Jogo Sujo

Jogo Sujo Andrew Jennings

Resenhas - Jogo sujo

Anderson.Rossi 27/04/2020

Como acabar com o Encanto do Futebol.
Aprendi a gostar de futebol com meu pai, e meu avô, minha primeira lembrança de futebol foi ter acompanhado a Copa de 94 com o Brasil Tetracampeão. Com o passar dos anos eu fui acompanhando mais o futebol e as notícias de maracutais que aconteciam.
Esse livro apresenta deforma didatica e contando a história de cada uma das atitudes temerárias que foram tomadas pela FIFA em benefício próprio de seus dirigentes e amigos, de forma a manchar a imagem que tinha do futebol de minha memoria afetiva.
Contudo, é uma obra que todo amante de futebol deve ler para entender melhor o que ocorre nos trâmites burocráticos da entidade que deveria zelar pelo esporte.

Arthurcm 30/04/2022

Informativo!
O livro apresenta um resumo de fatos e notícias jornalísticas que mostram esquemas de corrupção em várias entidades ligadas ao futebol.
É uma leitura fácil que expõe a história do próprio autor em busca de provas para os esquemas e coloca em xeque a credibilidade das instituições.

Henrique 24/07/2012

Fundamental para os amantes do futebol
Livro fundamental para os amantes do futebol conhecerem e entenderem o tipo de pessoa que controla o esporte mais popular do mundo. Com uma narrativa de caráter jornalístico com inclinações literárias, a obra é de leitura bastante fácil e, para os que se interessam sobre o mundo por trás dos campos de futebol, muito atrativa.
Indispensável para o aprofundamento crítico da visão sobre o esporte, sobretudo com a aproximação dos grandes eventos esportivos no Brasil (Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016).

Fábio Z.C. 25/01/2013

Excelente
Recomendo aos amigos que se interessam por futebol ler esse livro. Desmonta todos os esquemas de corrupção e a sujeira da FIFA. Depois dessa, nenhuma pessoa irá usar o nome da FIFA pra justificar nada. Eles só querem saber de dinheiro e usam o esporte pra isso.

Valdirene 02/04/2013

Sempre fui contra copa do mundo no brasil
Sempre fui contra copa do mundo no brasil. Lendo esse livro, só confirma minha tese. Só por meio de propina vc consegue ser reeleito como presidente da fifa, direito de transmissões de tv e até seu país ser escolhido para sediar a copa. Além de nomes conhecidos como Ricardo Teixeira, Joao Havelange até a tv globo faz para do enredo desse livro. Leitura facil e rica em detalhes. Recomendo.

Chang Tsai 14/05/2014

Corrupção Padrão FIFA
Andrew Jennings, um repórter investigativo e persona non grata da Fifa, justamente porque se tornou uma pedra no sapato de Joseph Blatter, nos leva ao mundo das negociatas, propinas, compra de votos, reembolso indevido de despesas, tráfico de influência, contratos milionários e lucros bilionários. Com uma narrativa envolvente e irônica, Jennings vai relatando em detalhes o que ocorre por trás desta entidade máxima do futebol mundial.

O futebol como esporte, jogado dentro das quatro linhas, é um dos maiores espetáculos do mundo. Fora delas, ela é considerada a galinha dos ovos de ouro para atletas, empresas de marketing e de material esportivo, emissoras de TV e por que não, de abutres de colarinho branco ávidos por dinheiro. Alguns poderiam argumentar que a Fifa é uma entidade particular e ela faz o que quiser da vida, porém, ela sozinha consegue ter mais poder e influência do que muitos chefes de Estado e países democráticos, quanto mais em regimes ditatoriais.

Para os amantes do futebol, é leitura obrigatória e pelo fato do Brasil ser a sede do Mundial em 2014, é que se torna mais do que obrigatória, sabermos dos desmandos desta entidade que foi comandada por Havelange e agora nas mãos de Blatter, que foi secretário-geral sob a tutela do brasileiro.

Lanzellotti 30/06/2014

Um livro Corajoso
Um livro chocante. A sensação de impotência diante de poderosos corruptos (que é quase a mesma coisa) é dolorosa demais. A certeza que não acabou, muito pelo contrário, é pior ainda. As relações sórdidas do poder excessivo é de embrulhar o estômago. Este livro deveria ser lido por todos para se ter o conhecimento do Padrão FIFA. “A população que perde a capacidade de se indignar deixa de viver e passa a sobreviver"

Gustavo 18/07/2014

Nos subterrâneos do mundo do futebol
Esse livro demonstra com minúcias os bastidores da entidade maior do futebol mundial - a FIFA. O seu conteúdo é tão estarrrecedor que fará os amantes desse esporte se sentirem ofendidos com as revelações do que acontece por trás dos bastidores, fazendo os nossos políticos se tornarem "trombadinhas" diante da rapinagem dos cartolas que comandam a referida entidade.