Lago dos Sonhos

Resenhas - Lago dos Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

Livy 23/06/2011

Em busca do passado!
indiretamente. Não conheço nada muito além da história de meus pais. De certa forma, isto é um tanto triste, pois não sei nada sobre minha árvore genealogica, e quem foram meus ancestrais. Não sei se houve guerreiros, sofredores, revolucionários, trapaceiros, ou algum nome importante na minha história familiar. Claro, isso não é problema nenhum para mim, eu convivi todos esses anos com isto, e vou continuar vivendo. Mas para Lucy Jarret, esta passou a ser uma questão muito, muito importante. De certa forma, ela se sente presa a um passado de dor e remorso, devido a morte abrupta de seu pai, que ocorreu a muitos anos, em Lago dos Sonhos, cidade onde vivia, e da qual se sente muito culpada.

Lucy Jarret, é uma jovem aventureira que já viajou muito, estudando e trabalhando, conhecendo novas culturas e tendo uma boa vida. Mas no fundo ela nunca sentiu-se verdadeiramente feliz, não importando aonde estivesse, e sente que falta algo da qual precisa resolver. Talvez o passado seja seu maior problema.
Atualmente ela vive com o namorado Yoshi no Japão, mas está enfrentando dificuldades para conseguir um novo emprego. Ela recebe notícias de sua mãe, que sofreu um acidente de carro, sem gravidade, mas decidiu que era hora de a visitar em Lago dos Sonhos, nos Estados Unidos. Quando ela chega, percebe que tudo à sua volta mudou. A mãe dela se recupera rápido do acidente e está bem, além de ter conhecido um homem que tem tudo para fazê-la feliz: Andy. Seu irmão Blake, também está com a vida resolvida: irá se tornar pai e acaba de aceitar a proposta do tio para trabalhar na Mestre dos Sonhos, a fábrica de fechaduras criada pelo bisavô e que é simbolo da família. Fora isso ela vê que o tio está muito parecido com seu falecido pai, mas que, apesar de se mostrar solicito e bom, esconde muitos segredos. Além disso, nesta volta ao passado, ela acaba reencontrando seu ex-namorado e eterno amigo, Keegan, que agora possui um lindo filho, Max. Ok! Muitas mudanças para uma pessoa só enfrentar. Mas ainda tem muito mais por vir.
Por acaso, em um dos cômodos fechados da casa de sua mãe, Lucy encontra uma carta endereçada a seu bisavô e também muitos papéis antigos. Estes papéis apontam pistas da existência de uma antepassada da qual Lucy jamais tinha ouvido falar. Para ela, toda a sua história familiar, contada até o presente momento, é de seu avô, que com apenas 15 havia presenciado o cometa Halley passar em 1910. Na época o fato causou uma série de notícias a respeito do cianogénio, gás letal presente na cauda do cometa, que criou um clima de pânico mundial. Mas foi enfrentando este medo que o avô de Lucy, saiu a noite, admirando a beleza do cometa. Aparentemente tudo havia começado aí...até agora.
Lucy começa a investigar, descobrindo aos poucos mais evidências da existência de sua parente desaparecida na história genealogica de sua família. Ela descobre vitrais, cartas e pontos que ligam muitos de seus antepassados, e aos poucos ela vai montando o quebra cabeça, formando a rede e as conecções, até que consegue compreender o passado e descobrir a identidade da misteriosa mulher, dona das cartas, assim como conseguir compreender sua própria história e identidade.

O livro trata também do suffrágio feminino, e da luta das mulheres pelo voto. Uma das passagens das quais mais gostei no livro, foi quando Lucy está lendo um trecho de uma das cartas de sua antepassada e pensa:

"Tornei a verificar a data - 1916. Contada por Rose, a história não parecia tão distante. Fiquei imaginando como teria sido a minha vida se não houvesse tido a oportunidade de estudar, trabalhar ou mesmo conhecer os fatos mais básicos sobre meu corpo. Por trás da minha independência escondia-se uma história difícil, como as ruínas das fábricas sob a superfície tranquila daquelas águas. Com a perspectiva dos séculos, os direitos que eu considerava naturais subitamente me pareciam muito recentes."

