O segredo de Frida Kahlo

O segredo de Frida Kahlo F. G. Haghenbeck

Resenhas - O Segredo de Frida Kahlo

Nadia.Duarte 22/12/2022

Um livro maravilhoso que faz jus a toda intensidade, paixão, sofrimento, ousadia e revolução que foi Frida Kahlo. Mulher que bem conhecia das lutas, dores e alegrias de ousar ser quem se é. "Nada hay absoluto. Todo se cambia, todo se mueve, todo revoluciona, todo vuela y se va".
Marcia 18/07/2023minha estante
Estou lendo e gostando muito

Nadia.Duarte 19/07/2023minha estante
Leitura gostosinha, né

Marcia 20/07/2023minha estante
É sim!

Tipo Coelhos 18/05/2016

"Frida, a santa padroeira da melancolia, a mulher da paixão, a pintora da agonia (...)" *

No final do ano passado assisti pela primeira vez com minhas sobrinhas (primeira pq quem tem criança em casa vê duas, três, dez vezes a mesma coisa) o filme Festa no céu (The book of life).
Essa animação (que é maravilhosa) mostra um pouco pra gente da cultura mexicana, principalmente sobre a importância da comemoração do 'dia de los muertos'. Uma das personagens principais e por quem eu me apaixonei é a "La muerte", que dispensa apresentações, A animação é colorida, animada, encantadora e com uma trilha sonora fantástica. Me fez ficar um pouco mais curiosa sobre essa cultura e foi um grande influenciador na leitura.

Semana passada eu estava ouvindo a trilha sonora no caminho de volta pra casa e me animei em ler um pouquinho sobre Frida. Meu forte de leitura é sci-fi e policial, por isso estava demorando um pouco pra ler, mas a musica me ajudou a entrar no clima México e la fui eu.

Esse livro me foi recomendado fortemente por mamãe. Veja bem, a ultima coisa que mamãe me recomendou fortemente foi Cem anos de solidão, que foi um dos melhores livros que ja li na vida, então, não esperava pouca coisa desse mas também não achei que ia gostar tanto como gostei.

Confesso que eu não sabia muita coisa sobre a Frida mas não fez diferença, na verdade, ajudou no suspense do livro. Eu sabia que ela morreria eventualmente, mas não sabia como, quando ou porquê.

Vamos à sinopse do livro:

Depois de morrer pela primeira vez em um acidente de bonde, Frida faz um acordo com sua madrinha, La muerte, para lograr mais uns anos de vida: Todos os anos prepararia uma oferenda para ela no dia de los muertos, selando e as fazendo lembrar do acordo.
Frida anota todas suas receitas dos banquetes da data em um caderninho que chama de "O livro da erva santa"

Tão importante como a Frida, La muerte e o Mensageiro (aquele que prenuncia a chegada dela) são personagens muito vivos na história, marcando importantes momentos.

"Ela é a que da e permite. A que não outorga, mas tira. O fim de tudo, mas não o princípio. Existe porque existimos. no dia em que tudo parar de reinar, ela fará sua parte, e, como morte, morta estará." *

Esse livro foge da biografia tradicional. Ele não se preocupa em nos mostrar de forma quadrada ou metódica sua vida e feitos, mas sim de forma poética e com muita cor, que tanto fez parte de Frida.
Vemos passar de forma sutil alguns nomes que ja conhecemos, como Hemingway e Picasso e, por eventos importantes de sua carreira, como exposições, mas focando sempre na relação com a madrinha e com a culinária.

O que eu mais adorei no livro e que foi um dos pontos que minha mãe me vendeu quando falava sobre é que em vários pontos do livro nós temos as receitas dos banquetes de Frida, do livro da Erva santa. Isso mesmo, a receita completinha para você se arriscar na cozinha. Eu marquei algumas fáceis pra tentar fazer, e leves, porque é claro, praticamente todos os pratos são carregadíssimos na pimenta.

A escrita do Francisco Haghenbeck me lembrou um pouco do Gabriel Garcia Marquez. É claro que não existe quem chegue aos pés de Gabo, mas esse livro leva aquela marca bem de contador de história, que é envolvente.
Eu diria que quando esse livro foi escrito ele jogou no liquidificador os manuscritos com algum livro de poesia, muita pimenta e uns potes de tinta com muita muita cor e lágrimas, muitas lágrimas.

O livro não é triste, de forma alguma. Ele procura contar de forma até divertida a história dela, o que não é tarefa fácil, porque minha nossa, como sofreu!
Frida sofreu das doenças que a enfraqueciam tanto quanto sofreu por algo que muitos de nós já passou ou vai passar por: as dores do amor.

Seu relacionamento com Diego foi intenso e arrebatador, era caso de amor e ódio ja que ambos eram temperamentais, infiéis e orgulhosos.

Eu achei interessante conhecer um pouco sobre ela e em como era humana, nada de santa ou perfeita. Era pintora de primeira, seus quadros cheios de cor e dor, era libidinosa e determinada, dura como coice de mula mas ao mesmo tempo era sensível e suscetível ao desespero que uma vida com tanta dor causa.

