler não tem nada a ver com números.

Mas olha, eu preciso te advertir que coisas curiosas acontecem nesse período. Afinal, Pennywise gosta de marcar presença. Então, não se impressione se sair de casa e encontrar um balão vermelho estourado e jogado na sua calçada. Ou se ligar a tevê, e ver alguém usando uma camiseta com a foto do Pennywise numa plateia. É assim que o Pennywise gosta de agir. E tenho que dizer: essa parte foi verdade. Aconteceu comigo. E eu tive que colocar aqui, porque essas coincidências são mesmo muito divertidas. E essa é a beleza de um livro.

De fato, uma leitura sempre mexe com a gente. Então, imagina uma como essa! Por isso, aproveite a jornada, sem pressa. Leve o tempo que precisar. Mas se divirta!
Douglas Finger 02/12/2021minha estante
??

Douglas Finger 02/12/2021minha estante
Que consquista Flavia! Parabens pela resenha e por essa leitura incrivel

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Douglas?.foi sofrido! Kkkkk Mas valeu a pena!!! Obrigada pelas palavras!! Foi um livro realmente incrível! ????

debs 02/12/2021minha estante
Resenha sensacional!!! Até deu vontade de começar a leitura nesse exato momento

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Obrigada, Débora!! ?? Sou suspeita pra falar. Eu suuper indico essa leitura viu? ?

Joao634 02/12/2021minha estante
Esse livro....não consigo descrever o quanto eu amo??

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Também amei, João Victor!! ??? Mas fiquei com um pouquinho de medo também ????? Ah! E chorei no final.. claro!! ?

Joao634 02/12/2021minha estante
No final dá aquela sensação de vazio,porque realmente nos conectamos a Derry e a história dela,e bota história nisso! A história desse livro e tão bem feita,king mandou mt bem

Flávia Menezes 03/12/2021minha estante
Quatro anos de dedicação é realmente algo para um mestre como ele ??????

Joao634 03/12/2021minha estante
Simm,no final quando vi quanto tempo levou fiquei em choque! Demorou bastante

Guinho 02/01/2022minha estante
CORAJOSA!!!! hahahahaha

Flávia Menezes 02/01/2022minha estante
Kkkkkkkk Mas foi uma aventura e tanto!!!!

Dhewyd 25/01/2022minha estante
Nossa que resenha incrível.. Parabéns.

Flávia Menezes 25/01/2022minha estante
Muuuuito obrigada, Dhewyd! ?

LisboaPB 05/07/2020

Decepcionante, por quê?
Achei que fosse surpreendente. Ou até legal gostei muito da personalidade da Coisa mas não foi bem explorado no livro. Na verdade, foi o que menos apareceu deixando o esperado e desejado no final sem grandes revelações.
A história muito enrolada. Pontos positivos para as questões tratadas de sexualidade, racismo, violência doméstica e infantil e gordofobia mas isso foi tao posto como a construção do suspense que pensei que o livro mais se tratava de questões de bullying do que da COISA. King so jogou esses elementos sem desenvolver desconstruindo os argumentos preconceituosos. Um livro de mais de mil páginas que poderia se reduzir a menos da metade do que isso. A exemplo do 0 Homem de Giz foi bem melhor, uma inspiração com detalhes mais instigantes. Ao contrário de It, foi uma reunião de tentativas de instigar o leitor ate o final sem ter necessidade disso. A enrolação toda a se chegar no covil da Coisa foi tudo esperado. Tinha muita coisa que poderia se esperar de A Coisa e eu gostaria muito de ter mais detalhes de sua origem, seus propósitos, seu histório. Esse personagem, esse monstro, foi muito criativo para ser mal usado. Se eu nao esperasse uma história de terror com o palhaço assassino, e mais questões de grupinhos de adolescentes com bullying e etc, eu teria outro olhar. Ficou mais aquele suspensezinho americano simples e menos o que esperava de It.
Acho que os filmes podem ser melhores. Tenho quase certeza.
Diego 05/07/2020minha estante
Eu gostei dos filmes. Só não li o livro, por ser caro.

