O Mundo Perdido

O Mundo Perdido Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - O Mundo Perdido

William LGZ 22/07/2022

Virou o meu favorito de Sir Arthur Conan Doyle
Não vou dizer que minhas expectativas estavam baixas porque eu estava até que bem empolgado para ver como um autor desse calibre iria explorar um tema tão incomum para a época quanto dinossauros, e ainda mais ambientado no Brasil! E fico feliz em dizer que mesmo assim fui completamente surpreendido com o quão bom o livro foi.

Acredito que o maior brilho da obra tenha sido os seus personagens, que embora tenham se encaixado em clichês do gênero tiveram muitas características marcantes tanto em aparência e personalidade que os deixaram minimamente icônicos para mim.

E o que falar de sua premissa e narrativa? Creio que só houveram 2 capítulos onde fiquei realmente entediado com seus acontecimentos, com o escritor durante a maior parte do tempo conseguindo me fascinar, divertir ou deixar tenso pelas situações postas à mesa.

Posso estar até exagerando mas no meu coração é decididamente uma obra-prima do seu gênero e o recomendo para todos que gostem de uma excelente aventura e principalmente caso se interesse pelo período jurássico da História!
Thiago 22/07/2022minha estante
Já adicionei na minha lista ! ?

William LGZ 22/07/2022minha estante
Espero que goste ??

Thay262 06/09/2022minha estante
Informaram-me que Doyle se lamentou, afirmando que se não fosse por Sherlock suas outras obras não teriam sido lidas e isto era sinônimo de seu fracasso como autor (oque eu discordo, pois há muitos autores que também tem diversos títulos onde apenas uma obra ganha destaque e tudo bem). Como venho lendo Sherlock, me indicaram esse livro "O mundo perdido" para que eu pudesse conhecer outras narrativas do autor. Confesso que fiquei com o pé atrás e minhas expectativas também não são altas, mas sua resenha me animou. Agradeço!! Talvez eu dê uma chance como você deu, e quem sabe eu goste??

Pedro 03/10/2022minha estante
Ótima resenha, eu estava precisando desse empurrão pra me convencer a ler de vez essa obra do Arthur Conan Doyle.

Agora deu aquela empolgada! kk

Juliana.Rissardi 09/09/2020

Comprei esse livro, por que a capa me chamou a atenção, porque amo dinossauros e era Doyle, né? Eu não conhecia a história, apesar de ser um clássico, foi bem mágico ler sem ver a sinopse antes, eu jamais imaginei uma história escrita em 1912 sobre dinossauros no Brasil kkkk

Amei demais.
Bárbara Paradiso 09/09/2020minha estante
Maaas gente, essa capa é linda demais mesmo! o.O

1912... dinossauros? Brasil? Af preciso ler! kkkk
Também não conheço, mas já quero. Eu gosto desse tipo de surpresa, de pegar um livro e realmente não sabe nada e ir descobrindo na história!

Juliana.Rissardi 09/09/2020minha estante
Hahah simmm. É um anacronismo da minha parte criticar o fato de que a aventura só contém homens, existe certas tendências de superioridade europeia típicas do início do século XX ( falo mesmo!), mas é uma história digamos surpreendente e vale a pena ?

Bárbara Paradiso 10/09/2020minha estante
Fale mesmo!! É isso aí!.

Mais uma dica que não posso deixar de conferir. Se tudo der certo, será antes do ano que vem ??

Craotchky 27/07/2020

Aventuras extraordinárias em território Tupiniquim
Durante um razoável tempo da minha vida de leitor pesou sobre mim, por mim mesmo, o fato de que eu não havia lido as famosas histórias de Sherlock Holmes. Esse peso, porém, se desintegrou entre 2018/2019, período em que eu li a obra completa do personagem através do excelente box da Nova Fronteira. Antes disso eu já havia conhecido o autor ao ler um livro de contos, publicado pela saudosa coleção Mestres do Horror e da Fantasia, chamado O Enigma do Trem Perdido (já resenhado). Havia lido, também, antes de ler os mistérios detetivescos, O gato do Brasil e Outras Histórias e A Nuvem Envenenada. Foi então que, somente agora, do nada, percebi que Sir Arthur Conan Doyle é um dos autores que mais li se levar em consideração o número de livros lidos (já cheguei a ranquear os autores(as) que mais li pelo número de páginas lidas!). Ao todo, contando com este, são 13 livros.

Todos estes livros possuem um aspecto comum que se destacou aos meus olhos: a incrível narrativa, extremamente dinâmica, empregada pelo autor há mais de cem anos. Impressiona como os textos de todos esses livros, sem exceção, têm esse "ar moderno" ao trazer uma prosa que, embora simples, isto é, sem pomposidade ou erudição exagerada, consegue ser elegante, muitíssimo dinâmica e bastante natural e atual. De fato, Sir Conan Doyle narra as aventuras com latente habilidade.