Confesso que esse livro me tocou.
O livro conta a história de Frida, então obviamente, após percorrer um pouco de seu romance e carreira, chegaríamos a sua morte e quando chegou...
não sou do tipo chorona e muito menos com livros, mas foi inevitável não derramar algumas lágrimas quando acabou.

O reencontro entre artista e madrinha, entre vida e morte, escrito de forma tão poética e esperançosa me emocionou e me fez parar pra pensar um pouco sobre a morte, mas acima de tudo sobre a vida e o que é que a gente faz com ela.

"Tenha coragem de viver, pois qualquer um pode morrer"*

Não é um livro que te deixa deprimido, de forma alguma, mas é um livro que mostra a realidade e os revéses da vida e como fama e fortuna não faz ninguém necessariamente feliz.

Frida marcou na história por sua arte, virou símbolo forte do feminismo por sua força e personalidade e me encantou por ser tão todas nós.

O livro mexe muito com os sentidos, aguça o paladar, te faz ver as cores, sentir os cheiros, desperta as paixões e mexe com a imaginação do sobrenatural. É emoção pura, então chega a ser um pouco difícil falar sobre algo que é sobre sentir.

Recomendo muuuuito a leitura.

Nota 4,5 de 5

site: www.tipocoelhos13.blogspot.com.br
Aline Teodosio @leituras.da.aline 02/09/2017minha estante
Depois da sua resenha deu muuuuuuuita vontade de ler.

Elyza 06/08/2020

Dá vontade de saber mais
Comprei esse livro achando que era um livro de receitas da Frida (como aquele que tem do Dalí) porque eu tinha visto no YouTube uma menina fazendo uma receita do livro. Sim, é um livro de receitas, ou melhor, tem receitas nele, mas na verdade, é um livro que mistura ficção e realidade pra contar a história da Frida e toda a cultura mexicana que a cercava, inclusive a culinária local.

Eu não conhecia nada sobre Frida Kahlo antes de ler esse livro. Sabia que ela era uma importante e famosa pintora mexicana que fazia muitos autorretratos e que andou "hypada" nos últimos anos como símbolo da luta feminista, aparecendo em estampas de almofada, quadrinhos de artesanato, imãs de geladeira, estampas de roupas, etc.

A única "crítica" (se é que tenho o direito de fazer alguma) é que o livro me causou estranheza no início. Pareceu-me muito "comum" (não sei se essa é a palavra certa) e confesso que me incomodou um pouco o autor ser homem, como se na minha cabeça um homem não tivesse o direito de contar a história de Frida Kahlo, a feminista mor haha. Porém, logo me acostumei e a história da artista é tão fascinante que me encantei e me envolvi o suficiente para relevar algumas coisas.

Como o livro é uma mistura de realidade e fantasia, acabei ficando com mais vontade de conhecer a verdadeira história da Frida porque, pelo visto, ela foi realmente uma mulher fascinante.
Paola 18/04/2022minha estante
Olá,leia a biografia dela escrita por Herrera.

Tibúrcio 13/12/2018

Biografia x ficção
Quem me conhece sabe da verdadeira paixão que tenho por Frida Kahlo. Meu trabalho enquanto artista reflete muito isso.
O primeiro contato que tive com Frida foi ainda na adolescência. Suas cores e imagem foram como imã em mim. Apesar da arte ainda ser um hobby, as cores dela já me tomavam o coração.
O filme Frida, de Julie Taymor foi um empurrão para adentrar à vida de Frida. Aliás, Salma Hayek a fez brilhantemente.
Kahlo já influenciava minha arte quando fui apresentado a O Segredo de Frida Kahlo, do escritor mexicano Francisco Haghenbeck. O livro é uma biografia que mistura-se à ficção.
Depois de sofrer um grave acidente de bonde e morrer pela primeira vez, Frida encontra-se com sua madrinha, a Morte, com quem faz um acordo. Ela voltaria a viver, mas em troca deveria prepara todos os anos, no dia dos mortos, uma oferenda para lembrar o pacto.
Enquanto o ritual cumpre pontualmente, sua existência se desenvolve. Frida conhece Diego Rivera com quem compartilhará a vida. Juntos irão saborear a traição e também o amor pela arte.
Frida é intensa quando ama e deseja. Entrega-se por completo, mas tem uma vida emprestada. Seu corpo doi e se destroça lembrando que sua Madrinha arranca-lhe a alma, pedaço por pedaço, aproximando ainda mais o reencontro inevitável entre elas.
O livro tem uma linguagem simples e objetiva. Francisco sabe como envolver o leitor trazendo-o para dentro da história e saboreando cada página junto à Frida.
CURIOSIDADE: O livro traz receitas retiradas do caderno de receitas de Frida que ela chamava de "Livro da erva Santa". Aliás, esse caderno foi encontrado na Casa Azul - onde Frida viveu e hoje é um museu dedicado a ela - tornando-se um valioso achado que seria exibido na exposição em homenagem à Frida no Palácio de Belas Artes. A existência deste caderno confirmava a paixão e o tempo que ela dedicava a erguer seus famosos altares dos mortos, entretanto, no dia em que a exposição foi aberta ao público, o caderninho desapareceu.