Diego 05/07/2020minha estante
Quero ler Sob a redoma.

LisboaPB 05/07/2020minha estante
Cara o outro único livro que li do King foi sob a redoma e eu dou a mesma opinião que o It. Eu recomendo, se você ainda nao leu nada do autor, a pegar os menores dele. Eu me arrependi de ter lido logo os calhamaços dele ao inves de pegae tipo O Iluminado. Fica a dica se nao sabe ?

Diego 06/07/2020minha estante
Eu já li O cemitério dele.

Markarroni 09/07/2020minha estante
Eu também não achei que foi essas coisas todas. Dei 3 estrelas.

LisboaPB 09/07/2020minha estante
Eu até daria 3 estrelas mas o final foi bem sad.

Milena 21/05/2023

King com suas descrições detalhadas te leva direto ao terror e mistérios de Darry. E mostra que nunca devemos esquecer a nossa criança interior

Gabriel 23/07/2021

"Aos Otários"
"Meu coração está com todos eles, e acho que, mesmo se nos esquecermos uns dos outros, vamos nos lembrar nos sonhos".

Terminei o livro ontem e só agora consegui escrever essa resenha, foi muito informação para processar.

Gostaria de começar dizendo que eu jamais imaginei que um livro de 1103 páginas fosse fluir tanto e me deixar com um gosto de "quero mais". Os personagens principais do livros (Os 7 Otários) são INCRÍVEIS, nunca tinha me sentido tão imerso com uma história na minha vida como fiquei lendo It. Eu quis desesperadamente fazer parte do Clube dos Otários, brincar no "Barrens" e ver o mundo do jeito que eles viam.

Todas as cenas violentas e pesadas do livro são extremamente bem descritas e são muito importantes para a construção da "COISA". Os momentos de preconceito explícito contidos no livro são uma forma de retratar a época (e a atualidade, infelizmente) e eu consegui aceitar isso, mas em alguns momentos o King quase passou do ponto.

A Beverly é uma personagem tão necessária! Ela serviu para mostrar como muitas vezes ficamos traumatizados pelo que ocorre na nossa infânica e ao invés de correr do que nos fez mal, nós desejamos isso devido a um processo de medo e abuso. Fiquei um pouco frustrado que em alguns momentos o autor reduziu a Bev a função "amorosa" do livro.

Os 3 primeiros interlúdios foram insanos e muito bons. O Mike recebeu bastante espaço nesses momentos e toda a história de Derry e da Coisa que ele trouxe foi ótima para sabermos ainda mais sobre o ciclo (a referência a "O Iluminado" me fez surtar de felicidade, mesmo eu não gostando desse livro tanto assim).

Gostei muito da "cena da geladeira" e de como ela foi construída, mas sem sombras de dúvidas a minha cena favorita é a "A apocalíptica guerra de pedras" (surtei do início ao fim).

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Achei a parte 5 um pouco apressada e confusa (não curti muito os desfechos de história em 1958 e nem em 1985), a explicação sobre a origem da Coisa é bem cocô e o significado da Tartaruga é totalmente viajada (ficou evidente que o King tinha tomado algo bem pesado enquanto escrevia as últimas páginas desse livro). E por fim, sobre a cena polêmica: totalmente desnecessária, nojenta e repulsiva (pulei todas as descrições sobre o ato), não acrescentou nada à história e qualquer outra coisa poderia ser colocada no lugar daquilo.

