Desespero

Stephen King

Resenhas - Desespero

Francisco 30/07/2021

Desespero...
Peter e Mary Jackson viajam pela rodovia U.S. 50 indo do Oregon a Nova York e ao entrarem nos limites da cidadezinha de Desespero, no estado de Nevada, são parados por Collie Entrangian, um policial enorme possuído por uma entidade demoníaca de nome "Tak" e conduzidos a uma prisão numa cidade onde todos os habitantes estão mortos.

Mary, bem como os demais personagens tais como Ralph, Ellie, David Carver, John Marinville, seu empregado Steve Ames, Cynthia Smith (personagem de Rose Madder), uma carona da rodovia U.S. 50 e Tom Billingsley, um veterinário de Desespero deverão conjugar esforços contra Tak, desvendando suas origens na história da escavação de minas da própria cidade de Desespero há tempos atrás e buscando um meio de escapar sem permitir que Tak continue com sua influência maligna.

David Carver desempenha um papel meio que de protagonista na trama desenvolvida, guiando as demais atitudes do grupo de sobreviventes afim de derrotar Tak com o uso de seus conhecimentos dos princípios da fé cristã.

Uma informação adicional a título de curiosidade é que no mesmo ano em que o autor publicou esse livro, o mesmo publicou um outro livro de título "Os Justiceiros", em que os mesmos personagens de Desespero são utilizados em uma história que também envolve a ação maligna de Tak.

Aqui Stephen King nos traz muitas discussões intrínsecas ao enredo no que concerne à religião, à fé e ao próprio maniqueísmo estabelecido pela religião. Uma outra ressalva que tenho é a de que dos trinta e quatro livros de Stephen King que já li, esse é o mais violento e angustiante. Então, para um contato inicial com o autor, não é um livro que recomendo. No entanto, o recomendo para aqueles que já estejam habituados a ler Stephen King.

Raiane.Priscila 21/12/2023

Mais uma ótima narrativa
Não tem muito o que falar quando Stephen King escreve como Bachman. O livro se torna mais doentio e visceral e os vilões são simplesmente perfeitos.

Karine 24/05/2020

Desesperador, de fato
É o primeiro livro de Stephen King que leio. Já vi vários filmes baseados em livros dele então tinha uma ideia do que esperar, mas acho que esta história é mais violenta e tensa que a maioria das que eu já conhecia, ao menos. Mas com certeza a fama e o sucesso do escritor são justficados: uma escrita envolvente, sabe deixar o leitor verdadeiramente aflito, angustiado, e constrói bem as personagens. Porém, acredito que meu gosto particular não seja muito afinado com essas histórias super sangrentas, ou talvez eu não tenha escolhido o melhor momento pra experimentar, durante a pandemia (maio/2020). A edição que peguei tem quase 700 páginas, e lá pela 500 eu já estava um pouco cansada da história. As últimas foram um suplício, só queria terminar. Tampouco me agradou muito o desenrolar meio "religioso" da coisa, mas não darei mais detalhes. Em algum outro momento vou testar algum outro livro do autor, com a mente e coração mais tranquilos :)
Monique Marquezin 24/05/2020minha estante
Tenta Joyland, é uma história curta e bem leve, não tem sangue nenhum rs.
Foi o primeiro do Stephen King que li e amei!

Karine 24/05/2020minha estante
Anotado ;)

Michelly 31/05/2020minha estante
Lê A Hora do Lobisomem, ou A incendiária. São mais leves também.

Senhora King 13/07/2020minha estante
Desespero é muito pesado pra início, eu recomendo revival é bem legal, e da pra vc pegar o jeito da escrita dele. Não tem sangue rs nem nada do tipo.
Boa leitura

Ale_Overall 11/10/2020minha estante
Foi o primeiro do King que li tbm, e adorei, é o meu preferido, recomendo O Cemitério pra vc, esse é muito punk.

SrSaraiva 01/11/2020minha estante
Ei Karine, concordo contigo em todos os pontos.