Neste trecho eu tive este mesmo sentimento. Aliás, boa parte da beleza do livro está aí: no passado, mostrando a importância que ele tem em nossas vidas, e em como não somos nada sem nos conhecermos e darmos valor a tudo o que veio antes de nós. Foram nossas antepassados que contruíram nosso presente, e somos nós que estamos construíndo o futuro.
O livro me lembrou também, em muitos momentos o Julieta de Anne Fortier, mas não comparo aqui ambos, pois apesar de algumas semelhanças, ambos tem estilos e tramas bem diferentes.
Kim Edwards escreve com fluidez e tem uma narrativa maravilhosa. Mas, infelizmente, um ponto que não gostei foi a repetição de descrições, em diversas passagens do livro. Isso não é de todo ruim, claro, mas incomoda um pouco, tornando o livro, em alguns pontos um pouco maçante. Apesar disso, sua narrativa minuciosa é o que dá ao fator histórico tanta graça, e em momentos, em que a natureza tem evidência, realça a beleza da cidade.
Eu esperava um pouco mais do livro, mas pelo que se propõe, o livro é muito interessante e tem uma trama envolvente e instigante, com um final até mesmo surpreendente.

Este é um livro que trata de descobertas, tanto do passado quanto da própria identidade. Também é um livro que não se trata apenas de um mero romance, mas mostra o amor incondicional e absoluto de uma mãe por sua filha, atravessando décadas e séculos, e até mesmo gerações. A beleza do livro, e a sutileza das emoções, do passado, e da vida das pessoas, tanto as que convivem conosco, quanto as que habitaram o mesmo chão no qual pisamos hoje, é muito interessante e emocionante. Acompanhamos a jornada de Lucy pelo passado, mas acima de tudo em resgate de si mesma!

Up Sagas 04/06/2011

Sempre há, guardado no coração de cada um de nós lembranças, memórias e saudade do que passou. Até eu, com o pouco do que já vivi, tenho esse sentimento veemente com relação ao passado, pois foi graças a ele que me tornei quem sou, e é graças a ele que Lucy Jarrett está nesta empolgante “jornada” em busca das verdades guardadas no baú de sua família.

Quando ouvi falar deste livro, fiquei encantada pela capa. Como uma imagem de um lago poderia ser tão linda? Algumas pessoas acham que capas têm de retratar os personagens em situações que caracterizam suas histórias, sim, existem capas com modelos que representam os personagens e que ficam lindas, mas esta capa não caracteriza só o passado de Lucy. A foto caracteriza o cenário em que o enredo se desenrola e até mesmo aos outros elementos presentes nela.

Kim Edwards é uma mulher de narrativa suave, metafórica e inteligente. Ela mistura com naturalidade o passado histórico norte-americano, mencionando fatos recentes com outros não tão recentes assim, criando uma verossimilhança inebriante e real, quase tangível a nossa realidade. Além disso, a temática do enredo é surpreendente. Tem leves pinceladas clichês, mas ainda assim tem personalidade.

“Lago dos Sonhos” é um livro que mistura amor, passado, mudanças, vida e realidade. É um livro inesquecível para qualquer um que lê-lo e absorva a essência do que a autora expôs.

Arquivado em: http://www.booksworld.co.cc/2011/05/resenha-lago-dos-sonhos.html

Psychobooks 26/07/2011

Classificado como 3,5 estrelas no Psychobooks

Se eu tivesse que usar apenas uma palavra para descrever o livro, seria: tranquilidade. O estilo de narrativa da Kim é poético e emocionante.

Lucy mora no Japão com seu namorado Yoshi, ele é engenheiro e passa muitas horas no trabalho, ela, depois de passar por vários empregos, no momento está desempregada. Ao receber um e-mail de sua mãe contando que sofreu um pequeno acidente, mas está tudo bem e ela não precisa se preocupar, Lucy resolve voltar para Lago dos Sonhos visitar sua família, Yoshi irá concluir um trabalho e em seguida irá se encontrar com ela.

Mas Lucy não esperava encontrar tantas mudanças, desde as lojas da cidade, até um novo amigo de sua mãe. Isso sem contar que seu ex-namorado (Keegan) da época do colégio também está de volta à cidade, mais maduro e bem-sucedido com um ateliê de vidro.