Gabi Vianna 24/02/2020

Muito bom!!
Este livro deveria ser mais conhecido, incrível!

Aline Sulzbach 25/02/2020

O Segredo e encanto de Friducha
Hoje é dia de muita cor, arte, comida, drama mexicano, histórias de amor, paixão, luxúria, intensidade, traição e dor. Apresento a vocês uma mulher conhecida por suas roupas coloridas em especial as saias longas, monosselhas, penteados com tranças e flores, seu jeito de andar e hoje ícone pop. E ai já sabe de quem estou escrevendo?

Agora ficou fácil de saber quem é. Sim, estou falando Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón. Opa como assim Magdalena? Calma, calma, calma... Sim e esse é o verdadeiro nome a artista mexicana Frida Kahlo.

P.S: Texto completo no blog Pausas Para Leitura. www.pausasparaleitura.com

site: https://www.pausasparaleitura.com/post/o-segredo-de-frida-kahlo

Juci 26/02/2020

Já assisti filme, li alguns livros contando a história de Frida, porém fiquei impressionada com a leitura desse livro, repleto de detalhes, cultura regional presente. Uma forma inusitada de apresentar a biografia desse ícone que é Frida Kahlo

Elaine 20/03/2020

"Todos fazemos de conta que vivemos, mas eu lhe lembro que a vida é apenas a transição entre nascer e morrer."

Rosane Gardin @livrosportodososcant 14/07/2020

Romance biográfico
A vida de Frida Khalo foi repleta de dores e tragédias que marcaram particularmente a sua obra. Mas nem a doença na infância, o acidente aos 18 anos que traria consequências durante toda sua vida, nem as sucessivas cirurgias e o conturbado relacionamento com Diego Rivera tiraram dessa mulher incrível o amor pela vida, pela arte e por sua cultura.
Livro para saborear e conhecer mais sobre quem foi essa artista maravilhosa! E ainda conhecemos uma pouco da gastronomia mexicana através das receitas do seu livreto Hierba Santa. Viva la Vida! Viva la Frida!

Thi 17/08/2020

Esperava mais uma biografia de Frida tradicional, essa biografia é contada através da culinária mexicana, da qual Frida era uma grande apreciadora e cozinheira de mão cheia. É uma leitura para sempre ter um lanchinho em mãos... ela abre o apetite :)

Nivia.Oliveira 19/12/2020

Haghenbeck teve uma visão diferente para este romance biográfico. Ele modelou a história de Frida Kahlo literalmente em sua VIDA e não em sua MORTE.
Explico: geralmente os livros biográficos desta incrível artista mexicana focam nos momentos de sofrimentos por causa de suas doenças; do acidente que a deixou acamada por anos; dos quatro abortos de tivera e das traições do marido.
O Segredo de Frida Kahlo nos apresenta uma pessoa que quis viver e que, assim como a cultura do México, reconhece que a Morte é um fato apenas e por isso a celebram com humor, festejos, cores e alimentos.
Para quem considera um prazer cozinhar, esse livro é um prato cheio pois há várias receitas das delícias da gastronomia mexicana... eu anotei todos para prová-los quando eu for visitar o México.
A figura da mãe de Frida eu tinha curiosidades porque nas biografias que li não falam muito dela e autor preencheu algumas lacunas.
Faltaram os quadros que ela pintou. Mas é coerente já que suas obras foram obras de sua dor. Preferiu o autor uma Frida... lasciva com todos aqueles e aquelas amantes... que buscava a si mesma diante de um vazio ameaçador. Uma obra dela que resume o livro é o óleo sobre tela “Frida e Diego Rivera” de 1931.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Luiza.Andrade 10/02/2021

Um ícone feminino da arte
História incrível de uma mulher guerreira, que lutou com a vida e com a morte, driblando as rasteiras do destino, e suportando com fibra as dores da alma e do corpo. Dores essas, tão bem retratadas em seus quadros.

Ray 07/03/2021

Uma narrativa diferente da habitual, mesclada com receitas típicas do México (fiquei tentada a fazer várias, embora não goste necessariamente dos ingredientes).

Mariana 25/08/2021

Sobre dores do corpo e da alma
O livro conta a história de Frida Kahlo, mesclando elementos reais e fictícios. Repleto de detalhes, de música e de culinária, o livro traz também a cultura mexicana, pano de fundo na construção de Frida. Muitos elementos em sua história me incomodam: como uma mulher tão crítica e reflexiva permanece devota a um homem tão infiel? O livro traz essas contradições e nos permite perceber a complexidade dos nossos afetos, abrindo mão de julgamentos para conhecer Frida em sua totalidade. Termino a leitura admirada com essa biografia e com muita vontade de fazer uma de suas receitas!