Karla Lima @seguelendo 08/12/2020minha estante
Não é um dos melhores para começar King justamente ele é bem pesado. Sempre sugiro começar com obras como Christine, O cemitério, A espera de um Milagre... Eu amei desespero. Terminei de ler hoje e adorei, mas já estou acostumada com a forma crua que King retrata algumas coisas. Boa jornada no Kingverso!

Milla Cinemaniac 14/01/2021minha estante
Novembro de 63 é um dos meus favoritos. Acho que você vai gostar! Abraços!

Lucas T 19/08/2021

Existe Deus em Desespero?
''Um gato espetado numa placa da rodovia 50 é apenas o começo de uma viagem sombria e assustadora''

É impressionante que em poucas páginas Stephen King consegue nos deixar completamente aflitos e cheios de tensão. São detalhes inclusos na narrativa que nos faz perder o folego junto dos personagens.

Collie Entrangian, um policial de quase dois metros de altura, aborda um casal na rodovia 50, e os leva para a delegacia de ''Desespero'' sobe a acusação de porte ilegal de drogas, o casal tenta argumentar dizendo ser um engano, mas o enorme policial não lhes deu ouvidos, pelo contrário, o policial já os tem como ''culpados'' desde o primeiro momento. Collie estava possuído por uma entidade maligna chamada "Tak".

A situação fica desesperadora quando o casal percebe algo de muito errado no comportamento do policial, o grandalhão começa a trocar as palavras, entre uma frase e outra ele fala algo muito perturbador em relação ao casal - ''vou matar vocês'' - ele diz, sendo que a frase (perturbadora e incoerente) não tem nada a ver com o assunto em questão.

Rapidamente eles percebem que se meteram numa enrascada dos diabos

"Não tem Deus em Desespero, bebezinho. Aqui só existe can de lach"

Sequestrados pelo enorme polícial e postos nas celas de prisão na delegacia da cidade, os personagens terão que descobrir um jeito de escapar dessa enrascada antes que sejam mortos ou torturados pelo grandalhão psicopata, "Tak".

David, o mais jovem do grupo, sempre foi muito religioso. É usando sua fé em Deus que ele tentará libertar-se dessa prisão.

"Não são bons tempos para o Deus de nossos pais, David. Muita gente dizendo as palavras, não muita seguindo o caminho"

É uma história religiosa, como o enredo deixa perfeitamente claro. David está preso numa cela de prisão, ele precisa escapar antes que o polícial psicopata volte. A voz de Deus é clara e simples "o sabonete" ela diz, e David entende perfeitamente o que Deus está tentando lhe dizer: passe o sabonete pelo corpo e crie espuma, assim você poderá deslizar pelas grades da cela e ficar livre desse martírio.

David assim o fez...

"Que a graça de nosso senhor Jesus Cristo esteja convosco. Amém."

David desempenha um papel de mensageiro de Deus nessa história. "Moisés" do século XX.

O enredo gira em torno de David e no que Deus manda ele fazer. A súbita loucura de Collie se deve a algo que foi desenterrada na Mina do China. Uma criatura de outros mundos. A criatura não possui uma forma física e costuma se apossar do corpo de pessoas e animais.

Ele é o antigo. Ele é o "Tak".
gabrielleabr_ 19/08/2021minha estante
Li esse livro faz alguns anos e lembro até hoje que fiquei muito perturbada com essa história. Foi a primeira vez que eu tive a prova que um livro pode me deixar com muito medo kkkk

Leandro 19/08/2021minha estante
Ai, adorei sua resenha, máximo respeito

Dani 07/05/2021

Muito desesperador!
Em vários momentos pensei em desistir dessa leitura por ser pesada, violenta e angustiante!
Mas vale a pena... recomendo.

Mandy Jam 17/07/2020

Como deixar um leitor desesperado
Eu quase não escrevo resenhas aqui, mas simplesmente não pude deixar de vir aqui e espalhar a palavra de Desespero para o máximo de pessoas possível.