Com alguns vitrais reencontrados e cartas misteriosas guardadas no sótão de sua casa, Lucy se encontra no meio de um mistério relacionado ao passado de sua família. Uma rede de mentiras e intrigas passa a ser analisada até que Lucy descobre toda a verdade, mas era isso o que ela realmente queria?

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/07/resenha-lago-dos-sonhos.html

Elis 16/09/2011

Lucy carrega um grande segredo desde a morte de seu pai, o qual ela não revelou a ninguém e por isso tenta viver sua vida da melhor forma possível.

Ela já viajou por muitos lugares e agora está no Japão com o namorado e desempregada, não se sente feliz com a situação em que se encontra e tem pavor dos terremotos.

Yoshi nota que ela se modificou, está triste e sem motivação. Então sugere que ela visite sua mãe, já que ela sofreu um pequeno acidente e está com uma tala no braço.
Chegando ao Lago dos Sonhos, nome pelo qual a cidade é conhecida, ela nota que tudo está mudado, se sente deslocada e perdida. Será que vale a pena voltar depois de tanto tempo? E para que? Para reviver o passado?

Lucy se pergunta muitas coisas ao chegar, revive muitos sentimentos e um mistério começa a se desenrolar, após ela encontrar um tecido feito a mão de uma beleza inigualável. Enquanto ela vai montando o quebra cabeça, vai descobrindo membros da família que ela nem se quer sabia que existia, encontra uma vida toda ocultada e que a seu ver tem de ser descoberta para que ela possa seguir em frente e deixar todo o passado para trás.

Os personagens que me cativaram foram:
Keegan - antigo namorado da Lucy;
Max - filho do Keegan, apesar de aparecer pouquinho na história;
Lucy - a protagonista;
Rose - irmã do bisavô de Lucy.
Não que deixe de gostar dos outros, mas esses me encantaram.

Durante a leitura me peguei várias vezes pensando se ela devia continuar ou deixar tudo como estava. Mas confeço que ela fez bem em procurar saber a verdade.

Hoje em dia não temos mais essa ligação com o passado de nossa família, vivemos para os presentes e o passado deixamos de lado. Depois de ler essa história fiquei pensando na minha árvore genealógica, não conheço quase ninguém e nem as histórias de suas vidas. Admito que quando era criança sempre busquei nas caixas dos meus pais um diário contando a vida de alguém, um grande achado que mudaria algo em nossas vidas, mas foi tudo em vão porque eles não tinha nada e isso era somente minha imaginação fértil de criança.

Gostei muito da leitura e espero poder reler um dia. A escritora sabe escrever uma história que nos prende e nos surpreende.

Recomendo...Nota 10!!!!

Beijokas Elis!!!

sentilivros 05/11/2011

resenha de Lago dos Sonhos
"...Tudo começa com a água..."pg 328
Cá estou eu de novo, sem saber como falar de um livro que provoca sentimentos tão profundos e reflexivos.
Lucy sempre "fugiu" de relacionamentos e do seu passado mergulhando em seu trabalho. Mas agora, em um relacionamento "estável" com Yoshi**, se vê desempregada e "pensativa".
"...O que você planeja fazer/ Com sua única vida/ Selvagem e Preciosa?"...pg.318
Aproveitando esse momento, devido a um pequeno acidente com sua mãe, ela resolve voltar a Lago dos Sonhos para visitá-la. É a partir desta volta, que ela descobre segredos do passado de sua família e a medida em que vai descobrindo-os, a verdade sobre ela mesma vai se"desabrochando". Ela começa a enxergar-se.
"...Era como estar diante de uma porta que se abriria para um mundo que eu jamais imaginara e de onde não poderia voltar. Independentemente de ser bem-vindo ou não, o conhecimento é algo que não se pode desfazer..." pg 256
O livro é intenso e revelador. Uma maneira de dizer que nossas escolhas não afetam apenas a nós mesmos, mas quem está a nossa volta, mas não é por isso, que devemos nos culpar por nossos erros e acertos.
Eu já li "O Guardião de Memórias", da mesma autora. E, seus dois livros seguem no mesmo estilo, drama cercado por um certo suspense, com a história nos fazendo refletir sobre nossas decisões.
Eu realmente recomendo. Entrou para minha lista de favoritos.Toda a trama da história "secundária", tem um olhar encima da religião, porém um olhar feminino, de como as mulheres foram importantes e de como a igreja as destituiu dessa "importância". Eu adoro esse lado "feminino" da religião (como já declarei inúmeras vezes...rsrsrs), no qual o cálice está ligado a mulher, a forma do ovário, etc...[tipo Código Da Vinci - Dan Brown (as teorias)].
Além do lado "religioso". Uma das personagens femininas, foi totalmente revolucionária em sua época, tornando-se uma das primeiras sufragistas femininas*. A favor do voto feminino, além de outros ideais, foi presa por manifestações e uma das questões do livro é como vemos isso hoje.
Não vou falar mais senão acabarei contando o livro todo.
=>Eu adorei o quote abaixo:
"...Fileiras e mais fileiras de livros ocupavam as estantes e deixei meus olhos se demorarem nas lombadas grossas, pensando em com os livros eram humanos, tão cheios de ideias e imagens de mundo fictícios... cheios de impressões digitais, de risadas súbitas e da imaginação dos leitores..." pg 235
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/11/lago-dos-sonhos-kim-edwards.html

