Desespero

Stephen King

Resenhas - Desespero

Karine 24/05/2020

Desesperador, de fato
É o primeiro livro de Stephen King que leio. Já vi vários filmes baseados em livros dele então tinha uma ideia do que esperar, mas acho que esta história é mais violenta e tensa que a maioria das que eu já conhecia, ao menos. Mas com certeza a fama e o sucesso do escritor são justficados: uma escrita envolvente, sabe deixar o leitor verdadeiramente aflito, angustiado, e constrói bem as personagens. Porém, acredito que meu gosto particular não seja muito afinado com essas histórias super sangrentas, ou talvez eu não tenha escolhido o melhor momento pra experimentar, durante a pandemia (maio/2020). A edição que peguei tem quase 700 páginas, e lá pela 500 eu já estava um pouco cansada da história. As últimas foram um suplício, só queria terminar. Tampouco me agradou muito o desenrolar meio "religioso" da coisa, mas não darei mais detalhes. Em algum outro momento vou testar algum outro livro do autor, com a mente e coração mais tranquilos :)
Monique Marquezin 24/05/2020minha estante
Tenta Joyland, é uma história curta e bem leve, não tem sangue nenhum rs.
Foi o primeiro do Stephen King que li e amei!

Karine 24/05/2020minha estante
Anotado ;)

Michelly 31/05/2020minha estante
Lê A Hora do Lobisomem, ou A incendiária. São mais leves também.

Senhora King 13/07/2020minha estante
Desespero é muito pesado pra início, eu recomendo revival é bem legal, e da pra vc pegar o jeito da escrita dele. Não tem sangue rs nem nada do tipo.
Boa leitura

Ale_Overall 11/10/2020minha estante
Foi o primeiro do King que li tbm, e adorei, é o meu preferido, recomendo O Cemitério pra vc, esse é muito punk.

SrSaraiva 01/11/2020minha estante
Ei Karine, concordo contigo em todos os pontos.

Karla Lima @seguelendo 08/12/2020minha estante
Não é um dos melhores para começar King justamente ele é bem pesado. Sempre sugiro começar com obras como Christine, O cemitério, A espera de um Milagre... Eu amei desespero. Terminei de ler hoje e adorei, mas já estou acostumada com a forma crua que King retrata algumas coisas. Boa jornada no Kingverso!

Milla Cinemaniac 14/01/2021minha estante
Novembro de 63 é um dos meus favoritos. Acho que você vai gostar! Abraços!

Carlos Patricio 29/04/2012

Um dos piores livros de King.
Começa muito bem. No início fiquei esperançoso por uma ótima história.
Mas quando começa as ideias sobrenaturais o livro fica muito chato.
Quase larguei-o.
Júliah 25/03/2013minha estante
Tal qual os Justiceiros. Muito ruim! Tb quase desisti.

CR 27/06/2013minha estante
Amigo, estamos falando de Stephen King.
Você realmente queria um livro sem nada sobrenatural?

Craotchky 16/08/2015minha estante
Se eu não estiver enganado, o livro A auto-estrada não contém nada sobrenatural.....

Dessa 29/09/2018minha estante
Sério???? Vc lê Stephen King e não quer ver nada de sobrenatural???

Amanda 27/08/2020minha estante
Gostei do livro. O menino rezadorzinho que é chatão...kkk

Tauan 22/09/2015

Sempre King
Este livro desperta a vontade de ler outros livros de Stephen King.
Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 é o mau agouro que anuncia o que está por vir ao professor Jackson e sua esposa, enquanto eles cruzam esta que é a rodovia mais solitária dos Estados Unidos. A viagem começa a desandar quando eles são parados, de uma forma inusitada, por um imenso policial, que depois de muito assustá-los leva os sob custódia.
O mesmo ocorre à família Caver e ao escritor Jonh Marinville.
Este policial é Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. E o pior é que Entragian é apenas uma ponta visível de um terror que tem longos e poderosos tentáculos.
No decorrer da narrativa, o leitor se da conta que neste romance, o grande mestre descreve a luta apocalíptica entre Deus e o demônio, na pequena cidade de Desespero. Pego de assalto nesse fogo cruzado maniqueísta, está o jovem David Caver, que depois de ver sua irmã caçula ser assassinada passa a desempenhar um importante papel nesta batalha.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
Alysson - @alyssonhp 22/09/2015minha estante
pra mim esse foi o pior livro do King :(

Tauan 23/09/2015minha estante
Ele nem sem compara aos melhores, como Duma Key, It, Carie... mas tem uns que eu acho piores, como Jogo Perigoso...

Alysson - @alyssonhp 23/09/2015minha estante
Rsrrs, eu nunca li Jogo Perigoso

Alixandre 11/07/2016minha estante
Gostei do livro... Duma Key esperava mais, jogo perigoso achei fantastico...

