Quarto

Quarto Emma Donoghue

Resenhas - Quarto

Carol Skumra 02/02/2021

QUARTO É MUITO BOM!!!
Com sua narrativa sensível em primeira pessoa, nosso narrador é Jack um menino de 5 ano que nasceu no Quarto e nunca conheceu o Lá Fora. Ele e sua mãe vivem ali dentro mantidos pelo Velho Nick. Iremos acompanhar a rotina, o relacionamento de mãe e filho e as consequências desses anos vividos fechados longe do mundo real. Vamos de seu dia-a-dia no Quarto à seu dia-a-dia enfrentando um mundo completamente novo.
Foi um leitura ótima, mesmo eu já tendo visto o filme. Recomendo demais.

Isadora 19/05/2020

Quarto ou em inglês “Room”
O livro é contado por Jack, menino de 5 anos que vive no Quarto sua vida inteira. É o único lugar que conhece, foi onde nasceu, é onde come, lê, aprende e vive. O único visitante é o velho Nick, o qual ele não pode ter contato, por isso sua mãe o esconde no guarda-roupa.
Da mesma forma que a o quarto é o porto seguro de Jack, ele é prisão de sua mãe, que foi obrigada a passar sua juventude naquele lugar.
A medida que seu companheiro cresce, suas indagações crescem junto, e a necessidade de falar a verdade e sair do cativeiro se tornam um instinto de sobrevivência mais real. O mais cruel é que para isso é necessário usar Jack como ponto chave para o plano obter êxito. É tudo ou nada.
O livro é sobre como o amor salvou a vida de ambos os personagens. Emma Donoghue foi capaz de nos trazer um misto de sentimentos, da segurança de uma prisão e das incertezas da liberdade. Dos desafios de criar um filho em um mundo diferente do que ele conhecia , da ansiedade de uma nova vida e os ressentimentos que virão a tona pela que ficou no passado.
O livro foi escrito se uma forma tão perspicaz que enxergamos a confusão de uma criança inserida em uma situação dessas. Cada detalhe é importante, por mais insignificante que seja pra quem vive isso diariamente. E é surpreendente sentir o que essa criança sente. É muito bem escrito e envolvente, a força que essa mãe nos demonstra é arrebatador

Sam 12/10/2020

o quarto
livro que tem uma leitura muito fácil e fluida porém um conteúdo super forte e pesado, com uma carga enorme.
o quarto de jack mostra a vida dele desde que nasceu dentro desse quarto e no momento que ele consegue fugir para pedir ajuda e seguido da descoberta desse "Lá fora", tudo para ele é novo.
a gente descobre coisas junto com ele e entende o pq dele ser daquele jeitinho, muitas verdades que para ele é algo surreal, e a mãe dele super guerreira que conseguiu aguentar firme, até o final.
um livro excepcional, narrado de uma maneira tão inocente que não tem noção alguma da realidade que ele viveu, nem da realidade das coisas que a mãe teve que enfrentar.

Munik 09/12/2020

Que livro é esse?
Eu estou completamente apaixonada por esse garoto, chega a doer meu coração ?

Relâmpago Marquinhos 08/04/2021

Resenha: Quarto
Caso tenha assistido ao filme O Quarto de Jack, já conhece a história, porém com vários detalhes que fazem a leitura ser mágica. No livro, entramos na mente de Jack, fazendo com que o livro tenha uma narrativa em primeira pessoa, o detalhe disso é que a autora consegue mostrar a mente de uma criança nessa situação. Um leitura que recomendo. Política, filosofia, sociologia, psicologia, neuropsicologia, e assuntos do tipo são presentes.

Amanda.Alvarenga 01/04/2020

"Quando a mente não liga, a matéria não tem importância."
É uma história extremamente pesada contada através da visão pura e inocente de uma criança.
Adoro histórias narradas por crianças!