@eusara.lees 31/01/2013

Lago dos Sonhos - Kim Edwards
Bom confesso que, esse livro não me agradou de início e até pensei em abandonar, mas lá pelo quinto capítulo veio a surpresa rsrs' e ele começou a ficar super interessante.

Em Lago dos Sonhos, Lucy Jarrett (principal personagem)retorna a sua cidade natal após anos morando no Japão e fujindo do passado. De volta a cidade ela e sua mãe decidem fazer uma faxina de rotina e Lucy após remexer em uma caixa com diversos pertences antigos encontra uma pista sobre uma suposta antepassada, curiosa por mais informções ela irá descobrir não apenas detalhes íntimos e irrelevantes sobre sua antepassada (irmã de seu bisavô), como também sobre o laço que as une. Mas importante ainda, Lucy descobrirá que a morte de seu pai não foi um simples acidente, e que os habitantes da pacata cidade de Lago dos Sonhos (mais precisamente seus próprios parentes) escondem diversos segredos.

Riva 19/04/2012

Tão interessante quanto o Guardião de Memórias!

Vanessa Vieira 11/10/2012

Lago dos Sonhos_Kim Edwards
O livro Lago dos Sonhos, de Kim Edwards, mesma autora de O Guardião de Memórias, nos conta a história da jovem Lucy Jarrett. Após a morte de seu pai em um acidente, Lucy resolve sair de casa para cursar a faculdade, e desde então, acaba tendo uma vida cheia de aventuras e sem pouso fixo, percorrendo diversos lugares. Porém, chega um determinado momento em que ela se vê enraizada no Japão, ao lado do namorado Yoshi, sem trabalho e com um relacionamento bastante desgastado.

Quando toma o conhecimento de que sua mãe sofreu um acidente, mesmo sem ser de grandes proporções, decide visitá-la em Lago dos Sonhos. Chegando lá, descobre que ela pretende vender a casa da família. Também revê o seu ex-namorado, Keegan, que é dono de um conceituado ateliê de fabricação de vidro, além de ser pai de um belo garotinho, Max. Diante de tantas mudanças, Lucy se sente meio perdida, e percebe que é tempo de encarar de frente a realidade, e sobretudo superar o trauma pela morte de seu pai.

Em meios aos seus conflitos emocionais, ela descobre um bilhete, além de outras pistas, sobre uma antepassada de sua família, Rose Jarrett, que até então era desconhecida. Rose foi uma das mulheres responsáveis pelo sufrágio feminino e infelizmente teve que abandonar sua única filha, Iris. Ela também se envolveu com um artesão de vitrais renomado, Frank Westrum, que retratou trechos de sua triste e dolorida história através da arte.

Intrigada com a história de sua antepassada, e sobretudo com o fato de sua existência ter sido mantida em sigilo, Lucy passa a investigar avidamente sua trajetória e descobrirá fatos importantes, relacionados a sua família, a morte de seu pai, e acima de tudo, sobre si mesma.