Vamos começar falando que Desespero não é famosinho, tá bom? Não é o primeiro livro que vem a mente das pessoas quando falamos o nome Stephen King. Em meio de tanta história de terror que esse autor maravilhoso produziu, Desespero parece se perder no meio delas, o que é uma completa pena, porque não consigo enxergar nada mais Stephen King do que esse livro.

Aqui nessa história nós temos o terror em muitas faces: o terror gerado pelo sobrenatural, pela violência e carnificina, e pelo suspense. Todos esses juntos resultam em desespero (literalmente): desespero dos personagens lutando pela própria vida para escapar dessa cidade horrenda e das mãos desse policial perturbado, e desespero do leitor que passa mais de 300 páginas com os olhos grudados nas letras sem conseguir fazer sequer uma pausa para ir ao banheiro.

Tudo no enredo é bem construído e imersivo, os personagens são únicos, e o mistério por trás do que está acontecendo na cidadezinha de Desespero faz com que esse livro seja um dos melhores que Stephen King escreveu (na minha humilde opinião). Virou meu livro favorito, e no momento em que terminei já sabia que iria sentir aquela ressaca literária e que desejaria reler tudo o mais rápido possível.

Acredito que, para aquelas pessoas que nunca leram um livro do Stephen King, esse aqui é uma boa opção para começar sendo simples, direto ao ponto e bem intenso. Para aqueles que já são familiarizados com o mestre do terror, aí já acho que é uma leitura obrigatória!
error/ 17/07/2020minha estante
deveria fazer mais resenhas!

Mandy Jam 17/07/2020minha estante
Aaah obrigada! Vou tentar fazer mais

Mathew 18/07/2020minha estante
Top

Gu Vaz 02/02/2023

Deus é cruel
Peguei esse livro pra ler justamente por achar a premissa do conjunto Desespero e Os Justiceiros muito legal; duas histórias com os mesmos personagens enfrentando o mesmo mal, mas em situações completamente diferentes. David é o melhor personagem de Desespero, King é sempre ótimo com crianças e aqui não foi diferente. Ambientação maravilhosa e personagens um tanto complexos na questão moral, o que torna às vezes difícil criar certa compaixão ou alguma conexão, mas no geral é mais um livro sólido de Stephen King. Em relação à figura mítica de deus, gostei do aspecto abstrato e banal de uma entidade que parece um fragmento de muitos deuses em um mundo cheio de outras entidades malévolas.
Curiosíssimo para ler Os Justiceiros!!

Tai 01/02/2024

Desespero
Nesse o King promete nada e entrega tudo, gostei muito dessa leitura, nela temos uma história de fé e Deus que foi colocado de uma maneira não tradicional.

ArthurmalariA 12/06/2023

Desesperador
Desespero é o trigésimo sétimo livro publicado pelo mestre Stephen King, lançado em setembro de 1996 e conta a história de vários personagens jogados numa cidadezinha em meio à rodovia mais solitária dos EUA dominada, a princípio, por um policial louco. Quais seus motivos, e onde isso vai dar?! Já comecei o livro com essas perguntas.
Mais uma vez o mestre mostra seu brilhantismo ao narrar essa história sob o ponto de vista dos vários personagens (até dos animais) dessa história, criando uma trama envolvente que me prendeu ao ponto de nao conseguir largar esse livro enquanto não descobrisse para onde ele iria. E quando descobri, fiquei ainda mais ávido por terminar essa leitura. A cada capítulo, fui surpreendido e cativado pelos destinos entrelaçados dos personagens e pelos eventos sobrenaturais que permeiam a cidade (muito se fala da influência de IT em "o que aconteceu com Annie?" da C.J. Tudor, mas vi uma influência forte desse livro na obra dela também, o que aumenta meu apreço pela autora). King sabe exatamente como criar tensão e suspense, e ele não decepciona nem um pouco em Desespero. E o desfecho... envolvente e cheio de ação. King não economiza em descrições dinâmicas, nos levando para uma jornada alucinante e cheia de reviravoltas. Fiquei grudado nas páginas, ávido por descobrir o destino dos personagens e desvendar os mistérios por trás de toda a loucura que assola Desespero.
A única "ressalva" que tenho é o fato de o "herói" do livro ser um cristão devoto, prefiro quando ele deixa os religiosos em seu devido lugar: fanáticos e lunáticos. Eu entendo que o autor queira explorar temas religiosos e o conflito de fé, mas confesso que às vezes me incomodava um pouco a devoção extrema do personagem, no geral não gosto tanto de personagens tão religiosos com tanta voz narrativa em um livro (King nos leva a uma desnecessária leitura do pai nosso aqui). No entanto, isso não diminui em nada a qualidade geral da história e o impacto que ela causou em mim, principalmente pela classificação que o próprio personagem dá à deus (cruel) e a dicotomia que isso cria junto ao quanto ele é devoto. Ainda sobre essa devoção, é quase um ex-machina que fala com personagens chave e o transforma quase que num professor Xavier em linha direta com deus. Acredito que o David, assim como a Mary sejam iluminados dentro da mitologia do King, assim como o livro tenha uma forte relação com a Torre Negra. 10/10
P.S. Uma curiosidade: esse é o primeiro livro que aparece um aparelho bastante usado por nós no nosso dia: o celular.