"Acho que o tempo é espalhado muito fino em cima do mundo todo, feito manteiga, nas ruas e nas casas e nas pracinhas e nas lojas, por isso só tem um tiquinho de tempo espalhado em cada lugar, e aí todo mundo tem q correr para o pedaço seguinte."
yokiitos 01/04/2020minha estante
Também amo livros narrados por crianças. Te recomendo O Jardim Secreto, é lindo!

Amanda.Alvarenga 01/04/2020minha estante
Já li o jardim secreto S2 é um doa meus favoritos! Agora quero ler A princesinha da mesma autora.

Lima Neto 14/07/2011

um livro formidável e marcante, que mexe não só com o lado leitor, mas, principalmente, com o lado humano.
Sabe aquele livro que você o escolhe para ler sem um motivo realmente forte e, quando inicia a leitura, tem a impressão (somente nas primeiras páginas) de que o livro "não vai"? Pois bem, foi isso que aconteceu comigo, quando peguei "Quarto".
"Quarto" era um livro que estava despertando o interesse e arrancando muitos elogios de vários leitores, mas eu não dei grande atenção no início. Para mim, os elogios soavam apenas como "mais elogios dos leitores a apenas mais um best-seller". Quando o furor pelo livro diminuiu, eu o peguei para dar uma olhada, mais com uma certa curiosidade, para saber do que se tratava a história, do que para qualquer outra coisa. Lendo a sinopse, achei interessante, e o coloquei na "lista de futuras leituras" (ou seja, não era prioridade e talvez eu só o lesse depois de muito tempo, quando não tivesse nada "de importante" para ler). li um livro, depois li outro, de vários gêneros, autores, estilos, de uns, eu gostei, de outros, nem tanto, e sempre o "Quarto" ficando pra trás na lista. Mas eis que um dia, eu de certa forma cansado do que vinha, resolvi dar uma oportunidade aquele livro tão comentado.
O início da leitura, confesso, não me causou boa impressão, e cheguei a pensar uma ou duas vezes em abandonar o livro para talvez nunca mais o pegar. Eu estava propenso, óbvio, a fazer as correções à medida que ia lendo, pois não entendia, digamos assim, aquela tão peculiar narrativa, em que um menino de 5 anos conta a história. Via as inversões que ele fazia, a junção das palavras, os erros (característicos de sua idade) que cometia, o que, em minha ignorância, eu não estava compreendendo. Mas fui me deixando levar pela história e fui, pouco a pouco (ou, melhor dizendo, de um supetão só) sendo tragado por aquela história, fui vivendo, junto com Jack e sua mãe, aquele drama, fui me sentindo preso naquele gigantesco e tão pequeno mundo restrito a um quarto com a porta fechada, tão longe do vasto mundo.
"Quarto" dá uma impressão errada ao leitor, que é levado a crer que, pela narrativa tão despretensiosa, pela linguagem tão "limitada", se trata de mais uma história leve e simples, mas, amigo leitor, não se engane. Trata-se de um forte drama, de um livro carregado de uma forte carga emocional e de uma atmosfera densa.
À medida que fui lendo, fui me sentindo preso naquele quarto, me escondendo dentro de um guarda-roupa escuro, a ponto de, em meu desespero, desejar me libertar e descobrir o mundo que havia além daquelas quatro paredes, e quando surge a oportunidade de fuga em que o pequeno e inocente Jack tem que tomar coragem, mesmo estando tão assustado, me vejo devorando as páginas, torcendo pelo inocente menino nos seus primeiros passos no mundo do Lá Fora.
Mas a fuga, o primeiro passo, foi, talvez, o mais fácil, pois o mundo Lá Fora, para Jack, era muito diferente de qualquer coisa que ele pudesse imaginar, a ponto dele sentir certa saudade de seu pequeno quarto, que era seu vasto mundo. a adaptação não foi fácil. Tudo era novo, tudo era diferente e tudo era tão grande, com tantas pessoas, tantas luzes, tantos barulhos.
"Quarto" é um livro que nos faz, por vezes, rir com a inocência e ingenuidade do menino de cinco anos, e também sentirmos raiva do temperamento explosivo e "pouco compreensivo", "excessivamente superprotetor" da mãe de Jack. Mas rir da ingenuidade de um menino que acaba de conhecer o mundo e do temperamento de uma mulher que ficou encarcerada por tanto tempo é cruel e desumano, e por isso tão humano de nossa parte, leitores e tão humanos.
Uma obra marcante, que faz jus a todos os elogios recebidos, e ouso dizer que "Quarto" se tornará, em breve, uma das maiores referência literárias do gênero. Um best-seller de grande valor literário, com uma mescla de profunda sensibilidade e inocência, com um forte drama e uma atmosfera densa e pesada, num ambiente tão vasto quanto e amplo quanto um quarto e tão pequeno e limitado quanto o mundo.
Cissa 15/07/2011minha estante
Lima, seu comentário e indicação do livro me fizeram voltar os olhos para ele. Com toda certeza assim que terminar o que estou lendo, irei ler este.
Parabéns pela ótima resenha.