Lago dos Sonhos é um livro tocante, repleto de segredos, mistérios e conflitos familiares. Eu podia jurar que se tratava de um livro de romance, mas durante a leitura, conclui que o foco da história era completamente diferente do que imaginava, e confesso ter me surpreendido positivamente.

Lucy possui um espírito aventureiro, mas em seu interior, carrega um sentimento de culpa pela morte de seu pai. Na noite em que ele fatalmente escorregou em uma pedra e caiu no rio, pediu pela sua presença durante a pescaria, e ela não aceitou acompanhá-lo. Tal fato faz com que ela se martirize, pois pensa que se estivesse ao seu lado naquele dia, nada disso teria acontecido. Por isso, vive viajando, se deslocando de um canto para o outro, como uma válvula de escape para esse sentimento que assola o seu ser. Quando retorna ao Lago dos Sonhos, aquilo que passou anos tentando ocultar, trancafiar nas entranhas de sua alma, vem à tona, e acompanhado de fatos sigilosos a respeito do passado de sua família, dando início a uma trama de suspense e mistério.

Gostei muito do rumo que a história tomou e fiquei na expectativa pelas descobertas a respeito de Rose Jarret, que realmente surpreenderam. Como eu disse anteriormente, esperava romance da história, mas mesmo com a autora não tendo me brindado nesse aspecto, achei bacana a pesquisa de Lucy a respeito do passado de sua antepassada e a busca desenfreada por informações a seu respeito. Cada pista desvendada ia me deixando mais ávida pelo desenrolar da trama. Também foi bem interessante os relatos sobre o sufrágio feminino, e perceber como as mulheres lutaram tanto para conseguir melhorias, arriscando reputação, saúde, e até mesmo, os laços familiares, em prol de uma causa. É até mesmo lamentável, se comparado aos dias atuais, em que tivemos tantas regalias e direitos de mão beijada de nossas ancestrais, e muitas vezes não valorizamos tal sacrifício. Um livro muito interessante, repleto de segredos e que recomendo!

Patty 04/03/2012

Muito bom!
Fantasmas do passado que atormentam as pessoas pela vida toda não é nenhuma novidade e a história de Lucy poderia representar a vida de muita gente por aí, mas descobrir um parente esquecido pela família faz com que Lucy encare seus fantasmas e os supere. A princípio o livro é meio devagar, mas conforme as descobertas começam a surgir o livro se torna mais interessante.

Leeti 21/11/2012

+ou-
Não gostei muito desse livro, achei que ele explica muito os detalhes e volta muito na história, o que eu não curto muito.
Mas a história dele é boa até, apesar de acontecerem certas coisas que não seriam necessárias, o seu enredo é bom.
Ele fala muito da questão da família, e também da questão de não conseguirmos entender o que se passa em nós mesmos, além de mostrar que as vezes as coisas não são como a gente sempre achou que era e que podemos ser enganados por pessoas que amávamos.
Terminei de ler esse livro ainda não entendendo algumas coisas que se passaram nele.
Se vocês leram me digam o que acharam!

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Lago dos Sonhos
Esta resenha foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

