Vôo Noturno (Vol de Nuit)

Vôo Noturno (Vol de Nuit) Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - Vôo Noturno

Elis 06/07/2021

O correio da Patagônia está sobrevoando várias cidades, as luzes das casas são como estrelas no meio de constelações. A narrativa é cativante traz uma paz.

Liny Arguilera 04/11/2022

Li ontem essa maravilha, uma crônica representando a Segunda Guerra Mundial de forma implícita, e as cargas levadas para a Argentina, bem como cita Santos Dumont, e retrata um pouco da vida de aviadores militares.
Antonie de Saint Exupéry arrasa.

Lúcia Ramos 07/09/2009

Luz em tudo o que abriga uma vida humana.
Exupéry consegue! Ele consegue me deixar absolutamente apaixonada por cada descrição de cada cena, por cada sentimento e por cada pedaço da própria história dele colocados ali.
Ah, este livro onde há luz em tudo o que abriga uma vida humana...

Pedro 11/10/2021

Sobre coragem
Um poema sobre dever e coragem. Sobre amor. Sobre perdas. Se um dia você já passou por cima da Patagônia, num vôo comercial à noite, saberá sobre o quê este livro fala. Vale muito a leitura!!

Thiago 05/04/2021

Claro, poético e humano
Saint-Exupéry é sucinto e preciso. Deixa o não-dito inundar a narrativa com um lirismo subentendido. O que é humano lhe transborda em sensações pouco descritas, ocultas nas entrelinhas de suas personagens. Reflexivo e potente, ressoa a subjetividade que confronta a existência. Neste livro, nos conduz em um labirinto emocional ágil, angustiante, precedendo uma tragédia, esgotada pelo mundo engolindo o homem, frágil e fugaz.

Titi 27/06/2021

Meu livro favorito do Exupére. Uma obra de arte. De forma poética em bem escrita o autor descreve a aviação no seu início, o trabalho dos correios aéreos, e seus personagens buscando além do progresso, todo o estilo de vida aventureiro que juntos desbravaram essa América Latina quase mística. Além de um drama pessoal, uma vida empenhada no trabalho, e suas consequências, então o livro também fala do caso viver e trabalhar e suas consequências.

Paulão Fardadão 06/04/2011

Vôo noturno de noite de dia
Livro interessante mostrando a outra faceta do autor de O Pequeno príncipe. É sobre a instalação do correio noturno na américa latina, a partir da perspectiva desse tipo de homem q encontra no trabalho o motivo de devoção e filosofia de vida q acredita fazer o mundo ir pra frente.

Hernani 26/05/2015

Vôo Noturno – Antoine de Saint-Exupéry
O aviador Antoine de Saint-Exupéry lançou uma sequóia simbólica chamada O pequeno príncipe, que abarca, geração após geração, seguidores fieis, de veneração quase religiosa, e este que vos fala é declaradamente mais um. Mas Saint-Exupéry não é autor de um livro só, apesar do que todos pensam. O amor incondicional por esse pequeno frasco de amor e sabedoria nos afasta das outras obras do autor. E, se ele tem um lado negativo, opinião minha, é este.
Vôo noturno é um bonsai, dentro da obra desse autor. Curto: um rápido alívio intestinal da conta da leitura. De enredo parco, beirando a magreza; o que me remete a uma frase do escritor português Lobo Antunes, “os maus romances contam uma história, os bons romances mostra-nos a nós mesmos.” Saint-Exupéry foi um aviador apaixonado, e sua morte se deve a essa profissão, como tão bem demonstra este livro. O início da aviação, sua falta completa de instrumentos de navegação já era em si um ato de coragem, um vôo noturno era um ato desbravador que flertava com o suicídio. O cenário, a Patagônia com seu frio inóspito e suas tempestades gigantescas. Os personagens, dois antagonistas, um piloto e seu diretor de operações. O vôo noturno não irá te provocar sorrisos, mas, sim, aquele momento de olhar o centro da tempestade, de encarar o seu meu medo e, mesmo com ele dentro do peito, dar o primeiro passo. É o que torna o homem homem. O sentido que ele coloca nas coisas que faz, a dignidade que enxerga no ofício a que se entrega, mesmo contra as tempestades no caminho. Se o piloto se entrega a isso, não mais fácil é o trabalho do diretor. Este é um tratado sobre a liderança. O peso da responsabilidade que verga sobre o pescoço dói, mas apesar dele e por saber sua importância, mantemos a cabeça firme, irredutível. Saint-Exupéry, piloto, consegue ver a filosofia áspera, dura que um líder está fadado a carregar no peito, e faz desse livro uma reverência a ela.
Assim são as raízes das obras deste autor... veios de morte, medo, amor, amizade, superação, dignidade.
Conclusão: NOTA 10