Helder 25/07/2011minha estante
Resenha perfeita. Impossivel nao ser tocado por este livro!

Cissa 20/08/2011minha estante
Lima, o livro é formidável e sua resenha também. Vsleu a sua indicação.

Eloiza Cirne 24/06/2014minha estante
Caro Lima, passei o mesmo processo que você, de idas e vindas com o livro. Também, como você, achei a primeira parte meio chatinha, morosa. E, por fim, também fui tragada pelo drama lírico e trágico de Jack e sua Mãe. Obrigada pela indicação. Ela que me levou, finalmente, a comprar e amar esse livro.

Jéssica R. 30/10/2011

O inferno aos olhos de um anjo
Quarto é um livro bastante emocional.
É diferente ler um livro a partir do ponto de vista de uma criança de 5 anos.
A autora não se foca apenas na prisão que é o quarto, mas também na adaptação dos personagens ao mundo real, o "Lá fora".
O livro é ótimo, muito bem escrito.
O sofrimento da Mãe é quase palpável, houve momentos que tive que dar uma paradinha para retomar o folego. É triste e revoltante saber que o que é retratado no livro realmente acontece a mulheres e crianças.
Vibrei a cada descoberta e conquista do SuperJack.
Recomendo Quarto, nos faz pensar no mundo em que vivemos e como somos bombardeados a cada momento por novas informações.
Como Jack diz "tenho medo que minha cabeça exploda".

Quem gostar de Quarto, indico também o livro "Ratos" de Gordon Reece.
Também fala sobre até que ponto uma pessoa pode aguentar ser maltratada.
Só que o autor é mais detalhista ao descrever toda a violência física que a personagem principal sofreu.
E quando ela explodiu, azar de quem estava por perto.

Beto 25/09/2021

Definitivamente essa foi a decepção do mês ?. Estava com uma expectativa bem alta com relação a esse livro, cogitando que seria a melhor leitura da minha #tbr da #springread2021 , haha como eu estava enganado ?

O livro começa bem e tem seu clímax em torno da metade mas depois disso não tem mais nada. Da metade pro final você fica aguardando algo, uma surpresa, um plot que nunca vem, enfim, foi bem decepcionante!

Paloma F. 17/12/2021

Adorei, a história me prendeu que eu acabei lendo tudo num dia, achei a história muito fluída, me senti na obrigação de ver o filme

Aione 01/03/2016

Há muito tinha curiosidade de ler Quarto, principalmente pela positiva indicação que recebi de diversas pessoas que tiveram a oportunidade de lê-lo. Agora, com o lançamento de O Quarto de Jack, filme adaptado da obra de Emma Donoghue, finalmente pude não apenas lê-la quanto, também, assistir ao filme nos cinemas.