Meu primeiro contato com a escrita de Kim Edwards foi com "O Guardião de Memórias", um livro que comove do início até a última página. Portanto, não hesitei quando vi a capa linda de "Lago dos Sonhos" e quis saber qual bela história Kim teria para contar desta vez. A narrativa gira em torno da vida de Lucy, uma hidrologista que mora em Tóquio - Japão com seu namorado Yoshi. Ambos conheceram-se em Jacarta quando trabalhavam lá, Yoshi é engenheiro. Desempregada e num país totalmente diferente, ela começa a repensar em vários aspectos de sua vida e de seu relacionamento amoroso, quando recebe um e-mail de seu irmão, e então Lucy decide voltar a sua cidade natal após uma longa temporada distante. Lucy nasceu em uma cidade chamada Lago dos Sonhos, na região dos Grandes Lagos - Estados Unidos. A casa em que morava com os pais e um irmão ficava na beira do lago e sua infância e adolescência foi desenvolvendo-se naquele paraíso natural. Mas um acidente colocaria todas as suas certezas em xeque e faria com que o chão desabasse sob seus pés: seu pai morre em um acidente de barco quando Lucy era adolescente. Ela, seu irmão e sua mãe fecham-se cada um com sua dor e então Lucy decide ir estudar longe dali e a partir de então sempre morava mais e mais longe de Lago dos Sonhos. Então Lucy resolve ir visitar a mãe e rever seus familiares, mas nem imaginava que aquela viagem poderia transformar sua vida para sempre. Quando chega a Lago dos Sonhos, Lucy percebe que muitas coisas mudaram, o mundo não havia estagnado com a morte de seu pai. As pessoas levaram suas vidas adiante, mas a memória de seu pai e do dia de sua morte permanecia lúcida em sua mente. Um dia enquanto remexia em coisas velhas no andar de cima de sua casa, que estava abandonado desde a morte de seu pai, Lucy encontra alguns papéis de propagandas do movimento feminista e cartas escritas por uma mulher que ela não conhecia. A partir de então ela parte em busca da história dessa mulher, quem ela seria e o porque sua família havia ocultado sua existência por tanto tempo. Neste meio tempo, ela reencontra Keegan, seu ex namorado e amigo de infância, por quem percebe ainda sentir algo que nem ela mesma sabe explicar. Mergulhei completamente na história de Kim, cheia de surpresas, sentimentos confusos, paisagens esplêndidas e confissões arrebatadoras. Gostaria de ressaltar a descrição das paisagens, que são tão belas e envolventes que conforme folheava o livro parecia que a brisa vinda do lago batia em meu rosto, o perfume das flores e o céu noturno bordado com estrelas pareciam me rodear, tão presente quanto no livro. Os personagens são bem construídos, com personalidades marcantes e escritos de forma que faz com que o leitor se envolva na trama. O passado e o presente se fundem de maneira surpreendente nesta história cheia de emoções. Gostei do final mas queria que tivesse sido um pouco diferente, então leiam o livro e comentem o que acharam.

Citações

"Quando cheguei em casa, não havia ninguém lá. O som de meus passos ecoou no espaço vazio e por um instante entendi por que minha mãe havia trancado tantos cômodos". Página 67

"Ele sorriu e deteve o olhar no meu por alguns instantes, e eu tive a estranha sensação de que o tempo estava diretamente conectado à época em que nos sentíamos livres e à vontade um com o outro". Página 77

"Eu havia passado muitos anos me reconfortando com aquela rotina itinerante, mas na verdade estava tão ancorada quanto Blake à noite da morte do meu pai, rodeando-a de longe, ainda presa à sua força de atração". Página 95

" - Você acha que os sonhos são importantes? - Ah, sim. Os iroqueses os levam muito a sério, sabe? Para eles, sonhos são os desejos secretos da alma... O desejo do coração, por assim dizer". Página 224

Boa Leitura,

Equipe TriBooks, Paula Alessandra

Pablo 02/02/2012

Eu achei dois temas bem interessantes: 1° " os fastasmas do passado" a lucy foi uma garota que viajou boa parte do mundo, teve sucesso profissional, ealguns relacionamentos que viera a dispensar..... buscou o que o mundo de hoje nos oferece para anestesiar os fantasmas do passado ou preencher um vazio...O livro trouxe a tona muitas verdades sobre a nossas vidas: a juventude como é efêmera , o 1° amor que deixa marcas em nossos corações, que muitos de nós levamos por o resto de nossas vidas, .....

Ana Luiza 05/03/2012

Comprei "Lago dos Sonhos" numa pequena feira do livro na praia enquanto estava de férias. Logo que comecei a ler achei um pouco repetitivo e desanimador, e fui deixando de lado, até que resolvi continuar a leitura e não me arrependi. A história da parente esquecida de Lucy te deixa bastante curiosa. Há muitos nomes, pessoas, cidades.. e me perdi um pouco nesse aspecto. No geral o livro é muito bom e deixa algumas lições de vida.