Apesar de ter ficado um pouco decepcionado com a última parte e com o encerramento da narrativa, não posso negar que amei o livro e os personagens, fiquei hipnotizado por como os muitos detalhes que o King traz para a narrativa são essenciais e bem escritos, Diferente do que muitos pensam, It não é um livro sobre um palhaço assassino (ou dançarino, rs) nem mesmo de terror; It é um livro sobre como a infância nos transforma para sempre (isso pode ser bom ou ruim), sobre como podemos vencer nossos medos e traumas e como é forte o poder da amizade.
Suh 24/07/2021minha estante
Que resenhaaaaa, 0 defeitos, maravilhosoooo

kamile 07/09/2022

It a coisa, com spoiler.
It é uma obra muito singular, não tenho arrependimento algum de o ter lido. Todos os sentimentos colocado são muito sinceros, e o medo é também muito sincero. O fato de crianças serem protagonistas é algo muito marcante e traz essa coisa da pureza em meio ao medo. Apesar de não ser um livro apropriado para isso, muitas vezes foi uma leitura, digamos, divertida?
Contudo, a cena deles crianças no esgoto (quem leu sabe) pra mim é bem absurda, não gosto disso de nenhuma maneira, nada põe na minha cabeça que isso é de bom tom. E toda hora aquela história de "os seios de bev estavam em desenvolvimento" é bem paia também, era mais fácil tratar de puberdade num geral, n ficar especificando sobre a teta de uma garota de quê? 11 anos?n lembro exatamente a idade. Enfim, também achei o desfecho da história (principalmente da aranha e da tartaruga) uma maluquice completa, se eu disser que gostei, eu menti, mas eu tb n consigo pensar num outro final adequado.
Voltando aos elogios, foi uma leitura marcante e boa em sei lá 90% do livro, os outros 10% eu já critiquei.
Larissa 07/09/2022minha estante
Já li duas vezes essa obra de arte ?

Mendonca_mai 03/03/2023

"Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração"
Finalmente, depois de tanto tempo tomei coragem para ler esse tijolo e eu não me arrependo, li mais rápido do que imaginei que leria (em uma semana, nem acreditei). É o meu primeiro contato com a escrita do Stephen King, e meu Deus, QUE LIVRO!!! Muito bem construído, bem detalhado e os detalhes fazem total diferença. É uma leitura tão fluída que você nem vê as mais de mil páginas passarem. Eu li enquanto ouvia a música "Mary On A Cross" e cara, foi uma experiência única, mergulhei totalmente no livro e recomendo muito para quem gosta de uma boa história de amizade com um pouquinho de terror.
Canoff 09/05/2023minha estante
É... o termo "tijolo" descreve muito bem esse livro e outros calhamaços.

Mendonca_mai 09/05/2023minha estante
Mas é um belíssimo tijolo?????

Canoff 09/05/2023minha estante
Ah, não tenho dúvidas.

Anderson.Vailati 15/05/2020

Depois de 27 anos, eu terminei de ler o livro.
O livro conta uma história de uma criatura do capiroto que mora embaixo de Derry e faz a vida das criancinhas um inferno a cada 27 anos. Sinceramente, estou irritado pelo fato do meu personagem mais adorado ter morrido, mas faz parte. Arghhhh!
Algumas partes do livros foram indigeríveis para mim, e foi quase um parto ter que passar por elas. Recomendo a quem for ler passar algumas páginas para não desistir da leitura, porque a história principal vale a pena.
Patresio.Camilo 16/05/2020minha estante
Tenho meu exemplar há quatro anos e ainda não tive ânimo para começar... Acho que quando eu o fizer, vou demorar quase um ano...

Talita Hanna Cabral 16/05/2020minha estante
A descrição de Stephen King para unir as crianças após elas terem derrotado a Coisa foi muito difícil de ler para mim. Que doentio...

Anderson.Vailati 17/05/2020minha estante
É um livro cansativo e, por isso, quase desisti de ler. Acho que o autor poderia ter dado ênfase em outros personagens e assassinatos.

mah :) 18/11/2023

Correr para vencer o diabo
Terminar esse livro me traz uma grande sensação de triunfo, pois é uma experiência que eu nunca imaginei que ia ter. It foi meu primeiro contato com o King e o gênero de terror e fica claro porque ele é o rei nisso, Stephen sabe envolver o leitor em um terror sobrenatural mas que fala principalmente sobre os terrores do ser humano.