Amanda.Cristina 08/04/2020

É um livro para analisar as complexidades da vida humana, porém achei uma leitura maçante e por muitas vezes ficava perdida em relação aos acontecimentos. Talvez eu precise ler novamente para compreender a obra.

Locimar 17/08/2020

Li esta edição....
... papel jornal pela Rio Gráfica. Uma editora popular que me presenteou com tantas boas obras. Era um tempo em que devorava tudo de Saint-Exupéry! Lembro de tê-lo comprado em um sebo em Curitiba.

Willjf 18/01/2021

Um avião perdido em meio à escuridão e uma tempestade
O livro conta sobre um piloto que desaparece em meio à uma incrível tempestade e os sentimentos e conflitos internos das pessoas envolvidas na vida do piloto. Cabine de comando, pilotos, e esposa.

Através desses sentimentos Antoine de Saint-Exupéry apresenta questionamentos sobre a essência humana, amizade, amor e solidariedade.

Flavio.Vinicius 30/10/2023

Voo Noturno
Livro belíssimo! Lamento não ter tido a curiosidade de ler as demais obras do autor de O Pequeno Príncipe, Antoine Saint-Exupery. Este livro é um daqueles em que a prosa alcança o estado da poesia.

A obra aborda várias questões filosóficas e até mesmo trabalhistas, sobre o valor da vida humana. E assim o faz por meio de uma prosa que tem o encanto e o embalo de um belo poema. Este livro tem a delicadeza e beleza que encontrei no Pequeno Príncipe. Fico feliz de tê-lo lido. Cursioso por conhecer os demais livros do autor.
Gabriel Farias Martins 31/10/2023minha estante
Exupéry é incrível! Leia "terra dos homens" é rápido e transformador!

Flavio.Vinicius 31/10/2023minha estante
Lerei. Obrigado pela dica, Gabriel.

Digo 23/11/2018

Um convite à sua solidão
Temos aqui mais uma impactante obra de Exupéry, tão boa quanto "O Pequeno Príncipe". O livro retrata, metaforicamente, o convite que a vida faz ao homem desprovido de sentidos para que veja tudo que lhe circunda sobre várias perspectivas. Eis o distanciamento da materialidade para se aproximar do cerne do desconhecido, da essência e do respiro das coisas no mundo. Um pastor que sobe a montanha, um pescador que se percebe no meio do mar, e um piloto que voa na noite solitária: a solidão se faz presente pra cada um, onde se oportuniza a perquirir acerca das coisas que têm toques de eternidades e que edificam o homem. O piloto, a figura principal do livro, apesar dos riscos da altitude, das tempestades e ciclones que possam lhe acometer, sempre está acompanhado da lua e das estrelas, mas não é apenas algo reconfortante, e sim como um momento de testemunho dele mesmo. Ele não se acovarda. Eis que, "uma vez traçada a rota, não se pode deixar de segui-la." #?????

Matheus945 31/03/2020

Decepção
Acredito que eu estou decrescendo nos livros de Saint-Exupery... Mas também, comecei com um que elevou a barra a um nível muito alto, que foi o Terra dos Homens. Desde então os livros que li dele não vem entregando o mesmo tipo de material que eu gostaria encontrar.
Em Voo Noturno o que acontece, na minha opinião, é que o autor se utiliza das suas experiências pessoais, como sempre, porém dilui muito numa ficção rasa e, de tão curta e rápida, não nos conecta com nenhum dos personagens nem entrega um roteiro forte. Na verdade, até senti um leve desprazer em ler os (curtos) capítulos de Riviére. De qualquer forma, vou insistir em ler os outros livros dele, inclusive O Pequeno Príncipe, porque eu sei que deve ter mais do que eu li em Terra...