Aline 17/10/2012

Inspirador!!!
A tempos não lia um livro como esse com uma temática mais adulta, quer dizer, com um personagem maduro e que busca um sentido maior para sua vida. Esse livro nos conta a história de vida de Lucy Jarrett que nasceu e viveu com sua familia numa cidade pequena chamada Lago dos sonhos no estado de Nova york.
Após apresentar os personagens nos deparamos com a morte do pai de Lucy no lago próximo da casa deles; e isso muda totalmente a vida da familia e cada um tem seu jeito de lidar com a dor e o de Lucy foi se afastar de todos por tempo indeterminado. Ela decide ir para uma faculdade longe de casa e viver de bolças de estudo. Ela se forma em Hidrologia (movimento das águas)e passa a fazer cursos, estágios e a trabalhar pelo mundo. Em uma dessas viagens conhece seu atual namorado na Indonésia. Yoshi (filho de uma inglesa com um japonês) recebe uma ótima proposta para trabalhar no Japão e Lucy vai com ele. Mas essa mudança não foi bem o que ela imaginava, porque ela não fala japonês e tem uma certa dificuldade em conseguir emprego por lá, ela até dá umas aulas de inglês para os japoneses mas nada muito certo. Isso faz com que ela tenha um tempo só e a partir daí começa a refletir sobre sua vida, suas decisões e a dor da perda do pai.
"Não imaginava como o fato de não ter um emprego poderia me isolar." pág. 11
Achei muito interessante ela dá ênfase em sua narrativa ao fato que em países que tem tendência a catástrofes naturais as pessoas são mais dispostas e abertas a ajudar os outros de forma voluntária.
Ela recebe uma ligação da mãe falando de um acidente de carro que ela sofreu, mas que não foi grave e que só ligou para informar do acontecido. Mas conversando depois com Yoshi ela decide ir visitar sua familia para saber o que estava acontecendo. Ela fica com medo de perder mais alguém.
Chegando no Lago do Sonhos ela fica surpresa com as mudanças na cidade e na familia. E percebe que voltar para o lugar onde tinha perdido seu pai seria muito mais dificil do que imaginava. Mas seu retorno foi necessário para que mudanças importantes acontecessem na vida de todos.
O livro faz um mix entre o passado e o presente da personagem, mas isso acontece de uma forma tão bem estruturada que a leitura e a compreensão fluem de forma maravilhosa.
Sem ter muito que fazer ela começa a explorar a casa antiga onde sua mãe mora só atualmente e acaba encontrando uns papeis guardados em compartimentos "secretos" da casa. Avaliando com atenção seus achados descobre que eles devem ter sido de uma antepassada, mas ela nunca tinha ouvido falar nela e fica curiosa. A partir daí ela começa uma investigação sem fim que a consome quase que completamente.
Achei o máximo essa parte do livro porque já tive uma fase de querer saber dos meus antepassados e sua importância.
Nessa sua busca ela descobre que seu bisavô teve uma irmã e essa uma filha, mas ela não entende porque ninguém nunca falou da existência delas; além disso fica anciosa para saber quais seriam os outros segredos que sua familia guardou.
Achei muito interessante os temas abordados nesse livro, tem um pouco sobre a luta pelos direitos das mulheres em 1914, comportamento social da época e sua influencia nos dias atuais das familias. Enfim Lucy percebe que os segredos levaram o destino de sua familia a consequencias inimaginaveis e ela decide correr trás do que é justo e faz disso uma questão de honra. No geral sua decisão de conhecer o passado da sua familia a fez superar seus medos e angustias do passado além de descobrir o que queria fazer para ser feliz.
"Entendi que precisava voltar a ter uma vida criativa, precisava produzir coisas. Era para onde essa jornada estava me levando interiormente." pág. 225
"Por trás da minha independência escondia-se uma história dificil (..."pág.244) de luta das mulheres por seus direitos.
As descobertas que Lucy fez mudou sua percepção de mundo e dela mesma. Ela passou a valorizar tanto o passado quanto o presente e relaxar um pouco em relação ao futuro. A evitar tomar decisões em momentos de raiva e a perceber o belo nos momentos simples da vida.
Enfim gostei tanto desse livro e mais que indico ele para quem quiser acompanhar uma bela história.

1 | 2 | 3 | 4