Falando nisso, O mundo perdido(1912) traz uma história bastante fantástica quanto ao conteúdo, como, aliás, a capa pode atestar. É daquelas histórias que, sobretudo no princípio do século XX, foi/é capaz de produzir encantamento nos leitores possuidores de uma imaginação mais flexível. Geralmente leitores(as) de mente mais fértil são jovens, talvez por isso esse livro seja até mencionado como destinado ao público imberbe. Entretanto, ao contrário do que achei recentemente em A ilha do tesouro de Stevenson, não percebi qualquer tom infanto juvenil.

Este livro faz parte do que podemos chamar de Trilogia do professor Challenger, constituída por três obras ficcionais protagonizadas, óbvio, pelo professor supracitado. A nuvem envenenada (ou A nuvem da morte em algumas edições), aliás, é uma delas. A outra chama-se A Terra da bruma. Os três livros têm uma pegada de sci-fi. Este último, porém, se destaca por trazer como assunto principal a doutrina Espírita, da qual Sir Conan Doyle era defensor e adepto, ao ponto mesmo de ter publicado várias obras não ficcionais sobre o tema.

Não poderia encerrar esse texto sem mencionar que, para nós brasileiros, esta história tem um gostinho ainda mais especial porquanto uma parte significativa dela se passa em terras tupiniquins. A expedição exploratória passa pelo Pará e por Manaus antes de atingir seu destino final, a floresta amazônica, centro das ações principais. Enfim, Sir Arthur Conan Doyle foi um baita escritor.

BÔNUS: Uma manchete extraordinária
Extra!, extra! Criaturas pré-históricas e o elo perdido são encontrados na floresta amazônica!
Hoje, dia 11 de agosto do ano da graça de 1XXX, o grupo de expedicionários capitaneados pelo professor Challenger regressou à Inglaterra após ter obtido êxito em confirmar o que antes se julgava impossível: criaturas antediluvianas e o elo perdido da espécie ainda vivem em uma parte quase inacessível da gigantesca floresta brasileira!...

Luiz Souza 20/11/2023

Jurássic Park
O livro vai contar a história de Malone um jornalista que pra conseguir o amor de Gladys resolver se envolver numa aventura em terras brasileiras juntos com mais três pessoas o excêntrico professor Challenger, o professor esquentado Summerlee e o Lord John Roxton talvez o mais calmo de todos.

Eles embarcam nessa aventura dantesca que inclui animais , natureza e muito mistério.
Se deparam com muitos obstáculos e peripécias no meio do caminho.

A história não tem muitos acontecimentos, mas pela linguagem rica em descrição do lugar vale a pena embarcar nessa leitura.

No final Malone acaba nem ficando com a amada pra saber o motivo só lendo o livro mesmo.

Ótima leitura.
Andre.Vieira 20/11/2023minha estante
A série que foi baseada nesse livro eu amo demais, até hoje é minha favorita. Até os filmes adorava. Já passou do tempo de ler essa maravilha.

Matheus Oliveira 25/07/2022

O Mundo Perdido
Sir Arthur Conan Doyle nos presenteou em 1912 com O Mundo Perdido, um "romance" ficcional que depois foi retratado no cinema mudo em 1925.

Ele nos entrega como sempre uma narrativa permeada de descrição dos cenários que facilitam e exploram o melhor de nossa imaginação, com personagens quase caricatos e sua excelência na construção de suas complexidades e personalidades.

Isso sem falar que o enredo se passa quase que na sua totalidade na Amazônia, explorando o grande "desconhecido" que temos em grande parte do território nacional inexplorado, que sempre permeou a imaginação social e que acaba por ser o grande argumento para o seu desenrolar.

O livro se apresenta com um narrador que embarca nessa aventura com uma motivação romantizada, passando representá-la como se fossem um relatório de viagem para a imprensa através de cartas, abordando assuntos importantes como: construção social, tendências da natureza humana, domínio do homem branco, o que somos capazes em relação à natureza e suas espécies e até mesmo flerta com questões como processo natural e evolutivo.

Claro não poderia deixar eles de fora, os animais jurássicos dessa aventura, aqueles que tanto gostamos e que foi imortalizado pelo cinema na década de 90 por Steven Spielberg, quando adaptou a obra de Jurassic Park de Michael Crichton, que por curiosidade tem como sequencia da franquia um livro de mesmo nome.

Thayane 11/08/2021

É uma leitura bem arrastada. Fica enrolando muito pra chegar no assunto principal.
Mas gostei bastante. ?