Mandy Jam 17/07/2020

Como deixar um leitor desesperado
Eu quase não escrevo resenhas aqui, mas simplesmente não pude deixar de vir aqui e espalhar a palavra de Desespero para o máximo de pessoas possível.

Vamos começar falando que Desespero não é famosinho, tá bom? Não é o primeiro livro que vem a mente das pessoas quando falamos o nome Stephen King. Em meio de tanta história de terror que esse autor maravilhoso produziu, Desespero parece se perder no meio delas, o que é uma completa pena, porque não consigo enxergar nada mais Stephen King do que esse livro.

Aqui nessa história nós temos o terror em muitas faces: o terror gerado pelo sobrenatural, pela violência e carnificina, e pelo suspense. Todos esses juntos resultam em desespero (literalmente): desespero dos personagens lutando pela própria vida para escapar dessa cidade horrenda e das mãos desse policial perturbado, e desespero do leitor que passa mais de 300 páginas com os olhos grudados nas letras sem conseguir fazer sequer uma pausa para ir ao banheiro.

Tudo no enredo é bem construído e imersivo, os personagens são únicos, e o mistério por trás do que está acontecendo na cidadezinha de Desespero faz com que esse livro seja um dos melhores que Stephen King escreveu (na minha humilde opinião). Virou meu livro favorito, e no momento em que terminei já sabia que iria sentir aquela ressaca literária e que desejaria reler tudo o mais rápido possível.

Acredito que, para aquelas pessoas que nunca leram um livro do Stephen King, esse aqui é uma boa opção para começar sendo simples, direto ao ponto e bem intenso. Para aqueles que já são familiarizados com o mestre do terror, aí já acho que é uma leitura obrigatória!
error/ 17/07/2020minha estante
deveria fazer mais resenhas!

Mandy Jam 17/07/2020minha estante
Aaah obrigada! Vou tentar fazer mais

Mathew 18/07/2020minha estante
Top

Wilgner 29/01/2022

Deus é cruel ?
No começo o livro pode parecer meio lento porquê é a parte onde vai sendo introduzido cada personagem até aquele ato principal, mas depois que tudo isso é relatado e as coisas começam a acontecer a leitura flui muito bem. É um livro bem brutal mas com uma sacada genial do mestre. "Vilão" de primeira e personagens marcantes. Achei SUPER interessante a relação que o King fez nesse livro com assuntos entre a religião e o mal em sua forma mais crua. Livraço e super recomendo a leitura. Só não recomendo como primeiras leituras do mestre pois pode ser meio que impactante para novos leitores.
Rayza.Figueiredo 29/01/2022minha estante
ele escreveu quando foi pra reabilitação

Wilgner 29/01/2022minha estante
Me surpreendi bastante viu

Rayza.Figueiredo 29/01/2022minha estante
ta na listinha de leitura ?

fabio.orlandini 15/01/2023

Surpresa
Li tantas críticas à esse livro que estava até com medo de ler. Mas, é Stephen King na sua essência e a única diferença é que aos invés de poderes psíquicos, o grande herói da história é Deus. É uma leitura que flui, não se estende demais e prende do começo ao fim. Recomendo!
Dheyvison Jr. 15/01/2023minha estante
Gostei da sua resenha Fábio! Me deu muito ânimo pra ler esse livro!

fabio.orlandini 16/01/2023minha estante
Eu já ia ler Os justiceiros na sequência, mas encaixei outro no meio.

Lucas T 19/08/2021

Existe Deus em Desespero?
''Um gato espetado numa placa da rodovia 50 é apenas o começo de uma viagem sombria e assustadora''

É impressionante que em poucas páginas Stephen King consegue nos deixar completamente aflitos e cheios de tensão. São detalhes inclusos na narrativa que nos faz perder o folego junto dos personagens.

Collie Entrangian, um policial de quase dois metros de altura, aborda um casal na rodovia 50, e os leva para a delegacia de ''Desespero'' sobe a acusação de porte ilegal de drogas, o casal tenta argumentar dizendo ser um engano, mas o enorme policial não lhes deu ouvidos, pelo contrário, o policial já os tem como ''culpados'' desde o primeiro momento. Collie estava possuído por uma entidade maligna chamada "Tak".

A situação fica desesperadora quando o casal percebe algo de muito errado no comportamento do policial, o grandalhão começa a trocar as palavras, entre uma frase e outra ele fala algo muito perturbador em relação ao casal - ''vou matar vocês'' - ele diz, sendo que a frase (perturbadora e incoerente) não tem nada a ver com o assunto em questão.