Nicas 14/11/2010

+ Os personagens: Todo mundo tem uma história de vida e se comporta de acordo com ela.

+ Deus é cruel: Durante todo o livro é passada a imagem de um Deus cruel, genioso e até egoísta. Achei único, e a maneira como tudo foi abordado foi excelente, não é só um escritor querendo causar polêmica, realmente genial.

+ O "clima": As mortes, a cidade, as ações, tudo realmente assustador, sem ser só mais um banho de sangue qualquer.

+ Nenhum clichê: Um livro todo sobre Deuz x "Diabo" sem clichê nenhum, realmente só o King poderia fazer isso.

- Eu dispensava a última página, pra mim foi como tentar colocar panos quentes em tudo o que foi dito para não soar "radical demais".

- O filme: Apesar de ser muito fiel ao livro (os primeiros diálogos são EXATAMENTE iguais), o filme cometeu o mesmo erro de "colocar panos quentes", não transmitindo toda a crueldade de Deus que o livro apresenta. E as mortes mais legais foram cortadas!

deysiane 27/11/2023

"Em Desespero não tem muito lugar pra gente se esconder."
Desespero, uma pequena cidade no meio do deserto, é o palco de acontecimentos terríveis e desesperadores (não é um trocadilho), e cabe a um grupo peculiar de forasteiros impedir que eles continuem.
Para mim, este livro foi muito assustador, mas ao mesmo tempo, profundo, principalmente quanto à sobrevivência e à fé.
Robô Congelado 04/12/2023minha estante
Melhor livro do King

Erick.Fernando 03/05/2021

Angustiante
Livro incrível, me despertou uma gama de sensações e um desejo incrível de terminar logo para saber o destino de todos os personagens. Escrita impecável e uma história absolutamente envolvente. Recomendo demais.

ShirleyStortLeite 25/02/2022

Deus é cruel?
Um livro angustiante, nojento, violento, porém trás muitas reflexões que envolve, união, amizade, família e fé.
Sim... FÉ! Acho que só por isso a história me envolveu principalmente no final, pq no início só Jesus mesmo pra ajudar a não abandonar.
Uma história confusa no início, pois como King ama um sobrenatural, você tem que ficar esperto e encaixando as situações estranha q vão ocorrendo, mas com um final bastante comovente.
Se King não enrolasse tanto ganhava cinco estrelas. Rs pra mim foi uma narrativa muito densa, fora que ele tem o dom de fazer as coisas ficarem boas depois dos 50% do livro então não desista.
Deus é amor!
Felippe Araujo 25/02/2022minha estante
Mais um pra conta!

Wilza.Alves 25/08/2021

Narrativa e escrita que prendem desde o início, com personagens envolventes e bem desenvolvidos. King sempre tem aquele personagem que começamos detestando e acabamos com ele morando em nosso coração, em Desespero não seria diferente. Traz tantas mensagens que é até difícil falar sobre esse livro, sem dúvida vale a leitura.