PITUCALELE 16/04/2022

O mundo perdido
Uma expedição ao mundo perdido na Amazônia cheia de animais e homens pré históricos recheada de aventuras, vividas por cientistas, um repórter e um lorde.

naicaroline 04/08/2021

Que aventura!!??
Eu amo essa temática de dinossauros e terras antigas com aventuras pré históricas! A escrita e o ritmo do livro me agradou demais, e faz a leitura ser bem fácil.
Os personagens são peculiares em seus modos, mas garantem boas risadas! O Professor Challenger é bem engraçado até e sua relação com o outro pesquisador Summerlee é de tirar risadas em momentos que você acha que tudo vai dar errado. Roxton e Malone também são ótimos amigos e que trabalham muito bem na aventura!
Eu amei também que essa expedição deles se passa no Brasil, é bem legal.
Para quem gosta de Jurassic Park e temas do tipo eu super recomendo!!!

Ronan 30/04/2023

O Mundo Perdido é um romance de aventura e ficção científica publicado em 1912. A história acompanha o professor Challenger, um cientista excêntrico e genial, que afirma ter descoberto uma região isolada na América do Sul onde ainda existem dinossauros e outras criaturas pré-históricas. Ele convida um jornalista, um caçador e um colega cientista para uma expedição ao local, a fim de provar sua teoria ao mundo.
O livro é muito divertido, cheio de cenas de ação, suspense e humor. O autor cria um cenário fantástico e detalhado, que nos faz imaginar como seria ver esses animais incríveis de perto. Os personagens são carismáticos e bem construídos, cada um com sua personalidade e motivação. O professor Challenger é muito inteligente, mas também arrogante e teimoso, o que gera muitas situações engraçadas.
O Mundo Perdido é uma obra clássica da literatura, que influenciou muitos outros autores e obras do gênero. É uma leitura que vale a pena para quem gosta de aventura, ficção científica e dinossauros.

alexandra165 16/09/2021

vou ser breve kkkkk.
leitura agradável, fácil e imersiva. não esperava gostar tanto. não tem nada de extraordinário, mas o jeitinho do narrador me cativa. amo sir arthur conan doyle! a partir de uma certa altura vc meio q fica preso no livro. adorei o final tmb.
recomendo :)

Bruna 13/03/2022

O Mundo Perdido
Foi uma leitura bem divertida num geral. Adorei ler o que deu início à histórias de ficção sobre dinossauros, mas, como o livro é antigo, teve algumas coisas que me incomodaram um pouco na história.
Alberto.Tisbita 13/03/2022minha estante
Amo ficções dessa natureza, mas lendo Verne percebi que o gênero tende a envelhecer mal. ?

yvnvitx 20/04/2022

O Mundo Perdido, de Arthur Conan Doyle
O mundo perdido, livro do ilustre Sir Arthur Conan Doyle, autor imortalizado pelo seu personagem Sherlock Holmes, conta as aventuras de quatro personagens (dois cientistas, um atleta e um jornalista) por um platô localizado na floresta amazônica onde um dos doutores afirmava ter encontrado um mundo perdido, onde dinossauros e criaturas pré-históricas ainda são encontradas.

Eu gostei da leitura, é um livro bem leve e é narrado no melhor estilo sessão da tarde, achei os personagens meio sem graças, exceto o jornalista, o que me atrapalhou um pouco na hora de me importar com a segurança deles, mas a história empolga e as descrições do mundo perdido são bem interessantes.

O final me surpreendeu, principalmente o arco do protagonista, que foi brm melancólico pra mim, o livro ficou com saldo positivo por ter sido um ótimo entretenimento.

PS: Dos livros mais baratinhos da Principis que eu tenho, esse é o mais bonito, possui uma identidade visual bem legal mesmo, por 10 reais, é um baita livro, comprem.

Hélio 10/06/2020

Uma descoberta dentro das aventuras científicas
Me envolvi rapidamente com o texto de Conan Doyle! Talvez pelo fato de estar vindo de leituras mais densas, O Mundo Perdido se abriu como uma opção divertida e agradável. É impossível não avaliar o livro dentro do seu contexto histórico, e talvez por isso mesmo, sua leitura depois de mais de 100 anos do seu lançamento, ainda pode causar surpresas. Me imaginei, na Inglaterra do início do século XX lendo por exemplo, sobre o Curupira. Essa justaposição de encontros geográficos, culturais e até, mitológicos, só se engrandece pela inventividade de Doyle ao inserir os dinossauros. Reconhecer um pouco de nossas histórias e riquezas naturais pelo olhar do estrangeiro, só surpreende e evidencia o quão pouco valorizamos e conhecemos do nosso próprio país, tão rico e diverso, onde a imaginação de um célebre escritor inglês, encontrou terreno (real) e fértil para um caminho de descobertas verdadeiras, motivadas pela importância mundial da Amazônia como ecossistema. O que apenas depõe contra o livro, reflexo direto de sua época, é a hipervalorização do herói, homem branco masculino, em superioridade a quaisquer outros personagens. Um pecadilho da visão projetada pela hegemonia europeia intelectual, mas que também nos fornece um retrato de como essa sociedade, enxergava seus pares em outras partes do mundo. Vale a leitura!