Rapidamente eles percebem que se meteram numa enrascada dos diabos

"Não tem Deus em Desespero, bebezinho. Aqui só existe can de lach"

Sequestrados pelo enorme polícial e postos nas celas de prisão na delegacia da cidade, os personagens terão que descobrir um jeito de escapar dessa enrascada antes que sejam mortos ou torturados pelo grandalhão psicopata, "Tak".

David, o mais jovem do grupo, sempre foi muito religioso. É usando sua fé em Deus que ele tentará libertar-se dessa prisão.

"Não são bons tempos para o Deus de nossos pais, David. Muita gente dizendo as palavras, não muita seguindo o caminho"

É uma história religiosa, como o enredo deixa perfeitamente claro. David está preso numa cela de prisão, ele precisa escapar antes que o polícial psicopata volte. A voz de Deus é clara e simples "o sabonete" ela diz, e David entende perfeitamente o que Deus está tentando lhe dizer: passe o sabonete pelo corpo e crie espuma, assim você poderá deslizar pelas grades da cela e ficar livre desse martírio.

David assim o fez...

"Que a graça de nosso senhor Jesus Cristo esteja convosco. Amém."

David desempenha um papel de mensageiro de Deus nessa história. "Moisés" do século XX.

O enredo gira em torno de David e no que Deus manda ele fazer. A súbita loucura de Collie se deve a algo que foi desenterrada na Mina do China. Uma criatura de outros mundos. A criatura não possui uma forma física e costuma se apossar do corpo de pessoas e animais.

Ele é o antigo. Ele é o "Tak".
gabrielleabr_ 19/08/2021minha estante
Li esse livro faz alguns anos e lembro até hoje que fiquei muito perturbada com essa história. Foi a primeira vez que eu tive a prova que um livro pode me deixar com muito medo kkkk

Leandro 19/08/2021minha estante
Ai, adorei sua resenha, máximo respeito

Mayara 12/08/2021minha estante
Hahahhaahha amei sua resenha, foi mais ou menos assim que eu li!

Wander.Santos 14/08/2021minha estante
Varias emoções kkkk

Bel 16/08/2014

Minha opinião sobre Desespero
O início do livro é intenso e com uma fachada de horror, e com o passar das páginas ele dá uma revira volta e muda totalmente o foco para a religião, a fé do personagem central e a descrença dos personagens secundários.
O personagem principal não me prendeu com exceção de apenas uma cena, e só no final me conectei e torci para Mary, no final o autor amarrou as pontas com “um sobrenatural” na qual eu não gostei.
Sobre o ritmo de leitura:
No início e meio a leitura flui super bem, do meio para o final é extremamente cansativo, os diálogos ficam amarrados se tornando maçante, fiquei totalmente entediada e fui me arrastando sobre as páginas até o final, a ponto de querer abandonar a leitura faltando 10 páginas para o fim, mas consegui. Meu erro foi ficar com muita expectativa sobre a história por ser Stephen King, e acabei me decepcionando um pouco, na minha humilde opinião é de 3 Estrelas para Desespero de Stephen King, espero ter mais sorte com It ou a Coisa que será minha próxima leitura com o autor.
Brunnaplp 27/01/2015minha estante
Exatamente! Do meio para o final a leitura se tornou extremamente cansativa. Tive o mesmo desejo de abandonar a leitura.

Diogo 23/10/2016minha estante
Pensei o mesmo. No começo, parecia uma excelente história de horror e então se degenerou para algo que costumo evitar: Os intensos blá blá blás filosóficos a respeito da vontade do Deus narciso de israel.

Letícia 19/05/2018

O primeiro Stephen King a gente nunca esquece!
E então eu li o meu primeiro King! Que emoção!

Já assisti várias adaptações cinematográficas e televisivas de suas obras, mas ainda não tinha me aventurado na leitura de sua bela escrita.

Muitas pessoas tem preconceito literário ou mesmo medo das histórias que King tem para nos contar. Mas é muito mais que isso!

Suas histórias sempre nos trazem uma, para não dizer várias perspectivas de se olhar para a vida e para o ser humano.

Nessa história que já começa com um gato espetado na placa da rodovia 50, somos apresentados à pequena cidade de Desespero que fica em Nevada nos EUA. A cidade está deserta, os moradores todos mortos, e a única possibilidade de auxílio que seria a polícia, também não acontece. E por que? por que aparentemente toda a cidade, incluindo o policial Collie Entragian estão tomadas por um vírus? um espírito? que modifica as ações, que controla as pessoas.

Na narrativa onde vamos encontrar Peter e Mary em férias, e outros personagens, como o pequeno David, estão literalmente desesperados em salvar suas próprias vidas e se livrarem de Entragian, com seus mais de 1,80 m de altura e seus "tiques" ao falar no final de cada frase a palavra "Tak".

Fui lendo sem saber muito o que esperar do livro, apesar de povoar o imaginário de possíveis leitores de King, você fica esperando um terror e medo dentre outras emoções.