Apesar de já conhecer a história e os personagens pelo filme não afetou em nada minha experiência pois é totalmente diferente, aqui eu me apaixonei por cada um deles, senti medo e chorei em suas perdas, foi certamente um dos melhores livros que li esse ano e com toda certeza vou guardar cada um dos otarios no coração.

It a coisa é um livro lindo e complexo que fala de magia, medo, coragem e acima de tudo sobre a amizade, o laço criado entre os protagonista é um dos mais lindos que já li e me deixou completamente arrasada o final que eles tiveram. Apesar de várias tentativas, meses de leitura e um ritmo muito lento eu tive uma experiência simplesmente incrível.
ias4vs 18/11/2023minha estante
me fez querer ler

Bruna Cursi 16/01/2021

Um clássico obrigatório!
Um livro que me custou alguns meses de leitura por conter muita riqueza de detalhes, tornando-o um pouco cansativo em alguns momentos, porém cada hora investida valeu MUITO!

Uma história que traz lições de amizade, amor e companheirismo, também aborda pautas importantes de machismo, violência contra a mulher, racismo e (com um pouco menos de ênfase) homofobia.

O ponto principal da obra é como DEVEMOS enfrentar nossos medos e traumas da infância (façam terapia), mas que as vezes apenas conseguimos resolver esse problema como se fôssemos uma criança, portando fazer uma regressão e achando a solução lá, na realidade o ideal é nunca deixarmos nossa criança interna morrer.

martins 28/08/2022

aquele de it a coisa
que livro incrível, sinceramente, senti um misto de sentimentos lendo ele, sempre pensei que seria um livro de terror, mas não é só sobre isso, é também um livro sobre amizade.
achei ele bem problemático, teve uns cenas que eu fiquei assim ????? muitas coisas desnecessárias, é por isso não dei 5 estrelas.

Nati Morgan 26/05/2020

A história dos meninos é legal, o filme baseado no livro é legal, mas ainda não me conformo com a cabeça do King, no mínimo ele deve ter algum tipo de perturbação pra escrever o que escreve.
vinicius aquino 26/05/2020minha estante
Quero muito ler!

duduramone 27/05/2020minha estante
Haha acho que o King consegue é entender as perturbações possíveis dos seres humanos sem julgar, mas sim colocar no pé. Não deve ser fácil ?

Nati Morgan 27/05/2020minha estante
Simmmm!! Mas ao mesmo tempo, as descrições tão perfeitas que ele faz, parece tanto que ele tem conhecimento daquilo, como se tivesse feito, entende?
É isso que me incomoda no King rs.

Nati Morgan 27/05/2020minha estante
É isso que me incomoda no King rs. Eu li também "Sob a redoma" e foi muito mais perturbador que It, e não foi por causa de crenças bobas, e sim do que o ser humano é capaz..

Nati Morgan 27/05/2020minha estante
É isso que me incomoda no King, todos esses detalhes muito perfeitos rs.

Graziela.Araujo 03/06/2020minha estante
King é um doido! Amo ler seus livros. É realmente perturbador

Nívea 28/10/2021

It a Coisa
Nossa, eu não sei nem o que dizer. Esse livro é perfeito em todos os aspectos, desenvolvimento, escrita, personagens, TUDO é simplesmente incrível.

Eu gostei muito da escrita do King, me prendeu demaisss(tanto que eu terminei mais rápido do que eu esperava).

Não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro, bom demais??. Eu com toda certeza vou ler mais livros do King!!!!!
Jas 28/10/2021minha estante
Agora devolva meu livro

Jas 28/10/2021minha estante
Kkkkkkkk

Nívea 28/10/2021minha estante
Não tem devolução ??

Nívea 28/10/2021minha estante
BRINCADEIRA KKKKKKKKKKKA, quando você vier lhe devolvo ??

Mandi 23/03/2021

fantasia urbana de qualidade
admito que não curto muito o modo de escrita agressivo de king. mas esse livro é uma obra prima da fantasia urbana! amei demais.