Jack é um garoto de cinco anos que mora desde seu nascimento no quarto, um lugar mágico compartilhado por ele e sua Mãe, cujo nome não nos é informado em momento algum da trama. Enquanto o lugar é, para ele, todo seu mundo, para sua mãe é um verdadeiro inferno, já que ela está há sete anos mantida em cativeiro pelo Velho Nick, seu sequestrador e estuprador. Com todo seu amor e criatividade, a jovem mãe faz de tudo para manter o filho tão saudável e feliz quanto possível, ao mesmo tempo em que, diariamente, pensa em formas de finalmente se libertar de sua terrível prisão.

Além da premissa ser interessante por si só, o que torna Quarto ainda mais incrível é a sua narrativa. A trama é contada a nós em primeira pessoa por Jack, trazendo consigo todos os elementos típicos da mente e da voz de uma criança de sua idade: encontramos erros gramaticais, pensamentos, no mínimo, inusitados e, acima de tudo, uma sensibilidade e inocência únicos dessa fase da vida. Ao mesmo tempo em que me vi rindo em diversos momentos, me peguei também refletindo sobre diversos aspectos que, talvez, passem despercebidos a quem já deixou de ser criança, além de ter me sentido aflita e emocionada por tantas incríveis situações.

Algo também proporcionado pelo fato da história ser narrada por Jack é sua incapacidade de compreender ou enxergar certos fatos, ou por acreditar em mentiras contadas por sua mãe para protegê-lo ou por não entender a gravidade de muitos momentos, já que desconhece as verdades do mundo.

A trama me surpreendeu por trazer, também, aspectos extras do que eu imaginava quando li a premissa. A história vai bastante além do quadro inicial e adorei que a autora tenha a escrito assim, porque, dessa forma, foi possível se aprofundar ainda mais em diversas questões abordadas no enredo, como, por exemplo, de que maneiras a mãe de Jack foi tão profundamente afetada nesses sete anos em cativeiro. Assim, ainda que seja Jack quem conta a história, conseguimos também enxergar e compreender todos os pesos carregados por sua mãe, além das dificuldades enfrentadas por todos aqueles afetados pelo sequestro. Aquilo que o menino não consegue ver salta aos nossos olhos, intensificando ainda mais cada momento.

Quarto, sem dúvida alguma, já é um dos melhores livros lidos por mim esse ano; sua leitura me proporcionou momentos de alegria e tristeza, de angústia e reflexão, sem nunca deixar de ser envolvente e cativante. Seu trunfo está justamente pela ótica em que os fatos são trazidos até nós, e certamente recomendo a obra àqueles que procuram leituras comoventes, sensíveis e fascinantes.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/03/01/livros-na-telona-quarto-emma-donoghue/

brubru 03/05/2019

me senti muito culpada por sentir raiva de uma criança de 5 anos que tá descobrindo o mundo, muita empatia pela Ma, havia momentos em que achei extremamente desconfortável pois não parecia nada em que eu estava em uma mente de uma criança de 5 anos que foi criada em cativeiro, a todo momento fiquei pensando na mãe dele

Paula 06/12/2020

Experiência sem igual
Com certeza essa leitura foi única. Foi maravilhoso e emocionante ver o que Jack via e sentia. Assisti ao filme a uns dois anos, mas lembro de muita coisa, por isso não me surpreendi enquanto lia. O começo e o fim são mais lentos, porém a parte central da história é instigante, lia querendo saber o que aconteceria logo. Vale muito a pena conhecer esses personagens fortes e queridos, e assim desenvolver empatia e compaixão perante esses acontecimentos.

Juliana Civitavecchia 09/11/2020

"? Eu vivo caindo hoje em dia, o mundo é tropecento."
Eu não sou fã de livros sobre maternidade e não imaginei que ia ter tantos sentimentos "de Mãe" acolhidos com esse livro em particular.
Jack é de longe a melhor criança da literatura mas eu ia amar ter um Quarto Versão Mãe.
Parto, amamentação continuada, angústia da separação, abuso físico e psicólogo, culpabilidade materna, ressocialização...
Esse livro é brabo.