Sintetizo a minha experiência de leitura com as seguintes palavras: escolhas e fé! Sim, é uma história que nos fala das nossas escolhas enquanto seres humanos e com livre arbítrio, mas também da fé que nos move a seguir em frente, nos fortalece e nos auxilia em nossa caminhada terrena.

Stefphen King sabe muito bem construir a narrativa te deixando sempre em suspenso e ao terminar a leitura, você fica reflexivo e pensando sobre tudo que leu! As adaptações para a televisão e o cinema também são bem interessantes. Esse livro também tem um filme de mesmo nome, do ano de 2006 com o excelente ator Ron Perlman no papel do policial Collie Entragian. Vale a pena assistir também essa adaptação da obra, na minha opinião ficou bem fiel ao livro.

Recomendo a leitura e vamos ler mais King!

19/05/2018minha estante
Eu amo a forma como ele escreve. Muita gente acha enrolação, mas eu encaro como riqueza de detalhes e me faz entrar totalmente na narrativa. Fiquei curioso para ler esse agora haha. Leia Escuridão Total Sem Estrelas.

Letícia 19/05/2018minha estante
Gostei muito! lerei outros com certeza!

Suicide Blonde 25/07/2016

King em sua melhor forma
Uma estrada remota nos Estados Unidos. Vários personagens trafegam por ela, e são abordados por um policial que não deixa passar nenhuma contravenção, por menor que seja. E eis que de repente o sobrenatural se descortina. Eu sou macaca velha em literatura de terror, e senti MEDO lendo este livro de Stephen King. É o autor em sua melhor forma.
Pedroom Lanne 03/08/2016minha estante
Você chama isso de resenha? Essa opiniãozinha chinfrim? Ts, ts, ts...

Dant 06/03/2020

(Esperava mais) O terror visceral de Stephen king.
Oque acontece em desespero fica em desespero?

A historia tem um desenvolvimento até que rápido(para o padrão king)
Logo nos primeiros capítulos temos uma boa ideia do terror visceral que vai se desenvolver a partir dali. e oque se passa na pequena cidade de desespero.

Mas isso vai se perdendo no decorrer do livro e acaba se tornando um enredo monotono com detalhes em excesso
Mas não chega a ser de fato um problema
Pois a escrita fascinante do king consegue te prender.

o plot principal acaba ficando como background, na entre linhas das historias de cada personagem. Tornando assim a historia um pouco maçante.
Creio que foi uma tentativa de dar mais profundidade aos personagens, mas não funcionou.

poderia ter explorado melhor alguns pontos que meio que ficaram em abertos, deixando assim algumas dúvidas.
Tem um desfecho bastante interessante
Com um final bastante "viajado" pra dizer o minimo.

É um bom livro , mas não é um dos melhores do king.
Sr.mick 06/03/2020minha estante
Critica bastante coerente. De fato esse não é um dos melhores trabalhos do mestre king.

Aline 15/11/2020

Mais ou menos
Começa lento, depois fica bem interessante, depois fica chato.
Aqvila 15/11/2020minha estante
dizem que esse livro tem conexões importantes com a Torre Negra

Jordana Zatta 08/10/2018

Alguém que já leu o livro pode, pelo amor de Deus, me explicar aquele final???? Não entendi nada daquele bilhete "DISPENSADO MAIS CEDO" do Johnny pro David.
Para um livro do Stephen King, esperava muito mais! A história demorou bastante pra engatar e começar acontecimentos mais emocionantes. Fiquei confusa e boiando uma boa parte do livro. Não é de todo ruim, mas não entrará na lista dos melhores.
thexanny 09/11/2021minha estante
cara eu acabei de terminar o livro e tava procurando alguém com a msm opinião ksksksks, eu n entendi o final, se vc souber pfvr me explica

Bianca .S 10/01/2011

O melhor
Me prendi tanto a esse livro que foi estranho quando acabou... Senti que precisava de uma segunda parte...
Fui ver o filme e achei bom também. Mas esse livro é o meu FAVORITO! Me prendeu, me asustou, me fez pensar e certamente me fez sentir falta quando acabou...
Até hoje quando olho em minha estante vejo o livro e lembro de David e sua corajem, talvez essa sensação faz com que eu leia um livro do Stephen King Por semana...
Desespero mexeu comigo e eu não tenho dúvidas contra isso!

"Só o céu já basta para me assustar"
Jonny 13/01/2011minha estante
Nossa! me deichou com vontade de ler!!

Nunca li um livro do Stephen King, ainda, mas já li os do filho dele, e se os do filho dele conseguiram me prender de tal forma que eu chegava a ficar angustiado enquanto nao terminava de ler imagino como ficarei com esse!