Batman: The Killing Joke

Batman: The Killing Joke Brian Bolland

Resenhas - Batman - The Killing Joke

TalesVR 12/01/2024

Vish
Parece que a plataforma não gosta muito das frases do Coringa, não me deixou publicar enquanto tinha uma no texto hmmmm

Rafael 07/08/2023

Uma HQ simples do Batman
Confesso que esperava muito mais dessa HQ do Batman, principalmente depois da introdução, que é tão aclamada pelo público e pelos críticos. A HQ é bem curta, desenvolve pouco os personagens e sua plot principal. Teve um breve desenvolvimento do Joker que não é tão bom e não deixa tão claro o que levou ele a ser um gênio do crime, mas sim o que levou ele ao crime. O final nem se fala. O confronto final foi tão breve e fraco que dá uma sensação de que faltou algo.
Faltou conteúdo.

Jesus27 27/05/2023

Coringa
Aqui se origina o mais famoso backstory de um dos maiores vilões já feitos, cheio de amargura, tristeza e má sorte, Moore nos entrega um personagem que transborda absurdismo, vazio e misantropia, tudo em 50 páginas, criando quase uma persona para o coringa, e demonstrando mais abertamente que tanto ele quanto o Batman são o que são por conta de seus traumas, e que não há sentido em continuar vivendo se não pelas próprias regras, se camuflando da dor por meio da insanidade.

Neylane Naually 07/10/2022

"All it takes is one bad day
to reduce the sanest man alive to lunacy. That's how far the world is from where I am. Just one bad day."

Batman - A Piada Mortal, é uma das principais histórias do homem morcego nos quadrinhos por contar a origem do seu vilão mais conhecido, o Coringa.

Na HQ o vilão quer provar que basta um dia ruim na vida de alguém para que essa pessoa enlouqueça, como aconteceu com ele e como ele presume que tenha acontecido também com o Batman (e aqui tem um plot twist especial já que nessa parte da teoria o Coringa está completamente certo, pois nós leitores sabemos muito bem que a morte dos pais do Bruce, Thomas e Marta Wayne, foi o que fez ele se tornar o Batman).

Para provar sua teoria pro herói, Coringa machuca severamente Barbara Gordon, filha do comissário Gordon, e faz o policial passar por uma situação extremamente traumática para que o dia ruim dele acontecesse. Mas será que ele consegue?

A história é repleta do ponto de vista do vilão, assim como flashbacks que contam seu passado e como ele virou o que é, o final é ambíguo e deixa o leitor com vontade de recomeçar a leitura, pra não perder nenhuma nuance.

Mais um grande acerto do Alan Moore (autor de Watchmen, V de Vingança, O monstro do Pântano e etc) e com uma arte lindíssima do Brian Bolland, A Piada Mortal não é um clássico a toa.

ttharg0 31/12/2021

The Killing Joke
Li pela recomendação de um amigo e adorei. É realmente interessante ver certas coisas do ponto de vista do Coringa, e principalmente como ele tenta mostrar que outras pessoas podem ficar como ele.

LaLa219 01/05/2021

Recomendo demais para todos os fãs de HQs. Facilmente uma das mais interessantes aparições do Coringa!

Mauricio.Alcides 01/03/2016

Quase um Miller
Possivelmente a melhor estória de Alan Moore enquanto roteirista da HQ do Batman.

Não tem como comentar sobre a mesma sem dar algum tipo de spoiler, o que posso dizer é que a criação do “joker” e a sanidade humana são temas muito bem retratados por Moore.

Nota: 9,9

Tatah 03/08/2015

E esse final hein?
Ahhh como é bom ler em inglês. As piadinhas do Coringa fazem muito mais sentido (e o texto brinca muuuito com jogo de palavras e etc), e certas cenas você fica "oloco eu não devia rir disso com a Barbara nessa situação" tsctsc. Em português a loucura do Coringa fica muito mais latente, mas em inglês fica até mais fácil você dar razão pro palhaço com o discurso do "just one bad day"...

Também essa é a edição nova, recolorida e levemente modificada pelo Brian Bolland. Com certeza está bem mais "dark" que a original - que tinha muuito amarelo e vermelho, mas não sei. Certos quadros eu preferia em tons quentes, quase tóxicos (por exemplo, o vermelho na cena do tiro da Barbara...); certos quadros ficaram muito melhores, mais sóbrios e até nítidos (o próprio final). E o flashback em sépia... bom, ficou bem mais didático, fazer o que?

Mas é isso. A derradeira piada do Coringa. Maldades pra todo lado.

E esse final. Ai ai. Eu confesso que da primeira vez que li eu também tinha ficado "ué o que aconteceu ali??" mas gente: the KILLING joke. E termina com uma piada. E rola aqueles quadros no final. O que, sinceramente, ces acham que ocorreu hein?
monaiza 09/09/2016minha estante
talvez ele morreu hehehe...
Eu achei a última piada meio fraca mas a revista como um todo é ótima

@di_literalis 11/12/2019minha estante
Tua resenha me convenceu a optar pela versão inglês! Obrigada por isso! Eu realmente rstava indecisa Kkkkkk
Sobre as piadas, Coringa é o Coringa né! Kkkk
E quanto ao final, já estou ansiosa pra ler!